quarta-feira, 6 de março de 2013


Jornal O Regional
Filiado ao  SINDJORES
Ano XXVII – Nº 404
1ª/2ª Quinzena de Fevereiro de 2013
Edição de 12 Páginas- R$ 0,90
Baixo Guandu- Espírito Santo

Título-
Eleitores de Baixo Guandu, Itaguaçu e Itarana serão recadastrados a partir de Julho pelo TRE/ES
  -  Mais  Detalhes  da  Página  nº 03-


Título-
Aimorés:
O ex-prefeito Marcelo Marques refuta acusações e diz que, na verdade, a atual administração de Aimorés é a responsável por um prejuízo de R$ 6.417.510,55 aos cofres públicos do município
-Leia na Página 08-

Foto- Marcelo Marques organizou a Prefeitura para o sucessor.


Título-
Itueta: Justiça afasta Nego Baldon. Ele retornou, mas, o caso não foi decidido
  -  Ele será julgado em Belo Horizonte-
Lei na Página 09

Foto - Sede da Prefeitura.

Título-
Promotoria de Resplendor tem nova sede

   Desde o dia 21 de fevereiro a Promotoria de Justiça de Resplendor passa a ter novo endereço, próximo ao Fórum. Rua Morais de Carvalho, nº653, Edifício Ébal Franco, salas 01/02. CEP 35230-000. Telefone (33)3263-1898
   O Ministério Público de Minas Gerais, sensível às demandas de nossa região, inaugurou sua nova sede na Comarca de Resplendor, localizada em um imóvel totalmente acessível às pessoas com algum tipo de deficiência.
A nova sede possibilitará avançar ainda mais na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, em benefício da população de Resplendor, Itueta e Santa Rita do Itueto.

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O Regional-   -1ª/2ª Quinzena  de  Fevereiro/2013- - OPINIÃO- Página 02

Título-
DALMON

Título-
PALANQUE
1ª SESSÃO DA CÂMARA

   Na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal, dia 04 de fevereiro estiveram presentes 10 vereadores, Joel Gonçalves ou Joel do Mutum, que é desconhecido ainda do meio político de Baixo Guandu, faltou. A informação era de que o carro dele teve um problema mecânico.
   Nesta primeira sessão todos os 10 vereadores usaram a palavra. O presidente Pedro Mathias pediu um minuto de silêncio pela tragédia acontecida no Rio Grande do Sul.  Fabiano da Farmácia fez pedido de providência para o bairro Alto Guandu, Romilson Araújo pediu redutor de velocidade próximo à Mangueira, segundo ele, “até os cachorros estão usando as faixas de pedestres”.
   O vereador Vinicius Gobbo apresentou um anteprojeto sobre o assédio moral e disse que, funcionário deve ser respeitado.  O vereador Juscelino Henck sugeriu ao município usar recursos do PAB (Ministério da Saúde) para ampliar e reformar a Creche do bairro Rosário II. Lucas Cigano solicitou da Prefeitura, a instalação de iluminação pública na estrada Baixo Guandu até a divisa com Aimorés.
  O vereador Zezé da Cenira elogiou a postura do prefeito Neto Barros, neste início de mandato. Enfim, cada vereador se manifestou ou fazendo Pedido de Providências.

VINÍCIUS GOBBO
“Eu sou a cara da população e não da oposição”. Frase do vereador Vinícius Gobbo, nesta primeira sessão, sobre o fato de muitos o interpretarem que é oposição.

LICO BORORÓ
   Quem marcou presença nesta primeira sessão do legislativo, foi o ex-vereador Lico Bororó.  Ele teve uma grande votação, mais de 500 votos, mas, não conseguiu reeleger, devido a soma de votos de sua legenda partidária. Esteve lá em silêncio e foi cumprimentado pelos vereadores: Juscelino Henck e Marquinhos Stein.


Título-
PARTICIPAÇÃO
TEORIAS DA SUSTENTABILIDADE
           *Alexandre Sylvio Vieira da Costa
           
   Muitas pessoas ao longo da história foram visionárias e conseguiam enxergar muito além de seu tempo. Nos séculos passados, muitos deles eram considerados loucos, pois, o que diziam ou escreviam estava muito além da compreensão dos demais mortais.   Dentre estas ilustres pessoas temos o conhecido Thomas Robert Malthus, figura conhecida dos livros de geografia das escolas brasileiras. Malthus nasceu em 1766, no século XVIII e era fã de economia, política e demografia, esta última, a ciência que estuda as populações. Naquela época a população mundial não passava de 800 milhões de pessoas com taxas de crescimento extremamente reduzidas, segundo informações históricas, mas este pensador já se preocupava com o futuro distante, com o avanço tecnológico e com a sustentabilidade deste crescimento populacional. Segundo o princípio básico de sua teoria, o crescimento populacional ocorreria de forma mais acelerada quando comparada a produção de alimentos atingindo a falta de sustentabilidade, gerando tensões entre as nações, conflitos por territórios, água, fome e doenças. E não é que o Malthus estava certo!  Em relação aos alimentos, apesar de um bilhão de pessoas no mundo ainda passarem fome, a produção total de alimentos do planeta alimentaria tranquilamente os nossos sete bilhões de habitantes. Isto acontece porque as tecnologias de produção agropecuária avançam rapidamente aumentando significativamente a produtividade sem aumentos de grandes áreas de cultivo. E a população?  Segundo Malthus a taxa de crescimento populacional seria elevada de forma significativa, fato que realmente ocorreu a partir do século XIX (dezenove) onde em 200 anos, a população saltou de um bilhão no ano de 1800 para seis bilhões no ano de 2000 com expectativa para mais de nove bilhões a partir em 2050. Até quando a nossa tecnologia de produção de alimentos e as novas que surgirão irão sustentar este crescimento populacional? Neste setor a teoria Malthusiana ainda não se concretizou, mas no aspecto sustentabilidade ela já é uma realidade. Os recursos naturais do planeta estão comprometidos por conta do consumismo e do padrão de vida do homem. Consumimos cada vez mais petróleo, minérios e água, poluímos cada vez mais nossos recursos hídricos, a atmosfera e o solo, destruímos as florestas, extinguimos os animais....Não tomamos mais banho de rio porque as águas estão poluídas, não podemos mais respirar fundo por conta da poluição do ar, vamos à praia e não passamos mais protetores solares, mas, bloqueadores porque estamos destruindo a camada de ozônio e cada vez mais, os raios ultravioleta que causam o câncer de pele, atingem a superfície do planeta, não jogamos mais bola nos campinhos de pelada porque foram eliminados para construção de casas e fábricas sobrando para os nossos jovens a TV a cabo, o videogame e o Facebook. Malthus estava certo e, a confirmação de sua teoria, é questão de tempo, se continuarmos com o mesmo comportamento coletivo.
*Alexandre Sylvio Vieira da Costa
Engenheiro Agrônomo - DSc Produção Vegetal
Assessor de Pesquisa e Pós Graduação
Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

Título-
MOMENTO
CORAGEM! ASSISTA O FILME “CORAJOSOS”!
*Pr. Ângelo Vieira da Silva

