sábado, 4 de agosto de 2012

ACOMPANHE  A  ÚLTIMA  EDIÇÃO DO  JORNAL  O REGIONAL----- TEXTOS......



Jornal O Regional
Filiado ao SINDJORE E ABRARJ
       Ano XXVI - Nº 392
2ª Quinzena de Julho de  2012
Edição de 12 Páginas- R$ 0,90
Baixo Guandu- Espírito Santo

Título-
Terreno Público é ocupado indevidamente em Baixo Guandu

  
Várias pessoas começaram no dia 23 de julho, a invadir um terreno da Prefeitura no bairro Valparaíso e outro pertencente ao Governo do Estado, anexo ao Pólo Empresarial. Com estacas e rolos de arames farpados, eles demarcavam os lotes. Outros já começaram a armar barracas de lonas pretas. Já se fala que, a ocupação do terreno público é uma área do tamanho de 25 campos de futebol.
   Quem passava pelo local demonstrava indignação, na cidade o comentário é geral, talvez, por estar acontecendo pela primeira vez no município, um fato dessa natureza. O Regional manteve contato com a Suppin (órgão do governo responsável pelo Pólo Empresarial), para ouvir quais as providências que serão tomadas, mas, não obteve resposta, até o fechamento desta edição. Já a Prefeitura, segundo informação, já teria entrado na Justiça pedindo a reintegração de posse da área ocupada indevidamente.


O Regional- -2ª Quinzena  de  Julho/2012-  -OPINIÃO- Página 02
Título-
DALMON- Charge

Título-
PALANQUE
133 CANDIDATOS QUERENDO VOTO

   Já começa os pedidos de votos, dos 133 candidatos a vereadores em Baixo Guandu, em busca de uma das 11 vagas na Câmara Municipal, a partir de 1º de janeiro de 2013. Entre os candidatos existem homens e mulheres, Católicos, Evangélicos e aqueles que vão à igreja em época de eleições.
   Com Ensino Fundamental, Médio e Superior, de aposentado a trabalhador rural, motorista, balconista, professor, vendedor ambulante. Enfim, o que não falta são opções, basta o eleitor escolher melhor, aquele que irá representar o legislativo municipal nos próximos 04 anos. Mas fique atento, vereador não constrói ponte, pinguela, mata-burro, calçamento, asfalto etc, vereador legisla e faz indicações ao Executivo.

  INVASÃO DE “SANTINHOS”

   Começou a temporada de receber “santinhos”, época em que quintais, varandas e garagens ficam abarrotados de propaganda. É sinal de mais trabalho para as donas de casa. Muitos “cabos eleitorais” não abordam os eleitores e assim, preferem espalhar papéis o mais rápido possível. Se a sujeira é geral, por lado é bom para estes trabalhadores, pois, é mais um dinheiro no bolso, com trabalho a cada dois anos.  

MAIS UM PARTIDO

   Foi criado o PEN - Partido Ecológico Nacional - o mesmo tem ligações com a Igreja E. Assembléia de Deus. Como o PRB tem ligações com a Igreja Universal do Reino de Deus.



PT COM NETO

   Com a decisão da Justiça como era vontade da Executiva Estadual do PT, o mesmo irá apoiar o candidato a prefeito Neto Barros do PCdoB. Em Baixo Guandu, o partido através de seu presidente Joãozinho do PT ( como é conhecido) participava de reuniões de um grupo de partidos de oposição a Neto Barros. Com a decisão os petistas vão caminhar com Neto Barros.

