domingo, 26 de agosto de 2012





 Jornal O Regional-
Filiado ao SINDJORE E ABRARJ
Ano XXVI- Nº 393
1ª Quinzena de Agosto de 2012
Edição de 12 Páginas –R$ 0,90
Baixo Guandu- Espírito Santo

Título-
Enforcamento de jovem em Ibituba.

Homem apedrejado é identificado.

Mulher é esfaqueada.

Leia na página 05

Anúncios-
Central de  Compras  Franquini

Criativa Soluções  Grágicas


O Regional-  -1ª Quinzena de Agosto/2012-  -OPINIÃO- Página 02

Título-
DALMON

Título-
PALANQUE

ALÇA DE CAIXÃO

    A busca pelo voto dos candidatos em Baixo Guandu tem cada fato, como aqueles conhecidos que nunca vão à igreja, a não ser em batizado, festas, Sexta-feira da Paixão ou Natal. Tem aqueles também que disputam uma alça de caixão, muitos nem conhecem as famílias dos enlutados, mas, lá estão no velório sendo “solidários” e no enterro, querem sempre aparecer  mais, até  disputando quem fica mais tempo com a alça do caixão. É claro que existem as exceções, o eleitor (a) é quem deve ficar atento.

   FESTAS NAS IGREJAS

   Que determinados candidatos neste período de eleições não perdem nenhuma festa em igrejas, também é notório. Mas também existem muitos “líderes” de igrejas, que gostam de promover festas nas igrejas neste período, no sentido de aproximar o seu candidato dos fiéis. Mas muitos destes chamados “líderes”, só existem no nome, pois, não tem liderança alguma. O problema será prestar contas com DEUS, pelo fato de usar os templos, para fazer politicagem.

FRENTE A FRENTE EM IBITUBA

   Uma espécie de debate político aconteceu no distrito de Ibituba dia 05 de agosto, promovido pela Associação de Moradores. O objetivo foi ouvir candidatos a vereadores e suas propostas para a comunidade, caso sejam eleitos. Estiveram presentes os seguintes candidatos: Josefino Marcelino Ramos, Toninho Tápias, Aprígio, Edilsa e Abílio Nunes. Entre os pedidos estão um Posto de Saúde para o Patrimônio da Penha e no KM 22 transformar uma escola que existia no local num Posto de Saúde.
   Foram questionados, os benefícios que o deputado Dary Pagung trouxe para o município, pergunta esta, que foi respondida pelo candidato Abílio Nunes: foram 05 tratores agrícolas para a região de Ibituba e todos os resfriadores de leite existentes, para atender o produtor rural, 03 ambulâncias, calçamento, Kombi para o lar da Velhice, etc.
DIA DOS  PAIS
O  candidato a  prefeito Neto Barros (PCdoB) aproveitou o dia  dos  Pais, comemorado dia  12  de agosto, para  enviar  uma  mensagem pela  passagem da  data.

Edição
Na 2ª quinzena de julho saiu incorreto o número da edição, o correto é Edição: 392. Sendo a atual 1ª quinzena de agosto, Edição nº 393.

Título-
PARTICIPAÇÃO

A RENOVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS NÃO RENOVÁVEIS             
                                           * Alexandre Sylvio Vieira da Costa

   A palavra sustentabilidade está na moda. Ela aparece nas propagandas, programas de televisão e outros veículos de comunicação diariamente visando à conscientização da população em relação ao meio ambiente e ao consumo exagerado de bens duráveis e não duráveis.  Quando vamos ao shopping, por exemplo, e pedimos uma pizza.  O refrigerante que bebemos, na maioria das vezes, vem condicionado em garrafa Pet, acompanhado de copos descartáveis em número suficiente para todos que estão a mesa e até mesmo mais que o necessário. Não podemos esquecer os canudos, afinal algumas pessoas tem preferência por ele e que muitas vezes vêm embalados em papel. A pizza é servida em uma bandeja de papelão recoberta por alumínio e acompanhada por pratos e talheres descartáveis, além dos guardanapos, a maioria embalada em sacos plásticos. Algumas mesas são forradas com papel para manter a higiene impecável. A maionese, o ketchup e a mostarda são distribuídos à vontade em pequenos sachês.  Podemos observar ao final da refeição a enorme quantidade de resíduos produzidos que vão direto para o lixo sem qualquer cuidado na seletividade destes materiais. Imagine agora, milhões de pessoas que, frequentam os shoppings do país diariamente e realizam o mesmo ritual.
   Observando o padrão de higiene, está tudo correto, mas, devemos pensar também no destino destes materiais e quais serão os seus impactos no meio ambiente, mesmo com a sua disposição em aterros sanitários.
   No Brasil, há alguns anos a produção média do lixo por pessoa era de aproximadamente 400 gramas e atualmente este valor está próximo de 800 gramas. Considerando 180 milhões de habitantes, o Brasil produz atualmente 145 mil toneladas de lixo por dia com a maioria destes resíduos sendo depositados em lixões, pois, são poucas as cidades do país que possuem aterros sanitários ou coleta seletiva.  Até mesmo os eletrodomésticos entraram nesta roda viva, os bens, teoricamente, chamados de duráveis. Aparelhos como: ferro de passar roupa, liquidificadores são hoje, produtos baratos, pois, os seus componentes são de baixo custo, mas também de reduzida durabilidade.  Quando um destes aparelhos queima não vale a pena consertá-los, mas, substituí-los. Os plásticos, as garrafas pet e outros materiais que citamos tem origem de fontes não renováveis como o petróleo, minérios, etc.
   Não podemos negar que a vida moderna trouxe melhorias significativas no padrão de vida do brasileiro, mas a cadeia produtiva consumista não está associada  a sustentabilidade dos processos. Em breve, onde iremos enfiar tanto lixo? 
   A sustentabilidade é baseada em ciclos que nós fazemos parte. Os seus filhos usarão fralda descartável até os dois anos, mas, não pára por aí porque daqui a alguns anos os seus netos também usarão. 
   O princípio dos Rs implantado pelas indústrias (reduzir, reciclar, reutilizar) também deve ser adotado pelas famílias brasileiras. No ritmo em que estamos caminhando, em breve muitas cidades estarão em conflito com o seu próprio lixo através da contaminação dos solos e das águas superficiais e subterrâneas devido ao chorume que escorre do lixo com a água das chuvas, da contaminação do ar com a produção de gás metano, um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa e problemas de saúde pública como a proliferação cada vez maior de vetores de doenças como ratos, moscas e baratas.
   A solução deste problema passa pela ação conjunta da população, sociedade civil organizada e governos de todas as esferas; municipal, estadual e federal. Somente com ação conjunta e organizada poderemos deixar um planeta sustentável para as futuras gerações.
* Alexandre Sylvio Vieira da Costa
Engenheiro Agrônomo - DSc Produção Vegetal
Professor Titular - Solos e Meio Ambiente
Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE




Título-
MOMENTO

Título-
EXPEDIENTE
Guandu Publicações  Ltda
CNPJ 05.025.634/0001-12- Inscrição Est.- Isento

O Regional-  -1ª Quinzena de Agosto/2012-   -POLÍTICA- Página 03

Título-
Coincidências de Vices

Foto  - Eloy - Candidato a vice-prefeito ao lado de Neto Barros
Foto - Wallace candidato a vice-prefeito ao lado de. Dr. Eraldo

   Nas eleições municipais de 2008 quando o prefeito Lastênio Cardoso (PSDB) foi reeleito, o seu vice era o Dr. Hélio Loss Milagres (PR), enquanto que, o candidato que ficou em segundo lugar, Neto Barros (PCdoB) tinha como vice, Dr. Marcus Vinícius. Ambos os candidatos a vice em 2008 eram médicos. Já nas eleições de 2012 temos candidatos parecidos, ao lado do candidato a prefeito Neto Barros (PCdoB) foi escolhido na convenção, para ser o seu vice Eloy Avelino Júnior, nascido em setembro de 1966, irá completar 46 anos, casado, tem o Ensino Superior completo. É empresário no ramo da construção civil.
   Enquanto isso, o candidato a vice-prefeito na chapa de Dr. Eraldo Trevizani (PSB) é Wallace Stinguel Giorgette, nascido em julho de 1974, completou 38 anos no mês passado, é casado, tem o Nível Superior completo. É empresário também, no ramo de agropecuária. Nunca foi candidato a cargo eletivo e Eloy já foi candidato a vereador.

Título-
PT Volta para a Coligação de Dr. Eraldo

   No vai e vem do PT, o mesmo voltou para a base aliada do candidato a prefeito Dr. Eraldo Trevizani. Após o registro de coligação, a Executiva Estadual não concordou e firmou uma coligação com o candidato Neto Barros. O caso foi parar na justiça e na semana passada em votação no TRE/ES DE 06 a zero, o PT de Baixo Guandu, volta para apoiar a candidatura de  Dr. Eraldo.

Título-
KM 14 tem o maior número de eleitores no interior

   Os 24.816 eleitores estão aptos a irem às urnas no dia 07 de outubro em Baixo Guandu. Na sede de Baixo Guandu são 19.030 eleitores, enquanto que, no interior são 5.876 eleitores. Na sede de Baixo Guandu o maior número de eleitores está concentrado nas sessões da Escola José Damasceno Filho, com 3.594 mil eleitores. As novas sessões na sede de Baixo Guandu estão na Escola João Júlio Cardoso, no bairro Valparaíso, com 486 eleitores, Escola Darlene Maggioni Franquini, no bairro Rosário II, com 166 eleitores e Creche Cosme e Damião no bairro Santa Mônica que tem 204 eleitores.
   No interior do município a maior concentração de eleitores está no distrito de KM 14, que tem 1.202 mil eleitores, Santa Rosa 353 eleitores, Ibituba 1.039 eleitores, Vila Nova do Bananal 880 eleitores, Mascarenhas 1.014 eleitores, Alto Mutum Preto 1.116 eleitores e Alto Lage 182 eleitores.


Título-
CONVERSA COM A PRESIDENTA                                                                                  

Francisco Chagas, 47 anos, comerciante da Estrutural (DF) - Moro em um bairro da periferia do DF, onde vejo muitos jovens ociosos. O que o governo pode fazer para mudar essa situação? Tem previsão de criar cursos profissionalizantes?

