terça-feira, 18 de março de 2014

PARA  VOCÊ  QUE  NÃO  TEVE  ACESSO A  VERSÃO  IMPRESSA  DO JORNAL O  REGIONAL, PUBLICAMOS ABAIXO  A  SUA  ÚLTIMA  EDIÇÃO::::::::::



Jornal O Regional

Filiado ao SINDJORES

Ano XXVIII- Nº 426

1ª Quinzena de Março de 2014-11/03-

Edição de 12 Páginas- R$ 0,90

Baixo Guandu-Espírito Santo

 

Título-

Baixo Guandu completará 79 anos com festa

 

Foto- A Banda Gospel Garagem é de Baixo Guandu.

   A Prefeitura M. de Baixo Guandu está elaborando a programação para os festejos comemorativos de 79 anos de emancipação política. Várias atrações locais e regionais vão marcar as festividades que, serão comemoradas nos dias 10 (aniversário de Baixo Guandu-feriado) 11 e 12 de abril.

   Na abertura quinta-feira dia 10: Banda Hora 9ª (gospel) e a Banda Garagem (gospel). Sexta-feira dia 11: Banda Garagem e Banda de Pagode e Show com João Victor e Vinícius. No sábado dia 12: Banda Garagem, Tek Ranger e Show com Donato e Eduardo (Universitário Sertanejo).

   As festividades acontecerão ao lado da Praça São Pedro.

 

Título-                           

TSE não aceita defesa do prefeito de Itueta

 

   Com acusações de compras de votos e abuso de poder econômico, a justiça havia cassado em maio do ano passado o prefeito e o vice de Itueta. A coligação Norte e Sul Unidos por Itueta recorreu e o prefeito Cláudio Borchardt está governando com liminar.

  Informações agora dão conta de que, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em Brasília não aceitou a defesa apresentada pela coligação e o processo voltou para o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) em Belo Horizonte, onde será julgado o caso.

 

Anúncio-

Estância Girassol

 

SG Farma

 

Fazzolo Farma

 

O Regional- -1ª Quinzena de Março/2014- -OPINIÃO- -Página 02

 

Título-

DALMON+.

 

 

Título-

PALANQUE

COMO FICARÁ O PALANQUE DE BAIXO GUANDU?

   Depois do carnaval, semana santa e copa do mundo, vamos ter o foco nas eleições de 2014. Sendo que neste ano, vamos votar para Presidente da República. Contudo, o nosso destaque é para os acontecimentos de Baixo Guandu, que além de um candidato a deputado Federal, ao que tudo indica, será Tim Andreatta (Solidariedade), teremos a disputa para deputado Estadual.

   O atual deputado Dary Pagung (PRP) que está agora na presidência da Comissão de Finanças da Assembléia, deverá apoiar para o governo Renato Casagrande (PSB) e não mais como sempre defendeu Paulo Hartung (PMDB), que deverá ser candidato ao governo, ficando assim, ao lado do PT.       O curioso é que Dary Pagung sempre teve o apoio do ex-Governador PH, na última eleição ele esteve em Baixo Guandu, 03 dias antes das eleições, para pedir votos para Dary. Deixou de visitar municípios com grandes números de eleitores para vir a Baixo Guandu e usar o seu prestígio em favor Dary. Como dizem por aí... são coisas da política.

   O governador tem outro apoio fundamental em Baixo Guandu, trata-se do prefeito Neto Barros (PCdoB), que já declarou o seu apoio. Em 2010 tivemos um cenário idêntico, Neto foi candidato pelo PCdoB e Dary pelo PRP, ambos partidos fizeram coligação no Estado. E aqui em Baixo Guandu eram adversários, fato que muita gente até hoje não entende. Resultado: Neto foi o mais votado no município, mas não conseguiu se eleger deputado. Dary obteve menos votos em sua terra natal e foi eleito com os votos dos distantes municípios Apiacá e Mimoso do Sul. Neto não elegeu deputado em 2010, preparou-se e foi eleito prefeito em 2012 com uma votação recorde.

   E com isso, como ficaria Paulo Hartung em Baixo Guandu? Teria sem sombra de dúvidas o apoio do ex-prefeito Lastênio Cardoso, que hoje está rompido com Dary como já noticiamos em primeira mão. E Lastênio tem dito para os seus companheiros que, será candidato a deputado Estadual este ano, em palanque diferente de Dary Pagung. Lastênio foi peça fundamental, nas duas eleições de Dary para deputado.

   E o prefeito Neto Barros? Para deputado Federal, sabe-se que, o prefeito estará apoiando Givaldo Viera, Vandinho Leite, Paulo Foleto, Sérgio Vidigal etc. Para deputado Estadual poderá ser o atual vice-prefeito Eloy Avelino Júnior (PT do B) ou talvez o seu tio ex-deputado Estadual e Federal Jório de Barros, radialistas Cirilo da Difusora de Colatina, Namy Chequer da rádio Universitária e vereador de Vitória (os 03 são do PC do B).

   Anote: Você que acompanha o cenário político, ficará surpreso com a fidelidade partidária. Mais uma vez, ficará comprovado que sigla no Brasil, só serve para o candidato registrar a sua candidatura.   Poucos, mas pouquíssimos políticos respeitam a fidelidade partidária. Só para você refrescar a sua memória, em 2012 em Aimorés, o PSDB esteve coligado com o PT.

   Vale lembrar aos prováveis candidatos que, no recadastramento, Baixo Guandu perdeu eleitores.   Antes eram 24.785 agora são 20 mil e 112 eleitores.

 

Título-

PARTICIPAÇÃO

TRATAMENTO DE ESGOTO (1a parte)

      *Alexandre Sylvio Vieira da Costa

 

   As pessoas nas cidades estão consumindo cada vez mais água tratada. Este fato acontece pelo baixo custo da água tratada e pela melhora do poder aquisitivo da população. Após utilizar esta água das formas mais variadas possíveis, grande parte dela fica impossibilitada para novos usos imediatos como a água utilizada nas descargas sanitárias, na escovação dos dentes, no banho, dentre outras. Estas águas passam a se chamar águas residuárias, ou como conhecemos no dia a dia, o famoso esgoto doméstico.          Existe um processo simples para calcular a quantidade de esgoto produzido por cada pessoa em uma cidade, bastando avaliar a quantidade de água consumida por cada indivíduo e multiplicar este valor por um índice denominado taxa de retorno. Por exemplo, se a média de consumo de água por habitante de uma cidade é de 150 litros por dia com uma taxa de retorno de 0,8, a quantidade média de esgoto produzida por uma pessoa será de 150x0,8, ou seja, 120 litros.