   Nesta semana tive um momento muito especial em que pude refletir um pouco mais sobre a importância da paternidade no ambiente cristão. Foram 101 minutos de mais uma obra cinematográfica independente da Igreja Batista de Sherwood (Albany/USA) que impactaram positivamente a minha vida e de outras dezenas de homens que comigo assistiam ao filme. Esta produção da Sherwood Pictures (também produtora de Desafiando Gigantes, A Virada e Prova de Fogo, os quais recomendo) é extremamente desafiadora. Conhecendo o teor do filme agora, preciso reconhecer: é necessário coragem para assistir COURAGEOUS (2011). Sim, não é fácil ser confrontado com as debilidades que certamente podemos demonstrar no exercício da paternidade.
   O filme COURAGEOUS (Corajosos) acontece em um ambiente policial de uma pequena cidade. O lema "servir e proteger" para os policiais Adam, Nathan, Shane e David vai além da missão nas ruas e adentra em seus próprios lares e famílias. Aparentemente, há um contraste inicial entre os bons serviços prestados como policiais na cidade em detrimento a missão de pais que lhes foi confiada por Deus.
   O filme descreve as angústias do pai que perde uma filha e não compreende o outro filho, do pai que pouco vê o filho em virtude do divórcio, do pai rígido que pouco sabe se expressar com a filha e que se arrisca por seu pequeno filho e até do pai irresponsável, que não reconhece um filho. Também alerta quanto ao terrível problema das drogas.
   No intercurso da produção, a busca pelos princípios bíblicos da paternidade inicia uma transformação radical na vida de cada um desses pais que passam a lutar contra o mal nas ruas e a não fugir da responsabilidade da paternidade. O estudo de Adam resulta em um compromisso especial, a RESOLUÇÃO, que subscrevo e espero que você também, caro leitor, possa fazê-lo:
   "Eu, solenemente determino, diante de Deus, tomar completa responsabilidade por mim, minha esposa e meus filhos. Eu os amarei, os protegerei, servirei, e os ensinarei a palavra de Deus como líder espiritual de meu lar. Eu serei fiel a minha esposa, para amá-la e honrá-la, e estarei disposto se for preciso, a dar a minha vida por ela como Cristo morreu por mim. Eu vou abençoar meus filhos e os ensinar a amar a Deus de todo coração, toda mente e com toda força. Eu os ensinarei a honrar as autoridades e a viver responsavelmente. Eu vou confrontar o mau, perseguir a justiça e amar a misericórdia. Eu vou orar pelos outros e tratar com bondade, respeito e compaixão. Eu vou trabalhar diligentemente para suprir as necessidades de minha família. Eu vou perdoar os que errarem comigo e me reconciliar com aquele com quem errar. Eu vou aprender com meus erros, arrepender-me por meus pecados e andar com integridade como um homem responsável diante de Deus. Eu vou procurar honrar a Deus, ser fiel a sua igreja, obedecer a sua palavra e sua vontade. Eu vou trabalhar corajosamente com a força que Deus me der para cumprir essa resolução pelo resto de minha vida e para sua glória. E quanto a mim e minha casa, serviremos ao Senhor. Josué 24. 15".
Assista “Corajosos”! Coragem!
*Rev. Ângelo Vieira da Silva,
Pastor da 1ª Igreja Presbiteriana de Resplendor

Texto retirado do blog Regulae Fidei - Regra de Fé http://revavds.blogspot.com/2013/02/coragem-assista-courageous.html#ixzz2LYwZPoB3

Título-
EXPEDIENTE


O Regional-  -1ª/2ª Quinzena de Fevereiro/2013-  -POLÍTICA- Página 03

Título-
Baixo Guandu terá agência do SENAI

Foto- Prefeito Neto Barros.

   Um projeto de lei foi encaminhado pelo prefeito Neto Barros e apresentado na Câmara, na sessão de 04 de fevereiro, na abertura dos trabalhos legislativos, criando em Baixo Guandu uma Agência do SENAI. O mesmo foi aprovado pelos vereadores, sem maiores problemas.
  A Agência do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) visa capacitar trabalhador (a), em sua formação profissional. O mesmo oferece várias oportunidades profissionais e o seu diploma é muito reconhecido no meio industrial. Com a implantação do Pólo Empresarial de Baixo Guandu, a Agência do SENAI será uma importante ferramenta nas mãos de quem está procurando por emprego e de quem está  oferecendo oportunidades.

Título-
Vereador Fabiano da Farmácia pede melhorias nos bairros

Foto- Vereador Fabiano da Farmácia (PR)

   O Vereador Fabiano da Farmácia, na abertura dos trabalhos legislativos de Baixo Guandu fez um Pedido de Providências ao prefeito Neto Barros, para que seja construída a sede da Associação dos Moradores do Bairro Rosário e ainda no mesmo local, um Posto Policial, para atender não somente o bairro Rosário I, mas ainda, o Rosário II e Alto Guandu, isso devido ao grande índice de violência registrado e tráfico de drogas.
   Para isso, o vereador Fabiano da Farmácia, sugere que seja utilizado um lote pertencente ao município, localizado ao lado da Creche Dona Paula.
   O vereador Fabiano da Farmácia nesta primeira sessão ordinária que aconteceu dia 04 de fevereiro, também fez à Prefeitura, um Pedido de Providências, no sentido de ser construído, no bairro Alto Guandu, um muro de arrimo, pois, no local existe um precipício de aproximadamente 30 metros de altura, onde já ocorreram muitos acidentes. Segundo o vereador Fabiano da Farmácia, a solicitação é dos moradores.

Título-
TRE Fará Recadastramento de Eleitores de Baixo Guandu, Itaguaçu e Itarana

    Baixo Guandu, Itaguaçu, Itarana serão alguns dos municípios, onde, o TRE/ES (Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo) estará fazendo o recadastramento dos eleitores, a partir do mês de julho.  A população de Baixo Guandu hoje é de 29.086, Itaguaçu 14.134 e Itarana 10.881. Já o número de eleitores de Baixo Guandu é 24.768 mil, Itaguaçu 12.471 mil e Itarana 9.712 mil votantes.
    O TRE/ES fará o recadastramento em 09 meses e só será concluído em abril do próximo ano. Além de Baixo Guandu, Itaguaçu e Itarana, o trabalho será feito em mais 12 municípios do Estado e irá atingir 222.499 mil eleitores.
  Os municípios que serão recadastrados, além dos três citados, os outros são: Apiacá, Bom Jesus do Norte, alegre, Domingos Martins, Boa Esperança, Ibiraçu, Itapemirim, Muniz Freire, Mucurici, Santa Teresa e Santa Leopoldina. Os eleitores desses municípios devem aguardar o chamado da Justiça Eleitoral para comparecer ao Cartório. Em cada Zona Eleitoral haverá uma campanha específica esclarecendo a data, o horário e o local do recadastramento. O eleitor terá que ficar atento, pois, quem não se recadastrar no período estabelecido pelo TRE, terá o título cancelado. Na época, será necessário levar o título, e se tiver, documento oficial com foto e comprovante de residência.
   O diretor geral do TRE-ES, Alvimar Dias Nascimento, explicou que, na verdade haverá uma revisão eleitoral nesses municípios, portanto, o TRE tomou como base indicativa os processos em tramitação na Corregedoria Regional Eleitoral, nos quais o Ministério Público Eleitoral pede a revisão eleitoral. “O MPE pede ao TRE-ES a revisão eleitoral em 28 municípios do Estado, mas, no momento, até por questões orçamentárias, não será possível fazer a revisão em todos eles, então, elegemos 15 Zonas Eleitorais, dentre aqueles municípios que foram indicados pelo MPE. Aproveitando a revisão, faremos, então, o recadastramento biométrico”, esclareceu o diretor-geral.
   O segundo fator que pesou para a definição dos municípios que serão revisados foi o número de kits biométricos disponibilizados para o Espírito Santo. O diretor geral esclareceu que todos os Cartórios Eleitorais possuem uma boa estrutura física e cartorária, mas que o número de Kits não é suficiente para fazer o recadastramento biométrico em todo o Estado. Em média, o recadastramento poderá durar até 60 dias em                                             
 cada município.
   De acordo com o secretário da tecnologia da informação (STI), Danilo Marchiori, a Justiça Eleitoral do ES dispõe de 84 kits biométricos para esse recadastramento de 2013 e 2014 e o TRE-ES deverá investir um total de R$1.170.344,70 no recadastramento, pois o custo será de R$5,26 por eleitor.
   Marchiori explicou que, a “A revisão não será simultânea, então, a medida que concluirmos o recadastramento em uma Zona Eleitoral, transferimos os equipamentos para outro município, conforme o cronograma de trabalho”, disse Danilo.
   Além disso, a Justiça Eleitoral terá que deixar pelo menos três kits biométricos em cada município que concluir o recadastramento. “Quando concluirmos esse trabalho, a plataforma de registro do eleitor muda, então, temos que deixar os kits nos cartórios para o cadastramento de novos eleitores”, explicou Danilo
   O kit biométrico é muito parecido com o equipamento que a Polícia Federal possui para emissão de passaporte. Além do computador, o kit possui cadeira, máquina fotográfica e leitor biométrico, para o registro da digital.
   Até o momento, três municípios do Espírito Santo já tiveram seus eleitores recadastrados biometricamente: Castelo, que possui 26.628 eleitores; Viana, que tem 39.059 eleitores e Dores do Rio Preto, com 5.114 eleitores. Então, são 70.801 eleitores já cadastrados biometricamente no Estado.
   O Espírito Santo possui 58 Zonas Eleitorais e um total de 2.627.654 eleitores.  Com  informações  do ES Hoje

