sábado, 27 de abril de 2013




MENSAGEM DE  SALVAÇÃO

Um momento com Deus

Ter um momento com Deus é experimentar uma relação de paz com ele. A nossa oração a Deus é um diálogo com alguém que nos ama, ajuda e que nos tem em alta consideração. Confiando no amor incondicional de Cristo, a nossa vida reassume o sentido original que, desde a eternidade, Deus estabeleceu para a nossa existência. Aproveite todas as oportunidades que você tiver para estar com Deus em oração. Assim você poderá se aproximar do seu Criador, experimentar o seu amor nas suas tristezas e aflições, e agradecer-lhe pelas incontáveis bênçãos que ele lhe concedeu.
Oração:
Senhor meu Deus, eu reconheço que sou pecador e estou verdadeiramente arrependido e imploro o teu perdão. Agradeço por teres enviado Jesus Cristo, que morreu por todos os meus pecados, e por causa disso tenho a certeza do perdão. Obrigado, amoroso Deus. Amém.
Fonte-  Hora Luterana
++++++++++++++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++

BAIXO  GUANDU ESTÁ  APTO PARA RECEBER O CREAS


Os municípios capixabas têm até o dia 24 de junho para apresentar projetos de construção de Centros de Referencia Especializado em Assistência Social (CREAS). O espaço, desenvolvido para acolher pessoas que tiveram seus direitos violados, como vitimas de violências, abandono entre outras, faz parte do Programa Estado Presente e do Programa Capixaba de Redução da Pobreza – Incluir.
Os municípios devem cadastrar suas propostas no portal de convênios do Governo do Espírito Santo – SIGA (www.convenios.es.gov.br), respeitando os critérios de possuírem terreno próprio, não terem CREAS funcionando em sede própria, não possuírem convênios federal, estadual ou municipal com a mesma finalidade, e ainda possuir em funcionamento no mínimo o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) registrados no Censo SUAS 2012, com equipe técnica específica para cada serviço.
É nos CREAS que famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, com direitos violados ou ameaçados, como vítimas de violência física ou psicológica, abuso ou exploração sexual; abandono, rompimento ou fragilização de vínculos ou afastamento do convívio familiar recebem atendimento socioassistencial.
Atualmente, no Espírito Santo existem 49 CREAS funcionando em sede alugada, o que gera um atendimento mensal aproximado de 5.454 indivíduos e suas famílias.  Os municípios de Aracruz, Guaçuí, Nova Venécia e São Mateus já estão com seus processos de construção em andamento.
Para maiores informações, o contato deve ser feito pelos telefones (27) 3636-6844/3636-6842/3636-6843/3636-6846 ou pelo e-mail pse@seadh.es.gov.br
Municípios aptos a apresentarem proposta
Afonso Cláudio, Alto Rio Novo, Anchieta, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Fundão, Guarapari, Governador Linbenberg, Iconha, Itaguaçu, Itapemirim, João Neiva, Marataízes, Montanha, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Mucurici, Muqui, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São José do Calçado, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.


 +++++
                HUMOR
Minha esposa e eu sempre andamos de mãos dadas. É que, se eu soltar, ela vai às compras. 
---
Ela tem um liquidificador elétrico, uma torradeira elétrica, e uma máquina de fazer pão elétrica. 
Então ela disse: 'Nós temos muitos aparelhos, mas não temos lugar pra sentar'. Daí comprei pra ela uma cadeira elétrica. 
------
Eu me casei com a 'Sra. Certa'. Só não sabia que o primeiro nome dela era 'Sempre'.. 
-------
Já faz 18 meses que não falo com minha esposa. É que não gosto de interrompê-la. Mas tenho que admitir, a nossa última briga foi culpa minha. 
Ela perguntou: 'O que tem na TV?' E eu disse 'Poeira'. 
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
      SAÚDE
 Após reunião no Palácio do Planalto, o governo chegou a um consenso e fechou questão em relação à internação compulsória de usuários de drogas, chamada de "involuntária". No encontro, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, disse que o governo quer dar uma resposta à sociedade quanto ao "grave problema" das drogas. A internação deverá ser permitida em todo o País, desde que seja feita com a família pedindo e o médico determinando a internação. Em caso de ausência absoluta de um familiar, a internação involuntária poderá ser feita por pedido de um agente público vinculado ao sistema de saúde ou sistema de proteção social.
+++++++   
POLÍTICA


