sábado, 23 de março de 2013


Jornal O Regional
Filiado ao SINDJORES
Ano XXVII- Nº 405
1ª Quinzena de Março de 2013
Edição de 12 Páginas- R$ 0,90
Baixo Guandu- Espírito Santo


Título-
Feira Livre vai continuar no mesmo local

Foto-  Existe  já  80 feirantes  cadastrados.

 Aconteceu no dia 08 de março, no Auditório do Fórum de Baixo Guandu, uma reunião entre os feirantes e a Secretaria M. de Agricultura, para tratar de vários assuntos, dentre eles, o horário de funcionamento que é de: 16h30min horas até as 17 horas para a instalação das barracas e depois desse horário até as 23 horas, para a comercialização, não sendo permitida a venda de produtos antes desse horário. O que ficou esclarecido: a Prefeitura Municipal não está alterando o horário de funcionamento e sim; colocando em prática o que foi definido pelos próprios feirantes em 2011, através de uma ata.
    Também foi confirmado que, a Feira Livre que se tornou uma tradição nas quintas-feiras, na Praça São Pedro, não irá mudar de local como chegou a ser comentado na cidade e ainda, que a Prefeitura Municipal não cobra taxa dos feirantes. Outra informação é de que em breve, a Prefeitura em parceria com o Governo do Estado estará trazendo barracas padronizadas para os feirantes, então, será fornecido um Alvará de Licença com a cobrança de uma taxa anual, para pagar nos bancos, através de boletos. Quatro fiscais da Prefeitura estarão sempre na feira para inicialmente, orientar aos feirantes, quanto às normas e procedimentos.
    Todas as sextas-feiras entre 05 horas e 06 horas, a Secretaria M. de Obras estará fazendo o recolhimento do lixo. Durante a reunião, uma feirante relatou que, alguns vigias dos banheiros da Feira estão trabalhando alcoolizados. 

Título-
Conselho Nacional de Justiça afasta Juiz de Baixo Guandu

   O Juiz Dr. Roney Guerra Duque foi afastado da Comarca de Baixo Guandu e transferido para a Comarca de Aracruz. O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) está apurando denúncias de maus tratos a funcionários da Justiça local e advogados e o não desenvolvimento de trabalhos forenses.    Ainda no período eleitoral foi permitido comício nas proximidades do Fórum e no dia da eleição liberação de consumo de bebidas alcoólicas.
   A Corregedoria Geral da Justiça esteve em Baixo Guandu e ouviu 30 pessoas, sendo: advogados, funcionários do Fórum e membros da sociedade.

Título-
Reforma do Posto de Saúde de Laranjal teve início

Foto- Vereador Juninho da Catarina fez o pedido.
Foto- O prédio do Posto de Saúde está passando por uma reforma.

  Através de um pedido do vereador Luiz Roberto Teixeira (Juninho da Catarina) –PSD- de Itaguaçu, o prefeito Dr. Darly Dettmann já iniciou as obras de reforma do Posto de Saúde da comunidade do Laranjal. O vereador agradece ao prefeito e ao seu vice Cleber Berger pelo esforço em atender seu pedido para a comunidade local, mesmo estando em início de mandato.
  Outra colocação do vereador Junhinho da Catarina em agradecimento ao prefeito Dr. Darly Dettmann, foi por ele ter atendido aos alunos do IFES/Itapina e IFES/Colatina com o transporte escolar. Igualmente solicitação atendida com transporte escolar de Itaguaçu, para a Associação Diacônica Luterana (ADL) em Laranja da Terra. Atendimento este, que está sendo feito pela primeira vez.
   O vereador Juninho da Catarina disse que, muitas obras e benefícios para a população  vão acontecer devido  ao o empenho do prefeito Darly Dettmann, onde ele  está  muito confiante. E finaliza: “a minha proposta não é de ser um vereador dos meus 223 eleitores e sim; de toda a população”.


CDL dia das mães  -
================================

O Regional- -1ª Quinzena de Março/2013-  -OPINIÃO – Página 02

Título-
DALMON

Título-
PALANQUE

TODOS FELIZES

   Na sessão ordinária da Câmara Municipal de 04 de março, o vereador Fabiano da Farmácia pediu paciência à população e demais vereadores. Segundo ele, dentro de um ano todos dirão: votamos certo para prefeito e “todos ficarão felizes”, palavras do vereador Fabiano da Farmácia.

CALÇAMENTO DE RUA

   O vereador Juscelino Henck (PRP) fez na sessão da Câmara dia 04 de março, um Pedido de Providências, para que a Prefeitura conclua o calçamento da Rua Belarmino Pinto com a Rua Dona Amália, no bairro Vila Kennedy.


ELEIÇÕES 2014 (01)

   Nas eleições para presidente da República, governo do Estado, Senado, Deputado Federal e Estadual, no próximo ano, vamos ter primeiro “uma bola no meio do campo ‘’que será a Copa do Mundo. Onde tudo pára, para acompanhar os 30 dias do maior evento esportivo do planeta e com um grande detalhe: será no Brasil. 

ELEIÇÕES 2014 (02)

   Já começaram as especulações em torno dos candidatos ao governo, com a divulgação de uma pesquisa, onde Renato Casagrande está na frente, seguido de Magno Malta e Ricardo Ferraço.  Mas isso se o ex-governador Paulo Hartung não entrar na disputa. O governador Casagrande é o favorito, mas, se o senador Magno Malta não entrar, não estaria perdendo nada, pois, ele tem ainda mais 04 anos de senado.
   Se Paulo Hartung entrar na disputa para o senado, tirará o sono de muita gente porque o ex-prefeito de Vitória João Coser, que quer disputar o senado, viria para Deputado Federal. E como ficaria a situação do vice-governador Givaldo Vieira, que quer disputar uma vaga de Deputado Federal? Sendo que, a tradição do PT no Estado é eleger um Deputado Federal. Outro problema será, se o PSB lançar candidato para a presidência da República, fato que pode ocorrer, com isso, a coligação PSB/PT acabaria, deixando muitos candidatos fora do poder.


ELEIÇÕES 2014 (03)

   E em Baixo Guandu, como ficaria a situação dos políticos locais, com relação ao apoio ao governo do Estado, se os candidatos forem Renato Casagrande e Magno Malta? Casagrande do PSB não veio em Baixo Guandu para manifestar apoio ao Dr. Eraldo Trevizani e tem fortes ligações com o prefeito Neto Barros que por sua vez, é ligado ao senador Magno Malta que lhe deu apoio na candidatura a prefeito.
     E como ficará também o apoio de quem é oposição ao prefeito Neto Barros? Não tiveram apoio de Renato Casagrande e o senador Magno Malta os deixou na última hora para apoiar Neto.
    Se for seguir o caminho da lógica, Neto Barros estaria apoiando os dois candidatos ao governo, e a oposição de hoje não apoiaria nenhum dos dois. Mas lembre-se: em política nem sempre existe lógica e sim; interesse.    


Título-
PARTICIPAÇÃO

OS ATERROS E A PRODUÇÃO DE ENERGIA
*Alexandre Sylvio Vieira da Costa

   Segundo os últimos levantamentos o Brasil produz lixo urbano em quantidade suficiente para gerar 280 Megawatts de energia, quantidade suficiente para abastecer uma cidade de 1,5 milhão de habitantes. Esta estimativa é baseada no último levantamento da produção de resíduos sólidos urbanos do país que em 2011 atingiu 198 mil toneladas produzidas todos os dias, cerca de 62 milhões de toneladas por ano. Infelizmente aproximadamente 11% deste total não são sequer coletados e 41% depositados em lixões e aterros inadequados.
   A energia gerada pelos resíduos tem origem quando ele é compactado e enterrado. A partir deste momento microrganismos anaeróbicos, ou seja, que não precisam de oxigênio para sobreviver, começam a se alimentar destes resíduos orgânicos e produzir um gás combustível: o gás metano. Este gás se liberado direto no meio ambiente acelera o efeito estufa, desta forma, deve ser queimado para reduzir este problema. Mas, durante a queima deste elemento muita energia é liberada e se verificou que esta energia pode ser utilizada na produção de energia elétrica. Para que isso aconteça, o aterro sanitário deve ser manejado seguindo rigorosamente as normas de funcionamento, incluindo a deposição dos resíduos, sua compactação e cobertura com solo. Tubos são instalados no aterro para captação deste gás e utilização no aquecimento de caldeiras de água que gerarão vapor, movendo as turbinas, gerando energia elétrica. Segundo especialistas, para instalação de uma planta média de um aterro sanitário associado ao sistema de produção de aproximadamente 3,0 Megawatts de energia pela queima do gás metano são necessários cerca de 10 milhões de reais em investimentos. Para a viabilização no país, os investimentos são da ordem de um bilhão de reais. Parece muito, mas a receita gerada pela comercialização desta energia compensaria o investimento com retorno de médio prazo, sem contar que estaria sendo dado um destino adequado para os resíduos sólidos urbanos que tanto incomodam os moradores de diversas cidades do Brasil.
   A redução dos gases do efeito estufa é outra importante justificativa na implementação de projetos desta natureza.
   O Brasil tem registrado na Organização das Nações Unidas cerca de 22 projetos dessa natureza que visam o reaproveitamento energético do biogás. Muito pouco para um país que possui 200 milhões de habitantes espalhados em mais de cinco mil municípios.
   As fontes de energia alternativa existem, basta vontade política, desenvolvimento tecnológico e investimentos planejados para que possam ser aproveitados. 