Presidenta Dilma – Francisco, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, foi criado para ampliar a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes. São 8 milhões de vagas até 2014, gratuitas, em cursos de mais de 400 áreas do conhecimento. Estes cursos são oferecidos principalmente nas 403 unidades das escolas técnicas federais, nas escolas do Sistema S e nas escolas técnicas estaduais. Criamos também o Pronatec Copa, pensando no crescimento do turismo, com 240 mil vagas gratuitas em 29 opções de cursos até 2014, além de 32 mil vagas para o aprendizado de inglês, espanhol e libras.  Os interessados nos cursos técnicos do Pronatec, Francisco, devem procurar a secretaria de educação do seu estado. Para curso de qualificação profissional, o trabalhador deve procurar o posto do Sine, o Sistema Nacional de Emprego, ou usar o site http://maisemprego.mte.gov.br/portal. Mais informações sobre o Pronatec Copa estão em http://www.pronateccopa.turismo.gov.br. Em Brasília, Francisco, o Instituto Federal de Brasília - IFB (http://www.ifb.edu.br) oferece cursos técnicos e de qualificação profissional do Pronatec em 10 campus, e um deles é na Estrutural.
Janice de Oliveira, 40 anos, contadora de Dourados (MS) - Presidenta, como eu faço para saber se os recursos federais que são enviados para minha cidade estão sendo aplicados corretamente?

Presidenta Dilma – Janice, você pode utilizar o Portal da Transparência (www.transparencia.gov.br) para acompanhar as transferências de recursos da União para estados, municípios, instituições privadas e para os cidadãos que recebem benefícios, como o Bolsa Família e o Seguro-Defeso. Pode ainda acompanhar os gastos diretos do Governo Federal com obras, compras governamentais, cartão de pagamento e diárias pagas a servidores, entre outros. Quando a pessoa sabe o valor transferido e a que se destina, ela pode ajudar a fiscalizar a aplicação desse recurso no seu município. Ao consultar o Portal, você verá, por exemplo, que em 2012 já foram transferidos R$ 36 milhões para seu município. Além disso, Janice, qualquer pessoa pode pedir para ser informada, automaticamente, por e-mail, sempre que seu município receber novos repasses de recursos federais. Basta preencher o formulário eletrônico disponível no site. Mais de 40 mil cidadãos já usam esse serviço. Há, também, um espaço para denúncias. Além do portal, Janice, o governo fiscaliza a aplicação desses recursos por meio do Programa de Fiscalização, criado em 2003, que já fiscalizou mais de dois mil municípios selecionados por sorteios públicos, feitos pela Controladoria Geral da União, a CGU. Seu município foi sorteado em julho e a fiscalização está prevista para agora, em agosto.
Joeleno Albuquerque de Almeida, 69 anos, professor aposentado de Aracaju (SE) – Presidenta, recentemente a senhora anunciou mudanças na caderneta de poupança. Gostaria de saber se a poupança continua sendo uma boa forma de fazer esse meu pé-de-meia render um pouquinho.

Presidenta Dilma – Sim, Joeleno, a caderneta de poupança continua com as vantagens que sempre caracterizaram essa aplicação, como a segurança, a simplicidade dos depósitos, a rentabilidade mensal e a isenção do Imposto de Renda. Fizemos uma mudança para que as taxas de juros continuem caindo para todas as empresas e pessoas que precisam tomar algum empréstimo em banco, mas que, ao mesmo tempo, continua protegendo pessoas como você, que usam a poupança para fazer um pé-de-meia. As aplicações feitas até o dia 3 de maio continuaram com as mesmas regras de antes, com rendimento de 6,17% ao ano acrescido da Taxa de Referência, a TR. Para os depósitos feitos do dia 4 de maio em diante, a remuneração continuará igual à regra antiga nos períodos em que a taxa básica de juros, a Selic, que é definida pelo Banco Central, estiver acima de 8,5% ao ano. Nos momentos em que a Selic estiver em 8,5% ao ano, ou abaixo disso, o rendimento da poupança será o equivalente a 70% da Selic mais a TR. Portanto, Joeleno, na caderneta de poupança, esse patrimônio dos brasileiros, o poupador continua depositando quanto quiser, saca o dinheiro quando quiser, e com rentabilidade mensal, isenta do Imposto de Renda.

O Regional-  -1ª Quinzena de Agosto/2012-  -SERVIÇO-  Página 04

Título-
DICAS DE CONCURSOS

SANTA RITA DO ITUETO: a Prefeitura de Santa Rita do Itueto, em Minas Gerais, através da empresa Máxima Auditores, publicou  o edital de concurso público destinado ao preenchimento de 93 vagas em cargos de níveis Fundamental, Médio e Superior.
   Os salários oferecidos variam de R$ 622,00 a R$ 6.997,35 em jornada de 20, 25, 30 e 40 horas semanais.

Cargos

- Ensino Superior: Assistente Social, Auxiliar de Clínica Odontológica, Bibliotecário, Contador, Enfermeiro de Ambulatório, Enfermeiro ESF, Engenheiro, Farmacêutico, Médico Ambulatório, Médico ESF, Nutricionista, Odontólogo Ambulatório, Odontólogo ESF, Professor do Ensino Fundamental 1º ao 5º ano, Professor do Ensino Fundamental 6º ao 9º ano na disciplina de Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática, Psicólogo e Supervisor Escolar;
- Ensino Médio: Agente Administrativo de Unidade Básica de Saúde, Agente de Endemias, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Secretaria, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho e Motorista;
- Ensino Fundamental: Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Mecânico, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro e Telefonista.

Inscrições e Taxas

   As inscrições poderão ser efetuadas entre às 8h do dia 3 de setembro às 23h59 do dia 7 de outubro de 2012, através do site: www.maximaauditores.com.br. As taxas variam de: R$ 31,00 a R$120,00.

   Os candidatos que não tiverem acesso à internet, poderão se inscrever diretamente na Prefeitura Municipal, localizada na Avenida Antônio Berçan, nº. 59, centro, Santa Rita do Itueto, das 13h às 16h.

