quinta-feira, 19 de setembro de 2013


“Escutem, vocês que maltratam os necessitados e exploram os humildes aqui neste país”, proclamou Deus (Am 8.4). Não, Deus não é indiferente ao sofrimento dos explorados e não fecha os olhos para as maldades cometidas por aqueles que têm o dinheiro e o poder às custas da escravidão velada. Chegará o dia em que a justiça será feita, e haverá amargura para os maus e alívio, consolo e nova vida para os que estiverem sob a aliança em Jesus, o Salvador. ”Está chegando o dia em que o trigo crescerá mais depressa do que poderá ser colhido, as parreiras produzirão uvas mais depressa do que se poderá fazer vinho. As parreiras produzirão tantas uvas, que o vinho vai correr à vontade, como um rio” (Am 9.13).

Oração: Pai, seja eu instrumento seu para combater a exploração dos humildes neste país. Que a visão do seu Reino impulsione a defesa dos necessitados. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Amós 8 e 9
Fonte-  Hora  Luterana
========   
CIDADE
Tentativa  de Assassinato em Baixo Guandu
Foi ontem  dia  18, por  volta  de  22  horas, no bairro Santa  Mônica. Um rapaz  estava  fazendo  lanche  em um  bar  do  bairro, quando  um homem se  aproximou  e  fez  vários  disparos  com a  sua  arma.
 O jovem  bastante  ferido, teve  que  ser  encaminhado  para  um  hospital de  Colatina.
========================
PENSE  HOJE  E  SEMPRE
 Sejam humilhados e desprezados
os que procuram matar-me;
retrocedam envergonhados
aqueles que tramam a minha ruína.
Salmos  C. 35- V. 04
Vale realiza ações sobre segurança ferroviária ao longo da EFVM para marcar a Semana Nacional do Trânsito
Vitória, 18 de setembro de 2013 - Nos dias 19 e 20 de setembro, quinta e sexta-feira, a Vale vai realizar uma série de ações de sensibilização em diferentes comunidades localizadas ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) como parte da Semana Nacional de Trânsito. A iniciativa tem como objetivo reforçar a importância de se conviver de forma harmônica e segura com a linha férrea.
O foco da campanha serão os cuidados que devem ser tomados na travessia das chamadas passagens em nível (PNs), locais onde há o cruzamento entre a linha férrea e a rodovia. A atividade será conduzida por empregados da Vale que atuam ao longo da EFVM e contará com entrega de panfletos e folders com dicas sobre segurança ferroviária, além de brindes. O público-alvo serão os motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres que fazem uso das passagens em nível.
Serão realizadas interações com as comunidades mineiras de Tumiritinga, Governador Valadares, Antônio Dias, Santana do Paraíso, Belo Oriente, Resplendor, Aimorés, Rio Piracicaba, Itabira, Barão de Cocais e Catas Altas. Já no Espírito Santo, as abordagens serão feitas nos municípios de Baixo Guandu, Colatina, Fundão e Ibiraçu. A expectativa é que a campanha atinja um público estimado de 5 mil pessoas.
Semana Nacional de Trânsito
Em 2013, a Semana Nacional de Trânsito, que ocorre anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, terá como tema "Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas". Atualmente, cerca de dois milhões de pessoas morrem por ano vítimas da violência no trânsito, e o número de feridos é ainda mais alarmante. Apesar de os esforços dos órgãos de trânsito, a ocorrência de acidentes cresce a cada ano. É sabido que um dos fatores, atualmente, causadores de acidentes é o consumo de bebidas alcoólicas e de outras drogas, mesmo com a instauração da lei seca, que impõe ao condutor sob efeito de álcool multa de R$ 1.915.
O tema também discutirá a responsabilidade de cada cidadão no trânsito. A decisão que cabe a cada indivíduo em assumir o risco de dirigir alcoolizado, de falar ao celular enquanto guia ou de transitar segurando com uma única mão o volante.
Dicas de segurança ferroviária
- Só atravesse a linha férrea em locais seguros e sinalizados;
- Antes de atravessar a linha férrea, pare, olhe e escute;
- Não ande ou brinque sobre os trilhos;
- Não estacione seu carro próximo ou sobre a linha férrea;
- Ao ouvir a buzina, fique atento: é sinal de que o trem vai passar;
- Não pule nos engates dos vagões;
- Evite andar a pé ou de bicicleta próximo à ferrovia;
- Não pegue carona nos vagões.
EFVM
Considerada uma das ferrovias mais produtivas do Brasil e uma das mais modernas do mundo graças aos investimentos em tecnologia e recursos humanos, a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) tem 905 quilômetros de extensão e transporta cerca de 40% de toda carga ferroviária do país. Por ela circulam pelo menos 60 tipos de produtos, como minério de ferro, aço, soja, carvão, calcário, entre outros.
Além de operar no transporte de cargas, pela EFVM passa o único trem de passageiros do Brasil que percorre longas distâncias diariamente. Durante o percurso, o passageiro tem à disposição belas paisagens, história, comodidade e segurança. Com o passar dos anos, as operações da EFVM foram modernizadas para aumentar a eficiência, a capacidade, a produtividade e a segurança, essa última trabalhada pela Vale por meio de ações de conscientização realizadas junto às comunidades situadas ao longo da ferrovia durante todo o ano.

Blitzen educativas em passagens em nível (locais onde há cruzamento entre a ferrovia e as estradas), divulgação de dicas de segurança em rádios e jornais, visitas de autoescolas às áreas da Vale e jogos educativos nas comunidades fazem parte das atividades. Além disso, empregados da mineradora que atuam na operação ferroviária realizam palestras mensais em escolas de primeiro e segundo graus situadas ao longo do trecho com o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre a importância da convivência segura e harmônica com a ferrovia.