Título-
PARTICIPAÇÃO

ALIMENTAÇÃO DESIGUAL
                 *Dr.Alexandre Sylvio Vieira da Costa

   Podemos afirmar, com certeza, que nas últimas décadas a situação financeira do brasileiro melhorou consideravelmente. Lembro que, uma das metas do Governo Federal no início do plano real na década de 90 era colocar o salário mínimo, no mínimo, a 100 dólares. Atualmente ele ultrapassa os 300 dólares. E o valor do carro? Não se comprava um veículo novo com menos de 150 salários mínimos e hoje um carro popular pode ser adquirido com apenas 40 salários mínimos.
   Inegavelmente a vida da população da classe mais baixa mudou, mas ainda falta muito.  O consumo de alimentos, por exemplo. A última pesquisa realizada pelo IBGE em 2008 sobre a aquisição de alimentos pelas famílias de classes de renda diferentes apresentou resultados muito discrepantes.
   No consumo de frutas, as famílias que apresentavam rendimento mensal total de até 830 reais consumiram cerca de 14 quilos de frutas no ano enquanto que, as famílias com renda superior a 6.200 reais consumiram quase 60 quilos de frutas neste mesmo ano, uma diferença de 316%. Esta diferença se torna mais marcante quando avaliamos as frutas de clima temperado como kiwi, pêssego, pêra, de maior valor, onde a diferença de quantidade consumida saltou para 638%. Em relação às carnes, as distinções também são evidentes em relação à qualidade.
   De modo geral, as famílias de menor renda consumiram, em média, 18 quilos de carne no ano enquanto as de maior renda quase 32 quilos, uma diferença de 78%, mas quando analisamos as carnes bovinas de 1ª e 2ª as diferenças significativas surgem: em relação às carnes de 2ª, praticamente não há diferença de quantidade consumida entre as famílias de maior e menor renda, mas quando avaliamos o consumo das carnes de 1ª o resultado muda. As famílias de menor renda consumiram, em média, 2,9 quilos enquanto as famílias de maior renda, 11,3 quilos, uma diferença de 300%.
   Quando falamos nas vísceras, o resultado inverte com o consumo maior das famílias de menor renda. A maior diferença verificada foi no consumo de queijos e laticínios onde a distância de consumo entre os mais pobres e os mais ricos ficou em 848%. Num passado não muito distante a situação era pior onde queijo, iogurte e as carnes eram artigos de luxo sendo consumidos em momentos especiais pelas famílias de menor renda.
   Verifica-se que a renda ainda restringe o consumo de alimentos pela população, pois, parte dos recursos deve ser alocada para outras obrigações essenciais como aluguel, roupas, remédios e transporte.
   Um país classificado como o maior produtor mundial de carnes bovina, suína e de aves, de frutas tropicais e o quarto maior produtor de leite, não pode nem deve apresentar dados de consumo de alimentos tão discrepantes entre as suas classes sociais. Estes alimentos ainda apresentam um elevado custo de aquisição para as famílias de baixa renda e só a organização de toda a cadeia produtiva, desde o homem do campo até o comerciante varejista, passando pelos governos e suas cobranças de impostos é que conseguiremos reduzir estas desigualdades.
*Dr.Alexandre Sylvio Vieira da Costa
Engenheiro Agrônomo - DSc Produção Vegetal
Professor Titular - Solos e Meio Ambiente
Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE
Título-
MOMENTO

