terça-feira, 9 de abril de 2013


Jornal O Regional
Filiado ao SINDJORES
Ano XXVII - Nº 406
2ª Quinzena de Março de 2013
1ª Quinzena  de  Abril/2013
Edição de 18 páginas - R$ 0,90
Baixo Guandu - Espírito Santo

Título-
Babado Novo é atração na festa de Baixo Guandu

Baixo Guandu completa 78 anos de emancipação política no dia 10 de abril, mas o feriado da cidade será no dia 12 de abril, sexta-feira. Para comemorar a data, a Prefeitura preparou várias atrações, que vão desde show gospel, passando por dança cultural e atração nacional.  Também no dia 10 de abril, o prefeito Neto Barros chega aos 100 primeiros dias de sua administração.
As atrações serão: Abertura no dia 12 com a Lira Guanduense e show Gospel com Davi Sacer; Dia 13, no sábado, Banda Garagem e o Show da banda Babado Novo; Dia 18, Dança cultural Pomerana. Já no dia 20, acontece o encerramento da etapa Mundial de Parapente. Os festejos serão no Campo do Ginásio Brasil, com entrada de 02 kilos de alimentos não-perecíveis nos dias 12 e 13.


Anúncio-
Coopeavi- 

 ]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]] 



O Regional-  --   -OPINIÃO-  Página 02
Título-
DALMON

Título-
PALANQUE
PSDB DE BAIXO GUANDU TERÁ NOVO COMANDO
Os tucanos de Baixo Guandu estão se organizando. Mesmo sendo o partido do ex-prefeito Lastênio Cardoso, o PSDB não teve nenhum candidato a vereador no ano passado. Seria por falta de filiados?
Mas para este ano, o PSDB deve se reestruturar. Para isto, o ex-secretário M. de Agricultura Josmar Gobbo, que é do PSB, vai sair do seu atual partido e ir para o ninho tucano, onde irá assumir a presidência da legenda. No próximo ano, com certeza o partido estará apoiando a reeleição do deputado Federal César Colnago.
VEREADOR VAI APOIAR DA VITÓRIA
O vereador Fabiano da Farmácia (PR) manifestou, na semana passada, que irá apoiar para deputado Estadual, o atual deputado, Da Vitória (PDT) e para deputado Federal, Vandinho Leite (PR).  Segundo Fabiano, são duas lideranças que o tem apoiado em seus pleitos.
P.A. ESTEVE EM BAIXO GUANDU
Coincidência ou não, estiveram no mesmo final de semana, em Baixo Guandu, o Senador Magno Malta e o seu suplente Paulo Antenor (P.A.). O Senador visitou a Comunidade de Ciganos e P.A. visitou a sua família. Segundo fontes, os dois não se encontraram. Estariam com as relações políticas estremecidas.
O CAMPEÃO EM FALTAS
Levantamento feito na Câmara Federal, em Brasília, verificou que o deputado Lelo Coimbra (PMDB) foi o campeão em faltas nas sessões entre os anos 2011 e 2012. Já o menos faltoso foi o deputado Manato (PDT).  Manato não teve nenhuma falta entre 2011/2012.
FOLETTO DERROTADO
O deputado Federal Paulo Foletto perdeu.  Ele foi derrotado na eleição da diretoria da Unimed. A sua chapa teve 80 votos, enquanto que a chapa vitoriosa obteve 182 votos. Foletto é médico em Colatina.


Título-
PARTICIPAÇÃO
RIQUEZA NATURAL: A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA

Comemoramos o dia mundial da água com falta d’água em muitas regiões de Minas Gerais. O Norte de Minas já está sinalizando com racionamento no inicio do período seco, ou seja, a expectativa para meados do ano até outubro/novembro são as piores possíveis. As águas do período chuvoso que deveriam ser armazenadas para suprimento no período seco não  vieram, desta forma, o planejamento de racionamento está sendo realizado desde já, mesmo com a existência ainda, de alguma água armazenada.  Na região Leste e Nordeste de Minas a situação não difere muito, apesar de ter caído um pouco mais de água. No ano passado, em todos os meses, os índices de chuva ficaram abaixo da média histórica da região, fato que já se repete há alguns anos. Começamos 2013 com veranicos (períodos secos que surgem durante o período chuvoso) em fevereiro. Enquanto isto, massas de umidade continuam a castigar o Rio de Janeiro, mais precisamente em Petrópolis onde foi registrado mais de 400 milímetros de chuva em menos de 24 horas, evento que já tirou a vida de mais de 30 pessoas. Podemos verificar que o problema não está na falta das chuvas mas na sua distribuição.  Não podemos afirmar ou culpar as mudanças climáticas quando alguns eventos ocorrem esporadicamente, mas quando ocorrem com certa freqüência às coisas mudam assim como as suas interpretações. Na prática estamos alterando todo o ciclo hidrológico do planeta e os ciclos locais. Desmatamentos, solos erodidos, assoreamento de rios, esgotos despejados nos cursos de água, tudo contribui para alterar este ciclo e consequentemente, todo o clima de uma região. No Médio Rio Doce a desertificação já é uma realidade. As cianobactérias comprometendo a qualidade da água tratada também. Ainda bem que elas ainda não começam a produzir toxinas, mas estamos a um passo disto acontecer e quando acontecer irá realmente comprometer o abastecimento das cidades, isto se os nossos rios não secarem antes ou virarem enormes valões de esgoto a céu aberto. No período seco, em determinadas áreas da bacia, já é possível atravessar o Rio Doce andando. Os governos Federal e Estadual  devem aplicar a lei e cobrar de forma mais enérgica, principalmente dos municípios de maior porte o tratamento de seu esgoto  e o destino adequado de seus resíduos.  Infelizmente a falta de compromisso impera nas gestões municipais, afinal, o cargo é temporário, de quatro ou oito anos, empurrando com a barriga todos estes passivos para a próxima gestão resolver ou empurrar também para frente.





Título-
MOMENTO

A INTIMIDADE COM DEUS

por Rev. Ângelo Vieira da Silva

 

Muito se fala nas igrejas sobre a importância da intimidade com Deus e são muitos os sentidos apresentados. Destarte, a intimidade com Deus que pretendo abordar nesta reflexão não é aquela ladeada de expressões ou palavras de efeito (como glória a Deus, Aleluia, etc... palavras genuínas, deve-se ressaltar). Muito menos a apresentação de um suposto êxtase espiritual, mediante dons extraordinários (que creio existirem, devo ressaltar). Também não pode ser percebido no conhecimento da Bíblia como literatura ou o espiritualismo secular ou pluralista.
Ao contrário destes conceitos, deve-se pensar em uma intimidade genuína, espiritual, sim, todavia, centrada na Palavra de Deus. Como luz para nossos pés envoltos em trevas, a Bíblia pode guiar qualquer homem e mulher à intimidade com o Criador. Antes de tudo, porém, deve-se reconhecer que intimidade é relacionamento, é relacionamento entre pessoas chegadas entre si, isto é, aqui, entre Deus e cada um de nós. É justamente esta intimidade que abençoa a Igreja e que se necessita avaliar dia-a-dia.
Dito isto, leia o Salmo 25.14: “A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança”. É possível extrair desse único verso das Escrituras Sagradas, pelo menos, dois presupostos fundamentais sobre a intimidade com Deus. Uma envolve a realização e a outra estabelece o resultado dessa intimidade. O conhecimento destas verdades nos aproxima ainda mais do Senhor nosso Deus.
Como a intimidade com Deus se torna realidade? O texto explica: “a intimidade do SENHOR é para os que o temem...”. Sabemos que o temor do Senhor é o princípio da Sabedoria. Precisamos, agora, compreender que o temor do Senhor também é a base da concretização da intimidade, isto é, de sua realização. Deus não se relaciona intimimamente com o perverso, mas com os seus filhos: “porque o SENHOR abomina o perverso, mas aos retos trata com intimidade” (Pv 3.32).
O que resulta de nossa intimidade com Deus? O salmista declara ainda: “...aos quais ele dará a conhecer a sua aliança”. A intimidade com Deus tem um resultado maravilhoso. Ele se revela. Dá a conhecer a sua aliança, seus propósitos, seus planos. Há uma privilégio aqui, o que me faz lembrar de Mt 13.11: “Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido”.
Portanto, entre a realização e o resultado da intimidade precisamos apresentar nossas vidas ao Senhor, se somos achegados a Ele: “Porque, se diligentemente guardardes todos estes mandamentos que vos ordeno para os guardardes, amando o SENHOR, vosso Deus, andando em todos os seus caminhos, e a ele vos achegardes, 23 o SENHOR desapossará todas estas nações, e possuireis nações maiores e mais poderosas do que vós” (Dt 11.22-23).