O Regional-  -1ª/2ª Quinzena de Fevereiro/2013-  -SERVIÇO-  -Página 04

Título-
DICAS DE CONCURSO

Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa): abriu concurso público visando o preenchimento de 2.121 vagas para profissionais que substituirão vínculos temporários. As oportunidades são para profissionais com formação de Nível Superior e Técnico, os quais poderão fazer jus a vencimentos entre R$ 1.455,00 e R$ 8.250,00, para o cumprimento de jornadas que poderão variar de 20 a 40 horas semanais.
   Somente para médicos, são 773 oportunidades em 50 especialidades e 3 áreas de atuação. Para outros profissionais de Nível Superior, há 577 vagas em 11 áreas: Assistente Social, Biólogo, Enfermeiro, Farmacêutico, Farmacêutico-bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.
   Já para os postos que exigem formação técnica, há chances para Técnicos em Enfermagem, em Imobilização Ortopédica, em laboratório, em necropsia, em nutrição, em órtese e prótese e em radiologia, totalizando 771 oportunidades.
   Os locais de atuação para todos os cargos estão distribuídos entre a Grande Vitória e interior do Estado.
Inscrições
   As inscrições estarão abertas no período de 08 de março a 01 de abril de 2013, e serão feitas somente pela Internet - no site: www.cespe.unb.br. As taxas de inscrição variam entre R$ 55,00 e R$ 95,00, dependendo do cargo escolhido.

Provas, Gabaritos e Validade
   As provas objetivas, a avaliação de títulos e a perícia médica dos candidatos que se declararem com deficiência serão realizadas na cidade de Vitória/ES.
   As provas objetivas para os cargos de formação técnica de nível médio terão a duração de 4 horas e serão aplicadas na data provável de 19 de maio de 2013, no turno da manhã. já as provas objetivas para os cargos de nível superior terão a duração de 4 horas e serão aplicadas na data provável de 19 de maio de 2013, no turno da tarde.
   Na data provável de 7 de maio de 2013, será publicado no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo edital informando a disponibilização da consulta aos locais e ao horário de realização das provas na Internet, no endereço eletrônico:
http://www.cespe.unb.br/concursos/sesa_es_13.

   Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, a partir das 19 horas da data provável de 22 de maio de 2013, observado o horário oficial deBrasília/DF.
   O prazo de validade do concurso será de 02 anos contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

 ANVISA: o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) autorizou (04/12/2012), por meio da Portaria Nº 584, publicada no Diário Oficial da União, a realização de concurso público para preenchimento de 165 cargos do quadro de pessoal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa. A organizadora também já foi escolhida: será a Cetro Concursos Públicos (confira extrato abaixo)
   Do total de postos a serem preenchidos, 120 exigem nível superior, sendo 100 para Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária (salário de R$ 10.019,20) e 20 para Analista Administrativo, que tem remuneração de R$ 9.263,20.
   Candidatos com nível médio poderão concorrer a 35 vagas de Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária, com remuneração inicial de R$ 4.984,98; e 10 de Técnico Administrativo, com remuneração de R$ 4.760,18.
   O diretor-presidente da Anvisa será responsável pela realização do concurso, e tem prazo de seis meses para publicação do edital , contados a partir de hoje. Edição com informações do portal do MPOG.

 CORREIOS: os correios ampliarão seu quadro de pessoal em pelo menos 9.904 novas vagas, conforme a autorização dada em 27 de junho de 2012 pelo Ministério do Planejamento. No momento, a empresa analisa as demandas existentes em todo o país, mas as contratações serão iniciadas pela convocação paulatina dos aprovados no concurso ainda em vigor, enquadrados no cadastro reserva. Após essa medida, será traçada a estratégia para abertura do novo concurso no primeiro trimestre de 2013, oferecendo pelo menos 6,6 mil vagas, que atenderão justamente aquelas localidades e cargos que não possuíam cadastro de reserva disponível.
   A maioria das vagas aprovadas pelo MPOG destina-se para a área operacional da empresa (carteiros e operadores de triagem e transbordo). A portaria ministerial estabelece que o preenchimento dessas vagas se dê de forma escalonada, sendo 3.302 vagas para contratação imediata (a partir de 1º de julho), 3.301 a partir de 1º de janeiro de 2013 e 3.301 a partir de 1º de abril de 2013.
   No ano passado, foi realizado concurso para toras as áreas profissionais da empresa, que conta atualmente com 115 mil empregados (57 mil são carteiros). Desse certame, que teve sua vigência prorrogada por mais um ano, até o momento já foram contratados 10.381 classificados.
Prepare-se
   Com base no certame anterior, lembramos aos candidatos que o concurso dos Correios cobra em suas provas matérias como Língua Portuguesa, Informática, Inglês, Administração Pública, além de conteúdos específicos. Na segunda fase, os candidatos a carteiro e operador de triagem e transbordo passam por avaliação física.
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Título-
OPINIÃO LIVRE
Tiririca no palco da ilusão
                                   Mauro Bomfim