 A FAMÍLIA DO CARCEREIRO – PARTE 4
           **Rev. Ângelo Vieira da Silva

   Iniciamos o subtema UMA SÓ FAMÍLIA meditando sobre a transformação da família do carcereiro em At 16.24-34. Demos destaque especial no último domingo ao verso 33b: “...a seguir, foi ele batizado, e todos os seus”. De fato, uma lição muito preciosa que aprendemos é que a família deve ser agraciada com a bênção do batismo após ter experimentado a salvação em Cristo. Sabemos que nossa Igreja batiza por aspersão e pela doutrina da aliança, o pedobatismo, o batismo de crianças. Todavia, o que precisamos aprender neste texto, necessariamente, não é a forma do batismo, mas seu valor intrínseco para aqueles que foram totalmente transformados, um sinal visível de obediência a Jesus.
4.1. O batismo como elemento posterior a salvação: o sentido é Mudar e Professar. Uma vez que Jesus me salvou eu professo essa salvação. Note bem. O texto afirma que imediatamente a seguir, ou seja, após crer em Jesus, o carcereiro juntamente com sua família foram batizados. A bênção do batismo precisa ser um elemento posterior a salvação, ao batismo com o Espírito Santo, o seu selamento. Não deve ser negada nem negligenciada. Dois exemplos que podemos citar são das conversões da casa de Lídia e Estéfanas:
At 16.15 – “Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa, nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso”.
I Co 1.16 – “Batizei também a casa de Estéfanas; além destes, não me lembro se batizei algum outro”.
4.2. O batismo como elemento interior na salvação: o posterior, que é externo, precisa ser o resultado legítimo do interior, o batismo com o Espírito Santo. O princípio é Mudar e Frutificar. O que é externo confere realidade ao que é interno. As águas utilizadas no batismo devem representar o lavar regenerador do Espírito Santo do Senhor. Por isso que o batismo é definido como um sinal visível de uma graça invisível. Citemos o exemplo do Eunuco e Crispo. A fé pessoal interna em Jesus veio antes do batismo externo com água:
At 8.38 – “Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco”.
At 18.8 – “Mas Crispo, o principal da sinagoga, creu no Senhor, com toda a sua casa; também muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados”.
4.3. O batismo como elemento pactual: prezamos pela doutrina da aliança. Deus tem um pacto com um povo: a Igreja. O conceito é Mudar e Confiar. Jesus deixou dois sacramentos: a santa ceia e o batismo. O primeiro em referência à Páscoa e o segundo em referência a circuncisão. Quando participamos destes sacramentos confiamos na promessa do Redentor:
At 2.39 – “Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar”.
Gn 17.7 – “Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência”.
Pense nisto!
*Rev. Ângelo Vieira da Silva
Pastor da Igreja Presbiteriana de Resplendor

Título-
EXPEDIENTE
JORNAL  O REGIONAL- BAIXO GUANDU-ES

O Regional-   -2ª Quinzena  de  Julho/2012-  -POLÍTICA- Página 03

Título-
DR. ERALDO NO PATRIMÔNIO DA PENHA


   O candidato a prefeito Dr. Eraldo Trevizani esteve no Patrimônio da Penha, no dia 22 de julho, onde, afirmou que, “não concorda em ter inimigo político, e sim; adversários”.   Dr. Eraldo passou a ser Juiz em Baixo Guandu no dia 12 de abril de 1993 e sua  aposentadoria saiu no dia 13 de abril de 2012. Na reunião, ele falou de seu plano de  governo se for eleito, um deles é não ser um prefeito de gabinete, mas, de estar presente nas comunidades, ouvindo os moradores e acompanhando de perto as obras.
  Estiveram acompanhando Dr. Eraldo, o ex-prefeito Cici Pereira defensor da candidatura, do vereador e presidente da Câmara, Juscelino Henck que é candidato a reeleição, ex- vereadores e candidatos novamente: Laurides Rufino das Neves, Abílio Nunes e Joel  Westphal de  Paula. A reunião foi prestigiada por moradores locais e do proprietário Sr. BertoldO.