Terminou nesta quinta-feira (25) o prazo para que eleitores que não votaram nas três últimas eleições e não justificaram a ausência regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. Muitos não apareceram e, só no Espírito Santo, pelo menos 32,2 mil documentos foram cancelados. De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), apenas 2.673 capixabas procuraram os cartórios, o que representa um percentual de 7,5% eleitores em situação irregular. O prazo não foi prorrogado e agora quem quiser participar das próximas eleições vai ter que procurar os cartórios a partir do dia 13 de maio para se regularizar e receber outro documento.
Fonte- Política  Capixaba
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

 +++++
    POLÍCIA

Apreendidas duas toneladas de mercadorias impróprias ao consumo em Nova Venécia

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Nova Venécia, em parceria com a Vigilância Sanitária  Municipal, realizou, nas últimas três semanas, uma operação fiscalizatória de carne clandestina e produtos impróprios para o consumo no Município de Nova Venécia. A operação resultou na apreensão de cerca de duas toneladas de produtos vencidos e impróprios para o consumo (carnes, laticínios e etc) em quatro estabelecimentos fiscalizados.

As mercadorias tinham várias irregularidades, tais como acondicionamento em local sem o mínimo padrão de higiene (inclusive com insetos sobre os produtos); prazo de validade vencido e ausência de identificação de procedência. Foram autuados os quatro estabelecimentos e os responsáveis presos em flagrante pela prática do crime previsto no art. 7, inciso 9 da Lei 8137/90.

A operação teve início por conta de uma série de denúncias de pessoas que foram atendidas com sintomas de intoxicação, por consumo de produtos impróprios, nos hospitais e postos de saúde da região. Toda a mercadoria apreendida foi destruída. Os estabelecimentos foram autuados. O MPES informa que as ações terão prosseguimento, com vistas a erradicar o abate ilegal de animais e verificar as condições de higiene e armazenamento de produtos alimentares, para a proteção e segurança alimentar da população.

Fonte- Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES)
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

+++++  
       SAÚDE
Doença silenciosa, hipertensão é principal causa de AVC e enfarto
·         A hipertensão arterial, condição que se caracteriza pelo aumento da pressão sanguínea noorganismo, é uma das principais causas de enfarto e acidente vascular cerebral (AVC). Embora, emmuitos casos, possa ser tratada apenas com a adoção de hábitos saudáveis, a doença é silenciosa esó se manifesta associada a quadros mais graves. Por isso, nesta sexta-feira (26), Dia Nacional dePrevenção e Controle da Hipertensão, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta para adetecção precoce.
·         Não  dados concretos sobre sua prevalência na população brasileira justamente pela característicaassintomática. A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) estima que 01 em cada 03 brasileirostenha a doença, “sobretudo se levarmos em consideração os idosos com 60 anos ou mais”,completa o cardiologista da Sesa, Edílson de Castro Araújo. Em 2012, a pressão alta causou 3.282internações na Rede SUS no Espírito Santo. 

·         “Ela costuma ser silenciosa e não dar sintomas. Alguns pacientes podem apresentar dor de cabeça e taquicardia (batimento cardíaco acelerado), mas a maioria não tem sintoma. Por isso temos medir nossa pressão com frequência. Os idosos com fatores de risco associados devem fazer isso a cada três meses. Quem é jovem assintomático, uma vez por ano” orienta o médico.

·         A aferição deve seguir algumas regras. “O ideal é que o paciente fique em um ambiente tranquilo, pelo menos cinco minutos sentado para que seja medida a pressão no antebraço e com aparelho adequado – caso contrário, o resultado pode sofrer interferências. Para fechar o diagnóstico, deve-se repetir o processo duas vezes, geralmente em dias diferentes. A pressão é considerada alta quando o resultado fica acima de 14/08”, explica Edílson. 