   Tiririca está deixando o Congresso. Tiririca volta a ser palhaço. Volta ao bom e velho caminho do circo. Troca o paletó e gravata pela sua fantasia de palhaço. A mesma fantasia que lhe serviu de catapulta manejada por seu partido para arrastar milhares de votos em São Paulo, levando com  ele outros suplentes para a Câmara dos Deputados.
   Tiririca cansou de Brasília. Ali certamente convive não com o ambiente de alegria contagiante do circo e dos espetáculos que encantam adultos e crianças. No Congresso certamente convive com o espetáculo da corrupção. Ao seu lado, vê trapezistas de maracutaias, malabares da improbidade, domadores da indecência.
   Tiririca quer viver novamente seu sonho de palhaço. Quer de volta o jogo lúdico e inocente dos gracejos e da gabolice. Não quer participar do jogo bruto de Henrique Alves e Renan. Impossível para ele absorver os sussurros dos corredores do Congresso, onde mercadores vendem a alma para levar vantagem e fazer negócios sempre à custa da bolsa pública.
   Não é esse o ingresso a ser pago no circo de Tiririca. Nas suas exibições, o ingresso pago pelo público é devolvido em forma de risada e alegria. A pureza angelical do sorriso de uma criança se divertindo com os gracejos de Tiririca supera qualquer benesse do toma lá dá cá do jogo sujo do Congresso.
   Tiririca vive um dilema. Deixar a vida política. Voltar a sonhar os sonhos de um palhaço, como os versos daquela música da Vanusa. No Congresso, Tiririca é palhaço sem querer. Sem o rosto pintado na solidão do Plenário da Câmara, sem a vestimenta de palhaço, se sentindo talvez nu dentro do terno e com a garganta afrouxada pela gravata, Tiririca pensa, como nos versos da música, que o mundo sempre foi um circo sem igual onde todos representam bem ou mal, onde a farsa de um palhaço é natural
   Tiririca sabe que o palhaço pinta o rosto prá viver. E que no Congresso muitos deputados e senadores usam mesmo óleo de peroba para lustrar a cara de pau. Ou escondem seus golpes sob véus de interesses inconfessáveis.
   Tiririca volta para seus amigos do circo, para a família, para fazer a alegria de muitos com suas paródias e seus gracejos. O bordão da candidatura “Vote em Tiririca, Pior não Fica”, lembrança de manifestação apolítica, estandarte que sempre aparece nas eleições, agora é apenas retalho de cetim dessa fantasia política de um sistema partidário e eleitoral apodrecido e envelhecido cheirando a naftalina num velho baú.
   Tiririca volta ao picadeiro. As luzes da ribalta se acendem com mais força na arena da vida. O palhaço deixa para trás o Congresso, palco de tantas perdidas ilusões.
MAURO BOMFIM é jornalista e advogado.

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O Regional-   -1ª/2ª Quinzena  de  Fevereiro/2013-   -POLÍCIA-   -Página 05
Título=

O serviço de inteligência da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) incluiu três novos nomes na lista dos dez bandidos mais procurados do Estado. A inclusão se deu, pois em menos de 30 dias três bandidos dessa listagem foram presos. Para que sempre mantenha dez nomes, foram indicados pelas Polícias Civil e Militar outros três criminosos, todos de alta periculosidade e envolvidos com homicídios, sendo dois deles fugitivos do sistema prisional.

São eles: João Batista Fraga, o Coroa, 38 anos. Atua no tráfico de drogas nos Bairros 1º de Maio e Santa Rita, em Vila Velha/ES. Em desfavor dele existem quatro mandados de prisão, todos por homicídio. É fugitivo da Penitenciária de Segurança Máxima II (PSMA II) desde dezembro de 2012.

Jorge Luiz da Conceição Junior, conhecido como Juninho Playboy, 30 anos. Envolvido com o tráfico de drogas e homicídios. Atua nos municípios da Serra e Aracruz. Em desfavor de Jorge existem Mandados de Prisão por homicídio e tráfico de drogas. É fugitivo da Penitenciária de Segurança Máxima II (PSMA II) desde dezembro de 2012.
Paulo Cézar Cagliari Guimarães, o César, 48 anos. Envolvido em homicídios na região da Grande Porto de Santana, município de Cariacica. Em desfavor dele há Mandado de Prisão por homicídio qualificado.

O chefe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em exercício, delegado José Lopes, afirmou que todos os delegados não só das Delegacias de Crimes contra a Vida estão fazendo um ótimo trabalho, com operações e intensa investigação, tentando ao máximo reverter o quadro da criminalidade e garante que a atuação continuará.

Prisões
Nos últimos dias, por meio de um trabalho conjunto das polícias e da população por meio do Disque-Denúncia (181) foi possível prender três criminosos que estavam na lista. No dia 24 de janeiro, Igor Ferreira dos Santos foi preso em Porto Seguro, Bahia, pela Polícia Rodoviária Federal com o apoio operacional da Polícia Civil do Espírito Santo.
O Grupo de Operações Táticas  (GOT) da Polícia Civil prendeu no dia 09 de fevereiro, em Piúma, Marcelo José Furtado, conhecido como Marcelinho. De acordo com o titular do GOT,  o delegado Eduardo Carvalho Khaddour foi possível chegar até o criminoso após levantamento de informações, cruzamento de dados e diálogo com outras delegacias.
Ainda no mês de fevereiro, dia 15, foi preso Wesley Sales Bastos, o índio ou Chocolate, ele foi encontrado em Teixeira de Freitas, na Bahia.
As prisões são fruto do empenho do Governo do Espírito Santo com o desenvolvimento das metas do Programa Estado Presente, que visa retirar criminosos contumazes das ruas e restabelecer a paz social nas comunidades.

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PADARIA BELÉM

O Regional-  -1ª/2ª Quinzena de Fevereiro/2013- -CIDADE- - Página 06

Título-
Cruzada Evangelística no bairro Vila Kennedy

   A Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Ministério Água Viva, do bairro Vila Kennedy em Baixo Guandu, promove uma Cruzada Evangelística, nos dias 28, 29, 30, 31 de março e 1º de abril. Onde todos são convidados, para ouvir a palavra de DEUS, orações e cânticos.
   Diversos oradores estarão presentes: Pastores Hudson, Jorge Mauro de Colatina, Joel Barbosa do Rio de Janeiro, Sérgio Tavares e Ronaldo de Aimorés. Ou louvores serão os seguintes cantores (a): Eliane Queiróz, Sérgio Tavares, Viviane de Colatina, Banda da Igreja Batista (Pastor Juliano) e Banda da Igreja do Pastor Hudson.


Título-
Retroescavadeiras entregues às 36 prefeituras do interior do ES

Foto- O deputado Dary Pagung e o prefeito Neto Barros  estiveram presentes.
Foto Thiago Guimarães-Secom

   Prefeituras do interior do Espírito Santo receberam um reforço que irá beneficiar a manutenção de estradas rurais e a preservação de água. 
   Um conjunto de retroescavadeiras foi entregue a 36 municípios com população inferior
a 50 mil habitantes. A ação faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2.
   A entrega realizada na Praça do Papa, em Vitória, contou com as presenças do governador Renato Casagrande.
“Com a parceria do MDA, conseguimos levar mais avanços ao interior do Estado para dar estrutura aos municípios e melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram no campo. As retroescavadeiras irão facilitar o reparo e abertura de estradas e garantir o fluxo de pessoas e cargas às localidades rurais em qualquer época do ano”, declarou o governador Renato Casagrande.
   Os municípios deverão empregar as máquinas em serviços destinados à recuperação e manutenção de estradas vicinais, garantindo o escoamento da produção agrícola capixaba, em sua maioria oriunda da agricultura familiar, e o acesso aos serviços de Saúde e Educação. Além disso, o equipamento deverá ser utilizado na construção de estruturas (caixas secas) para armazenar água da chuva e em assentamentos.
   “As entregas das retroescavadeiras para todos os municípios com menos de 50 mil habitantes são feitas por meio do PAC, que é o maior programa de infraestrutura da história do Brasil. A parceria com o Governo do Espírito Santo promove o desenvolvimento justo ao levar benefícios para os agricultores familiares, que produzem o alimento que chega até nossa mesa”, afirmou a secretária Andréa Butto.