Provas, Gabaritos e Validade

   O certame será realizado por meio de provas objetivas para todos, prevista para ser aplicada no dia 21 de outubro de 2012, em locais e horários a serem definidos e divulgados posteriormente. Além disso, haverá prova prática para Eletricista, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas e Pedreiro e prova de títulos para as funções de nível superior. O gabarito será publicado na data prevista de 22 de outubro de 2012.
   O concurso terá a validade de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.
===========================================
TRE/ES: Os interessados em participar do concurso público do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) terão entre os dias 20 de agosto e 6 de setembro para efetuarem inscrição no portal do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cesp/UnB), empresa organizadora do certame. A taxa é de R$ 90,00.

As informações estão no edital do concurso, publicado no Diário Oficial de hoje (10/08), para provimento de 30 vagas para o cargo de Auditor de Controle Externo e um para Auditor (Substituto de Conselheiro). O edital determina a aplicação de provas com questões objetivas e discursivas, sendo a data provável de aplicação das provas de conhecimentos básicos dia 12 de outubro, e as de conhecimentos específicos dia 14 de outubro. A aplicação das provas terá duração de cinco horas. O resultado final das provas objetivas e o resultado provisório das provas discursivas serão divulgados na data provável de 7 de novembro. Como caráter classificatório, o concurso contará com avaliação de títulos.

O Presidente do TCE-ES, Carlos Ranna, em coletiva no dia 8 de agosto, afirmou que o Tribunal pretende dar a posse aos aprovados no início de 2013. 

Salários
Para o cargo de Auditor de Controle Externo, com subsídio inicial de R$ 9.274,29, serão oferecidas sete vagas para as áreas de Direito, cinco para Contabilidade, seis para Engenharia Civil, seis para Informática e cinco para Auditoria Governamental, sendo que esta última admitirá candidatos com formação superior em qualquer área, desde que nas modalidades de licenciatura ou bacharelado. O subsídio final, por progressão na carreira, é de R$ 18.132,15 para carga horária de seis horas diárias, sendo regime de contratação estatutário.

Já para o cargo de Auditor, com subsídio de R$ 22.911,73, é necessário possuir diploma de nível superior e satisfazer os requisitos para o cargo de conselheiro. Ressalta-se que os requisitos para o cargo de Conselheiro são ter mais de 35 anos e menos de 65 anos de idade, possuir idoneidade moral e reputação ilibada e ter notórios conhecimentos jurídicos, ou contábeis, ou econômicos e financeiros ou de administração pública, com mais de 10 anos de exercício de função, ou de cargo público, ou de efetiva atividade profissional nas áreas referidas.
Título-
OPINIÃO LIVRE

O valor da responsabilidade

Renato Casagrande
Governador do Espírito Santo

   Ao assumirmos o Governo do Espírito Santo, no início de 2011, os mercados financeiros ao redor do mundo ainda enfrentavam a onda de choque da crise norte-americana de 2008 e a Europa dava sinais das dificuldades que logo começaria a enfrentar. Para nós, capixabas, a situação era ainda mais preocupante. Além dos impactos desses desequilíbrios no mercado internacional, havia as ameaças de alterações no modelo de distribuição dos royalties do petróleo e de mudanças de regras tributárias, que trariam grandes prejuízos ao Estado. Nesse cenário, cabia a nós fazer um planejamento de Governo equilibrado, trabalhar muito e, acima de tudo, manter a cautela nas despesas da administração.
   Pouco mais de um ano e meio depois, as dificuldades econômicas continuam atormentando os mercados em todo o planeta e, por aqui, tivemos que enfrentar o poder de pressão dos grandes estados brasileiros na dura batalha contra a mudança no regime de tributação do ICMS em operações interestaduais de bens importados.  Com o nosso principal mecanismo de incentivo ao comércio internacional enfraquecido, teremos uma perda anual de pelo menos R$ 1 bilhão, somando o arrecadado pelo Estado e pelos municípios. Para uma economia como a nossa, majoritariamente vinculada ao comércio exterior, o prejuízo é irreparável. E só não é pior porque nos preparamos de maneira cuidadosa.
   Com uma gestão fiscal eficiente, rigor no controle do custeio e qualificação dos gastos, alcançamos um superávit de R$ 31 milhões em 2011. Assim, conseguimos abrir novas frentes de financiamento junto à União e a organismos internacionais. E foi essa segurança conquistada e vigiada que nos permitiu a ousadia de garantir, ainda em 2012, investimentos anuais de pelo menos R$ 1,5 bilhão, ao longo dos próximos anos, para compensar a perda de receita dos municípios, os maiores prejudicados pelo encolhimento do Fundap.
   O momento ainda é de transição, já que o orçamento em 2013 será menor e os efeitos das mudanças tributárias serão sentidos mais fortemente no ano que vem. Mas o que não muda é nossa orientação de levar os frutos do crescimento econômico a todas as regiões e de fazer mais para quem mais precisa. Continuaremos cobrando a dívida histórica que a União tem conosco, mas estamos cumprindo a nossa parte. Nos próximos dias, lançaremos o Programa Estadual de Desenvolvimento Sustentável–Proedes e, graças ao ambiente de equilíbrio institucional e econômico que consolidamos no Espírito Santo, já temos anunciados investimentos de mais de R$ 100 bilhões em novos projetos públicos e privados. Assim, com criatividade, articulação, eficiência e rigor na aplicação dos recursos públicos, vamos transformando nossas conquistas econômicas e administrativas em oportunidades e qualidade de vida para os capixabas.