   Agora, vamos imaginar uma cidade de porte médio, com 300 mil habitantes. Considerando que, cada habitante está produzindo, todos os dias, 120 litros de esgoto, no total teremos 36 milhões de litros de esgoto gerados todos os dias, ou 36 mil metros cúbicos, o equivalente a 15 piscinas olímpicas tomadas até a borda com resíduos orgânicos humanos e animais além de restos de comida, detergentes e outras coisas que você nem imagina. Se analisarmos apenas os resíduos sólidos do esgoto, considerando a literatura técnica informando que, o esgoto tem aproximadamente 0,1% de material sólido, estamos falando de 36 mil quilos de resíduos sólidos, ou 36 toneladas geradas todos os dias e que precisam ter um destino adequado. Para a população, o esgoto apresenta diversos aspectos negativos.

   Dentre os principais temos o mau cheiro e a grande quantidade de microrganismos causadores de doenças, os chamados patogênicos, como os coliformes fecais. O esgoto deve ser coletado em redes urbanas próprias, fechadas; não ser misturado com as águas das chuvas que deve ter sua rede própria, e ser descartado, ou tratado, longe de centros urbanos. Mas, apesar destes inconvenientes, tecnicamente o esgoto não é difícil de ser tratado. Suas características químicas, físicas e microbiológicas são extremamente favoráveis a decomposição que acontece em locais apropriados, as chamadas estações de tratamento de esgoto, ou simplesmente ETEs. A sua decomposição é de tal magnitude que grande parte dos rios, por exemplo, é capaz de eliminar os resíduos orgânicos apenas com sua movimentação, processo chamado de autodepuração, mas é claro que não podemos jogar esta responsabilidade para os rios porque existe uma série de outras implicações negativas e extremamente danosas ao homem e ao meio ambiente.  

   Então, o certo será conduzir este esgoto para locais específicos, recebendo o tratamento adequado, liberando para os cursos d´água no final do processo, uma água tratada com baixíssimos teores de matéria orgânica, elementos minerais e agentes microbiológicos causadores de doenças. Mas, como e onde tratar este esgoto? Assunto para a próxima semana.

*Alexandre Sylvio Vieira da Costa, Professor Adjunto – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

 

Título-

MOMENTO

 

CARNAVAL NA HISTÓRIA, NO BRASIL E NO CRISTÃO

                      *Reverendo Ângelo Vieira da Silva

 

   É chegada aquela semana marcada por uma celebração pomposa. Precedendo a “Quaresma”, que são aqueles quarenta dias de penitência entre a quarta-feira de cinzas e o domingo da Páscoa de católicos e ortodoxos, a festa ganha o título de carnaval. Ao que parece, o nome e a festa equivalem ao propósito pessoal do esbaldar o que a carne permite, pelo menos, antes do momento de consagração e jejum que precede a Páscoa católica e ortodoxa. O carnelevarium, ou “eliminação da carne”, ou “adeus à carne”, ou “festa da carne”, precisa ser reconhecido melhor na história, no Brasil e nos cristãos, isto é; se forem comprometidos com uma santidade real, não meramente ritual.

 

1. O CARNAVAL NA HISTÓRIA:

 

   O carnaval antecede a cultura brasileira. Provavelmente, exista desde a Antiguidade. Já se falava em carnaval na Grécia antiga (século IV), em agradecimento pela fertilidade e produtividade da agricultura. No sexto século, a igreja romana adotou a festa e, um milênio depois, o Concílio de Trento reconheceu o carnaval como uma manifestação popular. Foi nesse tempo, por vola de 1582, que o Papa Gregório XIII estabeleceu as datas da festa no calendário gregoriano. Antes, porém, o carnaval tinha conotações extremamente pagãs no culto ao deus Dionísio, com cerimônias recheadas de danças em torno de fogueiras e uso de disfarces simbolizando a inexistência de classes sociais. Por outro lado, em Veneza o carnaval tradicionalizou-se sofisticadamente pelo uso atual de fantasias, carros alegóricos, desfiles, etc..

 

2. O CARNAVAL NO BRASIL:

 

   Culturalmente, o carnaval é uma das festas mais populares do Brasil. Estima-se que portugueses da Ilha Madeira, dentre outras, trouxeram o Carnaval ao Brasil em 1723, apesar de serem festas inofensivas em torno de jogar água nos outros. Adiante, registra-se em 1840 o primeiro baile carnavalesco e, em 1855, os primeiros grandes clubes destinados à comemoração do carnaval, como as atuais escolas de samba. A primeira escola de samba na história do Brasil foi a “Deixa falar”, fundada em 1928 no Rio de Janeiro.

 

3. O CARNAVAL NO CRISTÃO?

 

   Um cristão acessa a internet e lê em um site da Bahia o seguinte convite aos foliões: "Pule o carnaval Carnal, lúdico, dilacerador, espiritualizado, físico, o Carnaval da Bahia é a maior festa urbana do Brasil, criada e mantida pelo povo. Uma manifestação espontânea, criadora, livre, pura, onde todos são - com maior ou menor competência - sambistas, frevistas, loucos dançarinos, na emoção suada atrás do som estridente, eletrizante, do trio. Ou no ritmo calmo, forte, tranquilizante, orientalizado, do afoxé, incorporado num só movimento. Um ato de entrega, de transe e êxtase, de liberação de todas as tensões reprimidas e da envolvência absoluta entre o real e o fantástico, capaz de, num único e frenético impulso, balançar o chão da praça".

   Ele deve refletir um instante e questionar: deve um cristão participar de uma festa cujo propósito único e exclusivo é saciar os mais profundos, e até mesmo depravados, desejos carnais? Os cristãos devem lembrar o ensino da Escritura Sagrada, pois "os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é a morte; mas a inclinação do Espírito é a vida e paz” (Rm 8.5-8,12-14),“porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade par dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências” (Gl 5. 13, 24), “porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna” (Gl 6.8).      