Título-
Neto diz que vai ouvir o povo sempre

  
   A campanha eleitoral do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e mais12 partidos aliados que tem o advogado Neto Barros como candidato a prefeito de Baixo Guandu, Vice o comerciante Eloy Júnior e 88 candidatos a vereadores compondo a coligação “É do povo, tá com a gente!”, sai às ruas com objetivos bem definidos: divulgar o programa de governo, já registrado no Cartório Eleitoral, e fazer desta eleição a de mais alto nível de todos os tempos na cidade. Através das reuniões de bairros, que vêm sendo realizadas há muito tempo pela militância do PCdoB com a participação de todos os partidos da coligação, a orientação é a de que os candidatos ouçam os eleitores, conheçam suas expectativas e necessidades com relação à sua comunidade, troquem ideias e impressões sobre os melhores caminhos a serem tomados na solução dos problemas e – muito importante – não baixem o nível da campanha com acusações a quem quer que seja. “O Guandu já tem problemas demais a serem resolvidos; nossa militância e as dezenas de vereadores que, agora iniciarão a campanha, estão conscientes de que, deverão estar focados no diálogo construtivo com o eleitor e, junto dele, buscar os melhores caminhos, para construirmos o Guandu que queremos”, aponta o candidato da coligação “É do povo, tá com a gente!”
   Neto Barros revelou ainda que as reuniões de bairros vão continuar após as eleições, porque considera que essa prática de estar nas comunidades uma ou duas vezes por semana constitui, além do respeito à população, uma oportunidade de trabalhar junto ao maior interessado em um município cada vez mais próspero e igualitário a partir de 2013: o povo. “É dessas reuniões que tiramos, e vamos continuar tirando, as soluções para o nosso município; por uma razão muito simples: ninguém melhor que os guanduenses para saber do que o Guandu precisa. Por isso, vamos ouvi-los sempre”, promete Neto Barros.

Título-
Conversa com a Presidenta
Coluna da Presidenta Dilma Rousseff

Ozano Carneiro, 53 anos, médio produtor rural de Miranda do Norte (MA) - Que medidas estão sendo adotadas para aliviar os prejuízos da estiagem e para quem está inscrito em Dívida Ativa e é cobrado com o leilão de nosso maior patrimônio, a terra?

Presidenta Dilma – Ozano,  para amenizar as consequências da seca sobre a população e a economia do semiárido do Nordeste, liberamos R$ 2,7 bilhões para ações emergenciais e temos 3.360 carros-pipa distribuindo água potável em 692 municípios. Criamos a Bolsa Estiagem, no valor de R$ 400, pagos em cinco parcelas, que já beneficia mais de 700 mil agricultores em 800 municípios. Desde 2011, entregamos 111 mil cisternas e chegaremos a 200 mil neste ano. O Ministério da Agricultura destinou 400 mil toneladas de milho para ração animal a pequenos e médios produtores, com preços abaixo do mercado. Há uma linha especial com R$ 1 bilhão para investimento, capital de giro e custeio agrícola e pecuário. Empreendedores e agricultores afetados podem contratar entre R$ 12 mil e R$ 100 mil, com juros máximos de 3,5% ao ano. Nos municípios em situação de emergência na área da Sudene, produtores adimplentes em 31/12/2011 podem prorrogar dívidas rurais com vencimento até 1º de janeiro de 2013. Quanto aos débitos antigos de produtores rurais de todo o Brasil, a Lei 11.775/2008 já havia permitido descontos de 33% a 70% sobre os saldos, para liquidação ou renegociação, em até dez anos. Deu, ainda, desconto fixo de até R$ 19.200,00, além de desconto adicional de 10% para a região da Sudene.

Raimundo Nonato de Castro Lustosa, proprietário rural de Piracuruca (PI) - Tenho uma propriedade rural, de nome Bom Lugar, que há muito necessita de energia elétrica. Quando a energia vai chegar? Nossa comunidade espera ansiosa.

Presidenta Dilma – Raimundo, o atendimento da sua comunidade está programado para ser feito ainda neste ano, segundo o planejamento do Programa Luz Para Todos. Serão feitas as ligações para as 22 famílias de Bom Lugar. Em todo o município de Piracuruca, já atendemos 1.094 famílias com um investimento de mais de R$ 5,2 milhões. No estado do Piauí, o governo federal já investiu mais de R$ 595 milhões para atender 123.307 domicílios. Em todo o Brasil, já foram beneficiadas quase 3 milhões de famílias. Mas não vamos parar por aí. Estamos trabalhando para levar energia a mais localidades como a sua e, por isso, o Luz para Todos foi prorrogado até 2014, com a inclusão da meta de atendimento a mais 495 mil domicílios rurais em todo o Brasil. A partir dessa expansão, vamos atender povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais e famílias contempladas no Programa Brasil Sem Miséria. Temos preocupação tanto em assegurar a universalização do acesso, quanto em garantir a segurança das pessoas no uso do serviço. Com o Luz Para Todos, Raimundo, estamos levando energia a quem precisa dela para produzir e para viver.