*
*Rev. Ângelo Vieira da Silva
Pastor da 1ª Igreja Presbiteriana de Resplendor







Título-
Expediente
JORNAL  O REGIONAL
UMA  PUBLICAÇÃO DA  GUANDU PUBLICAÇÕES  LTDA
BAIXO GUANDU/ES
TEL.  27.9957.5198
FILIADO  AO  SINDJORES
DIRETOR  RESPONSÁVEL-  WANDERLEI  SCHULZ
26  ANOS  DE  MUITA  NOTÍCIA


]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]
O Regional-                            -  -POLÍTICA-  Página  03
Título-
PR terá candidato a deputado estadual em Baixo Guandu
  - Senador Magno Malta visita Baixo Guandu-

                       Texto- Wanderlei Schulz
Foto 1 – Vereador Fabiano da Farmácia e o Senador Magno Malta


Quem esteve em Baixo Guandu foi o Senador Magno Malta (PR). Como de costume, quando vem na cidade, ele ficou a maior parte do seu tempo na Comunidade dos Ciganos, permanecendo lá até a uma hora da madrugada. Ao lado do Sr. Geraldo Pedrosa, e dos vereadores Lucas Cigano e Fabiano da Farmácia, ambos do PR. O Senador é amigo dos ciganos de Baixo Guandu.
O Senador Magno Malta, segundo informações, teria dito na reunião que estaria disposto a disputar o Governo do Estado no próximo ano. Ele ficou feliz ao ver o resultado de uma pesquisa feita no estado, colocando-o em segundo lugar. Numa boa posição, mesmo não tendo manifestado opinião pública, se é ou não candidato. Hoje, ele seria o único candidato apresentado que seria oposição na disputa pelo Palácio Anchieta.
Sobre o PR de Baixo Guandu, Magno Malta disse que o partido terá um candidato a Deputado Estadual do município. E poderá ser um dos seguintes nomes: Vereador Fabiano da Farmácia, Vereador Lucas Cigano, Secretário de Esportes Wilton Minarine ou o ex-vereador Tim da Agro-Rancho.

Título-
Eleição no bairro São José tem 03 candidatos
Uma disputada acirrada aconteceu na Associação dos Moradores do bairro São José. Mais de 300 moradores foram votar em uma das 03 chapas que disputaram os rumos da entidade.
O candidato vencedor foi Jean do SAAE, que teve o apoio do ex-vereador Tim Andreatta. Em segundo lugar ficou Bruno, filho do Belti do bar, e em 3º lugar Jiló Pedreiro.
Título-
Funcionários  em  dia
  Nestes  03  primeiros  meses, do  mandato do  prefeito Neto Barros, o pagamento dos  funcionários  tem sido  feito em  dia, aliás  até  antes  do último  dia  do mês. O  pagamento de  março, estava  disponível  nos  bancos  no dia  28.
  Enquanto  isto, vários funcionários  de  cargos  de  confiança do  ex-prefeito  Lastênio Cardoso, não receberam os  seus  pagamentos, cujo  o  vencimento foi  dia  31  de  dezembro.
Título-
Candidatos  a  deputado na  região
Foto- Miro  Vilarim
   Já   se  planejado as  eleições  de  2014  pelos  partidos, na  região começam a  surgir os  pretendentes  a  disputar  uma  das  30 vagas  na  Assembléia  Legislativa. Em Baixo Guandu, o deputado  Dary  Pagung  do  PRP, poderá  disputar a  reeleição caso não seja  escolhido Conselheiro do Tribunal de  Contas, também existe  a  possibilidade  dos  vereadores: Vinícius  Gobbo, Juscelino Henck, Lucas  Cigano, Fabiano da  Farmácia, do ex-candidato a  prefeito Dr. Eraldo Trevisani, do  empresário  Wallace  Stinguel e  o  vice-prefeito Eloy  Júnior.
   Enquanto isto, no vizinho  município de  Itaguaçu, o  ex-vereador  Miro  Vilarim  (PTdoB),  está  sendo sondado  para  disputar a  eleição de  Deputado Estadual. Ele  perdeu a  eleição por  uma  diferença  de  pouco mais  de  200  votos  para  prefeito e  o  seu partido  mesmo tendo  o menor  número de  candidatos  a  vereadores (13), elegeu  dois, a  sua  esposa  Vânia  e  o cabeleleiro  Shell.
   Itaguaçu desde das  eleições  estaduais de  1990,  não elege  um deputado morador  na  cidade. Em 1990, o ex-prefeito Mário Sarnáglia (falecido), foi candidato a  Deputado Estadual pelo  PMDB, ficou  na  suplência, assumindo a  vaga  dois  anos  depois, com  a  eleição  do Deputado Estadual  Chico  Barros, que  venceu a  Prefeitura  de  Baixo Guandu em   1992, abrindo a  vaga  então  para  Mário Sarnáglia, que  era  o 1º  suplente  do  PMDB.
============================================== 


O Regional-  -        -  -SERVIÇO-  Página 04
Título-
Dicas de Concurso
Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG): o órgão já definiu que a organizadora que ficará responsável pela elaboração do  edital será a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), segundo publicação no diário do Estado. O documento já está em andamento e deve sair em breve. A oferta será de 46 vagas, sendo 16 distribuídas pelo nível médio e 30 para o nível superior, além de formação de cadastro de reserva. As oportunidades serão para técnico em educação e pesquisa em saúde e analista em educação e pesquisa em saúde, em diversas áreas.

Quem desejar concorrer as vagas de nível superior, precisa ter como requisitos pós-graduação e mestrado. Os aprovados terão vencimentos que irão variar de R$825,15 a R$3.963,91, para carga de trabalho de 40 horas semanais. A contratação será pelo regime estatutário, que garante a estabilidade. O concurso terá prazo de validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, o que permite a chamada de mais aprovados do banco de concursados.

Concurso anterior - A última seleção para a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, realizada em 2008, ofereceu 38 oportunidades de níveis médio (7) e superior (31), para técnico em educação e pesquisa em saúde, de nível médio, analista em educação e pesquisa em saúde, em áreas de Comunicação Social (Jornalismo ou Publicidade/Propaganda ou Relações Públicas); Direito; Odontologia; Ciências Contábeis; Educação e Pesquisa em Saúde; entre outras; de nível superior na área com pós-graduação e mestrado, dependendo da função. Os aprovados receberam vencimentos de R$680,40 a R$4.085,66, para carga de trabalho de 40 horas semanais. A contratação foi pelo regime estatutário, que garante a estabilidade. O prazo de validade do concurso foi de um ano.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, com 40 questões de Conhecimentos Gerais, sendo dez de Lingua Portuguesa, 20 de Políticas Públicas de Educação e Saúde e dez de noções de Direito Administrativo e Constitucional (para técnico em educação e pesquisa em saúde pública); e 45 para analista em educação e pesquisa em saúde, sendo 10 de Língua Portuguesa, 25 de Políticas Públicas de Educação e Saúde e 10 de noções de Direito Administrativo e Constitucional.