*Reverendo Ângelo Vieira da Silva, é Pastor da 1ª Igreja Presbiteriana de Resplendor, MG

 

Título-

EXPEDIENTE

 

O Regional- -1ª Quinzena de Março/2014- -POLÍTICA- -Página 03

 

Título-

Emendas do deputado Manato para a região

 

Foto - Miro Vilarim com os vereadores: Shell e Vânia

 

   O deputado Federal Manato conseguiu várias emendas parlamentar, nos últimos anos, para a região, muitas delas estão sendo entregues agora. Estas emendas são do Governo Federal, vale ressaltar que, o deputado Manato tem conseguido várias obras e serviços no Governo do Estado. Um dos municípios foi Baixo Guandu, onde, o deputado Manato através de seu assessor - Miro Vilarim, entregou a Ata do Conselho Municipal de Agricultura através de oficio do Deputado diretamente para Ênio Bergoli (Secretário E. de Agricultura/Pecuária/Aquicultura, onde estão sendo beneficiadas as associações das comunidades de: Queixada e Patrimônio da Penha, com equipamentos agrícolas.

Veja abaixo os municípios beneficiados:

 

Itaguaçu: recebeu em 2013, uma retro escavadeira que foi comprada com emenda do Manato de 2011 e em 2014, recebeu mais uma escavadeira hidráulica, que também foi comprada com emenda de 400 mil reais que, foi destinado em 2010, para comprar essa escavadeira e uma caçamba (a caçamba ainda não chegou).

Emendas de 2013-

 

Santa Maria de Jetibá - 400 MIL REAIS - Agricultura.

Santa Leopoldina - 170 MIL REAIS - Agricultura.

Afonso Claudio - 300 MIL REAIS – Agricultura.

Laranja da Terra - 250 MIL REAIS - Esporte e 150 MIL REAIS - Saúde. 

Brejetuba - 400 MIL REAIS - Saúde.

Itarana - 150 MIL REAIS - Saúde. 

 

Emendas 2014.

 

Santa Maria de Jetibá  - 1.000.000.000 UM MILHÃO - Cidades e 200 MIL REAIS - Saúde.

Laranja da Terra - 400 MIL REAIS - Esporte.

Brejetuba - 443 MIL REAIS cidades e 200 MIL REAIS - Saúde.

Santa Teresa - 300 MIL REAIS. 

Afonso Cláudio - 200 MIL REAIS - Patrulha Mecanizada. 

São Roque do Canaã - Patrulha Mecanizada.

 

Título-

Manato não faltou em nenhuma sessão

 

 

   O Deputado Federal Manato (Solidariedade) que está exercendo o seu terceiro mandato, acaba de ter o seu nome divulgado em uma lista, que consta que, ele não faltou em nenhuma sessão deliberativa em 2013. Manato esteve presente nos 113 dias. Além de Manato, mais 14 deputados conseguiram este mérito, porém, do Espírito Santo somente ele. A classificação foi feita pelo site jornalístico Congresso em Foco.

 

Título-

Da Vitória começa a entregar emendas

Foto-.....................

 

O deputado Da Vitória circulou pelo interior do Estado para começar a realizar as entregas de suas emendas parlamentares de 2013 com previsão de entrega para este ano. Na oportunidade, as lideranças comunitárias também aproveitaram para pedir mais recursos para 2015. Da Vitória fez o compromisso.

 

Em Pancas, Da Vitória entregou uma máquina de pilar café na Associação do Coração do Norte, no Córrego do Icaraí, na companhia dos vereadores Gersino e Nenego. Já no Córrego Brejão, em Águia Branca, o deputado firmou o compromisso de entregar um caminhão, em 2015, e daqui a alguns dias, estarão recebendo uma máquina de pilar café de emendas do ano passada e que serão empenhadas este ano.

 



 

Título-

Foleto participa  d e cerimônia  em  Pancas

Foto-.........

O deputado federal Paulo Foletto (PSB), esteve em Pancas, durante cerimônia de assinatura das 133 propostas de unidades habitacionais do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). O pedido para a construção das casas é uma iniciativa da Central Municipal das Associações de Agricultores Familiares de São Gabriel da Palha (Cemaaf-SGP), em parceria com o governo ES e a Caixa Econômica Federal.

 

Anúncios-

Mariano.....

 

Comavel

 

Padaria Belém

 

O Regional- -1ª Quinzena de Março/2014- -SERVIÇO- -Página 04

Título-

DICAS DE CONCURSO

 

PRODEST: Organizado pela Fundação VUNESP, foi divulgado o edital nº. 01/2014 para a realização do concurso público do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo - PRODEST. O certame tem como objetivo o preenchimento de 40 vagas imediatas, mais cadastro reserva, em cargos de níveis médio/técnico e superior.

Cargos

   Assistente (Tecnologia da Informação e Organizacional), Técnico (Tecnologia da Informação e Técnico Organizacional) e Analista (Tecnologia da Informação e Organizacional). A remuneração oferecida varia de R$ 1.008,28 a R$ 4.885,67 e aos candidatos portadores de necessidades especiais ficam reservadas 3% das vagas.

Inscrição

   As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet (site www.vunesp.com.br), no período entre 10 de março e 04 de abril de 2014. A taxa de inscrição é de R$ 60,00 (nível médio/técnico) e R$ 80,00 (nível superior).

Prova

   O certame será constituído de prova objetiva, a ser aplicada na data provável de 18 de maio de 2014, em local e horário que serão divulgados com antecedência mínima de 10 dias. O gabarito será divulgado a partir do dia 20 de maio de 2014, no site www.vunesp.com.br.

   O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados da publicação do ato de sua homologação final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período no interesse da Administração.

===========================

COPASA: e suas subsidiárias lançaram os editais de n° 03 e 015/2014 para abertura de concursos públicos que preencherão 218 vagas de níveis: Fundamental, Médio, Técnico e Superior. A empresa, considerada como possuidora de uma gestão moderna, com crescimento acima do mercado, oferece aos futuros empregados salário de até R$ 4.452,40, mais benefícios.
   As oportunidades estão distribuídas entre a Copasa propriamente dita (edital 015, 116 vagas) e as subsidiárias Copanor - Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (edital 03, 82 vagas) e Copasa Águas Minerais de Minas (outro edital 03, com 20 vagas).

   Os cargos disponíveis são Agente Industrial, Agente de Saneamento e Analista de Saneamento. Confira os requisitos de formação, a carga horária, o salário base e as atribuições de cada cargo consultando os anexos dos editais.

 

Inscrições

 

   A inscrição será efetuada via internet, mediante o preenchimento do “Requerimento Eletrônico de Inscrição”, no endereço eletrônico: www.gestaodeconcursos.com.br, das 09 horas do dia 19 de março às 20 horas do dia 17 de abril de 2014 (horário de Brasília). 