*Alexandre Sylvio Vieira da Costa
Engenheiro Agrônomo - DSc Produção Vegetal
Assessor de Pesquisa e Pós Graduação
Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE


Título-
MOMENTO

AS MÃES DE CHICO XAVIER
Rev. Ângelo Vieira da Silva

   Na sexta-feira (01/04/2011), dia da mentira, estreou em todo Brasil mais uma produção espírita: “As mães de Chico Xavier”. Sob o danoso problema da saudade dos parentes falecidos, três mães buscam o conforto no principal médium brasileiro, Francisco Cândido Xavier. Em 2010 o filme “Nosso lar” estreou e, antes destes, muitos outros famosos como “O sexto sentido” e “Ecos do além”. É interessante observar como a tônica espírita ganha terreno no país e fora dele. Porém, por que o espiritismo atrai tanto as pessoas? Creio que o amor familiar seja um dos motivos. Não são poucas as pessoas que participam de sessões espíritas desejando conversar com alguns dos seus entes falecidos mais queridos. Isto pode ser bem observado no filme “Chico Xavier” (2010). Afinal, um recado do além pode ser bem consolador em muitos casos dramáticos. 
   O cristianismo e misticismo brasileiros são campos férteis para o espiritismo. Utilizando-se de conceitos cristãos (Bíblia) ensinam seu caminho místico, como se espiritismo e cristianismo ensinassem a mesma verdade ou simplesmente se completassem mutuamente. Todavia, sabemos que não é assim. Qualquer homem gostaria de ouvir uma mensagem onde o inferno e o pecado original não existem; que há um caminho abarrotado de oportunidades de melhoramento e evolução diante de si. Mas, o princípio espírita não se adéqua as Escrituras. 
   É claro que preciso citar a curiosidade do homem como um dos fatores atraentes no espiritismo. O misticismo supracitado torna o brasileiro extremamente curioso e supersticioso. Terapias alternativas, por exemplo, são alvejadas em matérias da TV e dos jornais. Quem nunca ouviu falar do Dr. Fritz? Aquele que faz atendimento espiritual no Brasil através de um médium na Bahia? 
   A mídia continua muito favorecer a expansão do espiritismo no Brasil. Não são apenas os filmes aqui lembrados, mas também as novelas (A Viagem, Mandala, Renascer) e livros (Paulo Coelho e Jorge Amado). 
   Creio que a Liberdade de Culto, tão preciosa por um lado, proporciona o efeito colateral do crescimento do espiritismo. São mais de 5.000 casas, ou templos. São mais de 80 milhões de pessoas envolvidas com as correntes espíritas. 
   O que pensar de tudo isto? Ora, a Igreja ainda precisa lutar pela Verdade. Preparados para responder a qualquer um (I Pe 3.15), os santos devem batalhar por tudo que receberam do Senhor Jesus (Jd 3). A Palavra de Deus condena a consulta aos mortos (Is 8.19-20; Dt 18.9-12) e ressalta ser impossível ao homem a comunicação com os mesmos (II Sm 12.22-23). A mediunidade é abominação (II Re 23.24) e as adivinhações são obras das trevas (At 16.16). A Bíblia é clara ao demonstrar que depois da morte só há juízo: “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo” (Hb 9.27). 
       *Reverendo Ângelo Vieira da Silva, é pastor da Igreja Presbiteriana de Resplendor.


Título-
EXPEDIENTE
 ========================================
O Regional-  -1ª Quinzena de Março/2013-   -POLÍTICA- Página 03

Título-
Começam a surgir nomes para disputa de Deputado Estadual

Foto - Deputado Dary Pagung
 
     O Instituto Futura publicou há poucos dias, o resultado de uma Pesquisa para o Governo do Estado, colocando em 1º lugar Renato Casa Grande, 2º Magno Malta e 3º Ricardo Ferraço. E nos bastidores da política de Baixo Guandu, a movimentação já começa no sentido de nomes para disputar uma vaga de Deputado Estadual. Mas os nomes só começarão a se definir a partir de maio, quando a Assembléia Legislativa votar o nome do futuro Conselheiro do Tribunal de Contas. E neste aspecto, corre o nome do Deputado Dary Pagung, forte concorrente a esta vaga, segundo a imprensa tem noticiado sempre.
   Se o Deputado Dary Pagung não for o escolhido Conselheiro do Tribunal de Contas, ele será candidato a reeleição, o que iria diminuir muito a expectativa de vários nomes, que hoje são oposição à Prefeitura. Mas se o Deputado Dary Pagung for escolhido para compor o Tribunal de Contas, é bem provável que surjam vários nomes, o que poderia indicar dois ou três nomes para serem candidatos do município.
  Os nomes comentados são de: Vereador Juscelino Henck que é do mesmo partido do Deputado Dary Pagung (PRP), vereador Vinícius Gobbo do PSB (partido do governador), o juiz aposentado Dr. Eraldo Trevisani que também é do PSB e foi candidato a prefeito com mais de 7 mil votos no ano passado. O empresário Wallace Stinguel do PHS, que foi candidato a vice-prefeito ao lado de Dr. Eraldo e ainda, o médico Dr. Fernando, hoje presidente do PMDB.
   Já, com o apoio do prefeito Neto Barros (PCdoB) se fala no atual vice-prefeito Eloy Avelino Júnior (PTdoB). Muito embora o PCdoB deva lançar o vereador de Vitória, Namy Chequer, comunista histórico, que tem um programa na Rádio Universitária FM (UFES) e ainda, o ex-vice-prefeito de Colatina, Cirilo Tarso, que também é radialista, da Difusora AM de Colatina.

Título-
Vereador quer reduzir taxa de água

Foto- Vereador Fabiano da Farmácia

  O  vereador  Fabiano  da  Farmácia (PR), fará  um  Projeto de  Lei,  para  tentar  derrubar o Decreto do ex-prefeito Lastênio Cardoso nº 4.788 de  31  de  dezembro de   2012, em que  reajustou a  tarifa  de  água e  esgoto em  17,52%  e  que  agora  o consumidor  está  pagando. Para  ele  o reajuste  foi  um absurdo, ele  o fez  no último dia de  seu mandato, dando a  entender  que  quem reajustou  foi  o prefeito Neto Barros.
   O  vereador  Fabiano  da  Farmácia, informa  que  junto com o seu companheiro de  partido –PR- vereador  Lucas  Cigano, conseguiram  com  o Secretário Estadual  de Esportes  Vandinho Leite, o Projeto  Praça  Saudável com 03  academias  ao  Ar Livre. Elas  serão instaladas  no bairro Sapucaia, São José  e  na  Vila  Mascarenhas.
   Para  o vereador  Fabiano  da  Farmácia, a  parceria  em favor  de  Baixo Guandu, junto  com Vandinho Leite  que  é  guanduense, tem   surtido  efeitos e  que  sempre  é  muito  bem atendido  pelo  mesmo  em Vitória, na  Secretaria  de  Esportes.


Título-


Magno Malta será novo presidente da CPI de erros médicos
                                      HÉBER FRAGA 



Foto- Senador  Magno Malta e  mais  uma  CPI.