Antônio de Pádua Assunção, 42 anos, professor universitário em Palmas (TO) - Presidenta, o que esperar de concreto para a economia verde como resultado da Conferência Rio+20?

Presidenta Dilma - Antônio, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, deu passos importantes para um novo modelo de desenvolvimento sustentável para o mundo, que combine crescimento com inclusão social e proteção do meio ambiente. Os países reconheceram a erradicação da pobreza como o maior desafio global, decidiram criar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e se comprometeram com  o fortalecimento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), para auxiliar os países mais pobres na implementação de suas políticas de proteção do meio ambiente. O Brasil contribuirá com US$ 6 milhões para o Fundo do Pnuma e com US$ 10 milhões para o enfrentamento das mudanças do clima em países  da África e nas pequenas ilhas. A biodiversidade marinha foi considerada de importância estratégica e terá um tratado específico para protegê-la. Foi adotado ainda o Plano Decenal de Produção e Consumo Sustentáveis. A Rio+20, Antônio,  consolidou uma agenda para o século XXI e demonstrou que todos nós – governos, organizações internacionais e sociedade civil – somos sócios na construção de um mundo mais justo, com a pobreza erradicada, o meio ambiente protegido, e com padrões sustentáveis de produção, consumo e gestão dos recursos naturais.

O Regional-  -2ª Quinzena de Julho/2012-  -SERVIÇO- Página 04

Título-
DICAS DE CONCURSOS
RECEITA FEDERAL: já estão abertas as inscrições para o concurso público da Receita Federal. Serão  providos 200 cargos de Auditor-Fiscal e 750 de Analista-Tributário (áreas Geral e Informática), totalizando 950 postos na Carreira de Auditoria da Receita Federal do Brasil.
   Para concorrer a uma das vagas oferecidas é necessário ter formação de nível superior em qualquer área de atuação. Vale ressaltar que das 200 vagas para Auditor-Fiscal, 10 delas são destinadas aos portadores de deficiência, enquanto que, do total de oportunidades para Analista-Tributário, 38 estão sendo destinadas ao mesmo grupo de candidatos.
   Além da escolaridade, lembramos que o candidato aprovado deverá estar quite com as obrigações eleitorais, ter idade mínima de 18 anos, ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo pretendido, entre outros requisitos.
   Cargos e salários: O Auditor-Fiscal da Receita Federal receberá um subsídio mensal de R$ 13.600,00, enquanto que Analistas Tributários receberão R$ 7.996,07 mensais. A esses valores será acrescentado o auxílio-alimentação, que atualmente é de R$ 304,00.
Inscrição: A Escola de Administração Fazendária, organizadora do certame, confirmou que os interessados terão do dia 16 de julho de 2012 (a partir das 10 horas) ao dia 29 de julho de 2012 para efetuarem a inscrição, que será feita exclusivamente por sua página eletrônica: www.esaf.fazenda.gov.br. A taxa de inscrição custará R$ 100,00 para quem pretende disputar uma vaga de Analista Tributário e R$ 130,00 para o cargo de Auditor-Fiscal.
   Isenção de taxa: os candidatos que se enquadrarem nos critérios preestabelecidos no respectivo edital poderão efetuar a inscrição com o pedido de isenção da taxa, mas somente nos dias 16 e 17 de julho de 2012, também por meio do site da ESAF. A relação dos pedidos de isenção deferidos sairá até 19 de julho de 2012.
Processo de Seleção: os candidatos ao cargo de Auditor-Fiscal serão avaliados na primeira etapa por meio de quatro Provas, sendo uma Objetiva de Conhecimentos Gerais, duas Objetivas de Conhecimentos Específicos (I e II) e uma Prova Discursiva. Já os participantes da concorrência para Analista-Tributário, em sua primeira etapa, passarão por duas Provas Objetivas - uma de Conhecimentos Gerais e outra de conhecimentos Específicos - além de uma terceira Prova, que será Dissertativa.
   A segunda etapa para ambos os cargos será a chamada Sindicância de Vida Pregressa.
Data das provas: de acordo com o cronograma divulgado, as Provas Objetivas deverão ser aplicadas no dia 16 de setembro de 2012 para o cargo de Analista-Tributário e 15 e 16 de setembro de 2012 para o cargo de Auditor-Fiscal.
   As cidades de aplicação dos exames serão: Aracaju - SE, Belém - PA, Belo Horizonte -MG, Boa Vista - RR, Brasília - DF, Campo Grande - MS, Cuiabá - MT, Curitiba - PR, Florianópolis-SC, Fortaleza-CE, Goiânia-GO, João Pessoa-PB, Macapá-AP, Maceió-AL, Manaus - AM, Natal - RN, Palmas - TO, Porto Alegre - RS, Porto Velho - RO, Recife - PE, Rio Branco - AC, Rio de Janeiro - RJ, Salvador - BA, São Luís - MA, São Paulo - SP, Teresina-PI e Vitória-ES.
Prova Discursiva ou Dissertativa: os candidatos devem ficar atentos para as condições que o habilitem a participar da fase seguinte de provas, que poderá ser discursiva ou dissertativa, dependendo do cargo pretendido. Os editais estabelecem também o quantitativo de candidatos que serão convocados para essas provas, que serão aplicadas em data e horário oportunamente informados pela organização.
   A partir da divulgação da homologação do resultado final, o Concurso Receita Federal 2012 terá prazo de validade de apenas seis meses, que poderá ser prorrogado por igual período.
=======================================================