Os concorrentes ao cargo de nível superior passaram por prova dissertativa de Conhecimentos Específicos (segunda etapa). Para conseguir a aprovação, os participantes tinham que alcançar 35 pontos nos exames de técnico e 40 nos de analista. Os inscritos passaram ainda, por redação e avaliação de títulos.  Os aprovados foram lotados em Belo Horizonte.


BANCO  DO BRASIL:Uma das melhores oportunidades de emprego no nível médio, atualmente, cujas inscrições estão abertas. A seleção é para formação de cadastro de reserva de escriturário, cargo de ingresso no banco. A remuneração inicial é de R$2.732,04, incluindo R$1.892 de salário, R$472,12 de auxílio-refeição e R$367,92 de cesta-alimentação, para jornada de trabalho de 30 horas semanais. As inscrições são recebidas até o dia 12 de abril, no site da Fundação Carlos Chagas (FCC), organizadora do concurso.. É preciso pagar uma taxa, de R$40, até o dia 12de  abril.
 
Os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e parte do Amazonas, Rio de  Janeiro e  Santa Catarina também fazem parte da seleção. O prazo de validade do concurso é de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. Crescimento profissional - Os benefícios oferecidos pelo BB são os principais atrativos do concurso. Alguns deles são participação nos lucros, plano de saúde extensivo aos dependentes, plano de previdência, auxílio-creche e auxílio para portadores de deficiência. O diferencial da empresa é a possibilidade de ascensão profissional. O ingresso no banco é como escriturário, mas é possível galgar novas funções, por conta de um bom desempenho e de meritocracia.

Para ajudar na ascensão profissional, a filosofia do BB é apresentar as ferramentas necessárias para que o funcionário cresça e se desenvolva, conforme informou recentemente o diretor de Gestão de Pessoas do banco, Carlos Netto. “Quando a gente constrói um plano de carreiras junto com a pessoa, há a possibilidade de construir uma relação mais saudável da empresa com o profissional. A construção de um plano de carreiras é uma via de mão dupla, e nós fazemos de tudo para que isso aconteça”, disse. No primeiro semestre de 2012, por exemplo, 1.400 funcionários receberam bolsas de graduação, mil de pós e 800 de idiomas. No primeiro trimestre do ano passado, 8.325 pessoas ascenderam profissionalmente, incluindo 5.900 escriturários que se tornaram caixas executivos. A média de aumento salarial foi em torno de 51,5%, segundo Netto.

Serviço

Inscrições online: www.concursosfcc.com.br

Quatro horas e meia para fazer prova, incluindo redação
A avaliação para o Banco do Brasil (BB) será através de prova objetiva e redação, aplicadas no dia 26 de maio, em um único turno, ainda não definido. O prazo será de quatro horas e meia. Os candidatos farão 60 questões de múltipla escolha, sendo 30 de Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático e Atualidades do Mercado Financeiro) e 30 de Específicos (com conteúdos de Cultura Organizacional, Técnica de Vendas, Atendimento, Domínio Produtivo da Informática e Conhecimentos Bancários).

O concorrente considerado aprovado deverá acertar 30% de Conhecimentos Básicos, ou seja, nove questões; 30% de Conhecimentos Específicos, que também correspondem a nove questões; e 40% do total de provas, o que representa 24 questões. Serão corrigidas as redações dos 7.900 participantes mais bem classificados na prova objetiva, sendo 2.600 no Rio de Janeiro. Nesse caso, para ser aprovado, é preciso obter, pelo menos, 50 dos 100 pontos totais. Embora a seleção seja para cadastro de reserva, o banco estabelece um limite na quantidade de aprovados que poderão ser convocados. Portanto, o BB poderá fazer 3.950 contratações por meio deste concurso (incluindo os empates), sendo 1.300 no Rio de Janeiro.

A expectativa é que sejam chamados muitos aprovados no estado, já que é uma localidade estratégica para expansão de atuação da empresa. Os principais motivos desse investimento são os eventos que o Rio sediará nos próximos anos, como Copa do Mundo e as Olimpíadas, conforme observou recentemente o diretor de Gestão de Pessoas do BB, Carlos Netto. “Nós percebemos o crescimento econômico do Rio de Janeiro. Isso vai abrir muitas novas frentes de trabalho na cidade, e os cariocas devem aguardar essas possibilidades”, afirmou. 


 SECRETARIA DE JUSTIÇA  DO ES: Estão abertas as inscrições do processo seletivo simplificado para a Secretaria do Estado da Justiça do Espírito Santo (Sejus) que visa a contratação temporária de instrutor de confecção de bolas e redes, instrutor de confecção de camisetas e gerentes de produção, para execução do programa Pintando a Liberdade do ministério do esporte, nas penitenciárias de Vila Velha I e III. A oferta é de cinco vagas, distribuídas pelos níveis fundamental e médio.
Para participar, além da escolaridade é exigido também Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria B, para gerente de produção, e ser egresso do sistema penitenciário, para os demais cargos. Os salários são de R$1.500 para gerente de produção e 2 mil para instrutor. A carga de trabalho é de 40 horas semanais. A seleção terá validade de oito meses podendo ser prorrogada uma vez pelo mesmo período.
As inscrições deverão ser realizadas até o dia 8 de abril. É preciso enviar os documentos exigidos no edital junto do requerimento de inscrição, disponível no site da Sejus, para a comissão do processo seletivo, via Correios. Os inscritos serão avaliados por etapa única: análise de títulos de formação e experiência profissional. O resultado será divulgado oportunamente.
Inscrição: Diresp/Sejus, Av. Governador Bley, 236, Ed. Fábio Ruschi, 7º andar, Centro, Vitória, ES.

Título-
Opinião Livre
     Fora, Renan
                *Mauro Bomfim

A rede social lançou o Fora, Renan! São mais de um milhão de assinaturas contra o atual presidente do Senado. A rede social não tem comando, não tem sistematização, não tem político liderando ou querendo aparecer como papagaio de pirata. Silenciosa, por si só, mobiliza e galvaniza.
Renan Calheiros, sentado na cadeira de presidente do Senado, outrora já disse que para tirá-lo do cargo “terão que sujar as mãos”. O Senado está tão sujo quanto nos tempos de Calígula, o depravado e louco imperador romano que nomeou o seu cavalo Incitatus como senador.
Hércules, o herói mitológico grego, entre os doze trabalhos que teria que cumprir para merecer a proteção de Zeus no Olimpo, foi obrigado a limpar as estrebarias do Rei Áugias, emporcalhadas pelo estrume de milhares de cavalos. Quem será o nosso Hércules do Senado para sujar as mãos e tirar o “Rei Nan” do trono lambuzado de corrupção?
Num passado não muito remoto, Renan foi acusado de corrupção e julgado pelos seus pares em escatológica votação secreta. É claro que o Plenário o absolveu. E agora volta a presidir o Senado, uma casa luxuosa do sistema bicameral já caduco e que é uma grande apologia da inocuidade. O Senado vai do nada para lugar nenhum. A Câmara dos Deputados já exerce esse mesmo papel com 513 parlamentares. Os 81 senadores e milhares de assessores acabam custando 1 bilhão 400 milhões por ano aos cofres públicos.
Renan sempre joga suas cartas confiando nos subterrâneos das cavernas da pornô-política brasileira, em cujos labirintos se escondem Minotauros dos cofres públicos.  Nos esgotos das vaidades humanas e na ascensão de Renan ao cargo mais alto do Senado, Brasília pode ser considerada uma Ilha de Creta dos novos tempos.
Espera-se com o movimento Fora Renan que a sociedade reencontre seu fio de Ariadne, que possa livrá-la das garras dos Minotauros devoradores da ética e engolidores de propinas às custas do  Tesouro. Mas , infelizmente, a impunidade política vem triunfando.
Para se ter uma idéia entre os membros da Comissão de Constituição e Justiça, estão o Deputado José Guimarães, aquele dos dólares na cueca, irmão de José Genoíno e o Deputado João Paulo Cunha, condenado no mensalão. O ex-Presidente Collor, afastado do cargo por corrupção, é membro da comissão de ética do Senado.
O povo brasileiro, diante de tanta corrupção e impunidade, se sente como o herói mitológico grego Ulysses na barca de Caronte, perdido nos labirintos abissais das sombras do Hades. Reencontrar a ética perdida parece tão difícil como Ulysses conquistar a preferência de Minerva e reencontrar, afinal, o amor disputado de Helena de Tróia.
Espera-se que o Movimento Fora Renan adquira a força devoradora de um novo Minotauro, uma espécie de monstro do bem que deveria vigiar a ética no Senado com a mesma fúria com a qual Cérbero, o cão mitológico de três cabeças, vigiava as portas do inferno.
_______________________________________________________
*Advogado e cronista – maurobomfim@maurobomfim.com.br
Anúncios-
Farmácia  Guandu
Agência  Ekatazar