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FRANKINI MODAS

O Regional-  -1ª/2ª Quinzena de Fevereiro/2013-  -REGIÃO- - Página 07
Título-
Capacitação para fugir das dívidas e vencer nos negócios

Ayanne Karoline

   Tornar-se dono do próprio negócio é o sonho de muitas pessoas. E esta pode ser uma boa alternativa para fugir das dívidas e começar uma nova etapa profissional, buscando novas oportunidades. Neste cenário, capacitação é uma das principais ferramentas para encontrar os meios de saber o que fazer - e como fazer - a fim de tornar o negócio bem sucedido.
   De acordo com a analista da Unidade de Capacitação Empresarial do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae ES), Marceliy Frassi Bridi, a capacitação empresarial reduz a probabilidade de a empresa não dar certo. “A experiência não é pré-requisito para a abertura de empresas de sucesso. A capacitação compensa a falta de experiência e reduz o risco na gestão de negócios”, afirma.
   Empreender exige preparos como controlar o fluxo de caixa, negociar com fornecedores e parceiros e analisar o mercado. E para evitar que seu negócio dê errado antes de prosperar, a capacitação é essencial. Esse é o caso de Ricardo Moreira, um empreendedor que vivia endividado, descobriu que cometia erros, fez a capacitações e deu a volta por cima.
   Especializado em frango frito, o restaurante “Franguim” foi aberto com capital do próprio empreendedor e sem planejamento. O investimento inicial aplicado em reforma, compra de equipamentos e estoques foi bem maior do que o esperado e o capital não foi suficiente. Diante dessa situação, o empresário fez empréstimos com pessoas físicas e fornecedores (equipamentos comprados a prazo). O erro fez com que o empreendedor tivesse dificuldade em pagar os gastos correntes.
   Após consultoria do Sebrae ES em gestão financeira (planejamento e controle financeiro), o empreendimento recuperou a liquidez. A recuperação se deu por meio da capacitação empresarial, sem que a empresa precisasse acessar o crédito. “Estou com 90% dos problemas resolvidos. Em mais três meses, vou conseguir equilibrar as finanças do negócio e começar a ter resultados financeiros", explica Ricardo.

O conhecimento é o caminho

   As capacitações do SEBRAE trazem dicas sobre a preparação para a rotina empresarial e temas como plano de negócios, compras, vendas, atendimento, fluxo de caixa, legislação vigente, nota fiscal, entre outros.
   Se você está começando ou já é um empresário experiente, há sempre um curso do SEBRAE que combina com o seu negócio. O SEBRAE oferece cursos gratuitos e subsidiados, de forma presencial e à distância.
   Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 0800 570 0800 ou dirigir-se a uma unidade do SEBRAE mais próxima.

Título-
Fibria reduz consumo de combustível na colheita florestal

   A empresa desenvolveu o Projeto de Redução de Consumo de Combustível nas operações de colheita de madeira na sua Unidade Aracruz (ES/BA/MG), em parceria com a Komatsu Forest. A iniciativa diminui gastos com combustíveis por meio de melhorias nos motores das colheitadeiras (harvesters) e já reduziu em 12% o consumo de diesel e em 20% a emissão de poluentes. A Fibria adquiriu ainda 16 novos harvesters para as operações na Bahia, desenvolvidos especialmente para a colheita de árvores, com tecnologia de ponta e cuidados de segurança e ergonomia.

Título-
Coordenadores dos Pólos de Fruticultura do Espírito Santo tomam posse no Incaper

==Baixo Guandu faz parte do Pólo da Manga==

   Os coordenadores dos Pólos de Fruticultura do Espírito Santo tomaram posse no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) nesta última segunda-feira (18). Na ocasião, além das boas-vindas aos profissionais pelo diretor-presidente do órgão, foi apresentado o panorama da fruticultura no Estado.
“Devido à implantação e consolidação dos Pólos de Fruticultura, as ações na área foram ampliadas em todo o Estado, sendo necessária uma gestão organizada das atividades a fim de melhor atender aos agricultores de base familiar”, explicou a Coordenadora de Fruticultura do Incaper, Adelaide da Costa. Atualmente, existem 14 Pólos de Fruticultura no Espírito Santo.
   Para a coordenadora do Pólo de Laranja, Marianna Abdalla Prata Guimarães, a nomeação possibilitou a atuação direta nos municípios de abrangência do Pólo. “Essa medida contribuirá para ampliar a diversificação da agricultura familiar, melhorando a renda dos agricultores”, afirmou Marianna. Ela também destacou a maior participação de cada município no planejamento do Pólo, por meio dos Comitês Gestores.
   De acordo com o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, a coordenação dos Pólos contribui para o avanço da produção dos agricultores. “O Incaper é referência em pesquisa, assistência técnica extensão rural, é um instrumento de desenvolvimento voltado para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida dos capixabas. Esperamos, com essa nova gestão, uma coordenação inovadora que crie oportunidades de desenvolvimento para o setor da fruticultura e coloque nossos frutos em lugar de destaque no Brasil”, frisou.

Pólos de Fruticultura
   O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag) e do Incaper, vem desenvolvendo ações para implantação, consolidação e revitalização da cultura do abacaxi, acerola, banana, caju, coco, goiaba, laranja, mamão, manga, maracujá, morango, tangerina e uva, que, aliadas ao cacau, formam os 14 Pólos de Fruticultura do Estado.
   As regiões dos Pólos foram definidas de acordo com as características de clima e solo e em função das exigências de cada cultura, de forma que os produtores rurais, as agroindústrias, as instituições públicas, as associações e empresas de diversos segmentos locais possam atuar coletivamente.
   Como o objetivo do Governo do Espírito Santo é tornar o Estado uma referência nacional na produção e industrialização de frutas, foram distribuídas, até 2012, 1,68 milhão de mudas para os produtores das diversas regiões dos Polos e mais de 57 mil caixas plásticas para transporte de frutas. Essa distribuição, realizada em 50 municípios, contribuiu para ampliar a área plantada e garantir a alta produtividade e qualidade das frutas.

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O Regional- -1ª/2ª Quinzena de Fevereiro/2013-  -INFORME-  -Página 08

Título-
A VERDADE SOBRE A “FRAUDE DE R$ 8 MILHÕES” NA PREFEITURA DE AIMORÉS
   O ex-prefeito Marcelo Marques refuta acusações e diz que, na verdade, a atual administração de Aimorés é a responsável por um prejuízo de R$ 6.417.510,55 aos cofres públicos do município. 
                        
Foto- Ex-prefeito Marcelo Marques.                                    