O Senado escolheu o senador Magno Malta para presidir a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá investigar os erros médicos e a negação dos direitos humanos, tano por hospitais públicos ou particulares.Será chamada CPI dos Erros Médicos e Planos de Saúde, nela os senadores passarão a apurar denúncias sobre os casos como os do Hospital Evangélico de Curitiba, onde a equipe médica é acusada de cometer eutanásia para liberar leitos. Segundo a denúncia a equipe do hospital fazia isto com os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O senador Magno Malta assumiu seu compromisso em mudar esse quadro da saúde nacional onde há casos até de mutilação. “Tenho coragem para mudar este quadro, conto com apoio político e também dos movimentos organizados da sociedade que não suportam mais a péssima qualidade desse serviço considerado essencial para a população”, disse o senador.
“Várias mortes, médicos presos e muitas denúncias que precisam de mais esclarecimento público. A CPI vai aprofundar nesta realidade em todos os estados brasileiros. Vamos ouvir os sindicatos, os pacientes e visitar os hospitais”, completou Malta.
Malta diz que a comissão também irá apurar a falta de cumprimento de contratos, onde o paciente que adoece, tem que ser atendido pelo SUS mesmo que tenham pagado a consulta. “Vamos separar os sérios dos planos que enganam a população. A expectativa é de que com a indicação do relator e outros titulares estaremos realizando as primeiras sessões ainda este mês”, afirmou o senador Magno Malta.
 ===================================================



O Regional- -1ª Quinzena de Março/2013-  -SERVIÇO- Página 04

Título-
DICAS DE CONCURSOS

 FISIOTERAPIA: o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO, através do INDEXUS, abriu edital de concurso público nº 01/2013, destinado ao provimento de 13 vagas para cargos de níveis Fundamental, Médio e Superior, com salários de até R$ 5.269,72.
   As chances são para os cargos de:- Técnico de Nível Superior: Administração, Análise de Sistemas, Letras - Português e Secretariado Executivo; - Nível Médio: Agente Administrativo; - Nível Fundamental: Motorista.
   As inscrições serão realizadas até o dia 21 de março de 2013, unicamente pela Internet no endereço eletrônico: www.indexus.com.br e com pagamento até o dia 22 de março de 2013.
   O valor da taxa de inscrição para o cargo de Motorista será de R$ 25,00; para o cargo de Agente Administrativo será de R$ 35,00 e para os cargos de nível Superior será de R$ 60,00.
As Provas Objetivas e a Prova de Redação serão aplicadas em Brasília. O Edital de convocação para as provas e outras informações será divulgado no mural do COFFITO, situado no SRTVS - quadra 701, Ed. Assis Chateaubriand, Bloco II, salas 602/614, Brasília/DF, ou na Internet
(www.indexus.com.br e www.coffito.org.br).

.===========================================================

 BANCO DO BRASIL: abriu nova seleção externa regional (edital 1/2013), com o objetivo de formar cadastro de reserva para o cargo de Escriturário, que é o estágio inicial da carreira administrativa na instituição. As oportunidades são para lotação nas dependências do banco situadas nos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além de contemplar parcialmente os Estados do Amazonas, Minas Gerais e Santa Catarina.  O cargo exige Nível Médio e idade mínima de 18 anos completos até a data da contratação.
   A remuneração oferecida é de R$ 1.892,00 para uma jornada de 30 horas semanais, lembrando ainda que, os contratados terão a possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional, planos assistenciais e previdenciários complementares, além de participação nos lucros ou resultados.
As inscrições serão recebidas por meio do endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br) e nos postos credenciados listados no edital. O prazo para garantir a participação vai de 10h do dia 14 de março às 14h do dia 12 de abril de 2013 (horário de Brasília).
   Caso necessário, as inscrições poderão ser prorrogadas por até dois dias úteis, desde que o motivo seja de ordem técnica e/ou operacional. A taxa de inscrição custa R$ 40,00.
   A banca da Fundação Carlos Chagas selecionará os candidatos por meio de exame de conhecimentos (Prova Objetiva) e Prova Discursiva-Redação. Com data de aplicação prevista para 26 de maio de 2013, essas provas acontecerão no período matutino e serão realizadas nas cidades indicadas no edital, de acordo com a opção manifestada pelo candidato.
As contratações do Banco do Brasil serão realizadas pelo regime celetista, observando-se as necessidades de pessoal existentes, levando - se em conta a classificação obtida pelo candidato na Microrregião escolhida e o prazo de validade da seleção, que será inicialmente de um ano.
======================================================

 HEMOMINAS : A Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais – HEMOMINAS, publicou edital N° 01/2012 de concurso público destinado a selecionar candidatos para o provimento de 360 vagas para profissionais de níveis médio e superior, com salários de até R$ 11.050,53 por carga horária de 24 a 40 horas semanais.
As vagas são para os cargos das Carreiras de Assistente Técnico de Hematologia e Hemoterapia – ATHH, Analista de Hematologia e Hemoterapia – ANHH e Médico da Área de Hematologia e Hemoterapia – MEDHH do quadro de pessoal da Fundação Hemominas.
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico do organizador IBFC (www.ibfc.org.br), no período entre 18 de fevereiro e 19 de março de 2013, observado o horário de Brasília. As taxas variam de R$ 45,00, R$ 65,00 e R$ 72,00 de acordo com o cargo escolhido.
   Os candidatos serão avaliados por meio de Prova Objetiva, Prova de Redação (para o cargo de Assistente Técnico de Hematologia e Hemoterapia) e Prova Dissertativa para os demais cargos.    Na segunda etapa, haverá ainda Avaliação de Títulos, de caráter classificatório, para todos os cargos de nível superior.
   O candidato no ato da inscrição poderá optar pelo local de realização das provas em um dos seguintes municípios: Belo Horizonte, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Passos, Patos de Minas, Pouso Alegre, Uberaba ou Uberlândia. Não será admitida ao candidato a alteração do município de realização da prova, após efetivação da inscrição.
   O cartão de convocação contendo o local, a sala e o horário de realização das provas, será disponibilizado no endereço eletrônico do IBFC (www.ibfc.org.br), a partir de 11 de abril de 2013.
   A aplicação das Provas Objetiva, Dissertativa e de Redação está prevista para o dia 21 de abril de 2013 e será realizada no Estado de Minas Gerais. O Gabarito das Provas Objetivas será divulgado no endereço eletrônico do IBFC (www.ibfc.org.br), em até 48 horas após a aplicação da mesma.
   O concurso terá validade de 2 anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Fundação Hemominas.

===============================

Título-
OPINIÃO LIVRE
Este artigo consiste em especulações sobre o Conclave que irá escolher o novo Papa.
CONCLAVE EM BUSCA DO NOVO PAPA
*Prof. Dr. Valmor Bolan

   Os cardeais se reúnem no Vaticano para escolher o sucessor de Bento XVI, num conclave bastante desafiante. Primeiramente pela inesperada renúncia do papa Ratzinger, que surpreendeu a todos, e também pelo impacto dos escândalos de pedofilia e financeiros que atingem a Igreja enquanto instituição e colocam os cardeais na difícil tarefa de votar num candidato capaz de enfrentar os problemas existentes, não apenas os de ordem prática, mas ainda as questões da fé, pois, a Igreja tem hoje o desafio de fazer com que sua mensagem seja melhor entendida pelo mundo, numa cultura de relativismo e pluralismo, no contexto da pós-modernidade. Sob forte pressão da mídia internacional, a imprensa tenta de algum modo influenciar os cardeais ainda antes que eles entrem na Capela Sixtina, para formar certa opinião do candidato ideal que a mídia considera o mais adequado no momento. Por isso que a cada dia saem publicadas reportagens sobre os possíveis candidatos, como se a imprensa desejasse induzir a decisão dos prelados. A própria renúncia do papa tem sido manipulada pela mídia, que destaca o que lhe convém na abordagem do tema, por exemplo, destacando que o papa pediu uma renovação da Igreja, em um de seus últimos pronunciamentos como Sumo Pontífice. Esta renovação quer dizer progressismo, pois mesmo reconhecendo que Ratzinger é certamente o maior teólogo em atividade do planeta, os comentaristas criticam seu conservadorismo. Tem-se a impressão de que para a imprensa, há um clamor que venha um João XXIV(João XXIII foi o Papa que convocou o Concilia Vaticano II na década dos anos 60. Aliás, seria interessante se o novo Papa convocasse o Concílio Vaticano III).
Mesmo tendo Bento XVI nomeado bom número de cardeais conservadores, as diferenças já ocorridas no Concílio Vaticano II poderão, mais uma vez, emergir nas reuniões dos cardeais ainda na fase pré-conclave. Que rumo a Igreja tomar? O que fazer para estancar a sangria de fiéis, principalmente na Europa, aonde Bento XVI mais investiu em termos de buscar uma reversão do quadro, pois é no continente europeu que o catolicismo perde mais terreno. De qualquer forma, há especialistas que consideram ser possível que o próximo papa seja conservador, moderado e não europeu. Dois nomes não seriam tanta surpresa assim, pelo contexto atual: o Cardeal-arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer (descendente de alemães, 63 anos) e o Cardeal Albert Malcolm Ranjith Patabendige Don, de Colombo, Sri Lanka, 65 anos. Ranjith é considerado um discípulo de Ratzinger, e pode também surpreender. De qualquer modo, é preciso levar em conta que o lobby que a mídia tem feito por um progressista não será determinante, pois os cardeais tem consciência do momento grave em que vive a Igreja, e buscarão um consenso em torno de alguém que tenha condições de enfrentar a crise e dar respostas aos desafios da atualidade, fiel à tradição.