  =====================================
O Regional- -  -ESPORTE/POLÍCIA- Página 05
Título-
Mais um torneio de xadrez
Foto-
Foto-

Resultado final do 3º Mendonça’s Open de Xadrez. CAMPEÃO: ODAIR MARTINS (Tricampeão), VICE: DR. Osvaldo Caballero, 3º lugar:  Gil Carlos Schulz, 4º lugar: Robson Quimquim (São Gabriel da Palha), 5º lugar: Auro, 6º lugar: Natan Peixoto, 7º lugar:  Manoel Paiva, 8º lugar: Jerrry Adriany Leite, 9º lugar: Rogério Schulz, 10º lugar: Luan Nunes (BH), 11º lugar: Anderson Tirisa, 12º lugar: Edmilson Camuzzi, 13º lugar: Rodrigo do Valdec, 14º lugar: Gabriel Bertte, 15º lugar: Fábio Araújo (Farmácia Brasil), 16º lugar: César Dragão, 17º lugar: Enzo Schulz, 18º lugar: Guilherme Mendonça, 19º lugar: Gustavo Mendonça, 20º lugar: Ivan, 21º lugar: Lelei, 22º lugar: Marquinhos Santos.
CATEGORIA INFANTO JUVENIL
Campeão:  GABRIEL BERTTE, Vice:  Guilherme Mendonça.

Titulo-
Competição  internacional de  parapente  em  Baixo Guandu
Foto-


Anúncio-
Call  Consultoria  Ambiental






O Regional-   -2ª Quinzena  de  Março/2013- -CIDADE- Página 06
Título-
Ong Amigos da Pedra do Souza elege nova diretoria
Foto-   Vista  do  Rio Doce  e  Baixo Guandu. Foto  tirada  na Pedra  do  Souza.
A Ong Amigos da Pedra do Souza promove, no dia 10 de abril, reunião e eleição da nova diretoria. O encontro acontecerá no auditório do Círculo Operário, à  partir das 19 horas, e deverá contar com as presença do Deputado estadual  Da Vitória, Secretário E. de Esportes Vandinho Leite e provavelmente, do Vice-Governador Givaldo Vieira. O atual presidente da ONG é o secretário M. de Meio Ambiente professor Lourival Demuner. Carlos Show, um dos fundadores da Ong Amigos da Pedra do Souza está trabalhando para a realização da eleição e filiando novos sócios.
A Ong Amigos da Pedra do Souza é uma entidade sem fins lucrativos, que visa preservar o local. Muitas melhorias foram feitas, entre elas, a reconstrução da Capela e melhorias no acesso à pedra. Também já foram promovidos passeios ciclísticos com celebrações cristãs.

Título-
CDL Promove Show de Prêmios
Foto- Show com a dupla
O Clube de Diretores Lojistas – CDL, de Baixo Guandu, está realizando mais um show de prêmios para o Dia das Mães. O objetivo é valorizar o comércio local nesta data, que deve ser a maior em vendas depois do natal.
Um show  sertanejo .vai animar o evento, além dos brindes que serão sorteados. O CDL de Baixo Guandu é presidido pelo comerciante Marcos Antônio.
Título-
Escritório de Advocacia Completa 16 Anos
Foto - Equipe do escritório
O Escritório de Advocacia “Luz & Soares Advogados Associados” com sede no Município de Baixo Guandu e 16 anos de história, conquistou em 2012, pelo 11° ano consecutivo, o título RECALL de Melhor Escritório de Advocacia na Preferência dos Guanduenses, conforme pesquisa de Opinião Pública feita pela REALIZE COMUNICAÇÕES.
Dr. ALFREDO DA LUZ JÚNIOR e Dr. MARCIO ANTONIO RIBEIRO SOARES, advogados que iniciaram as atividades do escritório afirmaram que “a conquista representa o reconhecimento ao trabalho conjunto de nossa equipe, que sempre atuou com ética e responsabilidade junto a clientes e operadores do direito. Estamos muito felizes com a lembrança e agradecidos pela premiação recebida, mas cientes da responsabilidade em manter aquilo que foi arduamente conquistado”. Dentre os serviços prestados pelos profissionais do escritório estão causas trabalhistas, previdenciárias, tributárias, cíveis, penais, administrativas, ambientais e de interesse público.

  ==============================


O Regional-   -- -ESPECIAL BAIXO GUANDU- Página 07
Anúncios-
Casa Rossamann
Restaurante do Guzzo
Servindo a melhor comida caseira, com cardápio variado de 2ª à 6ª feira. Com aquele suco natural de graviola.
Restaurante Guzzo, em frente ao Banestes de Baixo Guandu
Uma tradição na cidade.

Dr. Ubirajara Viana

SAAE - ½  página

 ======================================
O Regional-   -- -ESPECIAL BAIXO GUANDU- Página 08
Inova
Tiaozinho
Sg  farma
Maxi
Açougue
FRAnquini
NH


---------------------------
O Regional-  --  ESPECIAL  BAIXO GUANDU- Página 09
Anúncio-
CÂMARA  MUNICIPAL DE  BAIXO GUANDU
“Numa cidade livre, a língua e o pensamento devem ser livres.”
Tibério Cláudio (
FOTo-  Sede  do Poder  Legislativo de  Baixo  Guandu

A  Câmara  Municipal de  Baixo Guandu, representada  pelos  seus  11  vereadores  une-se a  cada  guanduense  neste  momento de  comemoração de  seu aniversário de  Emancipação Política, para  agradecer  àqueles  que  marcaram  presença em nossa  história, na  construção de  um município progressista.
10  de  abril de  1935-  10 de  abril de  2013: 78 anos  de  história
A  Câmara  Municipal de  Baixo Guandu, tem  a  sua  finalidade  de: Legislar, Fiscalizar, Julgar, Adminbistrar os  seus  serviços  internos, etc.