As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 70,00 de acordo com o cargo escolhido.

 

Provas

 

   As provas objetivas serão aplicadas no dia 18 de maio de 2014, em local a ser informado no Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI), na cidade selecionada pelo candidato, correspondente a Região de Abrangência informada no Anexo II dos editais.

   Os candidatos deverão ainda passar pelas etapas de: prova de redação (exclusiva para especialidades de Advocacia e Comunicador Social), exame prático de capacitação física (algumas especialidades) e avaliação médica (todos os cargos).

   As questões da prova e os gabaritos das provas objetivas serão e divulgados no endereço eletrônico de inscrição no dia 20 de maio de 2014.

Validade

 

   Os concursos terão validade de dois anos, a contar da data da publicação de suas homologações, podendo haver prorrogação.

===============================

 

Título-

OPINIÃO LIVRE

 

Suprema bofetada

            *Mauro Bomfim 

 

   O Supremo disse que, mensaleiro não é quadrilheiro. Então, decidiu por maioria de 6 a 5, que o mensaleiro brasileiro não é quadrilheiro. As duas mulheres com assento no Supremo, Carmem Lúcia e Rosa Weber livraram os mensaleiros do crime de formação de quadrilha. Igualmente se posicionaram os Ministros Ricardo Lewandowski, Dias Toffolli, Teori Zavascki e Luís Roberto Barroso.

Triste país tropical cujos veredictos de sua Corte Suprema ocorrem por maioria apertada de um voto. Cinco ministros não se curvaram e mantiveram a pena de formação de quadrilha: o Relator Joaquim Barbosa, Celso de Mello, Gilmar Mendes, Luís Fux e Marco Aurélio.

   Celso de Mello é o decano do Supremo. Para a comunidade jurídica é, tecnicamente, o mais preparado. Votou pela condenação por formação de quadrilha, crime do artigo 288, do Código Penal,

   Joaquim Barbosa qualificou de tarde triste para o Supremo, que oscilou segundo ele numa decisão pífia em maioria de circunstância. A decisão é uma bofetada na cara da sociedade brasileira. Desconheceu a maioria do Supremo a sentença imorredoura da história lavrada pelo gênio de Tobias Barreto, que exaltava “uma justiça mais peituda do que peitada e mais vendada do que vendida”.

   O Supremo se apequenou com essa decisão de escassa maioria. Deixa agora uma porta escancarada para o pedido de revisão criminal que os argutos advogados dos mensaleiros certamente já estão preparando. Aposentando-se Joaquim Barbosa e com mais um ministro nomeado pela atual presidenta da República, há risco de vingar a revisão criminal. Isso pode levar até mesmo a absolvição de alguns e ainda abrindo brecha judicial para ação de indenização contra a União.

   De peculatários e ladrões de dinheiro público passariam os mensaleiros a ser entronizados como vítimas do sistema judiciário? Pergunta que não quer calar. Os Poderes Públicos, ao que parece, estão brincando com a voz das ruas. Isso é igual panela de angu. Ferve e de repente explode.

   Basta uma leitura cuidadosa do artigo 288 que trata da formação de quadrilha para se concluir facilmente pela sua incidência. Associaram-se mais de três pessoas em bando para o fim de cometer crimes. Aliás, o Supremo já havia reconhecido a formação de quadrilha. A maioria volta atrás no famigerado recurso de embargos infringentes, modalidade processual já decaída, dos tempos do Império Ultramarino Português e das Ordenações Manoelinas. Uma modalidade recursal a ser julgada por outro colegiado, nunca o mesmo plenário, como desgraçadamente ocorreu no Supremo.

   A empedernida decisão deixa aberta, sem cicatriz, aquela fétida ferida do direito, contra a qual reverberava o Padre Vieira nos Sermões.

Se é para se aproximar do fausto e das delícias do poder, se é para se aproximar das iminências pardas que com suas canetas de um presidencialismo imperial tudo podem, então que, se estuprem consciências jurídicas.

*Mauro Bomfim é jornalista e advogado .

 

 

ANÚNCIOS-

Farmácia Guandu

Agência Ekztar

 

O Regional- -1ª Quinzena de Março/2014- -POLÍCIA- Página 05

 

Título-



Crueldade: Acusados  de  matar, cortar pernas, braços e mãos em Resplendor  são presos


foto- Estes  são os  dois  acusados  que  foram  presos. Foto cedida  pela  Polícia  de  Resplendor.

 

   Equipes de policiais Civis e Militares de  Resplendor iniciaram diligências para captura de dois elementos envolvidos na morte de José Maria da Silva, v. “Zé Maria”, que foi morto no dia 21 último e teve o corpo esquartejado, onde os autores chegaram a cortar mãos, pés, pernas, braços e ainda retiraram todo o intestino e vísceras da vítima, que ficou estirada na Rua Jõao José Mota, no lugar conhecido como “Morro do pé vermelho (Resplendor). O pedido de prisão formulado pelo delegado Luciano Cunha de Lima, teve parecer favorável da Promotoria e acabou acolhido pela Justiça, sendo decretadas as prisões pelo Juiz da Comarca. Policiais Militares comandados pelo Tenente PM. Ilismar, e policiais Civis sob a orientação do Dr. Luciano começaram as buscas, já que havia grande dificuldade de se apurar o bárbaro crime, pois os autores fizeram imperar a lei do silêncio no morro, inclusive, pelo requinte de crueldade usado.

  Após intenso trabalho,  os acusados foram presos, encaminhados ao hospital de Resplendor para exames e depois recolhidos na Cadeia Pública. Policiais Civis e Militares passaram 5 dias diuturnamente em buscas de informações que evidenciassem a participação dos acusados, pois mesmo quem mora em frente ao local do crime se recusa até a dizer que teria ouvido alguma coisa, alegando que “dormiu bem cedo”. Agora com a prisão, que teve o pedido bem sustentado pela Promotoria de Justiça, poderá permitir a buscas de novas provas para o indiciamento dos culpados e levá-los a julgamento popular, onde podem ser acusados pelo crime e estarem sujeitos a penas que variam de 12 a 30 anos de prisão.

  Este é o terceiro homicídio na cidade que conta como principal base de combate ao crime a parceria firmada entre Polícia Civil e Militar, tanto na prevenção quanto na apuração. O Dr. Luciano disse que agora começa uma nova fase de colheita de provas e o prazo da prisão se prolonga por 30 dias, podendo ser renovada. 

