terça-feira, 2 de setembro de 2014

Mensagem  de  Salvação

“Sempre alerta” é o lema dos escoteiros, motivando a preparação para cumprir o dever. Mas muito antes de existir o escotismo, Deus mesmo aconselhou os cristãos a que “estejam prontos a fazer tudo o que é bom” (Tt 3.1c). E de onde vem a motivação e a força para fazer o que é bom? Seria de um código de condutas? Vêm do próprio Deus e seu amor: “Deus derramou com generosidade o seu Espírito Santo sobre nós, por meio de Jesus Cristo, o nosso Salvador.” (Tt 3.6). Deus prepara você, com amor divinal, para que você viva uma nova vida. Esteja pronto, alerta, para fazer tudo o que é bom!
Oremos: Salvador Jesus, por causa do seu amor eu tenho paz. Use-me para levar esse amor às pessoas através de minhas ações. Em seu nome eu peço. Amém.
Leia em sua Bíblia Tito 3.
Fonte-   Hora Luterana
=========================   
Região
Itaguaçu promove maior festa das culturas do ES
A tradicional festa das culturas do município de Itaguaçu começa nesta quinta-feira, 4 e vai até domingo, 7 para celebrar a presença de diferentes povos que ajudaram na formação da cidade colonizada por africanos, indígenas, italianos, alemães, pomeranos e portugueses.

Os preparativos para 10ª Festa Itaguaçuense das Culturas (Fitac) deixaram o centro da cidade todo enfeitado com bandeiras nas cores das etnias. A festa traz show nacional de Zé Geraldo e bandas regionais de graça, danças folclóricas, desfile cultural de tratores, a Tratoreta e eleição da Rainha 2014 da Fitac, entre outras atrações.

A expectativa é de que 20 mil pessoas passem pela Fitac nos quatro dias do evento.

A secretária de Educação de Itaguaçu Maria Augusta Montebeller diz que objetivo da festa é contar a história viva da cidade e resgatar as tradições de todas as etnias que deixaram marcas profundas na formação do povo.

“As escolas realizam pesquisas sobre língua, música, dança, religiosidade, culinária, contos e histórias apresentadas em público”, disse.

O festejo começa com uma homenagem a família mais velha do Brasil, os Montebeller natural do distrito de Laranjal, em Itaguaçu. Se somados as idades de todos 15 irmãos a família atinge a marca de 1091 e entraram para Livro dos Recordes, o Guiness Book. “Eles receberão uma placa e certificados em sessão solene na Câmara dos Vereadores”, destacou a secretária Maria Augusta.

Já o secretário de Cultura de Itaguaçu Altamiro José Fernandes, o Sirré garante que durante quatro dias da Fitac, Itaguaçu ‘respira’ cultura. “A Avenida 17 de Fevereiro, a principal da cidade será fechada. Vira a Passarela da Cultura onde acontece o ponto alto da festa, a Tratoreta, um desfile de tratores todos enfeitados com as cores e temas das etnias homenageadas, negros, índios, alemães, italianos, portugueses e pomeranos.

Lojas, bares, restaurantes, escolas e prédios públicos capricharam no visual das vitrines e fachadas deixando a cidade bem colorida. Seis candidatas disputam o título da Rainha da Fitac 2014 que vai representar o município nas atividades sociais e culturais ao longo do seu ‘reinado’ que dura um ano. “Várias comunidades de Itaguaçu continuam mantendo suas tradições e merecem ser valorizados”, afirmou Sirré.
Fonte: Nilo Tardin
============

     Cultura
Secult divulga resultado de editais de circulação cultural
Foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (02) o resultado final dos editais da Secult para circulação de espetáculos de teatro edança produzidos no Espírito Santo (002/2014) e para circulação cultural de grupos da cultura popular capixaba (022/2014). Aentrega da documentação dos proponentes selecionados e assinatura do termo de compromisso devem ser feitas até o dia 15 desetembro.

O edital de circulação de espetáculos de teatro e dança produzidos no Espírito Santo (002/2014) seleciona projetos de grupos ousolos, já produzidos, para circulação em seis cidades do Espírito Santo. Integraram a comissão julgadora deste edital a atriz ElizabethCaser, o dramaturgo Daniel Herz e o coordenador de Dança da Funarte/MinC, Fabiano Carneiro.

Já o edital de circulação cultural de grupos da cultura popular capixaba (022/2014) seleciona projetos de circulação de grupos dacultura popular em duas cidades do Estado. Integraram a comissão julgadora as antropólogas Lídia Celestino Meireles de Oliveira eValéria Aquino e o jornalista Ernandes Zanon Guimarães.

Os proponentes selecionados devem ficar atentos, pois o prazo final para entrega da documentação e assinatura do termo decompromisso é o dia 15 de setembro, impreterivelmente.

Informações completas sobre os resultados podem ser conferidas na seção Editais no Portal da Secult.


==================================