Vereadores: 
Pedro  José  Matias de  Araújo- Presidente
Lucas Alves  Pedrosa- Vice Presidente
Joel Gonçalves da  Silva- Secretário
José Ricardo Paiva-  2º Secretário
Demais  Vereadores:
Carlos Benedito Bicalho
Geraldo Boone
Vinicius Dettoni Gobbo
Fabiano  Westphal
Juscelino Henck
Marcos  Humberto Stein Merlo
Romilson Araújo

 CÂMARA  MUNICIPAL DE  BAIXO GUANDU
Cumprimenta  a  cada  guanduense  em seu  aniversário de  Emanicipação  Política.
 ====================


O Regonal-   -ESPECIAL  BAIXO  GUANDU-  Página  10
Anúncios=
Farbem

Título-
Grupo EDP realiza soltura de peixes na Usina de Mascarenhas

A EDP no Brasil, empresa do Grupo EDP Energias de Portugal, realiza  a soltura de 50 mil alevinos e juvenis (filhotes de peixes) no Rio Doce, localizado em Mascarenhas (Baixo Guandu). Para essa ação, a EDP investiu em um estudo minucioso sobre alternativas de manejo do reforço pesqueiro, no qual foram propostas algumas ações, dentre elas a realização do procedimento de transposição manual de peixes, o monitoramento mensal da ictiofauna e o reforço do estoque pesqueiro com a soltura de espécies nativas.
Até dezembro deste ano, o Grupo EDP irá realizar a soltura de 150 mil alevinos na região. Desde 2011, já foram soltos 85 mil alevinos. A ação representa uma perspectiva socioambiental de recomposições de estoques de peixes e o restabelecimento de populações de espécies ameaçadas ou extintas.
“As espécies foram selecionadas em função dos resultados obtidos com o monitoramento ictiofaunístico realizado na região onde está instalada a Usina Hidrelétrica de Mascarenhas. Nas pesquisas realizadas, foram identificadas mais de 30 espécies nativas da bacia do Rio Doce, entretanto, sua utilização em projetos de reforço de estoque pesqueiro depende da existência e disponibilidade de tecnologias de reprodução induzida, aliada ao comportamento e hábito alimentar das espécies”, destaca o diretor de Operação e Manutenção da Geração do Grupo EDP, José Cherem Pinto.
Os peixes foram fornecidos por um laboratório especializado em reprodução induzida de espécies nativas. Espécies exóticas não são contempladas nas campanhas de soltura devido ao potencial impacto negativo destas para o ambiente.
A ação, precursora de uma série de outras que estão sendo adotadas na região, faz parte da política de sustentabilidade do Grupo EDP, que é publicamente reconhecida como modelo de referência no Brasil.

Anúncios
Exame
Comavel
Delícia  Caseira

 -------------------------------------------------
 ===================

O Regional-  --  ESPECIAL  BAIXO GUANDU- Página  11
Anúncio-
Agro-Mais

Mensagem pelo dia  de  Baixo Guandu
Vereadores........................
Vinicíus  Gobbo
Juscelino Henck
Bené
Marcos  Stein
Fabiano da  Farmácia
Romilson Araújo


O  Regional-  -ESPECIAL  BAIXO GUANDU  - Página 12
Belle
 -------
Vale 
½  página
===========================

O Regional-  -2ª Quinzena  de  Março/2013-  ESPECIAL  BAIXO GUANDU- Página  13
Título-
Baixo Guandu e sua História
    -78 Anos de Emancipação Política-
Foto-  Vista  parcial de  Baixo Guandu
No curso capixaba do rio houve três distritos, que se tornaram municípios: Linhares, Colatina e Baixo Guandu. Linhares, desde 28/08/1818, ainda parte do Município e Comarca de Santa Cruz, e que só galgou a posição de Municipio em 1833, a 2 ou 22 de Abril (conforme se interprete a validade do ato ou do fato). Seguiu-se-lhe o Guandu, que foi distrito a partir de 1891. Já Colatina, o mais novo dos três, o foi a partir de 09/12/1899, e adveio do antigo Arraial da Barra do Santa Maria do Rio Doce.
As datas acima mostram a ordem em que cada zona se povoou e teve as condições legais para se tomar distrito.
É evidente que nos valeremos da oportunidade para dizer que Linhares e Guandu, no isolamento em que se achavam na primeira década deste Século, carregaram cruzes idênticas: a 22 de FEVEREIRO de 1904, foram arrebatados de Linhares, e levados para Colatina, os arquivos e pertences da Câmara Municipal, na época a detentora dos dois poderes municipais. O erro, tolerado pelo Presidente Moniz Freire, só mais tarde foi legalizado. Quanto ao Guandu, perdeu ele a 14 de SETEMBRO daquele ano a sede distrital, transferida para a então projetada Vila Mascarenhas, que assim se transformou em distrito.
Da identidade dos dois procedimentos sobressai a convicção de que tudo fora bem premeditado. Os atos de cruel politicagem causaram menos dano pessoal àqueles a quem se desejou magoar (os dirigentes políticos locais), ferindo sobremodo à coletividade.
• Correios e Estafetas
Antes da Estrada de Ferro, as malas postais seguiam para Vitória, via Boa Família (Itaguaçu), Figueira de Santa Joana (Itarana), Santa Tereza, Santa Leopoldina e o Queimado (não existe mais), até alcançarem a Capital, donde, retornando, cada um em seu trecho, os portadores traziam correspondência e valores. A carga postal destinada a Afonso Cláudio vinha por esse caminho, e de Boa Família seguia ao destino por outro cavaleiro.
O "estafeta" (e chegamos a conhecer Virgínio Teixeira de Almeida e Guilhermino Leonardo dos Santos) recebia $20.000 (vinte mil reis) mensalmente para si e sua montaria, levando em sacos de boa lona (verde claro com listras amarelas), um de cada lado, à moda de alforges, a escassa a princípio e depois crescente correspondência.
Inaugurada a navegação a vapor em 1879, a situação melhorou, pela razão de também virem algumas malas postais por via marítima, deixadas em Regência, e daí a "Porto Final" e Guandu.
• Primeiro posto fiscal
Segundo o jornal "Estado do Espírito Santo de 13/07/1894;" o Tenente Coronel Augusto Calmon viajou para o Guandu a fim de acertar a instalação de um "Posto Fiscal" que foi criado em 10 do mês seguinte (diz o mesmo órgão). O "Posto" ficaria subordinado ao de Barra do Rio Doce, e nós, na juventude, conhecemos o encarregado, Sr. João do Pin Calmon, o ancião veterano da Guerra do Paraguai.
• Coletoria Estadual
Esta repartição arrecadadora de tributos estaduais foi instalada no Guandu em 1916. Inaugurou-a o linharense Augusto Rafael de Carvalho. Teve ela, posteriormente, os seguintes encarregados: Sertório Pereira Franco, Honorato Milagres Ferreira, Clemente Passos Martins, Wandevil Melo, Domingos Tiradentes, Sebastião Teixeira da Silva e outros.
• Núcleo Colonial "Afonso Pena"
Como que se tivesse havido o desejo de reparar a supressão do distrito de Baixo Guandu, o Presidente Henrique da Silva Coutinho criou a colônia em epígrafe, em 1905, compreendendo esta a área não legitimada do vale do Guandu, até os limites com o Município de Afonso Cláudio e com Minas Gerais. Repartida toda a porção em lotes, estes foram vendidos aos colonos italianos, franceses e espanhóis neles lotados. Foi esta a última leva de italianos deslocada para o Espírito Santo.
O escritório sede da direção do núcleo, em ampla planície na foz do Córrego Cangica, tomou-se um povoado, a que chamaram de Vila Afonso Pena, hoje Ibituba. Muito antes de estar em condições de acolher os futuros ocupantes, foi o núcleo transferido , em 1908, ao Governo Federal. E só em 1910 o "Diário da Manhã" - órgão oficial do Estado - de 26/06/1910, anunciou terem chegado a Vitória 183 imigrantes para a colonização tão anciosamente aguardada.
Acredita-se que o seu reduzido florescimento tenha, resultado de pelo menos três causas: - a má seleção de colonos; - a irregularidade pluviométrica da região, e os rigorosos dias soalheiros, que o europeu nem sempre suporta.
O abandono de algumas glebas pelos imigrantes, prova-o; no entanto, elas iam sendo pouco a pouco cultivadas por outras famílias, que as adquiriram dos primitivos donos ou da União, pagando-as, nesse caso também, em prestações. De qualquer modo, o Núcleo Afonso Pena constituiu a pedra angular do crescimento da zona. Emancipado 41 anos depois, o ex-núcleo colonial retomou ao domínio do Estado.