   À Imprensa da Região:
                                       Tendo em vista notícia veiculada na imprensa da região sobre uma suposta fraude que teria gerado uma dívida de R$ 8 milhões com a Receita Federal, decorrente de compensações das contribuições ao INSS supostamente indevidas realizadas na minha administração, faço questão de vir a público prestar uma série de esclarecimentos em favor do RESTABELECIMENTO DA VERDADE. Tomo esta atitude em respeito à população de Aimorés, que está sendo enganada com o objetivo de atingir minha honra de forma maldosa e irresponsável.
                                     A atual administração municipal de Aimorés, neste episódio, mostrou toda sua incompetência em lidar com situações em que é preciso defender os interesses maiores do município, ou agiu de má fé com objetivos  absolutamente de caráter político. O resultado desastroso para Aimorés desta conduta é, hoje, um prejuízo aos cofres públicos no valor de R$ 6.417.510,55, uma situação absurda que merece uma profunda reflexão da população aimoreense.
                                   A título de esclarecimento ao povo de Aimorés, convém relembrar aqui os fatos que geraram esta situação e como a atual administração mostrou toda sua incapacidade (ou má fé) no processo que culminou com este grave prejuízo aos cofres públicos.
                                 No período de março de 2010 a dezembro de 2011, minha administração fez compensações de contribuições do INSS no valor de R$ 2.246.634,60, atendendo a orientações de entidades sérias como a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Associação Mineira dos Municípios (AMM), além do Instituto Urbis, das assessorias jurídica e contábil do município. Paralelamente, corria – e ainda tramita- na Justiça, ação da Prefeitura para obter a devolução de contribuições ao INSS pagas pelo município, a nosso ver, indevidamente, entre 1998 e 2004, inclusive; com decisão judicial parcial a nosso favor.
                              Este valor de R$ 2.246.634,60, não recolhido ao INSS (gerando o que chamamos de compensação), foi devidamente contabilizado pela Prefeitura e comunicado ao informativo da Caixa Econômica Federal, que apura as contribuições do INSS e Fundo de Garantia. Da mesma forma, a compensação sempre constou na prestação de Contas que enviamos ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Nossas contas dos anos de 2009, 2010 e 2011, por sinal, foram devidamente aprovadas pelo Tribunal, sem restrições.
                              Ocorre que, na data de 4 de janeiro de 2013, a atual administração municipal recebeu, da Receita Federal, notificação cobrando o valor que foi compensado , acrescido de juros, multa e uma multa isolada gigantesca, totalmente incabível, uma vez que todas as compensações foram devidamente documentadas pela minha administração.
                           O auto de infração encaminhado ao prefeito Sr. Alaerte da Silva, concedia à Prefeitura de Aimorés um prazo de 30 dias para PAGAR, PARCELAR OU IMPUGNAR. Começava exatamente aí a grave irresponsabilidade e incompetência da atual administração. Ao invés de preparar a DEFESA dos interesses do município, elaborando uma impugnação com conteúdo consistente, a atual administração cruzou os braços e viu nesta situação a oportunidade de tentar denegrir a administração anterior.
                          O palco da irresponsabilidade estava armado: a Câmara Municipal foi convocada às pressas (no dia 3 de fevereiro, um domingo, um dia antes, portanto, do prazo estipulado pela Receita Federal) para votar o parcelamento de uma dívida absurda de R$ 8.094 milhões. Pior: até os vereadores foram enganados, uma vez que não havia necessidade legal para aprovação legislativa e eles foram informados, também indevidamente, que a Receita exigia a renúncia da ação judicial de devolução dos valores descontados do INSS, para promover o parcelamento.
                     A administração atual teve, portanto, 30 dias para defender os interesses de Aimorés, mas preferiu o caminho da retaliação política, levando a Câmara Municipal,  cujos vereadores hoje se sentem enganados, a aprovar, na última hora,  um projeto de lei de parcelamento de uma dívida de R$ 8.094 milhões.
                   Se a administração atual tivesse optado pela impugnação (e teve prazo de 30 dias para isso), o valor da divida principal teria sido reduzida em R$ 548.292,91 (diferença da notificação da Receita pelo valor efetivamente compensado, outro erro não observado pelo Executivo atual), os juros e a multa seriam menores e a multa gigantesca de R$ 4.192.391,37 deixaria de existir.
                 Fazendo as contas, a atual administração provocou, efetivamente, um prejuízo de exatamente R$ 6.417.510,55 aos cofres públicos de Aimorés.
                 Tudo isso em nome da retaliação política, do sensacionalismo, da malícia, da maldade e da irresponsabilidade com os destinos do nosso município.
                 Com a consciência tranqüila diante de Deus e da população de Aimorés, faço estes esclarecimentos e desde já AUTORIZO a quebra do meu sigilo bancário, telefônico e fiscal e coloco à disposição das autoridades, bem como de todos os assessores que trabalharam comigo , que também se prontificam a tomar atitude idêntica.
                 Por fim, informo a toda a comunidade que continuo residindo com minha família em Aimorés, ausentando-me apenas durante a semana a trabalho em Vila Velha, onde atuo como gerente de banco. Caso necessitem de mim ou da minha família, estarei sempre em Aimorés nos finais de semana e nos feriados.
                                      Um grande abraço a todos,
Fevereiro de 2013                 Marcelo Marques             

O Regional-  -1ª/2ª Quinzena de Fevereiro/2013- -REGIÃO- Página 09

Título-
O CASO DA CASSAÇÃO D0 PREFEITO DE ITUETA NÃO FOI DECIDIDO AINDA PELA JUSTIÇA

Foto- Nego Baldon está respondendo por várias denúncias.
    
   Moradores de Itueta estão na expectativa, quanto ao futuro do prefeito Orestes (Nego) Baldon, em virtude de uma série de denúncias que a Justiça acatou, inclusive ele já foi cassado pela Comarca de Resplendor, recorreu da decisão e teve uma liminar, até o TRE/MG (Tribunal de Regional Eleitoral de Minas Gerais), julgar o caso, o que deve  ocorrer  dentro de  aproximadamente  40 dias. As denúncias foram feitas pela coligação do candidato a prefeito Guegue Nicoli e Vice Rúdio Pieper que tem como advogado o Dr. Romildo Vello Cremasco Tavares. E as denúncias são 04 que inclusive; estão expostas no blog do Ministério Público de Resplendor: mpemacao.blogspot.com
 O texto diz: A Ação de Investigação Judicial Eleitoral - AIJE n.875-61 foi julgada procedente no dia 08 de fevereiro de 2013, a fim de cassar o prefeito eleito em Itueta e seu vice. Foi comprovado o abuso de poder político e/ou econômico em quatro condutas imputadas a Orestes Baldon e Cláudio Borchadt:

1)-contratação de número expressivo de pessoas em ano eleitoral;
2)-utilização da máquina administrativa para angariar votos, mediante o pagamento em dinheiro de contas de água, luz e outras benesses;
3)-utilização dos serviços pagos pelo município para locução da campanha eleitoral;
4)-distribuição de combustíveis a eleitores.

     A sentença proferida pela Justiça Eleitoral declarou a inelegibilidade, por oito anos, de Orestes Baldon e Cláudio Borchadt. Além disso, foram cassados os respectivos registros e aplicada multa de 7.000 mil UFIR para cada um.

     Os infratores recorreram da decisão e, ainda, ingressaram com a Ação Cautelar n. 108-09 no Tribunal Regional Eleitoral - TRE/MG, obtendo efeito suspensivo. Em termos práticos, isso quer dizer que Orestes Baldon e Cláudio Borchadt continuam cassados, mas podem exercer suas funções "até o julgamento do recurso eleitoral" pelo TRE/MG.
   Segundo informações, Nego Baldon não tinha dotação orçamentária mesmo assim, contratou 50 pessoas para trabalhar na Prefeitura as vésperas das eleições. Para isso, não existia interesse público relevante, não houve nem seleção para contratação. Na Secretaria de Ação Social também não tinha dotação orçamentária e o prefeito continuou pagando contas de água, Luz e aluguel para moradores em período eleitoral.    De acordo com informações o prefeito entregava as pessoas o cheque da Prefeitura e em seguida pedia votos para a sua reeleição.
  Ainda existe o caso de testemunhas, que já afirmaram que, foram ameaçadas pelo prefeito de Itueta e o mesmo teria prometido doação de areia e tijolos, para estas testemunhas.