·         Causas e tratamento

·         As causas da hipertensão são multifatoriais. Um dos fatores de risco mais comuns é a idade – quanto mais velho, maior a probabilidade de desenvolvê-la. “Mas há ainda o sedentarismo,obesidade, tabagismo, diabetes e a dislipidemia (conjunto de alteração de colesterol e triglicerídeos). Nos jovens, a doença costuma estar relacionada a causas secundárias, pode ser um problema renal”, exemplifica o cardiologista. 

·         Por isso, muitas vezes a pressão alta ser evitada ou controlada adotando-se hábitos de vida saudáveis. “Durante o tratamento o paciente tem que controlar a dieta, evitando ingerir sal - consumir no máximo quatro gramas por dia, o que dá uma colher rasa de chá. Há ainda os exercícios físicos aeróbicos – que fazem transpirar -, como natação, hidroginástica, bicicleta. Em alguns casos é necessário usar medicamentos”, salienta o médico.   

Embora simples, Edílson afirma que o tratamento tem baixa adesão. “Como é um doença geral assintomática, os pacientes acabam esquecendo de tomar o remédio ou então reclamam de supostos efeitos colaterais”. Entretanto, o médico alerta. “No longo prazo, a hipertensão é a maior causa de AVC, enfarto agudo do miocárdio e insuficiência renal. Por isso, prevenir ou tratar ainda no início é de suma importância”, conclui.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Sesa Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira Texto: Marcos Bonn 
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

======
POLÍCIA
MPF denuncia falso juiz que enganou 118 pessoas no Espírito Santo
Pedro Paulo da Silva é acusado de praticar crime de estelionato por 121 vezes, além de falsificar documento público
O Ministério Público Federal em Cachoeiro de Itapemirim denunciou Pedro Paulo da Silva, 44 anos, por enganar 118 pessoas em Ibatiba, Sul do Espírito Santo. O denunciado instalou no município o que denominou de “Tribunal de Justiça Arbitral de Direito Federal do Brasil" e se passava falsamente por juiz. Somente entre junho e setembro de 2009, ele praticou o crime de estelionato por 121 vezes.
Além disso, no mesmo período, o denunciado fez uso, por 329 vezes, do brasão da República falsificado – todos colocados nas capas dos processos apreendidos em seu poder. Também fez uso indevido, por 33 vezes, do brasão da República verdadeiro, em proveito próprio, ao utilizá-lo na capa de envelopes. Em cada um deles havia um contrato de prestação de serviço, celebrado entre o denunciado e diversos credores locais, prevendo o pagamento de 10% e 30% dos valores das dívidas, a título de custas e de honorários, respectivamente. Não satisfeito com a vantagem, o denunciado cobrava honorários também dos devedores. O total de lucro indevido - desconsiderados os contratos que não especificavam valores – ultrapassa R$ 150 mil, valor ainda não atualizado.
Denúncia. Segundo as apurações do MPF/ES, com um discurso enganoso, empregado em conjunto com a utilização de toda a estrutura falsamente montada do “Tribunal Arbitral”, Pedro Paulo, em expediente ilegal e fraudulento de cobrança, induziu 118 pessoas a acreditarem que estariam obrigadas não apenas a se submeterem à arbitragem, como a firmarem acordos de pagamentos de dívidas contraídas no comércio local.
O denunciado fazia as vítimas acreditarem que era detentor de poder estatal, a ponto de obrigá-las a se submeter às determinações dele. As “intimações” eram feitas por carta, como num processo oficial. Mas, diversamente do que ocorre em um tribunal arbitral legítimo, o falso juiz pactuava seus serviços apenas com os credores. Para constranger os devedores a cumprirem suas decisões, o denunciado ameaçava-os com a possibilidade de perda de seus bens, entre outras arbitrariedades.
O MPF entende que as condutas do denunciado se adequam aos tipos penais previstos nos artigos 171 (estelionato) e 296 (falsificação de selo ou sinal público), do Código Penal Brasileiro. Se for condenado, o acusado pode pegar mais de oito anos de reclusão, além de multa, somente pelo estelionato.
O processo pode ser acompanhado no site da Justiça Federal (www.jfes.jus.br) pelo número 0001552-51.2001.4.02.5002.


-- 

Assessoria de Comunicação 
Procuradoria da República no Espírito Santo
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++