• A Estrada de Ferro Vitória/Minas •
A Ponte de Ferro em Baixo Guandu na época da Maria Fumaça
Em 1907, passam, diretamente para Natividade (Aimorés), os vagões de carga e carros de passageiros, deixando para trás o Guandu. Somente em 8 de abril de 1908 os guanduenses obtiveram um simples Ponto de Parada, sujeito às tarifas da estação anterior.
O fato aconteceu porque o povoado Guandu não era pelo menos sede de distrito. A estação, propriamente dita, com todos os requisitos, foi concluída e inaugurada em 1910.
• A Emancipação Política •
Segundo o livro do historiador Manoel Milagres Ferreira (já falecido) o distrito de Baixo Guandu foi instalado em 1891 e o primeiro serventuário da Justiça local foi Francisco Militão da Silveira. Nesta época, era grande a navegação pelo rio Doce, uma vez que não existiam estradas. Já existiam núcleos populacionais na região de Baixo Guandu, Aimorés, Mascarenhas, Lage e Figueira (Santa Joana).
Em 1904, a sede distrital foi transferida para a vila de Mascarenhas - especialmente em função do excelente porto ali existente - mas em 1915 retornou a Baixo Guandu. Em 1907, chegaram a vila de Baixo Guandu os trilhos da estrada de ferro Vitória a Minas, iniciando um novo processo no desenvolvimento local.
A partir de 1915, começaram os movimentos separatistas em Baixo Guandu, que pertencia a Colatina. Em 1930 este movimento se intensificou até que, em 1935, Baixo Guandu consegue finalmente sua emançipação político-administrativa. No processo de luta pela emancipação, um grande grupo de guanduenses se destacou, cujos nomes são:
• Álvaro Milagres Ferreira
• Duarte Quedevez
• Odilon Nunes Milagres
• Felipe Félix
• Antonio Benedito Coelho
• José Coelho da Silva
• Antônio de Paiva Sampaio
• Heitor Cabral
• Pacífico Alves Pereira
• Emílio Holz
• Manoel Milagres Ferreira
• Ayrton Lisboa Paca
• Mário Ferreira Teles
• Álvaro Nunes Ferreira
• Fernando Sampaio
• Adelar Nunes Milagres
• Pio Pedrinha Ferreira
• Euripedes Pedrinha Ferreira
• Ivani Mendes
Obs.: Todos os membros desta comissão de emancipação são falecidos. Os 11 primeiros lutaram mais diretamente pela emancipação, enquanto os restantes pertenciam a uma nova geração que também queria Baixo Guandu livre.
Na Câmara Municipal existe uma placa também prestando homenagem aqueles que lutaram pela emancipação do município.

• Os Prefeitos •
Nosso município teve como Chefe do Executivo os seguintes homens:
1) Odilon Nunes Milagres - nomeado logo após a emancipação;
2) Ayrton Lisboa Paca - 1935/37
3) Alvaro Rodrigues de Mata -1937/43
4) Manoel Milagres Ferreira- 1943/46
5) José de Aquino Cunha - 1946/47
6) Gil Barreto Trindade -1948
7) Odilon Nunes Milagres -1948/1951
8) Manoel Ferreira Paiva - 1951/55
9) Álvaro Nunes Ferreira - 1955/59
10) Celso Francisco Borges - 1959/63
11) Francisco da Cunha Ramaldes -1963/66
12) Hélio Figueiredo Milagres -1966/67
13) Sebastião Alves de Paiva - 1968/70
14) Ery Kunkel - 1970/71
15) Armando Batista Viola- 1971/73
16) Carlos Luiz Frederico - 1973/76
17) Wilson Santana Lopes - 1977/81
18) Eurico Lima - 1982 (alguns meses)
19) José Francisco de Barros - 1983/88
20) Elci Pereira - 1989/92
21) José Francisco de Barros - 1993/96
22) Elci Pereira - 1997/00
23) José Francisco de Barros - 2001/2004
24) Lastênio Luiz Cardoso – 2005/2008
25- Lastênio  Cardoso- 2009/2012
26- Neto Barros- 2013/2016

• Pioneiro em Água Fluoretada •
Quando, logo depois de 1940, o Serviço Especial de Saúde Pública iniciou instalações para o tratamento de água potável no Espírito Santo, a administração guanduense de então se movimentou no sentido de o Guandu obter esse precioso benefício. De modo que, chegando-nos a cada dia notícias de alguma nova obra congênere em nosso Estado, ou em zonas próximas, do vale do Rio Doce, apressamo-nos em procurar o respectivo órgão dirigente em Vitória. Isso se deu em 1945. Durante o contato havido, foi-nos afirmado que Baixo Guandu também estava em cogitação, porém, dentro da ordem de prioridade reservada às localidades menos salubres, ou mais carentes que nossa terra.
A seguir, o guanduense viu o levantamento da planta cadastral da cidade e, posteriormente, ainda outros sinais evidentes de que se aproximava o início das obras tão desejadas.
Os tempos correram e a espera durou até 1953, quando, a 10 de Abril, comemorando os 18 anos de Emancipação, assistiu Baixo Guandu em peso à inauguração do almejado Serviço de Tratamento da água a ser distribuída à população citadina.
• Água Fluoretada
Coincidindo que, à época, o SESP (sigla da Fundação hoje não existente no País) já acompanhava com vivo interesse o resultado dos estudos que se faziam nos Estados Unidos da América do Norte acerca do combate à CÁRIE DENTAL, pela adição do fluorsilicato de sódio à água tratada para uso das populações, e desejava ampliar no Brasil o sistema vitorioso naquele País amigo, coube ao Guandu a vez de vir a ser o centro dos estudos, e isso porque:
“Baixo Guandu possuia um requisito muito importante para a implantação da fluoretação da água: dispunha de um serviço de abastecimento que satisfazia aos padrões estabelecidos pela Engenharia-Sanitária (Exposião em Congresso pelo Dentista Sanitarista, Aprígio da Silva Freire).
Daí por que, em Setembro de 1953, segundo fora amplamente comentado, instalara-se a aparelhagem especial em nossa Estação de Tratamento. Partiram daí os estudos e experiências, de cujos resultados dependeria o uso, por todo o Brasil, do anunciado método preventivo da cárie dental.
Preliminarmente fora levantada a média de incidência da cárie dental em escolares de 6 a 14 anos, nascidos e criados na cidade. Decorridos 10 anos, ou seja, justamente em 1963, foi testado o método, por meio de nova pesquisa de idêntica natureza, e o satisfatório resultado apresentou uma queda de 64% (sessenta e quatro por cento) na média da incidência de cáries na mocidade guanduense. Comprovada cientificamente a eficácia da FLUORETAÇÃO da água, não só isso contribuiu para divulgar o nome do lugarejo "Baixo Guandu", como, e isso era esperado, chegou a vez de outras muitas instalações congêneres no Estado e em todo o País.
Particularmente no Espírito Santo, o melhoramento já se estende a Colatina, Linhares, Alegre, Cachoeiro do ltapemirim, Vila do Itapemirim, Marataizes e São José do Calçado, para só citar esses poucos nomes.
No Estado do Rio Grande do Sul, sabemos que pelo menos 60 cidades estão providas do melhoramento, que teve início na "Usina Piloto" montada em Baixo Guandu em 1953: a orientadora da entidade nacional incumbida do incalculável melhoramento no Brasil.
É justo e oportuno que inscrevamos aqui um fato pouco conhecido, usando, aliás, as palavras do "Dentista-Sanitarista" já citado atrás:
"O sal utilizado na fluoretação da água da cidade de Baixo Guandu é o Morsilicato de sódio. Todavia, existe um problema quanto à utilização deste sal, pois até hoje não há possibilidade de sua fabricação em nosso país e, devido às dificuldades de importação, temos a consequente elevação do custo.
Procurando resolver este problema com base em recursos nacionais, a Fundação SESP deu início a um projeto na cidade de Macaé, no Estado do Rio, empregando a fuorita, uma vez que possuimos grandes reservas desta em nosso país.
O projeto Macaé satisfez plenamente à expectativa e, como estudo básico, forneceu dados valiosos, comprovando a viabilidade do método sob os pontos de vista de segurança, eficiência e, sobretudo, de economia. A utilização da fuorita torna o método muito mais barato".
Os "Serviços Autônomos de Água e Esgotos" de Baixo Guandu constituem uma Autarquia Municipal, em Convênio com o "SESP". Funcionam dentro de rígidas diretrizes e suas redes de esgotos e de águas vêm sendo estendidas por toda a periferia da cidade e, inclusive, atravessaram o rio para a margem direita, onde crescem outros bairros com características animadoras.