   PRISÃO DE DONO DE POSTO DE GASOLINA
   
   No dia 05 de outubro, dois dias antes das eleições, o então, candidato a prefeito de Itueta Nego Baldon, candidato a vice e candidatos a vereadores, promoveram uma carreata. E segundo foi confirmado, os carros ou motos que tivesse um adesivo de Nego/Cláudio, era só se dirigir ao Posto de Combustíveis Santana em Resplendor, que receberia 50 reais de combustível gratuitamente. Devido ao grande movimento no Posto, foi confirmada a doação e o Promotor de Justiça de Resplendor, Dr. Alderico de Carvalho Júnior determinou à Polícia Militar a prisão em flagrante do dono do Posto Santana. O mesmo teve que pagar uma fiança de 3 mil reais para ser liberado. Ele confessou que estava abastecendo carros e motos gratuitamente de quem tivesse adesivos afixados dos candidatos: Nego/Cláudio.

Título-
Prefeitura faz leilão

   Dia 23 de janeiro a Prefeitura de Itueta, promoveu um leilão e o que tem chamado a atenção dos moradores é que a Prefeitura gastou aproximadamente 200 mil reais para reformar máquinas e veículos e agora levou os mesmos a leilão. Foram leiloados 14 itens, entre veículos, máquinas, grades, sucatas de informática etc.
   E tem chamado a atenção são os valores ofertados pela Prefeitura. Um Fiat (ambulância) ano 1996, avaliação de R$ 1.500,00.  Um ônibus escolar ano 1992, R$ 10.000,00.  Uma retroescavadeira ano 1998, avaliação de R$ 30.000,00, ETC. Moradores agora querem informações de quem os arrematou e quais os valores pagos.

ABRIGO DA BALSA

   Está sob investigação, o valor que a Prefeitura de Itueta pagou para a construção do Abrigo da Balsa, no Norte do município com o Sul, sobre o Rio Doce. O valor pago foi de 89 mil reais. Para a construção foram usados bloquetes.

ENERGIA CORTADA

   No final do ano passado, já após as eleições Municipais, em um dia que ocorria uma Audiência Pública no Auditório da Prefeitura, para a surpresa dos presentes, o fornecimento da energia da Prefeitura, feito pela CEMIG foi desligado. O motivo foi por falta de pagamento.

Título-
Justiça suspende sessão da Câmara de Itueta

   Em pleno recesso dia 09 de janeiro, a Câmara M. de Itueta realizou uma sessão extraordinária para a formação de comissões permanentes e votação para abertura de créditos especiais. 0s 04vereadores do PMDB não foram, pois, a Lei Orgânica de Itueta diz que, durante o recesso só funcionará para votar a Lei Orçamentária.
   O projeto de Lei do Executivo Municipal 01/2013 pedia abertura de créditos especiais em 2 milhões e 300 mil reais, para pagar débitos da primeira administração de Nego Baldon. As comissões formadas naquele mesmo dia deram na mesma oportunidade, parecer favorável e foi colocado em votação e aprovado tudo no mesmo dia.
  Os 04 vereadores do PMDB através do Advogado Romildo Vello Cremasco Tavares entraram com um mandado de segurança e o Juiz concedeu a liminar suspendendo os direitos desta sessão. O Juiz anda estipulou uma multa de 500 reais por dia ao presidente da Câmara de Itueta, Arnaldo Kamke em caso de descumprimento.
   E o prefeito Nego Baldon já enviou para a Câmara, outro pedido de abertura de crédito no valor de 400 mil reais. Com este valor, significa 1/3 do orçamento anual do município. E um morador que não quis se identificar, lembra que: “estamos apenas nos  03 primeiros meses do ano e pergunta e quando chegar até o meio do ano”?.




O Regional-  -1ª/2ª Quinzena de Fevereiro/2013-  -REGIÃO- -Página 10

Título-
Prefeito de Santa Rita do Itueto recupera estradas

Foto- Máquinas nas estradas.

   Em decorrência das chuvas de início de ano, várias estradas que cortam o município de Santa Rita do Itueto, ficaram em estado crítico. Mas o prefeito Geraldo Soldado já providenciou os reparos e através de sua equipe, colocou o maquinário em campo. No final do mês de janeiro várias estradas, como esta da foto, estavam sendo reparadas. A mesma corta a sede da cidade com a comunidade de Aldeamento.


Título-
Asfalto entre Quatituba e Itueta está todo esburacado

Foto 1- Não se sabe se tem mais mato ou buracos.
Foto 2- Buracos e mais buracos.

   Quem passa pela a estrada “asfaltada” entre a sede de Itueta, com o distrito de Quatituba, com aproximadamente 2 km, estranha com a quantidade de buracos. Para piorar a situação não existe sinalização advertindo sobre a buracada. O trecho é muito usado por moradores locais, carros de transportes que fazem entregas no comércio e ainda quem deseja ir para o município de Santa Rita do Itueto.
   Moradores lembram que, não estamos em ano de eleições, época em que normalmente, se conserta tudo ou pelo menos se promete. Mas que impostos continuam sendo pagos e estradas dignas de se transitar é necessário em qualquer tempo.

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UNIPAC – AIMORÉS
EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

   Nos dias 24 e 26 de janeiro de 2013 a Unipac – Aimorés realizou a colação de grau de 133 alunos. Na quinta-feira, 24 de janeiro, colaram grau estudantes da primeira turma do curso de Direito, com 32 formandos. Na sexta-feira, 26 de janeiro, colaram grau estudantes dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Educação Física, Farmácia e Tecnologia em Gestão Ambiental, totalizando 102 formandos.
   Hoje, a Instituição se consolida com seus 10 cursos superiores reconhecidos pelo governo federal, através do Ministério da Educação e Cultura. A missão desta Instituição de Ensino Superior é formar profissionais socialmente responsáveis, capazes de estender à comunidade em que vivem os conhecimentos das ciências, contribuindo para o desenvolvimento social e cultural da região, do Estado e do País.
   A UNIPAC - Aimorés proporciona o acesso ao ensino superior aos munícipes de Aimorés e de mais 21 municípios da mesorregião do Rio Doce.
UNIPAC – AIMORÉS - onde há Educação, há Desenvolvimento.
   Parabéns a todos os profissionais!
   Venha estudar na UNIPAC – AIMORÉS!
Informações: (33) 3267-4888


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E D I T A L
CONTRIBUIÇÃO SINDICAL RURAL
PESSOA FÍSICA
EXERCÍCIO DE 2013