ANÚNCIOS-
FARMÁCIA GUANDU

AGÊNCIA EKATAZAR

O Regional-  -1ª Quinzena  de  Agosto-   -ESPORTE/POLÍCIA Página  04

Título-
Bola em Jogo
   R.L.S

Título-
Torneio em Dois Irmãos

Foto - Torneio no campo de Dois Irmãos

   O domingo dia 05 de agosto, de muito frio em Dois Irmãos, na região de Alto Lage, também foi de muita movimentação esportiva, quando aconteceu um torneio envolvendo o8 equipes de futebol society. Além do torneio, aconteceu sorteio de brindes, almoço, churrasco e muita música. O torneio foi uma organização do desportista Juarez.
   Em primeiro lugar ficou a equipe do Eré e em segundo lugar o time do Fioroti Um.
  
Título-
Rapaz é encontrado com corda no pescoço em Ibituba

Foto- Rithiely morava nesta casa, na rua principal de Ibituba, onde, aconteceu o fato.

   O rapaz Rithiely Olegário Miranda de Souza, 18 anos, lavrador foi encontrado morto com uma corda fina no pescoço, em sua casa na rua principal do distrito de Ibituba, dia 10 de agosto, por volta de 19 horas, por uma jovem que ele morava. A polícia d e Baixo Guandu e o IML (Instituto Médico Legal) estiveram no local. O suposto suicídio está sendo apurado pela polícia.
  Rithiely já tem sua mãe e uma irmã presas.

Título-
Identificado Homem Apedrejado

Foto- O corpo foi encontrado próximo à Pista de Pouso em Baixo Guandu.

    Dia 09 de agosto, a Polícia Militar de Baixo Guandu recebeu uma denúncia anônima e esteve no local, na entrada da Pista de Pouso, onde, encontrou o corpo de um homem não identificado, que teria recebido esmagamento craniano provocado por um pedaço de pedra e que também levou um tiro nas costas e uma facada na barriga. No local a Polícia encontrou um pedaço de faca, uma viseira de capacete de moto, um par de chinelos, um relógio e uma chave, além de um pedaço de pedra. Participaram da operação os Sargentos: Gonçalves, Madeira, Cabos Paiva, Humberto, e os Soldados Dirceu e Michel.
    Dois dias após ter sido encontrado, o corpo foi identificado como sendo de: Mauro Coutinho Vieira, 40 anos, divorciado, operador de Máquinas, conhecido como Paraguai. O mesmo foi sepultado no cemitério de Baixo Guandu, no sábado dia 11 de agosto.

Título-
Mulher é esfaqueada

    Próximo à Rodoviária de Baixo Guandu, na Rua Ibituba, no domingo dia 05 de agosto, a Polícia Militar encontrou no chão uma mulher esfaqueada, agonizando, foi prestado socorro, mas, ela não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer. Trata-se de Gedalva Araújo, 29 anos.
   A Polícia encontrou o suposto criminoso no bairro Valparaíso e o levou preso para Colatina. O Acusado, segundo o Boletim de Ocorrência, é Antônio Cláudio Loiola Rosa, que tem passagem pela Polícia. Participaram da operação: Cabos Paiva, Humberto, Félix, Soldados Michel, Gomes, Dirceu e Caetano.

Título-
Homem é atropelado na BR 259

   Samuel Dettmann, 73 anos, aposentado, quando transitava com sua bicicleta na BR 259, próximo ao bairro São Pedro, foi atropelado pelo Voyage, placa OCU 4230, conduzido por Jailson Sperandio Cott, 41 anos, lavrador, residente no Alto Lage. Segundo Jailson, Samuel esperou os carros passarem nos dois sentidos e saiu correndo para atravessar a pista e, o Voyage que vinha em outra direção, o atropelou. O motorista tentou parar e não conseguiu. O veículo e a bicicleta foram liberados pela Polícia. Samuel Dettmann morreu no local. O acidente ocorreu no domingo dia 05 de agosto.