Esperamos, portanto que venha um papa sob a inspiração do Espírito Santo, que confirme a fé, e dê as razões do que cremos - a exemplo do que fez tão bem Bento XVI. O papa não é uma liderança política que deve ficar preocupada com o que pensa dele a mídia internacional, mas ser coerente com a defesa da fé, e com a coragem para lidar com os desafios do momento atual, com a serenidade e a clareza de quem é movido pelo bem. Os abusos cometidos por membros da Igreja devem ser punidos com rigor, pois é inadmissível que a Igreja toda sofra por erros de alguns. Nesse sentido, Bento XVI já havia tomado providências para coibir os escândalos sexuais e financeiros, dos quais os fez sofrer muito, e a todos os católicos. De maneira que o novo papa deverá ser firme para o quanto antes preservar a credibilidade da Igreja, que é a instituição que mais trabalha pelo bem da pessoa humana, em quase todos os países do mundo. Vamos rezar para que venha um papa à altura dos desafios do nosso tempo, para o bem de todos.

*Valmor Bolan é Doutor em Sociologia e Presidente da Conap/MEC (Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos-Prouni).



Farmácia  Guandu
Agência Ekatazar
 ========================================
O Regional-  -1ª  Quinzena  de  Março/2013-  -ESPORTE-   -Página 05

Título-
Baixo Guandu será sede de etapa Mundial de Parapente





   Já está confirmado: de 13 a 20 de abril, em Baixo Guandu, uma etapa do Campeonato Mundial de Parapente, organizado pela Hipoxia Adventure Sports e Federação Capixaba de Vôo Livre, com o apoio da Prefeitura Municipal de Baixo Guandu. A competição coincide com as festividades de emancipação política, que este ano completará 78 anos. Como ocorreu em anos anteriores, o evento será na Rampa do Monjolo, que fica a 20 km de distância de Baixo Guandu. O local é muito apreciado por pessoas que praticam este esporte, 860 metros de altitude.
   A Secretaria M. de Esportes e Lazer e o Departamento M. de Turismo estão envolvidos neste trabalho, no sentido de dar uma boa acolhida aos participantes e divulgar o município.    Informações dão conta, de que 200 desportistas do Vôo Livre já fizeram suas inscrições, sendo que, 40 são de outros países. Será uma grande movimentação nos restaurantes e hotéis da cidade neste período. Pois além dos participantes também acompanham muitas das vezes os familiares.
   No dia 18 de abril –quinta-feira- quando acontece a Feira Livre na Praça São Pedro, os participantes estarão visitando a Feira. Para isto o Departamento M. de Turismo está incentivando os feirantes a se organizarem para receber os visitantes, procurando divulgar os seus produtos em Inglês e Espanhol, para uma melhor identificação.

Título—


Baixo  Guandu  é  vencedor no Basquete  Masculino
Os Jogos Abertos do Espírito Santo (Joabes) continuaram nesse final de semana com mais uma rodada da fase regional. Os classificados da modalidade de handebol foram Vitória no masculino e Vila Velha no feminino. No futsal deu Aracruz no feminino e Linhares pelo masculino. Baixo Guandu foi o vencedor no basquete masculino. Na modalidade de voleibol, Domingos Martins ganhou nas duas chaves competindo na Regional Norte, e Piúma conquistou as duas vagas na Regional Sul.

Os atletas qualificados se juntam aos classificados da primeira rodada. Os campeões do basquete no masculino e feminino de Domingos Martins, do futsal masculino e feminino de Vila Velha, e o do voleibol masculino da Serra e feminino de Vitória.

A final estadual acontecerá entre os dias 05 e 07 de abril, com a cidade-sede ainda a ser definida. Os campeões vão representar o Espírito Santo nos Jogos Abertos Brasileiros (JABS), em Criciúma (SC), no período de 29 de maio a 04 de junho.

Próximos Jogos

A terceira rodada da fase regional do Joabes volta neste final de semana com mais duas modalidades em disputa. Guaçuí será a sede do futsal e o basquete será no município de Anchieta.

Os Jogos

Os Jogos Abertos do Espírito Santo (Joabes) são realizados pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport). Neste ano, os times foram divididos em quatro regiões e jogam entre si. Os classificados de cada região se enfrentam na final estadual. O objetivo principal da competição, que é realizada anualmente, é promoção do intercâmbio sócio e esportivo-cultural dos atletas participantes, com idade acima de 18 anos nas modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei, atletismo, natação e judô.
 



Anúncio-
3º Mendonça’s  Open
Cartaz  Rony.................

Apoio: Mendonça’s  Bar
Com o super frango assado aos domingos.
Mendonça’s  ou bar do Belti, o seu ponto de encontro.
Em frente à pracinha do bairro São José - Baixo Guandu.
================================================== 
O Regional-  -1ª Quinzena de Março/2013-   -REGIÃO- -Página 06

Título-
Governador inaugura Praça Saudável e entrega máquinas em Laranja da Terra
-Texto e Fotos: Wanderlei Schulz-

Foto-
Foto-
Foto –
Foto-
Foto-
Foto-
Foto-
Foto-

  Mais uma vez, o Governador do Estado Renato Casagrande esteve em Laranja da Terra e foi recebido pelo prefeito Joadir Lourenço e pelo presidente da Câmara Jairo Maia e demais autoridades. A solenidade foi no dia 1º março quando, aconteceu a entrega da Praça Saudável, no bairro Bela Vista, na Praça Carlos Tesch e ainda, de máquinas agrícolas.
  O prefeito Joadir Lourenço, agradeceu o esforço do Governador Renato Casagrande em levar  benefícios  para  os moradores de Laranja da Terra. Ele aproveitou a presença do governador e demais autoridades, para pedir a conclusão do asfalto que liga a cidade de Laranja da Terra com Itarana. O governador por sua vez, relatou o problema que houve com a empreiteira que tinha ganhado a concorrência e não concluído a obra, mas que outra empresa já está Laranja da Terra para concluir o asfalto.
   “Esses são mais investimentos que confirmamos para contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem no interior do Espírito Santo. O Governo do Estado trabalha de forma organizada para promover o desenvolvimento equilibrado entre as regiões e para chegar a quem mais precisa. Só vamos conseguir impulsionar o desenvolvimento do Estado se houver um apoio real aos municípios do interior, principalmente na agricultura”, afirmou o governador Renato Casagrande. 
   Segundo o secretário da Agricultura, Enio Bergoli, “as entregas de hoje confirmam que a agricultura está na pauta de prioridades do Governo do Espírito Santo, e Laranja da Terra é um município que depende basicamente da agricultura familiar. Para desenvolver este tipo de atividade, temos o nosso Programa ‘Vida no Campo’, que é o mais estruturado programa de apoio à agricultura familiar no Brasil”, declarou o secretário. 
   Na ocasião, foi inaugurada a academia da Praça Saudável. “Esta é a nona unidade da academia que estamos entregando, de um total que vai chegar a 115 unidades em todo o Estado. Nosso projeto trabalha a acessibilidade e pensa nas atividades voltadas tanto para jovens, como para adultos e pessoas da melhor idade. O Governo trabalha de forma integrada e em eixos estratégicos e esta entrega não é somente um investimento em esporte ou lazer, mas beneficia também a saúde dos cidadãos laranjenses”, declarou o secretário de Esportes, Vandinho Leite.