   A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, em conjunto com as Federações Estaduais de Agricultura e os Sindicatos Rurais e/ou de Produtores Rurais com base no Decreto-lei nº 1.166, de 15 de abril de 1.971, que dispõe sobre a Contribuição Sindical Rural - CSR, em atendimento ao princípio da publicidade e ao espírito do que contém o art. 605 da CLT, vêm NOTIFICAR e CONVOCAR os produtores rurais, pessoas físicas, que possuem imóvel rural ou empreendem, a qualquer título, atividade econômica rural, enquadrados como “Empresários” ou “Empregadores Rurais”, nos termos do artigo 1º, inciso II, alíneas a, b e c do citado Decreto-lei, para realizarem o pagamento das Guias de Recolhimento da Contribuição Sindical Rural do exercício de 2013, devida por força do que estabelecem o Decreto-lei 1.166/71 e os artigos 578 e seguintes da CLT, aplicáveis à espécie. O seu recolhimento deverá ser efetuado impreterivelmente até o dia 22 de maio de 2013, em qualquer estabelecimento integrante do sistema nacional de compensação bancária. A falta de recolhimento da Contribuição Sindical Rural até a data de vencimento acima indicada, constituirá o produtor rural em mora e o sujeitará ao pagamento de juros, multa e atualização monetária previstos no artigo 600 da CLT. As guias foram emitidas com base nas informações prestadas pelos contribuintes nas Declarações do Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural – ITR, repassadas à CNA pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, com amparo no que estabelece o artigo 17 da Lei nº 9.393, de 19 de dezembro de 1.996, remetidas, por via postal, para os endereços indicados nas respectivas Declarações. Em caso de perda, de extravio ou de não recebimento da Guia de Recolhimento pela via postal, o contribuinte deverá solicitar a emissão da 2ª via, diretamente, à Federação da Agricultura do Estado onde têm domicílio, até 5 (cinco) dias úteis antes da data do vencimento, podendo optar, ainda, pela sua retirada, diretamente, pela internet, no site da CNA: www.canaldoprodutor.com.br. Eventuais impugnações administrativas contra o lançamento e cobrança da contribuição deverão ser feitas, no prazo de 30 (trinta) dias, contados do recebimento da guia, por escrito, perante a CNA, situada no SGAN Quadra 601, Módulo K, Edifício CNA, Brasília - Distrito Federal, Cep: 70.830-903. O protocolo das impugnações poderá ser realizado pelo contribuinte na sede da CNA ou da Federação da Agricultura do Estado, podendo ainda, a impugnação ser enviada diretamente à CNA, por correio, no endereço acima mencionado. O sistema sindical rural é composto pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil–CNA, pelas Federações Estaduais de Agricultura e/ou Pecuária e pelos Sindicatos Rurais e/ou de Produtores Rurais.

Brasília, 28 de Fevereiro de 2013.

Kátia Regina de Abreu


O Regional-   -1ª/2ª  Quinzena  de  Fevereiro/2013-   -VARIEDADES- Página 11

Título-
HORA DO RECREIO
  
   -Ria  de  Graça-

ENTREGADOR DE PIZZAS

   Uma empresa entendeu que estava na altura de mudar o estilo de gestão e contratou um novo gerente geral. Este veio determinado a agitar as bases e tornar a empresa mais produtiva. No primeiro dia, acompanhado dos principais assessores, fez uma inspeção em toda empresa.
   No armazém todos estavam trabalhando, mas um rapaz novo estava encostado
na parede com as mãos no bolso.
Vendo uma boa oportunidade de demonstrar a sua nova filosofia de trabalho, o novo gerente perguntou ao rapaz:
- Quanto é que você ganha por mês?
- Trezentos Reais, por quê? - respondeu o rapaz sem saber do que se tratava. O administrador tirou os R$300,00 do bolso e deu-os ao rapaz, dizendo: - Aqui está o seu salário deste mês. Agora desapareça e não volte aqui nunca mais!
   O rapaz guardou o dinheiro e saiu conforme as ordens recebidas.
   O gerente então, enchendo o peito, pergunta ao grupo de operários: - Algum de vocês sabe o que este tipo fazia aqui?
- Sim Senhor, responderam atônitos os operários.
- Veio entregar uma pizza…

GATO

   Depois de passar a noite com a amante, um homem fica com um arranhão na
cara. Ele não sabia como se justificar se a mulher lhe perguntasse como ele
ficou naquele estado.
Ao ver o gato esparramado no sofá, ele tem a brilhante idéia de dar um
valente pontapé no bichano, que solta um desesperado Miauuuuu!!!
A mulher acorda assustada e pergunta:
- Que barulho foi este?
- Foi o estúpido do gato! - responde o marido, fazendo uma cena...
- Entrei em casa e ele atirou-se a mim, arranhando-me!
- É verdade! - concorda a mulher - este gato está impossível! Olha só a mordida
 que ele me deu no pescoço.

        ANTICONCEPCIONAL
   Uma velhinha entra no consultório do ginecologista.
O médico pergunta o que pode fazer por ela. Ela responde:
- Doutor, eu queria uma receita de pílula.
O médico, espantado, pára um instante e diz: - Minha senhora, com 75 anos
a senhora não precisa de pílula., Para que a senhora quer?
- É para dormir melhor - responde a velhinha.
- Mas pílulas anticoncepcionais não têm essa propriedade, minha senhora!
A velhinha responde:
- Eu coloco no suco de laranja da minha neta.
E então posso dormir sossegada!

CHEIO DE DORES

   Dois amigos velhinhos estão sentados no banco de uma praça e começam a conversar:
- Macedo, eu tenho 83 anos e estou cheio de dores e problemas. Você deve ter mais ou menos a minha idade. Como é que você se sente?
- Como um recém-nascido.
- Como um recém-nascido?
- É isso mesmo. Sem cabelo, sem dentes e acho que acabei de MOLHAR as calças.


Título-
FRASE DE PÁRA-CHOQUE:
Antes dava um boi para não entrar numa briga, hoje brigo por um bife!


Título-
CURIOSIDADES

FBI  E  CIA

   O FBI (Federal Bureau of Investigation) é uma espécie de Polícia Federal dos Estados Unidos, uma agência governamental que possui o papel de amparar a lei através da investigação de violações da lei penal federal. Entretanto, ao contrário do que alguns pensam, o FBI não é um departamento de polícia nacional, mas sim, uma jurisdição diferente para certos tipos de crimes, administrada pelo Procurador Geral da Justiça dos Estados Unidos.
   Criada em 26 de julho de 1908 pelo promotor público Charles Joseph Bonaparte, o FBI é considerado a maior agência policial do mundo, contando com trinta mil funcionários e atuando em sessenta países.
   De uma forma bem simples, a CIA (Central Intelligence Agency) é o serviço de inteligência estadunidense, cujo papel é coletar informações de fontes humanas, avaliar se essas informações ameaçam a segurança nacional, além de informar os responsáveis para que sejam tomadas medidas cabíveis.
   O serviço de inteligência estadunidense foi criado para satisfazer uma necessidade estratégica em virtude da Guerra Fria e do avanço do comunismo. Atualmente a CIA perdeu um pouco de sua importância, pois seu trabalho é restrito à investigação de informações de fontes humanas, a obtenção de informações obtidas de sinais de comunicação (SIGINT) é tarefa de outro órgão, a NSA.
   Embora o compartilhamento de informações entre o FBI e a CIA possa ser algo comum, existem grandes diferenças entre os órgãos. A maior delas é que, enquanto o FBI possui uma atuação maior dentro dos Estados Unidos, o trabalho da CIA é realizado no exterior. Essa distinção, porém, já foi desrespeitada diversas vezes.


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O Regional-  -1ª/2ª  Quinzena  de  Fevereiro/2013-   -SOCIAL-  -Página 12

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Título-
INSTANTÂNEA

   Alguém Disse: “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a  glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre.Amém”. Efésios C. 03 Vs. 20/21.


Agitação “silenciosa” no Carnaval
  Um  grupo de   amigos  de  Baixo Guandu, ficaram  os  04  dias  de  “folia do carnaval” bem longe  de  trios-elétricos. O local  escolhido  foi o Clube Pelicano na  Barra  do  Sahay em Aracruz.
Foto 1- Camarão da  Proluz, o supervisor do Clube  Pelicano Eduardo e  Rogério da  Caixa.

Foto-  Carlos  Roberto Buger da  Câmara Municipal,  Wallace da  Agro-Rancho, Mazinho do Escritório  Bento Scárdua, Tadeu da Caixa, Lelei entre  outros.



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ATÉ  AQUI  NOS  AJUDOU O  SENHOR  DEUS.
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