• Primeira Hidrelétrica •
Antigas instalações da usina Von Luztow

Construída por Belarmino Pinto, em 1926, abasteceu à vila de Baixo Guandu, por muitos anos, para o que fora ampliada duas vezes. Crescendo a população e, porisso, a demanda, houve o propósito de, através da criação de uma Sociedade Anônima de Capital Aberto, se reunirem recursos suficientes que possibilitassem o total aproveitamento da capacidade do rio encachoeirado que banha o centro da cidadezinha. E acontecendo o que se previra, por atos de 11 de Abril e 11 de Junho de 1953, constituía-se a “Empresa Hidrelétrica LUTZOW S.A.”, com o Capital de Cr$ 5.000.000,00 representado por cinco mil Ações Nominativas de Cr$ 1.000,00 cada uma, do qual o Estado, pelo Governador Santos Neves, devidamente autorizado pela Lei n° 629, de 5 de Junho do ano acima, subscreveu e integralizou logo, 51%(cinquenta e um por cento do capital).
A nova sociedade incorporou o acervo de sua antecessora, "Hidrelétrica Fritz V. Lutzow", no valor de Cr$1.442.000,00 - concluiu os estudos e projetos e deu início à construção da barragem e primeira fase da adutora.
Atingida a Empresa pelos efeitos da tremenda inflação em que o País estivera afundado, sentiu que paralisaria as obras. Na altura de 1956, porém, a clarividência dos dirigentes da Cia Vale do Rio Doce, diante do adiantamento dos trabalhos já executados pela direção da Lutzow, valeu-se dos meios especiais destinados ao desenvolvimento do vale a que serve, e julgando necessária e inadiável a continuação do empreendimento guanduense, promoveu o aumento do capital social da Empresa Hidrelétrica Lutzow S.A. para o dobro, e subscreveu inteiramente esse complemento, tornando-se a maior acionista e a mentora de tudo que ali se fazia sob a direção metódica de Heraldo Nunes Ferreira e Fritz Egon v. Lutzow, este último, o batalhador incansável da energia elétrica em Baixo Guandu, e cujo nome, mui justamente, foi ligado ao empreendimento local - que acabou sendo sucedido pela usina proveniente das águas captadas ao Rio Doce.
Com os novos recursos e o empenho dos diretores, concluíram-se as obras em 1959, e os dois geradores de 818 quilowates cada um, começaram a abastecer a cidade, as localidades de Mascarenhas e Itapina, no Espírito Santo, e Resplendor, em Minas Gerais.
No entanto, advindo recentemente o fechamento das comportas da "Hidrelétrica Mascarenhas", ao ser esta concluída em 1974, (15 Km a jusante da cidade de Baixo Guandu e à altura de Vila Mascarenhas), estancou as águas do Doce até bem próximo à cidade de Aimorés (MG), 18 Km acima da represa, e inundou parcialmente as instalaçóes da "Empresa Lutzow S.A.". As conhecidas e antes tormentosas corredeiras, aquelas "Escadinhas” tão familiares dos estudantes capixabas e mineiros, desde os bancos escolares, deixaram de existir.

• Cine Alba •
O Cine Alba foi um marco cultural da cidade durante três décadas

Construído no início dos anos 50 pelas famílias Holz e Kunkel, o cine Alba foi um marco na história de Baixo Guandu. O cinema foi inaugurado em 1954 e era considerado na época a melhor casa do gênero no Espírito Santo: 800 cadeiras estofadas, sistema de som e iluminação impecáveis e ventilação natural do rio Guandu.
O Cine Alba não servia apenas para as grandes atrações cinematográficas, que aqui chegavam atualizadíssimas através dos trens da Cia. Vale do Rio Doce. No palco do cinema grandes cantores nacionais se apresentaram, em shows que marcaram época em toda a região.
Nos anos 60 e 70, a criançada fazia a festa no cinema, com matinês sempre aos domingos às 14 horas, além de duas sessões que iniciavam às 18 e 20 horas. O jardim era movimentadíssimo especialmente aos domingos, com muita animação e entretenimento, especialmente para a juventude.
Ainda aos domingos, eram promovidos antes das sessões da tarde um festival de calouros, quando pequenos cantores de Baixo Guandu, Aimorés e região procuravam mostrar seu talento. Nos anos 90, no entanto, o cinema acabou definitivamente desativado, para tristeza de todos aqueles que durante mais de 30 anos usurfruiram deste importante meio cultural de Baixo Guandu.
• O Canaâ Social Clube •
Canaã Social Clube reformado: características originais foram conservadas

Inaugurado em 10 de abril de 1953 em Baixo Guandu como um grande contecimento social que reuniu inclusive o governador do Estado, Jones dos Santos Neves, o Canaã marcou época na cidade durante décadas e agora é administrado pelo clube da melhor idade.
O jornal “A Gazeta” de 1953 retrata em uma página inteira o que significou a festa de inauguração do Canaã. Na inauguração, o Canaã chamava-se na realidade “Litero Recreativo Guanduense” e reuniu, segundo o jornal, pessoas importantes da sociedade local e capixaba. Entre os presentes, o governador Jones dos Santos Neves, o deputado Carlyle Passos, secretários de Estado, autoridades militares e muitos casais importantes da sociedade guanduense.
Como o governador Jones dos Santos Neves, na época, foi um dos grandes incentivadores da construção do clube, na fachada do Canaã foi inscrita a frase “Inspiração do governador Jones dos Santos Neves”. Posteriormente, o então chamado clube litero recreativo mudou o nome para Canaã Social Clube e ali eram realizados os grandes acontecimentos sociais de Baixo Guandu. Antes frequentado apenas pela elite da sociedade, hoje o Canaã é um clube mais aberto, tanto que é administrado pelo clube da Melhor Idade, onde é perfeita a integração entre toda a sociedade.
Durante décadas, o Canaã marcou época em Baixo Guandu e entre os anos 80 e 90 ficou bastante esquecido. Com o esforço do clube da Melhor Idade e auxilio da administração, no entanto, no ano 2000 o clube recebeu uma reforma completa, mantendo-se as características originais. Um detalhe interessante: o lustre do salão principal de dança permanece em toda a sua originalidade, o mesmo acontecendo com a estrutura arquitetônica do prédio, que serviu de palco para várias noites de reveillon e de carnaval guanduense, durante pelo menos 30 anos.



Fonte: Livro “História e Flagrantes de Baixo Guandu”, do escritor Manoel Milagres Ferreira


 =============================================
O Regional-  -2ª Quinzena  de  Março/2013-  ESPECIAL  BAIXO GUANDU- Página  14
Título
Baixo Guandu  em  fotos -ontem
Foto 1- Antiga Estação Ferroviária- Vale.
Foto 2- Canaan  Social  Clube
Foto 3- Cine  Alba, fechado  há  mais  de  30 anos.
Foto 4 -  Ponte  de  Ferro.
Foto 5- Antiga  Hidrelétrica  Fritz  Von Lutzow.
Foto 6- Usina  de  pequeno  porte, no Monjolo.
Foto 7-  Transporte  de  madeira. Na  época  base  de  nossa  economia.
Foto 8- Antiga  ponte  Mauá sobre  o  Rio Doce. Levada  pela  enchente  de  1979.
Foto 9- Atual  ponte  Mauá, inaugurada  em  1982.