Entrega de equipamentos agrícolas

   A infraestrutura rural de Laranja da Terra agora conta com uma pá carregadeira, uma retroescavadeira e um microtrator. A pá carregadeira foi adquirida pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag) para a Prefeitura Municipal de Laranja da Terra. Já o microtrator com implementos será destinado para a Fundação Fé e Alegria. No total, o investimento do Governo do Espírito Santo é de R$ 279 mil. 
   O microtrator com os implementos vai viabilizar a ampliação das áreas de cultivo agroecológico no Centro de Educação Técnica e Ambiental Fé e Alegria, facilitando a implantação e manutenção de áreas de silvicultura, fruticultura e olericultura. O centro atua na difusão de novas formas de gestão da propriedade rural e de técnicas agroecológicas de produção, por meio de cursos, dias de campo e visitas técnicas.  
   “Vamos utilizar o microtrator na preparação dos terrenos onde realizamos nossos cursos. Enfrentávamos a dificuldade de não ter um equipamento como esse e precisávamos pagar para terceiros fazerem o serviço”, afirmou o coordenador do Centro de Educação, Vilmar Burzlaff. 
   Além do cultivo de hortaliças, a fundação conta com plantios de café conilon e frutas, como banana, laranja, limão, manga, coco, maracujá e abacaxi. O cultivo de espécies florestais diversas também vem sendo experimentado, de forma a identificar alternativas de aproveitamento de áreas hoje ocupadas por pastagens degradadas. 
   A prefeitura também recebeu uma retroescavadeira, adquirida por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A ação faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e o investimento do Governo Federal com o equipamento foi de R$ 153 mil.

Primeira praça saudável em Laranja da Terra

   O Governo do Estado inaugurou a nona unidade da Praça Saudável, desta vez no município de Laranja da Terra. O espaço será disponibilizado à população para a prática esportiva com profissionais de educação física para que auxiliem aos alunos, além de ser utilizado como espaço recreativo. 
   Além de Laranja da Terra, Fundão, Domingos Martins, São Domingos do Norte, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Itaguaçu, Itarana e Piúma, já contam com unidades em funcionamento.

   O projeto Praça Saudável tem como objetivo readequar praças existentes em 15 municípios, na primeira fase de implementação, levando estrutura adequada para a realização de atividades físicas, acompanhadas por profissionais de educação física. 
   Na segunda fase, o projeto vai construir novas praças, que além dos aparelhos de ginástica e do espaço recreativo, contará com pistas de caminhada, quadra de areia, espaço de vivência e será chamado de Praça Saudável Construções. Ao todo, 115 praças serão construídas no Estado.
=======================================



O Regional- -1ª Quinzena de Março/2013-  -MEIO  AMBIENTE-  -Página 07
Título-

Dia Mundial da Água

   A Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a resolução A/RES/47/193 de 22 de fevereiro de 1993, através da qual 22 de março de cada ano seria declarado Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 93, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (sobre recursos hídricos) da Agenda 21. E através da Lei n.º 10.670, de 14 de maio de 2003, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu o Dia Nacional da Água na mesma data.
   Os Estados foram convidados, como fosse mais apropriado no contexto nacional, a dedicar o Dia a atividades concretas que promovessem a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações da Agenda 21.
   No mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, é preciso lembrar que, em diversos lugares do planeta, milhares de pessoas já sofrem com a falta desse bem essencial à vida.
   A água é um bem precioso e insubstituível. É um elemento da natureza, um recurso natural. Na natureza podemos encontrar a água em três estados: sólido (gelo), gasoso (vapor) e líquido. Ainda classificando a água ela pode ser: doce, salobra e salgada.
   É de domínio público e de vital importância para a existência da própria vida na Terra. A água é um recurso natural que propicia saúde, conforto e riqueza ao homem, por meio de seus incontáveis usos, dos quais se destacam o abastecimento das populações, a irrigação, a produção de energia, o lazer, a navegação.
   De acordo com a “Gestão dos Recursos Naturais da Agenda 21, a água pode ainda assumir funções básicas, como:
Biológica: constituição celular de animais e vegetais.
Natural: meio de vida e elemento integrante dos ecossistemas.
Técnica: aproveitada pelo homem através das propriedades hidrostática, hidrodinâmica, termodinâmica entre outros fatores para a produção.
Simbólica: valores culturais e sociais.
   Muito se fala em falta de água e que, num futuro próximo, teremos uma guerra em busca de água potável. O Brasil é um país privilegiado, pois aqui estão 11,6% de toda a água doce do planeta. Aqui também se encontram o maior rio do mundo - o Amazonas - e o maior reservatório de água subterrânea do planeta - o Sistema Aqüífero Guarani.
   No entanto, essa água está mal distribuída: 70% das águas doces do Brasil estão na Amazônia, onde vivem apenas 7% da população. Essa distribuição irregular deixa apenas 3% de água para o Nordeste. Essa é a causa do problema de escassez de água verificado em alguns pontos do país.    Em Pernambuco existem apenas 1.320 litros de água por ano por habitante e no Distrito Federal essa média é de 1.700 litros, quando o recomendado são 2.000 litros.
   Mas, ainda assim, não se chega nem próximo à situação de países como Egito, África do Sul, Síria, Jordânia, Israel, Líbano, Haiti, Turquia, Paquistão, Iraque e Índia, onde, os problemas com recursos hídricos já chegam a níveis críticos.  
   Em todo o mundo, domina uma cultura de desperdício de água, pois ainda se acredita que ela é um recurso natural ilimitado. O que se deve saber é que apesar de haver 1,3 milhão de km\3 livre na Terra, segundo dados do Ministério Público Federal, nem sequer 1% desse total pode ser economicamente utilizado, sendo que 97% dessa água se encontra em áreas subterrâneas, formando os aqüíferos, ainda inacessíveis pelas tecnologias existentes. 
   Políticas públicas e um melhor gerenciamento dos recursos hídricos em todos os países tornam-se hoje essenciais para a manutenção da qualidade de vida dos povos. Se o problema de escassez já existente em algumas regiões não for resolvido, ele se tornará um entrave à continuidade do desenvolvimento do país, resultando em problemas sociais, de saúde, entre outros. 
   O país está tomando medidas concretas para impedir esse futuro, entre elas a criação da Agência Nacional de Águas, a sobreposição do rio São Francisco, adoção de técnicas de reuso de água e construção de infra-estrutura de saneamento, já que hoje 90% do esgoto produzido no país é despejado em rios, lagos e mares sem nenhum tratamento.
   Segundo a Organização das Nações Unidas - ONU, 50% da taxa de doenças e morte nos países em desenvolvimento ocorrem por falta de água ou pela sua contaminação. Assim sendo, o rápido crescimento da população mundial e a crescente poluição, causado também pela industrialização, torna a água o recurso natural mais estratégico de qualquer país do mundo.
   Para cada 1.000 litros de água utilizados, outros 10 mil são poluídos. Segundo a ONU, parece estar cada vez mais difícil se conseguir água para todos, principalmente nos países em desenvolvimento. Dados do International Water Management Institute - IWMI mostram que, no ano de 2025, 1.8 bilhão de pessoas de diversos países deverá viver em absoluta falta de água, o que equivale a mais de 30% da população mundial. Diante dessa constatação, cabe lembrar que a água limpa e acessível se constitui em um elemento indispensável para a vida humana e que, para se tê-la no futuro, é preciso protegê-la para evitar o futuro caótico previsto para a humanidade, quando homens de todos os continentes travarão guerras em busca de um elemento antes tão abundante: a água. 
   Devido a grande expansão urbanística, a industrialização, a agricultura e a pecuária intensivas e ainda, a produção de energia elétrica - que estão estreitamente associadas à elevação do nível de vida e ao crescimento populacional - crescentes quantidades de água passaram a ser exigidas.
   As crescentes necessidades de água, a limitação dos recursos hídricos, os conflitos entre alguns usos e os prejuízos causados pelo excesso de água exigem um planejamento bem elaborado pelos órgãos governamentais, estaduais e municipais, visando técnicas de melhor aproveitamento dos recursos hídricos.
   Além das responsabilidades públicas, cada cidadão tem o direito de usufruir da água, mas, o dever de preservá-la, utilizando-a de maneira consciente, sem desperdícios, assim dando o valor devido à água.


SAAE
22 D E MARÇO- DIA DA ÁGUA
Logomarca SAAE
Use a água racionalmente, a fonte não pode secar!