 

    MAIS  CRIMES

   O  Delegado Luciano Cunha Lima, acrescentou ainda sobre as dificuldades, relativas aos outros dois crimes na cidade, tidos como crimes de "pistolagem", onde mataram um menor de 17 anos e um preso que cumpria pena em regime semi-aberto. O primeiro envolvido em diversos furtos e o segundo envolvido numa morte em Gov. Valadares há mais de 12 anos. Porém, ressaltou a dificuldade de o município divisar com vários municípios do Espírito Santo, e além de ter uma área muito grande, pois Santa Rita do Ituêto e Ituêta fazem parte da comarca de Resplendor, o que facilita a fuga dos autores dos crimes.
Fonte: Polícia Civil e Polícia Militar.


   Título-

 

Polícia Ambiental apreende armas em Itueta

Foto-................

Equipes da Polícia Militar do 3º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito realizaram a ''Operação Carnaval'', objetivando a fiscalização rodoviária e ambiental na zona rural do município de Itueta. Durante a fiscalização foram apreendidas 03 armas de fogo, 01 motocicleta, 01 facão, 01 faca, munições e iscas (frutos e sementes) utilizadas para a prática de caça de animais silvestres, sendo constatado que as armas não possuíam registro e seus proprietários não possuíam autorização para portá-las e ainda que uma das motocicletas não se encontrava devidamente licenciada.

No mesmo dia os Policiais Militares deslocaram até o município de Aimorés e na BR- 259 abordaram um veículo transportando pássaros da fauna silvestre brasileira (coleirinhos) em uma caixa de sapato, sem licença do órgão competente. Os pássaros foram submetidos a exame biológico e soltos em seu habitat natural, os materiais supracitados foram encaminhados à delegacia local.

Equipe: 3º Sgt Félix, 3º Sgt José Roberto, Cb Enéias, Sd Serrano, (3º Pel MAT/Aimorés).

Autor: Assessoria de Comunicação Organizacional da 8ª Cia PM Ind Militar.

 

O Regional- -1ª Quinzena de Março/2014- -CIDADE- Página 06

Título-

Ordem de serviço para asfaltamento deverá ser dada na festa da cidade

 

Foto- Prefeito Neto Barros (PCdoB).

   Dia 10 de abril Baixo Guandu completará 79 anos de emancipação política, ocasião em que, a prefeitura estará realizando a festa da Cidade. É muito provável que, o prefeito Neto Barros aproveite o momento e dê a ordem de serviço para a pavimentação asfáltica e a construção da primeira ciclovia da cidade, isto na Rua Antônio Sampaio, ligando a rotatória da Av. Dez de Abril até o antigo posto Fiscal na Mangueira. Nesta ordem de serviço também deverão ser contempladas: a Rua Otaviano Ferreira, no bairro São José, rua que dá acesso ao Lar da Velhice Santa Terezinha e à Escola Técnica (Bairro Vila Kennedy).

  A prefeitura já está licitando o asfalto e, em breve, será conhecido o nome da construtora vencedora e o valor da obra.

 

Título-

Praça Presidente Vargas deverá ser inaugurada em abril

 

Foto - A reforma da Praça Presidente Vargas está em fase final.

 

   Já está em fase final de conclusão, as obras de reforma e ampliação da Praça Presidente Vargas ou Praça do Jardim como é mais conhecida. O prefeito Neto Barros, deverá entregar mais esta obra à população, nos festejos da cidade, que ocorrerão nos dias 10,11 e 12 de abril.

  A reforma foi iniciada na gestão do prefeito Lastênio Cardoso e ficou abandonada. O valor da mesma era de 500 mil reais aproximadamente. O prefeito atual Neto Barros fez várias adaptações e o valor ficou por menos de 200 mil reais.

 

Título-

Pedreira terá galpão

 

Foto- Pedreira.

 

   Trabalhadores (as) da pedreira que fica entre os bairros Rosário I e II receberão da prefeitura, um galpão. Uma antiga reinvindicação de quem trabalha no local, fazendo paralelepípedos de forma artesanal e garante o sustento de sua família.

   O prefeito Neto Barros explicou na semana passada que, a prefeitura já está licitando a obra. O galpão será composto de: depósito, refeitório e banheiros.

   Próximo ao local também será construído um Campo Bom de Bola. Outro benefício será o calçamento, que estará atendendo os dois bairros e ainda, o bairro Sapucaia, uma das ruas beneficiadas é a Florentino Avidos.

 

Título-

Mais Campo de Bola

 

   Um dos primeiros benefícios que, a população recebeu dentro do mandato do prefeito Neto Barros, foi um Campo Bom de Bola, construído atrás do Ginásio Poliesportivo, no bairro São José. A ordem de serviço foi dada pelo Governador Renato Casagrande, no dia 10 de abril do ano passado, em sua primeira visita a Baixo Guandu, após o prefeito Neto Barros ter tomado posse. Na ocasião Neto estava completando 100 dias de governo.

   Agora serão construídos mais dois Campos: Bom de Bola. Um no bairro Santa Mônica no modelo 3, que oferece uma nova estrutura. E o terceiro Campo Bom de Bola vai ser entre os bairros: Rosário I e II.

 

O Regional- -1ª Quinzena de Março/2014- -MEIO AMBIENTE- - Página 07

Título


 

  

Foto-.......................Cleres Schwambach

 

   Enquanto várias localidades do país, inclusive; em Minas Gerais, enfrentam o racionamento de água, devido à longa estiagem, um programa implantado na bacia hidrográfica do Rio Doce obtém excelentes resultados na redução do desperdício onde ele é mais significativo: na agricultura. O Programa de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura faz parte do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (PIRH-Doce) e foi idealizado para diminuir o impacto das demandas de irrigação sobre as vazões dos rios, sobretudo onde o balanço hídrico já é considerado desfavorável. 

   O Programa, deliberado pelos Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Doce e implantado pelo IBIO AGB-Doce (entidade equiparada e delegatária de funções de Agência de Água da bacia hidrográfica do Rio Doce), alia à irrigação tecnologias modernas e processos de conservação da água, sem danos à produção agrícola e ainda com redução de custos. O principal produto, aliado contra o racionamento, é o Irrigâmetro, desenvolvido pela Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE), empresa vinculada à Universidade Federal de Viçosa (UFV). Constituído de um evaporímetro e um pluviômetro, o aparelho determina com precisão a necessidade de irrigação e a quantidade de água ideal a cada lavoura. Sua inovação consiste na fácil utilização, uma vez que não requer operações matemáticas, como outros dispositivos com a mesma função. 