VITÓRIA: o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória - IPAMV publicou edital nº. 001/2012 de concurso público oferecendo 11 vagas mais cadastro reserva de nível médio e superior. A remuneração é de até R$ 4.512,04 mais R$ 347,64 de gratificação previdenciária, para jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
   Fica reservado o percentual de 5% das vagas disponibilizadas por cargo para os candidatos portadores de deficiência em função compatível com a sua aptidão.
Cargos
   Assistente Administrativo, Motorista, Técnico em Tecnologia da Informação, Analista de Tecnologia da Informação, Analista de Gestão Pública - Administrador e Contador, Arquivista, Assistente Social e Médico do Trabalho.
Inscrição
   As inscrições serão efetuadas até o dia 19 de agosto de 2012, no site: www.brasconpe.com.br. A taxa é de R$ 40,00 (nível médio) ou R$ 65,00 (Nível Superior).

Provas
   A prova objetiva está prevista para 30 de setembro de 2012, em local e horário a serem divulgados a partir do dia 10 de setembro de 2012. O gabarito será divulgado através do site de inscrição até o 2º dia útil após a realização das respectivas provas.
   A prova prática será realizada na data provável de 28 de outubro de 2012, em local e horário a serem divulgados juntamente com o resultado da prova objetiva e convocação da prova prática, a partir do dia 22 de outubro de 2012.
O resultado da prova prática está previsto para ser divulgado no dia 30 de outubro de 2012.
   O formulário para preenchimento obrigatório para a entrega de títulos será disponibilizado no site: www.brasconpe.com.br, nos dias 5 e 6 de novembro de 2012.