   O SAAE de Baixo Guandu e as autoridades de Saneamento ALERTAM aos moradores, para a necessidade de se instalar caixas d’água de no mínimo mil litros, para suprir as suas necessidades em casos de paralisações para manutenção e ampliações de estruturas, bem como, em casos de quebra de redes e bombas.

Consumo consciente de água

- Ao escovar os dentes e se barbear, manter a torneira fechada;
- Fechar a torneira enquanto ensaboar as louças e talheres;
- Usar a máquina de lavar roupas na capacidade máxima;
- Na hora do banho, procurar se ensaboar com o chuveiro desligado e procurar tomar banho rápido;
- Não jogar óleo de fritura pelo ralo da pia. Além de correr o risco de entupir o encanamento da residência, esta prática polui os rios e dificulta o tratamento da água;
- Não deixar que ocorram vazamentos em encanamentos dentro da residência;
- Entrar em contato com a companhia de água ao verificar vazamentos de água na rede externa;
- Usar a descarga no vaso sanitário apenas o necessário. Manter a válvula sempre regulada;
- Reutilizar a água sempre que possível;
- Utilizar regador no lugar de mangueira para regar as plantas;
- Usar vassoura para varrer o chão e não a água da mangueira;
- Lavar o carro com balde ao invés de mangueira;
- Captar a água da chuva com baldes. Esta água pode ser usada para lavar carros, quintais e regar plantas;
- Tratar a água de piscinas para não precisar trocar com freqüência. Outra dica é cobrir a piscina com lona, enquanto não ocorre o uso, para evitar a evaporação;
- Colocar sistemas de controle de fluxo de água (aeradores) no bico das torneira.

SAAE DE BAIXO GUANDU -TEL. 3732-1117

 ========================================
O Regional- -1ª Quinzena de Março/2013-   -MEIO-AMBIENTE-  Página 08

Título-
Usina de Aimorés informa fim do período para limpeza do reservatório

   A Usina de Aimorés informa que a operação de limpeza do reservatório na bacia do Rio Doce, prevista para acontecer neste período chuvoso, até março de 2013, não será realizada em função de não ter ocorrido vazões naturais do Rio Doce para sua realização. A empresa empreendeu todos os esforços preventivos para que, em caso de condições adequadas para a realização da intervenção, o processo de limpeza fosse executado com excelência, incluindo as providências para eliminar impactos e garantir a segurança e a manutenção da qualidade de vida das comunidades e a proteção do meio ambiente do entorno de seu reservatório. 
   Da mesma forma, estão sendo adotadas todas as providências necessárias para o adiamento da operação para o próximo período de cheias. Para tal, iniciamos a desmobilização dos recursos, estruturados de forma preventiva para o caso de realização da limpeza. A empresa busca sempre cumprir suas responsabilidades legais de forma transparente e com respeito às comunidades de sua área de influência.  A equipe da Usina de Aimorés eleva seus votos de estima e consideração e se coloca à disposição para quaisquer informações adicionais.


Título-
Projeto Corredores Ecológicos investe R$ 777 mil em Unidades de Conservação do ES

   O Sistema Estadual de Unidades de Conservação acaba de receber seis novos veículos, que foram entregues ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e serão destinados a três Unidades de Conservação (UCs) gerenciadas pelo Estado. Parte da frota será empregada na realização das atividades do Projeto Corredores Ecológicos no Espírito Santo, na criação de novas UCs e no apoio aos trabalhos da Câmara de Compensação Ambiental do Iema, que gerencia recursos provenientes de licenciamentos ambientais. 
   Os veículos foram entregues pelo Projeto Corredores Ecológicos, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com o Governo do ES, e fazem parte do último lote de bens adquiridos por meio de um convênio firmado no valor de R$777.644,10. Em lotes anteriores desse convênio, foram realizados investimentos na formação de conselheiros de cinco UCs de proteção integral e adquiridos três quadriciclos, uma caminhonete e três computadores portáteis.
   As três UCs que receberão os veículos são a Reserva Biológica Duas Bocas, que fica em Cariacica, o Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, em Guarapari, e o Parque Estadual da Pedra Azul, localizado em Domingos Martins.

Projeto Corredores Ecológicos

   O Projeto Corredores Ecológicos é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), executada em parceria com o Governo do Espírito Santo, com recursos do Banco Alemão de desenvolvimento KFW. Seu objetivo é garantir a conservação da biodiversidade por meio da proteção de fragmentos florestais e da promoção da conexão entre eles.
   Em execução desde 2003, o projeto segue suas atividades no Espírito Santo buscando a consolidação de ações que promovam a conectividade das florestas capixabas. Estas ações são desenvolvidas com foco em fortalecer o sistema de monitoramento e fiscalização, a estruturação das Unidades de Conservação (UCs) e o desenvolvimento e difusão de tecnologias de baixo impacto ao meio ambiente que promovam geração de emprego e renda no campo.
   Segundo o coordenador do Projeto Corredores Ecológicos no Espírito Santo, Fabiano Zamprogno Novelli, um novo convênio entre o Iema e o MMA foi firmado. “Investimentos de aproximadamente R$ 1 milhão serão feitos buscando o desenvolvimento de ações que proporcionem conectividade entre fragmentos de florestas por meio de práticas agrícolas como os sistemas agroflorestais, pastagem ecológica, manejo não madeireiro de espécies nativas da Mata Atlântica e a adequação ambiental de imóveis rurais”. Segundo Novelli, essas ações estão integradas ao Programa Estadual de Ampliação da Cobertura Florestal (Reflorestar).

Título-
Vale investiu US$ 2,5 bilhões no Espírito Santo em 2012

Vitória, 28 de fevereiro de 2013 - A Vale investiu (*) US$ 2,5 bilhões no Espírito Santo em 2012. Os investimentos ambientais somaram US$ 63 milhões no ano passado. Paralelamente, a empresa investiu US$ 14,6 milhões em ações sociais no Estado.

Geração de empregos no ES

   A Vale fechou 2012 no Espírito Santo com 12.562 empregados, entre próprios e terceiros permanentes. Além disso, a empresa manteve ainda outras 4.425 oportunidades de trabalho em canteiros de obras e projetos em instalação no Estado.

Pelotização: marco histórico

   Em 2012, a produção de pelotas da Vale alcançou 55,1 milhões de toneladas, um recorde em níveis históricos, ultrapassando em 2,3% o recorde alcançado em 2011, especialmente devido ao ramp-up das operações em Omã. 
   No Espírito Santo a produção de pelotas² chegou a 36,7 milhões toneladas em 2012, mantendo o mesmo patamar do ano anterior.

 Logística

   Porto mais eficiente do mundo em termos de giro de pátio (eficiência na movimentação de minério e pelotas nos pátios de estocagem), o Porto de Tubarão embarcou mais de 106 milhões de toneladas de minério de ferro e 16,8 milhões de toneladas de carga geral no ano passado, totalizando 123 milhões de toneladas, entre minério, grãos, carvão e fertilizantes em 2012.
   Já a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), que é considerada uma das ferrovias mais produtivas do país, foi responsável pela movimentação de 118,7 milhões de toneladas de minério de ferro e 25,8 milhões de toneladas de carga geral em 2012, totalizando 144,5 milhões de toneladas transportadas.

Minério de ferro

   A Vale apresentou boa performance operacional no quarto trimestre de 2012. A produção de minério de ferro atingiu o maior nível para um quarto trimestre, com 85,5 milhões de toneladas.
   No total, a produção de minério de ferro da Vale foi de 320 milhões de toneladas em 2012.

-
Call  Consultoria  Ambiental

 =========================================
O Regional-  -1ª Quinzena  de  Março/2013-  -REGIÃO-   -Página 09

Título-

JUSTIÇA  CASSA  MANDATO DO  PREFEITO DE  RESPLENDOR
Foto-  César  Romero já  foi presidente  da  Capel, e  em  outubro elegeu  prefeito.


A Ação de Investigação Judicial Eleitoral - AIJE nº.898-07.2012 foi julgada procedente no dia 11 de março de 2013, a fim de cassar o prefeito eleito em Resplendor e seu vice, bem como declarar a inelegibilidade do ex-prefeito, Fernando Duarte, por oito anos. Foram comprovados o abuso de poder político e/ou econômico em quatro das sete condutas condutas imputadas a César Romero, Azemar Dorneles e Fernando Viceconte.

A sentença proferida pela Justiça Eleitoral declarou a inelegibilidade, por oito anos, de César Romero, Azemar Dorneles e Fernando Viceconte Duarte. Além disso, foram cassados os registros dois dois primeiros e aplicada multa aos três investigados.