O Regional-  -1ª Quinzena de Agosto-  -CIDADE-  Página 06

Anúncios-

O Regional- 1ª Quinzena de Agosto-  -CIDADE- - Página 07

Título-
Diplomata Guanduense que esteve na guerra da Líbia agora está em Genebra

Foto- Márcio dos Anjos em Genebra - Suíça 

   Após ter vivenciado a guerra na Líbia, enquanto trabalhava na Embaixada do Brasil em Trípoli, o guanduense Márcio Augusto dos Anjos, diplomata do Itamaraty, assumiu recentemente, suas funções na Representação do Brasil junto a Conferência do Desarmamento, em Genebra, Suíça.  A Conferência do Desarmamento (CD) é o fórum da ONU que trata das questões de segurança internacionais. Para ele, “será um grande desafio. Deverei acompanhar as negociações sobre Desarmamento Nuclear, Acordo sobre destruição de armas químicas, Tratado sobre Comércio de Armas, Prevenção da Corrida Armamentista no Espaço Exterior, entre outros temas”.
   Quanto à nova cidade, ele declarou que “Genebra apresenta um ambiente propício à discussão dos grandes temas internacionais. É um local muito tranquilo (300.000 habitantes), mas, que concentra as sedes de importantes órgãos da ONU como, por exemplo, a Organização Mundial do Comércio (OMC), a Organização internacional do Trabalho (OIT),  a Organização Mundial de Saúde (OMS) e  a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), além da sede da Cruz Vermelha. Ao todo, cerca de 200 organizações internacionais estão presentes na cidade”.
   Apesar de distante, Márcio dos Anjos não se esquece de sua cidade natal e revelou-nos, com exclusividade, um de seus projetos: “estou trabalhando, já há algum tempo, em dois livros sobre a história de Baixo Guandu. O primeiro é uma coletânea de contos passados no distrito de Ibituba. A idéia é mostrar como era a vida no Núcleo Colonial Afonso Pena, na primeira metade XX, com uma leitura fácil e divertida. Já o segundo livro, que considero mais “denso”, tem como tema: A Imigração Italiana para Baixo Guandu. Creio que será de bastante interesse, visto o elevado número de famílias italianas na região. Neste livro, contarei com o apoio do artista guanduense Dalmon Edson Rodrigues que, com grande capacidade criativa, está elaborando as ilustrações”.  “O livro deverá trazer informações sucintas sobre as famílias italianas locais”. “Quem desejar contribuir, poderá enviar, para o endereço italianos.em.guandu@gmail.com informações como nome do antepassado, época em que a família chegou ao Guandu, local onde residiam no município e outras que considerar importantes”. Indagado sobre a previsão de lançamento, ele disse “espero que em breve. Os livros estão praticamente prontos, mas, falta definir aspectos de impressão. O ideal seria inserir o lançamento no âmbito de algum evento cultural em nossa cidade”.

O Regional-  -1ª Quinzena de Agosto-  -CIDADE-  Página 08

Anúncio-
FRANQUINI MODAS

Título-
Terreno Público Invadido é Desocupado

Foto - A Polícia Militar esteve no local

    Um terreno da Prefeitura e outro do Governo do Estado foram invadidos há poucos dias. Lá várias pessoas marcaram lotes com fitas, outros chegaram a colocar barracas e ainda teve que começasse a construir. Os terrenos ficam no bairro Val Paraíso, próximo à escola e ao Pólo Empresarial.
  Com um mandado de reintegração de posse expedido pela Justiça, a Polícia Militar esteve no local promovendo a desocupação indevida. Máquinas da Prefeitura, foral ao local e retiraram barracas, alicerces e as fitas que marcavam os lotes. A saída dos ocupantes foi pacífica.

Título-
O menor sapo

Foto- O menor sapo encontrado por Sandro Farias Brandião.

   O Sapo-pulga (Brachycephalus didactylus), pertencente à família Brachycephalidae, é um dos menores sapos da América do Sul, chegando a medir no máximo 10 mm na sua fase adulta, é o segundo menor sapo do mundo, perdendo apenas para o Paedophryne amauensis da Papua-Nova Guiné que chega ao máximo a 7.7 mm, o Sapo-pulga é conhecido por habitar regiões isoladas e de grande preservação ambiental, esta espécie está ameaçada pela destruição do seu habitat natural, SANDRO FARIAS BRANDIÃO, estudante do 4º período de Ciências Biológicas da UNIPAC Aimorés, encontrou em pleno centro da cidade de Baixo Guandu, durante uma forte chuva um espécime deste raro anfíbio medindo apenas 7 mm, provando que, apesar da substituição das florestas pelo asfalto, a natureza ainda luta!

Titulo-
Baixo Guandu participa de Audiência Pública sobre Direitos  Humanos

No dia  09 de  agosto, em Colatina, a população teve voz no amplo processo de diálogos aberto pelo Governo do Estado por meio de audiências públicas conduzidas pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEADH), em que a sociedade civil tem espaço para participar efetivamente da elaboração do Programa (PeDH) e o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos (PeEDH) do Espírito Santo.  
   Esta foi a segunda audiência do ciclo realizada para os moradores de Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Vila Valério, Itaguaçu, Itarana e Laranja da Terra.
   Essas audiências têm a proposta de divulgar os documentos pré-elaborados pelo grupo de trabalho instituído pelo governador Renato Casagrande, bem como colher contribuições da população capixaba para que tanto o PeDH quanto o PeEDH estejam condizentes com a realidade do Estado, com princípios, prioridades e propostas de ações governamentais que garantam a proteção e promoção dos direitos humanos no Espírito Santo.
   A iniciativa se dá com base no compromisso que o Governo Estadual tem com o respeito e a promoção dos direitos humanos do capixaba. A elaboração do PeDH e do PeEDH afirma este compromisso que inclui a busca por resolver os principais problemas nesta área como a impunidade, a violência e a discriminação.

O Regional-  -1ª Quinzena  de  Agosto-  -REGIÃO-  Página 09

Título-
SEBRAE de Aimorés oferece curso

Para o empresário e empreendedor que pretende criar, ampliar ou melhorar seu desempenho nos negócios, aprenda a identificar em você mesmo o talento de empresários de sucesso.
EMPRETEC, treinamento desenvolvido pela ONU – Organização das Nações Unidas, tem por objetivo estimular e desenvolver as características individuais de cada empreendedor, propiciando competitividade e permanência no mercado.
Durante o treinamento, você tem a oportunidade de vivenciar as características identificadas em grandes empreendedores do mundo. São elas:

·         Busca de Oportunidade e Iniciativa
·         Persistência
·         Comprometimento
·         Exigência de Qualidade e Eficiência
·         Correr Riscos Calculados
·         Estabelecimento de Meta
·         Planejamento e Monitoramento Sistemático
·         Busca de Informações
·         Independência e Autoconfiança
·         Persuasão e Rede de Contatos

COMO PARTICIPAR?