   “O método é essencialmente visual. O agricultor não precisa fazer contas para saber quando precisa irrigar. Basta olhar a régua que mede o volume pluviométrico. Foram seis anos de pesquisa e 14 protótipos desenvolvidos para chegarmos a um produto que facilitasse o trabalho do produtor rural”, explicou um dos idealizadores do aparelho e professor da UFV, Márcio Mota Ramos.

 

Sem custos para o produtor

 

   Somente em 2013 foram instalados 80 Irrigâmetros, sem qualquer ônus para os produtores, sendo atendidas 40 propriedades na bacia do Rio Guandu (ES) e 40 na bacia do Rio Caratinga (MG), conforme indicação dos respectivos Comitês de Bacia. Os recursos investidos são provenientes da cobrança pelo uso da água na macrobacia do Rio Doce, prevista nas Políticas Estadual e Nacional de Recursos Hídricos, como instrumento para a preservação e recuperação das bacias hidrográficas. 

   Até 2015, 240 propriedades rurais deverão receber a nova tecnologia. Este ano, serão contempladas 40 na bacia do Rio Manhuaçu (MG) e 40 na bacia do Rio Santa Maria do Doce (ES) e no próximo, 40 na bacia do Rio Suaçuí (MG) e 40 na bacia do Rio São José (ES).

   O Programa de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura inclui, ainda, estudos e diagnósticos sobre captação e condução da água, sistemas de irrigação e potencial de poluição por insumos agrícolas, entre outras ações.

   Também são realizados nas propriedades “Dias de Campo”, para apresentação do aparelho à comunidade e treinamento sobre sua utilização. Os produtores recebem, ainda, visitas de técnicos para o acompanhamento do manejo da irrigação.

 

Desperdício de água

 

   Mesmo concentrando cerca de 12% de toda a água doce do planeta, em seus rios, lagos e reservatórios subterrâneos, o Brasil enfrenta, hoje, um sério problema de abastecimento. Em cidades mineiras como Juiz de Fora, Viçosa e a estância hidromineral Cambuquira, o racionamento já é uma realidade. O que não deixa de ser uma contradição, levando-se em conta que, segundo dados divulgados, em 2013, pelo Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento, o país desperdiça 38,8% de sua água tratada, antes mesmo que chegue aos consumidores, devido à perdas na distribuição.

 

Para evitar o desperdício.

 

         Faça o teste do hidrômetro. Feche todas as torneiras da casa e verifique o relógio. Se ele continuar se movimentando, é porque há vazamento. Providencie o conserto o mais rápido possível.

         Mantenha a válvula do vaso sanitário em perfeitas condições e evite que seja acionada desnecessariamente.

         Coloque no copo apenas a quantidade de água que vai beber.

         Use a capacidade máxima da máquina de lavar roupas e reutilize a água que sai dela para lavar quintais e calçadas.

         Evite banhos demorados e desligue o chuveiro, ao se ensaboar.

         Prefira os baldes à mangueira para lavar o carro.

         Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba.

         Antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e panelas e ensaboe, abrindo a torneira somente para enxaguar.

         Opte por varrer as calçadas, evitando utilizar mangueiras para lavá-las.

         Para molhar plantas e jardins, utilize o regador em vez de mangueira e opte por fazê-lo no início da manhã ou ao entardecer, para que a água não evapore com rapidez.

 

 

Anúncio-

SAAE

½ PÁGINA

 

 

SAAE BAIXO GUANDU

 - Serviço Autônomo de Água e Esgoto –

“Eis que estarei ali diante de ti sobre a rocha em Horebe; ferirás a rocha e dela sairá água e o povo beberá”. Livro de Êxodo.

 

     22 de Março Dia Mundial da Água, a data estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas), visa lembrar às autoridades e populações, da importância de se preservar os mananciais, proteger as nascentes, depositar o lixo em local apropriado e economizar a água. Pois sem água não se vive.

   O SAAE de Baixo Guandu é parceiro da população, trabalha no sentido de levar água de qualidade aos seus consumidores. Não desperdice, sabendo usar, não vai faltar.  

 

 

O Regional- -1ª Quinzena de Março/2014- -MEIO AMBIENTE- - Página 08

Título-

Vale ajudará a recompor cobertura vegetal da Reserva Ecológica de Itapina

 

Foto-........

   A Vale doou 110 mil mudas de espécies nativas de Mata Atlântica para ajudar a recompor a cobertura vegetal da Reserva Ecológica de Itapina, área de proteção ambiental localizada no município de Colatina, que foi atingida por um incêndio florestal no ano passado. Com o episódio, cerca de 30% da área da reserva foram queimados. Parte das mudas será utilizada para ajudar a enriquecer, também, a floresta em desenvolvimento da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Bulcão, que fica em Aimorés, na região do Vale do Rio Doce.

Ambas as áreas  serão recompostas pelo Instituto Terra com mudas cultivadas na Reserva Natural Vale, área conservada de Mata Atlântica que a Vale mantém em Linhares, no Norte do Espírito Santo.

   Cabe destacar que a Mata Atlântica é um dos biomas onde há maior biodiversidade de espécies e, também, um dos mais ameaçados do mundo, com cerca de 8,5% de áreas remanescentes no Brasil atualmente, segundo dados da organização não-governamental SOS Mata Atlântica. Para se ter uma idéia, nos últimos 28 anos, foram desmatados cerca de 1,9 milhão de hectares de Mata Atlântica no Brasil. Do bioma, que originalmente cobria 131 milhões de hectares, distribuídos em 17 estados brasileiros, restam apenas cerca de 11,1 milhões de hectares no país atualmente.

Sobre a Reserva Natural Vale

   Com cerca de 23 mil hectares, a Reserva Natural Vale é um dos últimos grandes remanescentes de Floresta de Tabuleiro, uma das formações atualmente mais ameaçadas do bioma Mata Atlântica. Por sua importância no desenvolvimento de metodologias e tecnologias para o uso sustentável dos recursos naturais, incentivo e apoio ao desenvolvimento de conhecimento científico e realização de ações para proteção da biodiversidade, a Reserva recebeu da UNESCO, em 2008, o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

   Desde que, a Vale iniciou o processo de aquisição das propriedades que deram origem à Reserva, na década de 1950, foram catalogadas mais de 2.800 espécies vegetais, mais de 1.500 morfoespécies de insetos e 111 espécies de mamíferos, além de 66 de anfíbios, 69 de répteis e 380 de aves. Nos últimos 30 anos, 80 novas espécies de plantas foram descritas com base nas pesquisas apoiadas pela RNV.