Os infratores podem recorrer da decisão e, ainda, ingressar com a ação cautelar no Tribunal Regional Eleitoral - TRE/MG para tentar suspender os efeitos da cassação.

Considerando que César Romero obteve mais de 50% votos válidos, será realizada nova eleição caso mantida a decisão de cassação pelos Tribunais Superiores. Enquanto isso quem assume a Chefia do Executivo é o Presidente da Câmara de Vereadores, Adaias Rocha Pires.
Fonte-  Ministério Público de  Resplendor



Título-


Programa Travessia destina R$ 3,4 milhões para 42 cidades do Rio Doce em 2013

  = Santa  Rita  do  Itueto, Pocrane  e  Alvarenga  serão  beneficiados =
Quarenta e duas cidades do Rio Doce serão beneficiadas este ano pelo Programa Travessia, com investimentos da ordem de R$ 3,4 milhões. A adesão aconteceu  dia  07  d e março, em solenidade com o governador Antonio Anastasia. Em todo o Estado, 202 municípios das diversas regiões de Minas pactuaram ações no âmbito dos projetos Travessia Saúde, Travessia Educação, Travessia Renda, Travessia Social, Banco Travessia e Porta a Porta, com recursos do Tesouro Estadual de R$ 23 milhões. Na ocasião, foram assinados também documentos referentes ao projeto Com Licença, Vou à Luta – iniciativa parceira do Programa Travessia.
Vinte cidades do Rio Doce que já eram atendidas pela iniciativa, pactuaram novas ações. Os outros 22 municípios serão contemplados pelo programa pela primeira vez, por meio do projeto Porta a Porta, que representa o primeiro passo para o município receber as ações do Travessia. O projeto identifica as principais privações de cada localidade e, a partir do diagnóstico, o Estado direciona as políticas públicas necessárias.
Serão beneficiadas pelo Porta a Porta no Rio Doce as cidades de Alvarenga, Capitão Andrade, Central de Minas, Córrego Novo, Dores de Guanhães, Galiléia, Itabirinha, Joanésia, Mathias Lobato, Periquito, Piedade de Caratinga, Pingo d'Água, Pocrane, Sabinópolis, Santa Rita de Minas, Santa Rita do Itueto, São João Evangelista, São Pedro do Suaçuí, Sardoá, Sobrália, Tumiritinga e Virgolândia.
Já as cidades que pactuaram novas ações na região são: Açucena (Travessia Renda, Travessia Saúde, Com Licença, Vou à Luta, Educação para Jovens e Adultos), Campanário (Travessia Renda, Banco Travessia, Travessia Saúde, EJA), Fernandes Tourinho (Travessia Renda, Banco Travessia, Travessia Saúde, EJA), Frei Lagonegro (Travessia Renda, Banco Travessia, Travessia Saúde, EJA), Gonzaga (Travessia Renda, Travessia Saúde, EJA), Imbé de Minas (Travessia Renda, Travessia Saúde, EJA), Marilac (Travessia Renda, Banco Travessia, Travessia Saúde, EJA), Materlândia (Travessia Renda, Travessia Saúde, EJA), Mesquita (Travessia Renda, Travessia Saúde, EJA), Nacip Raydan (Travessia Renda, Banco Travessia, Travessia Saúde, EJA), Peçanha (Travessia Renda, Travessia Social, Travessia Saúde, EJA), Pescador (Travessia Renda, Banco Travessia, Travessia Saúde, EJA), São Felix de Minas (Travessia Renda, Travessia Saúde, EJA), São Geraldo da Piedade (Travessia Renda, Banco Travessia, Travessia Saúde, Com Licença, Vou à Luta, EJA), São José da Safira (Travessia Renda, Banco Travessia, Travessia Saúde, EJA), São José do Divino (Travessia Renda, Banco Travessia, Travessia Saúde, EJA), São José do Jacuri (Travessia Renda, Travessia Saúde, EJA), São Sebastião do Anta (Travessia Renda, Travessia Social, Travessia Saúde, EJA), São Sebastião do Maranhão (Travessia Renda, Travessia Saúde, EJA) e Vargem Alegre (Travessia Renda, Travessia Saúde, EJA).
Travessia para a inclusão social
O Programa Travessia, do Governo de Minas, tem como objetivo promover a inclusão social e produtiva da população em situação de pobreza e vulnerabilidade social por meio de articulação das politicas públicas. Desde 2011, utiliza o conceito de pobreza multidimensional, que considera as privações sociais nas dimensões da saúde, educação e padrão de vida. Atualmente, são beneficiados 132 municípios nas 10 regiões de planejamento. O Travessia iniciou suas atividades em 2008 e já beneficiou 239 municípios mineiros e mais de três milhões de pessoas, com um investimento superior a R$ 1 bilhão.


 -
Farmácia Santa Lúcia
Rádio América
Gilson Café
Rádio Aliança
 ============================



O Regional-  -1ª Quinzena  de  Março/2013-  -POLÍCIA- -Página 10

Título-

Polícia Ambiental Apreende Carne de Jacaré em Resplendor

   Dia 26 de fevereiro, Policiais Militares do 4º Grupamento Ambiental de Resplendor apreenderam na zona rural da cidade 01 (uma) arma de fogo (espingarda calibre 40), munições e aproximadamente 07 (sete) quilos de carne de jacaré.
   As apreensões foram feitas durante fiscalização voltada para o combate a caça predatória de animais silvestres. O autor foi preso em flagrante sendo a arma e demais materiais encaminhados à  Delegacia de Polícia Civil de Resplendor.
   Descrição dos Materiais apreendidos: 01 Espingarda cartucheira calibre 40, sem número de série e marca; 07 Cartuchos calibre 40, sendo 04 (quatro) intactos e 03 (três) deflagrados; 14 Cartuchos calibre 38, sendo 05 (cinco) Intactos e 09 (nove) deflagrados. 7kg265gr de carne de jacaré; 01 Gaiola para captura de capivara;01 Gaiola para captura de tatu;01 Armadilha engasgo para captura de jacaré; 02 Alçapões para captura de pássaros. 
Equipe: 3º Sgt Félix e Cb Kennedy (3º Pel MAT / 4º GP MAmb / Resplendor).

Título-
Mulher recebe 25 facadas em Aimorés

   Uma mulher M.C.G de  24  anos  de  idade,  recebeu 25 facadas, em Aimorés, no Morro da  Caixa  d’A´gua,  bairro Rua  Nova, na  madrugada  do último dia  09. Segundo informações o autor poderia ser o esposo D.C.B, 25 anos que se encontrava foragido.  A Polícia esteve no local e encontrou a mulher no chão, sangrando muito, e foi levada para o Hospital São José de Aimorés.

Título-
Polícia de Aimorés apreende 10 kilos de maconha
   Na conhecida Serra do Queima Camisa, próximo ao distrito de Conceição do Capim (Aimorés), a Polícia Militar apreendeu 10 kilos de maconha aproximadamente. A Polícia tinha recebido informações de que estaria chegando drogas em Aimorés, no trem de passageiros, onde foram  mobilizados  vários  policias, para  não deixar  a drogar entrar em Aimorés.
  Os autores da distribuição da droga ao perceberem a atuação da Polícia, tentaram fugir em uma moto, com placa de Baixo Guandu MTG 4316, cor azul.