Fase 1: INSCRIÇÃO – Preenchimento de um questionário, que deverá ser solicitado para o SEBRAE de Aimorés, por e-mail (marcelo.goncalves@sebraemg.com.br) ou impresso no endereço Av. Raul Soares, 10 – Sala 101
Em frente do correio de Aimorés.

Fase 2: ENTREVISTA – O candidato participará de entrevista individual de 1 (uma) hora, que será agendada pelo SEBRAE. Essa entrevista, de caráter seletivo, tem como objetivo identificar a predisposição empreendedora do candidato.

Fase 3: SEMINÁRIO – O seminário tem uma carga horária intensiva com duração de 6 (seis) dias e carga horária de 80 horas.

 Devido o sucesso na realização em Aimorés no ano de 2011, realizaremos novamente em 2012.
As entrevistas serão de 24 a 28/09/2012
O seminário de 16 A 21/10/2012 no município de Aimorés
Valor do investimento, já com subsídio SEBRAE é de R$ 1.000,00 divididos em até 8 parcelas sem juros. Outras informações pelo telefone: (33)3267-2112

Título-
Porte de revólver em Aimorés

   O acusado Luis Carlos Santana, de 41 anos de idade foi preso com um revólver, quando era abordado por policiais militares de Aimorés.
  No boletim de ocorrência da Polícia Militar, consta que, o acusado Luís estava conduzindo a motocicleta Honda CG , quando foi parado pelos militares que, ao efetuar uma busca dentro de seus pertences, foi encontrado dentro de uma bolsa um revólver calibre 38, municiado com seis cartuchos e uma pequena bolsa contendo mais 09 cartuchos do mesmo calibre.


Título-
Duas armas apreendidas em Santa Rita do Itueto

   Policiais Militares de Santa Rita de Itueto apreenderam duas armas de fogo após um homem ter efetuado disparo em via pública no distrito do Pião. O fato aconteceu dia 03 a agosto durante
à noite.
   No boletim de ocorrência da Polícia Militar, os militares receberam uma denúncia anônima que, o homem, aparentemente bêbado chegou conduzindo uma motocicleta no distrito do Pião, portando duas armas de fogo e efetuou disparos. Segundo informações.
   Moradores do distrito de Pião conseguiram desarmar o atirador, que portava uma espingarda e uma garrucha. O acusado não foi localizado pela Polícia

Título-
Polícia Apreende Redes de Pesca em Situação Irregular no Rio Doce


   Durante patrulhamento aquático no leito do rio Doce, Policiais Militares Ambientais de Resplendor e Aimorés apreenderam 09 (nove) redes de emalhar que estavam armadas no referido rio sem plaqueta de identificação e com malhas de tamanho inferior ao permitido pela legislação. O autor não foi localizado.
Equipe: 3º Sgt Félix, 3º Sgt Fábio Trindade, Sd Campos e Sd Dietrich (4º GP Mamb Resplendor / 3º Pel MAT Aimorés).


Anúncios
Padaria Belém
Bons Lanches

O Regional - 1ª Quinzena de Agosto-   -REGIÃO- Página 10

Título-
Finalmente ponte é construída no Norte de Itueta

Foto- A Ponte foi construída pelo DER

Foto- Moradores agradecem ao DER

   Depois de uma longa espera e protestos por parte dos moradores do Norte de Itueta, que demonstraram indignação com a Prefeitura de Itueta, finalmente, a ponte foi construída na Barra de Santo Antônio, pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagem), órgão do Governo do Estado, onde, até a justiça teve que ser acionada. A ponte que é o principal elo da região foi destruída por fortes chuvas e a Prefeitura nunca se manifestou.
   Com a queda da ponte foi construído um “quebra-galho”, pela Prefeitura de Itueta sendo que, faltava até sinalização de advertência para os motoristas, a mesma oferecia risco de morte, para quem passava no local. Os moradores revoltados com a falta de atenção da Prefeitura de Itueta picharam o local e ainda, fazem questão de ressaltar que, foi um órgão do Governo –DER- quem construiu a nova ponte  pois,  se  fossem  depender  da  Prefeitura, estaria  na  mesma  situação.


O Regional-  -1ª Quinzena de Agosto- VARIEDADES-  -Página 11

Título-
Hora do Recreio

- Nomes super estranhos de brasileiros-

Antonio Treze de Junho de Mil Novecentos e Dezessete,
 Araci do Precioso Sangue,
Argentino Argenta,
Aricléia Café Chá,
Benedito Autor da Purificação,
Benedito Camurça Aveludado,
Benedito Frôscolo Jovino de Almeida Aimbaré Militão de Souza Baruel de Itaparica
Bispo de Paris,
Bizarro Assada,
Boaventura Torrada,
Bom Filho Persegonha,
Brasil Washington C. A. Júnior,
Capote Valente e Marimbondo da Trindade,
Carlos Alberto Santíssimo Sacramento Cantinho da Vila Alencar da Corte Real
Céu Azul do Sol Poente,
Chevrolet da Silva Ford,
Colapso Cardíaco da Silva,
Comigo é Nove na Garrucha Trouxada,
Ernesto Segundo da Família Lima,
Esdras Esdron Eustaquio Obirapitanga,
Esparadrapo Clemente de Sá,
Espere em Deus Mateus,
Estácio Ponta Fina Amolador,
Éter Sulfúrico Amazonino Rios,
Excelsa Teresinha do Menino Jesus da Costa e Silva,
Faraó do Egito Sousa,
Fedir Lenho,
Felicidade do Lar Brasileiro,
Francisoreia Doroteia Dorida,
Fridundino Eulâmpio,