   A importância da área para a conservação da Mata Atlântica também é representada pela sobreposição de diversos territórios demarcados: Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e Patrimônio Mundial da Costa do Descobrimento, pela UNESCO; Área Prioritária para a Conservação da Biodiversidade,  Mosaico de Áreas Protegidas da Foz do Rio Doce; Corredor Central da Mata Atlântica e Corredor Sooretama-Goytacazes-Comboios, todos pelo Ministério do Meio Ambiente e ainda Important Bird Area Endemic Bird Area, pela BirdLife International.

 

Título-

Manabi obtém autorização para Porto Norte Capixaba

 

   A Manabi, empresa brasileira de mineração e logística, protocolou, na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Fato Relevante informando ao mercado a celebração de contrato de adesão por sua subsidiária Manabi Logística S.A. (Manabi Log) com a Secretaria de Portos da Presidência da República – SEP/PR, formalizando a autorização para a construção e exploração do Porto Norte Capixaba em Linhares, na modalidade de terminal portuário de uso privado, para fins de movimentação e armazenagem de cargas, vigente por prazo de 25 anos prorrogável por períodos sucessivos. 

   A assinatura do contrato de adesão ocorreu no gabinete do Ministro de Estado Chefe da SEP/PR, Antônio Henrique Pinheiro Silveira, em Brasília. Na ocasião, o diretor presidente da Manabi, Ricardo Antunes, afirmou que “assegurar a autorização do Porto Norte Capixaba é um marco significativo na consolidação da Manabi Log como novo player de logística e serviços portuários no Brasil e um passo importante para permitir que a companhia contribua para o desenvolvimento socioeconômico de Linhares, do Estado do Espírito Santo e do País”. 

   Essa autorização resulta de um processo de análise conduzido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, com base na nova Lei dos Portos (Lei n. 12.815/2013) e regulamentação aplicável, a partir de requerimento apresentado pela Manabi Log em janeiro de 2013. O início da construção do Porto Norte Capixaba está condicionado à emissão das licenças ambientais e conclusão do plano financeiro do projeto.

 

 

Anúncio-

 

SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE RESPLENDOR

Escritório: Morro do Sesp de Resplendor

Valorize a sua categoria, filie-se no sindicato que representa a sua classe.

   O Sindicato dos Servidores P. M. de Resplendor trabalha por você!

 

Anúncio-

UNIPAC

 

O Regional- -1ª Quinzena de Março/2014- -REGIÃO- -Página 09

 

Título-

Moradores de Resplendor continuam protestando contra a Copasa

 

Foto- Imagem já postada em facebook.

 

   Moradores e vereadores têm reclamado contra a Copasa que, aumentou a taxa mensal 90% de esgoto sendo que, o mesmo não é tratado. Ainda a grande quantidade de buracos espalhados em várias ruas. Revoltados, os moradores têm colocado nos buracos pés de bananas que inclusive; têm servido de sinalização.

  Diante do impasse, onde já é sugerida uma CPI na Câmara, para apurar o contrato da Prefeitura com a Copasa, contrato este, firmado na época do prefeito Fernando Duarte. O atual Prefeito César Romero (PT) esteve na Câmara Municipal de Resplendor, onde, explicou que, é impossível acabar com contrato ou exigir alguma coisa, se houver o cancelamento a multa é de 30 milhões de reais, valor que, a Prefeitura não tem condições de pagar. O prefeito disse que, está buscando uma solução junto ao Governo do Estado.

  Mesmo com as alegações, moradores não estão satisfeitos com os esclarecimentos e querem uma posição enérgica, pois não concordam em pagar por um serviço com preços abusivos. Pelo que se percebe, é provável que aconteça uma manifestação pública popular.

  O vereador Fabinho do Sindicato já informou que, votou contra este contrato na época do prefeito Fernando Duarte, mas a maioria dos vereadores era ligada, em sua maioria politicamente ao ex-prefeito. Segundo ele, era notório que, isso iria acontecer “mais cedo ou mais tarde”. Para o vereador Fabinho do Sindicato, deveria ser criada uma CPI, para ser apurado, qual o valor que, a COPASA repassou para a Prefeitura, na época de Fernando Duarte e onde o dinheiro foi aplicado.

 

ANÚNCIO-

EDITAL FAEMG

 

11 DE MARÇO

 

ANÚNCIO-

SANTA RITA DO ITUETO

A/2 PÁGINA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA RITA DO ITUETO

    -Administração 2013/2016-

 

 

O Regional- -1ª Quinzena de Março/2014- -REGIÃO- - Página 10

Título-

Itueta: Estrada continua oferecendo muito perigo

 

Foto- Local perigoso.

 

  Quem precisar ir até o Cemitério São João Batista (antigo) de Itueta ou tentar atravessar a balsa caso a mesma esteja funcionando, terá que ter muito cuidado, pois depois das chuvas de dezembro, uma enorme cratera foi formada. Até hoje a prefeitura de Itueta não consertou o local, ou mesmo colocou uma sinalização. O perigo de acidente é muito grande.

 

Título-

Quatituba: Comerciantes reclamam da sujeira nas ruas.

 

Foto - Rua Santo Antônio, entulho.

 

  Comerciantes de Quatituba, em Itueta têm reclamado do excesso de sujeira pelas ruas da comunidade. A Prefeitura não tem feito o recolhimento adequado de lixo e entulhos, o que gera muita poeira.

  Os quebra-molas existentes não têm pinturas, para uma melhor identificação e isso tem causado transtorno aos motoristas. Na semana passada motorista que passava no local, com placa de Resplendor, dizia: “será que, a Prefeitura de Itueta não está tendo condições de comprar algumas latas de tinta para resolver esse problema?”.

 

Título-

Estrada esburacada

 

   Conforme mostra a foto, a estrada asfaltada entre Itueta e Quatituba encontra-se em estado lastimável. A quantidade de buracos é incontável. E até hoje, a Prefeitura não tomou providências, a não ser jogar terra nos buracos, o que ocasionou reclamações de pessoas que, faziam caminhada no local e não estavam tolerando a poeira.