   A Polícia apreendeu: • • 9 tabletes de maconha(pesando aproximadamente 10kg), um aparelho celular e a moto da fuga.
   O envolvido Jeferson Batista da Cruz, foi encaminhado para o Hospital  São  José de Aimorés, e  devido a gravidade dos ferimentos  foi encaminhado para um hospital de Governador Valadares

Título-
Balanço Piracema 2012/2013





05/03/2013
   Os pescadores que permaneceram sem pescar no período defeso da piracema, compreendido de 01 de novembro/2012 a 28 de fevereiro deste ano, já retornaram a rotina diária de buscar o sustento oferecido pela mãe natureza nos rios, pois encerrada a desova e reprodução dos peixes, as atividades pesqueiras foram reabertas no Estado de Minas Gerais.
   Durante a Piracema, a Polícia Militar através da Oitava Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito (8ª Cia PM Ind MAT) realizou diversas ações para garantir o cumprimento da legislação ambiental, que definiu no período, algumas modalidades de pesca como sendo crime.
   Como forma de prevenção foram mobilizados os principais parceiros da Polícia Militar de Meio Ambiente na fiscalização diária, sendo eles integrantes de colônias e associações de pescadores, clubes de pesca, população ribeirinha, proprietários e usuários de ''pesque e pague''.
Resultado da Operação:
   Para reprimir aqueles que insistiram em desrespeitar a legislação de pesca, a 8ª Cia PM Ind MAT desencadeou, diuturnamente, diversas fiscalizações em estabelecimentos de venda de pescado e apetrechos de pesca, bem como operações com patrulhamentos aquáticos em rios e lagos da bacia hidrográfica do leste mineiro, destacando-se os rios: Doce, Manhuaçu, Suaçuí Grande e Pequeno. Nos sessenta e quatro municípios sob responsabilidade territorial da 8ª Cia PM Ind MAT, foram fiscalizados 1.017 pescadores de categoria amadora e 43 de categoria profissional, sendo feitas 58 operações com patrulhas embarcadas e 348 desembarcadas, lavrados 187 Boletins de ocorrência (Registros de Eventos de Defesa Social / REDS) e 738 boletins de ocorrência simplificados, os quais apresentaram os seguintes resultados: 27 autos de infração de pesca lavrados, apreensão de 3.500 metros de redes de pesca, 165 quilos de pescado, 22 tarrafas, 14 molinetes, 09 covos e 03 jequis. Em Valadares quatro pessoas foram presas realizando pesca ilegal.
   Entre fiscalizações e trabalhos preventivos, a Polícia Militar de Meio Ambiente visitou e fiscalizou 78 estabelecimentos de comércio de pescado e 25 estabelecimentos de venda de apetrechos de pesca. Foram desencadeadas diversas blitzes nas rodovias visando coibir o transporte irregular de pescado e apetrechos proibidos, bem como fiscalizações em locais de “pesque e pague” e em pontos de vendas de peixes ornamentais. Também foram feitas visitas e palestras em colônias de pescadores profissionais e clubes de pesca. A campanha teve ampla divulgação com a distribuição de material educativo tais como cartazes e folders contendo dicas e orientações sobre as principais restrições da pesca. 
   No dia 06/03, às 09 horas, militares do 2º Pelotão de Meio Ambiente e agentes do Instituto Estadual de Florestas (IEF) farão a incineração do material apreendido por ocasião da piracema em uma empresa da cidade (Governador Valadares).
   Considerando o período da quaresma, quando normalmente, há um acréscimo no consumo de peixes pela população, a Polícia Militar de Meio Ambiente continuará executando operações no intuito de manter o controle e a fiscalização do comércio de peixes na região.


Portas  abertas


Edital
=======================


O Regional-  -1ª Quinzena  de  Março/2013-  -VARIEDADES-  -Página 11

Título-
Hora do Recreio

  TOUROS

   O bêbado chega ao médico todo arrebentado. O médico pergunta o que aconteceu e ele, com muita dificuldade tenta explicar:
- Hic!!! Sabe o que é doutor...Eu moro na fazenda. Aí eu tava voltando pra casa pelo ataio que é no meio do pasto. De repente vi dois touros. Um que existia e outro que não existia. O que  existia veio pra cima de mim e eu desesperado subi na árvore que não existia hic!!!kakakakakakakak

   TRÊS VELHINHAS

   Três velhinhas muito charmosas reunidas para o chá da tarde:
- Puxa, acho que estou ficando esclerosada. - comenta uma delas - Ontem me peguei com a vassoura na mão e não me lembrava se já tinha varrido a casa ou não.
- Isso não é nada. - diz a outra - Outro dia eu me vi de pé, ao lado da cama, de camisola, e não sabia se tinha acabado de acordar ou estava me preparando para dormir.
- Cruz credo. - fez a terceira - Deus me livre de ficar assim!...
   E deu três batidinhas na mesa: toc-toc-toc. Olhou para a cara das outras e, calmamente, emendou:
- Esperem um pouco que eu já volto... Tem gente batendo na porta!

 
BABACA

   Um professor de matemática quis pregar uma peça em seus alunos e lhes disse:
- Meninos, aqui vai um problema:
   Um avião saiu de Amsterdã com uma velocidade de 800 km/h, à pressão de 1.004,5 milibares; a umidade relativa era de 66% e a temperatura 20,4 graus C. A tripulação era composta por 5 pessoas, a capacidade era de 45 assentos para passageiros, o banheiro estava ocupado e havia 5 aeromoças (mas uma estava de folga). A pergunta é... Quantos anos eu tenho?
   Os alunos ficam assombrados. O silencio é total. Então o Joãozinho, lá no fundo da sala e sem levantar a mão, diz de pronto:
- 44 anos, professor!
O professor, muito surpreso, o olha e diz:
- Caramba, é certo. Eu tenho 44 anos. Mas como você adivinhou?
E Joãozinho:
- Bem, eu deduzi porque eu tenho um primo que é meio babaca, e ele tem 22 anos...

Título-
Frase de Pára-Choque:
“À noite todas as pardas são gatas.”

Título-
Curiosidades

A Doença mais Antiga do Mundo

   Atualmente, médicos e especialistas têm conhecimento acerca de inúmeras doenças, de todas elas a mais antiga é a hanseníase. Os primeiros registros dessa doença datam de 1350 a.C.. Apesar de ser muito antiga, o tratamento eficaz da doença só foi descoberto no começo dos anos 80, com o desenvolvimento da poliquimioterapia.
   A hanseníase é provocada pela bactéria Mycobacterium leprae, também conhecida como Hansen, ela agride principalmente os nervos e a pele, podendo, em estágios mais graves, resultar em deformações. A lepra, como era conhecida, consome, resseca, agride e penetra na pele, deforma nervos, músculos e ossos.
   No início ela provoca uma dor quase insuportável que logo passa e é substituída pela perda da sensibilidade e dos movimentos. O nome foi alterado por causa do preconceito com o qual os portadores da doença eram tratados, no Brasil a lepra passou a ser conhecida como hanseníase.
   Em números absolutos de hanseníase, o Brasil é o segundo país no ranking, perdendo somente para a Índia.
Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola.com


Confira o Dia a Dia
oregionalguandu.blogspot.com
Jornal O Regional
AQUI TEM NOTÍCIA!
Evangelismo, Meio Ambiente, Ciência, Esporte, Política, etc


Título-
CONTOS/CRÔNICAS E POESIAS
 =====================


O Regional-  -1ª Quinzena de Março/2013-  -SOCIAL-  Página 12

Anúncio-

Título-
Vereador Lucas Cigano presta contas

Foto- Vereador Lucas Cigano.

   Imbuído no propósito de prestar contas de seu mandato, nestes últimos 03 meses, o vereador Lucas Cigano (PR) agradece aos irmãos guanduenses pelo voto de confiança depositado nas urnas de 07 de outubro, com o apoio do prefeito Neto Barros. Além de fiscalizar e dar atenção aos familiares que mais necessitam, está buscando recursos nas esferas: Estadual e Federal, pois, conta com a amizade pessoal e não eleitoreira, “sabemos que, encontramos um município com diversos problemas em todas as secretarias, mas, graças ao apoio do prefeito Neto Barros que está dando total liberdade para o vereador, além de legislar, possa ajudar alavancar a transformação de Baixo Guandu, pois, fomos eleitos para isso”.
  O vereador Lucas Cigano já pediu ao Secretário Estadual de Esportes Vandinho Leite, uma Praça Saudável com 03 academias ao Ar Livre. Uma será instalada na Pracinha do bairro Sapucaia, outra em Mascarenhas e a terceira em local a ser definido. Também já pediu um Campo de Bola, que será construído nos fundos do Ginásio Poliesportivo, no bairro São José.
   Mesmo antes de ser diplomado, Lucas Cigano solicitou ao senador Magno Malta (que é seu amigo particular e presidente de seu partido PR) recursos do Governo Federal, para serem utilizados na construção de calçamentos e aquisição de máquinas agrícolas para o interior.
  Ao Deputado Da Vitória foi solicitado um trator agrícola, para a comunidade do Jaó, que irá garantir mais apoio ao homem do campo.
O prefeito Neto Barros não tem medido esforços para ajudar os vereadores e o povo.
 VEREADOR LUCAS CIGANO
- A Serviço do Povo Guanduense- 
=========================


NOVA LOJA
 =======================
  UHE - Aimorés
 ================================

ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR DEUS.
=============================================================================