Gerunda Gerundina Pif Paf,
Gigle Catabriga,
Graciosa Rodela De alho,
Hugo Madeira de Lei Aroeiro,
Ilegível Inilegível,
Inocêncio Coitadinho,
Isabel Defensora de Jesus,
Izabel Rainha de Portugal,
Jacinto Fadigas Arranhado,
Jacinto Leite Aquino Rego,
Janeiro Fevereiro de Março Abril,
João Bispo de Roma,
João Cara de José,
João Cólica,
João da Mesma Data,
João de Deus Fundador do Colto,
João Pensa Bem,
João Sem Sobrenome,
João Suíno de Oliveira,
José Amâncio e Seus Trinta e Nove,
José Casou de Calças Curtas,
José Catarrinho,
José Machuca,
José Maria Guardanapo,
José Padre Nosso,
José Xixi,
Jovelina Ó Rosa Cheirosa,
Jotacá Dois Mil e Um,Lança Perfume

Rodometálico de Andrade,
Leão Rolando Pedreira,
Leda Prazeres Amante,
Liberdade Igualdade Fraternidade Nova York Rocha,
Libertino Africano Nobre,
Lindulfo Celidonio Calafange de Tefé,
Lynildes Carapunfada Dores Fígado,
Fonte- Portal do Humor


Título-
FRASE DE PÁRA-CHOQUE
““Big brother” de pobre é buraco de fechadura “.

Título-
Curiosidades

A Curiosa História dos Jogos Olímpicos



      Segundo a mitologia grega, os Jogos Olímpicos  surgiram quando Hércules, depois de andar pelo mundo realizando incríveis proezas com a sua força, foi para a ilha de Creta. Lá construiu um Estádio, onde, juntamente com seus irmãos, praticava corridas.
E dos ramos das palmeiras que havia plantado em Olímpia foram feitas coroas para os vencedores que instituiu.
   Os Jogos Olímpicos, com a sua nobreza e seu caráter altamente esportivos, foram muito praticados na Grécia Antiga e os vencedores eram considerados semideuses.
Porém com a invasão dos romanos os jogos foram profundamente modificados. As competições passaram a ser realizadas por profissionais e escravos tornando-se cruéis e sanguinárias.
Mais tarde o imperador Teodósio II proibiu definitivamente os Jogos Olímpicos em todo o Império Romano.
   No século XIX, Pierre de Fredi, Barão de Coubertin, fez renascer os Jogos Olímpicos, quando em 23 de junho de 1894 criou o Comitê Olímpico Internacional.
   A partir de 1896 os jogos passaram a ser realizados de quatro em quatro anos e cada vez num país diferente.
   Segundo o Barão de Coubertin o ideal olímpico é "desenvolver nos homens a harmonia e a igualdade, através do aprimoramento físico". Por isso nos Jogos Olímpicos é proibido fazer qualquer distinção religiosa, política, social ou racial.
Fonte:
http://dicur.blogspot.com/2009/10/os-jogos-olimpicos.html


Anúncio--

Anúncios-
O DIA A DIA
Você pode acompanhar diariamente pela internet. Acesse:
oregionalguandu.blogspot.com
JORNAL O REGIONAL- 25 ANOS DE MUITA NOTÍCIA!

O Regional- 1ª Quinzena de Agosto-  -SOCIAL-  Página 12

Título-
Instantânea

Alguém Disse:
  O que    prevalece é  perjurar, mentir, matar, furtar e  adulterar,e  há arrombamentos e  homicídios sobre  homicídios. Por  isso, a  terra  está de luto, e  todo o que  mora nela  desfalece, com os  animais  do  campo e  com as  aves do céu;   e até  os peixes do mar perecem”. Oséias C. 04- Vs. 02 e  03.

Aqui  & Ali
   Até  o final do mês, Baixo Guandu  estará recebendo uma  filial das  Lojas  Dadalto, que  ficará  próximo a  agência  do  Banestes, na  Av.Carlos  de Medeiros. A  Dadalto, irá  somar  as  outras  09 lojas  do  ramo de  móveis  e  eletrodomésticos, que    existe na  cidade.
  O crescimento do comércio  é  notório em Baixo Guandu, pois    existe  16  farmácias, 14 restaurantes, 10 padarias, 05 revendas  de  carros, lojas/boutiques etc em grande  escala. O  que  se  observa   é  que  existe  espaço para  empreendimentos  de  hotelaria.

Foto-  filha  da  Regina…………….

Foto-   Na  festa  do Colono em Santa  Maria  do  Jetibá, presenças de:  Rodrigo Rodrigues ,  Juscelino Henck  vereador/presidente da  Câmara  de  Baixo Guandu, Vice-Governador  Givaldo Vieira e  Adailton Gonçalves vereador/presidente da  Câmara  de  Barra  de  São Franciaco.

Foto-   Quem completou o  seu 1º aninho, dia  04 de  agosto, foi Diogo, filho de  Lúcia  e  Reinaldo. Com direito a  uma  animada  festa e  celebração, com a  presença  de avós, padrinhos, amigos  e  familiares. A  festa  foi em sua  casa  na Vila  Nova  do  Bananal.

Foto-  Renilda Erdmann Helmer    da  Câmara  M. de  Baixo Guandu.


Título
SANTA RITA DO ITUETO


ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR DEUS E VAI CONTINUAR AJUDANDO. Amém!