 

Título-

Título-

Aumento de  Salários  em Santa  R. do  Itueto

 

   O  vereador  Odenir  Raposo, informa  que  Câmara de vereadores cria lei municipal de micro empresa e empresa de pequeno porte, com a criação desta lei, os trabalhadores informais poderão formalizar suas atividades. Estamos com balcão de atendimento na Câmara Municipal para atender as pessoas que, quiserem abrir sua empresa.

Parte superior do formulário

A Câmara municipal de Santa Rita do Itueto aprovou projeto de lei que, reajusta salários dos servidores da Administração direta e indireta da prefeitura municipal. Os funcionários terão reajuste de seis por cento sobre seus salários.

 Uma outra  medida  aprovada  pela  Câmara  foi autorização para prefeitura municipal, repassar recursos para a Associação de estudantes do Ensino Superior e Técnico, que estudam em Aimorés, são 8.400,00 mensais, valor destinado para custear despesas com transporte, uma vez que, os estudantes não possuem condições de arcar com estas despesas. A Câmara de vereadores entende que, isto seria um investimento na formação de futuros profissionais em nosso município.

 

Anúncios-

Farmácia Santa Lúcia

Gilson Café

Rádio Líder

 

O Regional--1ª Quinzena de Março/2014- -VARIEDADES-Página11

 

Título-

Hora do Recreio

 

 -RIA DE GRAÇA-

 

   O Gerente e o empregado

 

   O gerente chama o empregado recém-admitido à sua sala e inicia o diálogo:

- Qual é o seu nome?

- João - responde o empregado.

- Olhe - explica o gerente - eu não sei em que espelunca você trabalhou antes, mas aqui nós não chamamos as pessoas pelo primeiro nome. É muito familiar e pode levar à perda de autoridade. Eu só chamo meus empregados pelo sobrenome: Ribeiro, Matos, Souza... Só. E quero que o senhor me chame de Sr. Mendonça. Bem, agora quero saber: Qual é o seu nome? O empregado responde:

- Meu nome é João Amorzinho.

- Tá certo, João. Pode ir agora...

-----------------------

 

Copo d'água

 

   Uma garota muito levada já havia se deitado para dormir quando percebeu que estava com sede. Com sede e com preguiça de se levantar. A saída foi pedir à mãe. — Mãnheeeêêê! Me traz um copo d'água. Era a hora da novela e a mãe fez que não ouviu nada. Mariazinha insistiu. — Mãnheeeêêê! Me traz um copo d'água. E nada. Novamente, a mãe fez que não ouviu. Mas a sede era tão grande quanto a preguiça de se levantar da cama. — Mãnheeeêêê! Me traz um copo d'água. — Se levante e vá beber na cozinha, Mariazinha. Mais algum tempo e... — Mãnheeeêêê! Me traz um copo d'água. — Ó Mariazinha, se você continuar insistindo, eu vou aí lhe dar umas palmadas. — Mãe, quando você vier me dar umas palmadas, você me traz um copo d'água?

 

Maldade

 

   O executivo, cansado do trabalho, pára no sinal de transito. Logo aparece um moleque que pede:
- Moço, me dá um trocado para eu comprar um pão?
- Não, porque já são sete da noite, se eu te der troco para o pão, você não janta.

 

Título-

Frase de Pára-Choque:

Há duas palavras que abrem portas: PUXE e EMPURRE”

 

Título-

Curiosidades

Título-

Truques e Quebra-Galho

 

VINAGRE

   A opinião dos especialistas: de todos os limpadores naturais, o vinagre branco é o campeão da limpeza, graças a sua acidez, combate de mofo a gordura e odores fortes.

Produtos de limpeza que substitui: Detergentes, amaciantes e limpadores multiuso.

Químicas eliminadas na substituição: Cloro, amoníaco, formaldeído e soda cáustica.

 

Dicas de como usá-lo:

 

- Para limpar tapetes e carpetes, a cada litro de água, acrescente duas colheres de sopa de vinagre.

- Para eliminar cheiro de mofo em armários, coloque uma bacia ou assadeira com vinagre branco puro dentro do móvel vazio. Deixe pernoitar.

- Para retirar o cheiro de urina e fezes deixado pelos animais de estimação, aplique uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco.
Depois passe um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente.

- Para limpar o fogão depois de uma fritura, deixe um pouco de vinagre sobre a gordura quinze minutos antes de começar a limpeza.

- Para remover o mofo dos azulejos, aplique uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dentes velha. Deixe-o agir por duas horas e, depois, lave a superfície com água e sabão.

- Para a limpeza do vaso, despeje o vinagre e deixe-o agir por trinta minutos, depois borrife bicarbonato de sódio em uma escova apropriada e esfregue as áreas manchadas.

- Para limpar janelas e espelhos, dilua três colheres de vinagre em 10 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, limpe-o primeiro com água e sabão.

 

 

BICARBONATO DE SÓDIO

   A opinião dos especialistas: ótima opção para absorver odores e para a limpeza da cozinha. É importante usar luvas ao manejá-lo.

 

Produtos de limpeza que substitui: Água sanitária e detergente.

 

Químicas eliminadas na substituição: Cloro e formaldeído

 

   Dicas de como usá-lo:- Para limpar o forno, passe com um pano uma solução de água quente com bicarbonato de sódio.

- Para desentupir ralos com gordura, use uma xícara de sal, uma xícara de bicarbonato de sódio e uma chaleira de água fervendo.

- Para a limpeza interna da geladeira, água misturada com bicarbonato de sódio e sabão é uma boa solução.

- Para limpar recipientes plásticos manchados, esfregue uma pasta de suco de limão e bicarbonato de sódio.

- Para limpar pias de aço inoxidável, basta esfregar a superfície com bicarbonato de sódio e depois enxaguar.

- Para soltar alimentos incrustados em panelas ou assadeiras, misture água quente e bicarbonato de sódio. Quando o alimento se soltar, esfregue com uma esponja.

 

Fonte- Bagunça organizada

 

O Regional- -1ª Quinzena de Março/2014- -INFORME- Página 12


 
Título-
Audiências  Públicas
Orçamento  2015

 
Título--

SANTA RITA DO ITUETO

Prefeitura Municipal de Santa Rita do Itueto

  -ADMINISTRAÇÃO 2013/2016-

 

ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR DEUS E VAI CONTINUAR AJUDANDO.

====================================================