Anúncios
Padaria Belém
BOIÁ
Na  passagem  de  mais  um  aniversário de  Baixo Guandu, que  completa  78  anos  de  Emancipação  Política  dia  10 de  abril, os  nossos  melhores  votos  de  muita  paz e  desenvolvimento  para  o seu povo.
    São  os  mais  sinceros  votos  do companheiro  Boiá e  Família

 =======================================

O Regional-  -2ª Quinzena  de  Março/2013- -REGIÃO- Página 15


Anúncio-
Franquini Modas

Título-
Prefeito de  Santa  Rita  do  Itueto cobra  asfalto
Foto-  Prefeito Geraldo Soldado.

  O  Prefeito de  Santa  Rita  do  Itueto, Geraldo Soldado (PMDB), enviou  o ofício  nº 012/2013,ao governador  do estado Antônio Augusto Anastasia, solicitando a  conclusão do asfalto entre  a  sede  do  município com a  Br 259  em Itueta. O asfalto teve  início  na  administração do prefeito  Firmino Ton, que  sempre  trabalhou  no sentido de  ver  a  obra  concluída, mas  que  infelizmente  foi  parada  já  algum  tempo.
  Há  poucos  dias, o prefeito  Geraldo Soldado, recebeu o  ofício nº 479/2013, do Secretário Geral   do Governo do Estado, senhor  Gustavo de  Castro Magalhães, informando que  o governador  já  encaminhou a  reivindicação à  Secretaria  Estadual de Transportes  e  Obras  Públicas, pedindo  esclarecimentos. Com isto é  aguardado  pelo  prefeito,  uma  posição  desta  secretaria  sobre  quando  se  dará  o reinício  da  pavimentação asfáltica  do  trecho.
   Este  trecho  de  asfalto é  de  fundamental  importância  para  a  economia  de  Santa  Rita  do  Itueto, que  tem na  produção de  café  a  sua  principal fonte  de  renda. O  asfalto faz  parte  do  projeto  Pró-Acesso.
   O  asfaltamento  que  ainda  falta  é  da  sede  de  Santa  Rita  do  Itueto,   até  a  comunidade  do  Aldeamento.



Anúncio
3ª  cavalgada



============================================== 


 O Regional-  -2ª Quinzena  de  Março/2013- -REGIÃO- Página 16
Título-
Festa de Goiabeira terá show de Eduardo Costa




ANÚNCIOS-
Edital
Anúncios-
Farmácia Santa Lúcia
Rádio Aliança
Rádio Aimorés
Gilson Café


]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]] 
O Regional-  -2ª Quinzena  de  Março/2013-   VARIEDADES- Página  17
Título-
Hora do Recreio
  -Ria de Graça-


MEGA SENA
E perguntaram para o caipira:
- O que você faria se ganhasse sozinho os 46 milhões da Megasena?
Ao que ele respondeu:
- Eu ia pagar umas dívidas...
- Sim, mas e o resto?
- Ah! O resto que espere, uai!


HAMSTER
Ao terminar o serviço, o colocador de carpetes percebe que o seu maço de cigarros desapareceu. Procura, procura, procura... e nada! De repente, ele olha para o chão e vê uma elevação se sobressaindo no carpete recém-colocado.
Sem coragem para retirar o carpete e refazer o serviço e irritado com o próprio desleixo, martela a elevação até que ela desapareça. No instante seguinte, a dona da casa entra na sala, entrega-lhe um maço de cigarros e diz:
- Acho que estes cigarros que estavam sobre a mesa da cozinha são seus. A propósito, o senhor não viu o meu hamster por aí?

Título-
FRASE DE PÁRA CHOQUE

- Caminhoneiro que tem mulher feia, viaja sempre tranquilo.
Título-
CURIOSIDADES
As 7 maiores mentiras da Internet
1 – O turista do World Trade Center
Após os atentados de 11 de setembro, surgiu uma foto de um turista em cima de uma das torres gêmeas com um avião bem próximo da torre, momentos antes dos ataques terroristas. Na verdade, trata-se de uma montagem. O avião que se chocou é um Boeing 767, e o que é mostrado na foto é um 757. Além disso, a foto mostra o avião se aproximando da torre norte, que, no entanto, não tinha ponto de observação para turistas.

2 – Vírus do ursinho
E-mails circularam dizendo que o aplicativo “jdbgmgr.exe”, que possui um ursinho como ícone, era um vírus e que deveria ser apagado imediatamente do computador. O arquivo em questão não era vírus, mas sim um componente necessário do Windows.


3 – Microsoft Firefox
Uma montagem muito bem elaborada de um site mostrava o novo Microsoft Firefox 2007 Professional. A montagem era tão bem feita que muitos usuários acreditaram.

4 – A cobra do McDonald’s
A estória1 era a seguinte: uma criança, que estava brincando em uma piscina de bolinhas de um restaurante da rede McDonald’s em Goiânia, reclamou várias vezes para a supervisora do brinquedo de que havia tomado choque, porém a funcionária alegou que o brinquedo não tinha nenhum tipo de ligação elétrica. Na terceira vez que a menina reclamou, desmaiou. A criança morreu por envenenamento e após esvaziarem a piscina de bolinhas, acharam um ninho de cobras no local. Tal fato teria, segundo a lenda urbana, provocado o fechamento de quase todos os estabelecimentos da rede na cidade.
Esse boato surgiu nos EUA. A mesma estória se repete inúmeras vezes, com algumas pequenas mudanças. Sites tomaram conhecimento do assunto, investigaram e chegaram à conclusão de que tudo não passava de mais uma farsa.







5 – Coca-cola light + Mentos
Várias pessoas receberam um e-mail relatando o caso de uma pessoa que havia ingerido Coca-cola light com uma pastilha Mentos sabor hortelã e morrido. Segundo o e-mail, a junção desses produtos ocasionava uma explosão. Mais uma mentira. O especialista da USP que é citado no e-mail não existe. A Coca-cola divulgou uma nota afirmando que “(...) ao ingerir uma bebida gasosa, esta entra em contato com a comida e o máximo que pode ocorrer é uma pequena expansão do gás dentro da boca, que se dissipa rapidamente, não ocorrendo nada com intensidade semelhante ao experimento que se observa na internet.”
6 – Leite Longa Vida
A mensagem dizia que o número que fica na parte inferior das embalagens de leite indica a quantidade de vezes que o leite foi retomado, repasteurizado e colocado à venda novamente. Pela lei, o leite cru não pode sofrer duas vezes tratamento térmico. Em termos econômicos, repasteurizar o leite sairia muito mais caro para as empresas. A Tetra Park divulgou uma nota desmentindo o caso, afirmando que o número em questão é impresso no momento da produção da embalagem e refere-se ao posicionamento da bobina utilizada.
7 – Agulhas contaminadas
Em 1998, circularam e-mails dizendo que um indivíduo foi ao cinema, sentou-se e uma poltrona e foi espetado por uma agulha. Junto desta havia um bilhete dizendo que a pessoa acabara de contrair o vírus HIV. Segundo a Dra. Vânia Maria Bessa Ferreira, no fórum do site da Ong Viva Cazuza, "só haveria risco, ainda que teórico, se esse objeto fosse uma agulha contendo sangue contaminado. Ainda assim, a passagem da agulha pela roupa teria eliminado o sangue. Portanto, não há com o que se preocupar."
1 - Estória (segundo Michaelis) é uma narrativa de lendas, contos tradicionais.
Por Tiago Dantas
Equipe brasilescola.com


Título-
CONTOS/CRÔNICAS E  POESIAS

 Meu  Guandu
Professor  Eliseu  Alves  Pereira.
================================================


O Regional-   -2ª  Quinzena  de  Março/2013-  -ESPECIAL BAIXO GUANDU- Página 18
Anúncio-
Audiências  Públicas- São Gabriel da  Palha. 04  d e abril
Uma página

==========================================================
ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR DEUS.
===============================================================