Título-
OPNIÃO LIVRE

O Predador e o Mensalão
    *Mauro Bomfim

   Carlinhos Cachoeira é um predador que arranha a face do país com sua pata viscosa e nojenta Mas a CPI Mista do Congresso está longe de ser o personagem vivido por Arnold Schwarzenegger no filme de John Mc Tiernan. Certamente, a CPI vai protagonizar cenas cinematográficas, os seus integrantes farão caras e bocas na TV, pantomimas, jogos de cenas, espetáculos de ribalta para a opinião pública.
   Mas o predador continuará camuflado, camaleonicamente sumindo e aparecendo. Como bomba relógio prestes a explodir. Aparentemente, o predador Cachoeira está numa cela no presídio da Papuda, em Brasília, onde algum sicário pode descobrir o fio de Ariadne, para eliminar o Minotauro e queimar o arquivo cibernético. Isso é muito estranho, porque há poucos dias ele estava no presídio de segurança máxima de Mossoró, no nordeste. Seu hospedeiro, o contador Geovani Pereira da Silva, bomba de mil megatons pelos segredos que guarda em sua caixa de Pandora, sumiu invisivelmente para os Estados Unidos.  Hospedeiro e predador podem aparecer, para explodir grande parte do governo do PT e estraçalhar as duas Casas do Congresso com suas rajadas de fogo mortíferas. O caso Carlinhos Cachoeira pode ter mutações monstruosas, escondendo na selva das ilusões perdidas um chip galáctico precioso responde pelo nome de mensalão.
   Pode se dizer sim à CPI de Carlinhos Cachoeira. Mas a sociedade e a imprensa precisam dizer não á prescrição do mensalão. Predador e criaturas podem estar se deslocando em velocidade tele cinética, sumindo e aparecendo como jogo de cena e cortina de fumaça para esconder o véu de interesses não tão inconfessáveis: desviar a opinião pública para o escândalo do Mensalão, cujo julgamento dormita a sono solto nos braços de Morfeu e nos escaninhos do Supremo Tribunal Federal há quase sete anos.
   O escândalo do mensalão gerado no ventre do Partido dos Trabalhadores exibiu as entranhas e vísceras de uma rede de corrupção nunca vista antes neste país. Os intestinos foram exibidos em rede nacional em discurso demolidor do então deputado federal Roberto Jefferson, o algoz dos mensaleiros. Mesmo que Lula “Nunca Antes” dissesse em entrevista de Paris transmitida pela Globo que o PT simplesmente fez aquilo que outros partidos fazem.
   Lula, do alto de sua popularidade, simplesmente negou o óbvio, transformou a verdade em vilã. As provas se quedaram mudas no processo de vitimização do governo do grande líder popular. A esquerda empedernida e a parte da imprensa engajada se convencem e deixam tudo em brancas nuvens. O líder metalúrgico se reelege e elege sua sucessora com grande votação.
    Os intestinos dessa rede de corrupção foram exibidos em discurso demolidor do deputado federal Roberto Jefferson, o algoz dos mensaleiros.
   Se não reagirmos, no fundo, no fundo, o escândalo do mensalão desmoralizará a moralidade. Os delitos praticados serão esquecidos e as penas prescritas no Supremo Tribunal Federal. O predador Charles Falls pode se tornar o escudo invisível para desviar a atenção do julgamento dos mensaleiros. Por isso, dizer não à prescrição do mensalão é evitar que o vírus da impunidade inocule o tecido orgânico da nação.
*Mauro Bomfim  é advogado e jornalista.


O Regional-  -2ª Quinzena de Julho/2012- -ESPORTE – Página 05

Título-
Bola em Jogo
   R.L.S

Título-
Calendário de Jogos

Título-
CAMPEONATO SERRANO INFANTIL

   Criado em 2006, o Campeonato Serrano infantil surgiu para completar o calendário de jogos no 1º semestre de cada ano com o objetivo de preparar as equipes da região Serrana para as Eliminatórias da Copa Gazetinha. Nos dias de hoje somos uma Liga Independente com 13 Municípios filiados sendo 2 deles do Estado de Minas Gerais.

Baixo Guandu é Bicampeão sub-11




   A abertura foi em Baixo Guandu, no estádio Manoel Carneiro, com equipes da cidade  e  ainda: Aimorés, Itaguaçu, Itarana, Laranja  da  Terra, Santa  Maria  de  Jetibá, São Roque do Canaan etc.
   Depois de outra partida Baixo Guandu fez prevalecer a sua força e bateu o São Roque por 4x3 conquistando o Bicampeonato.


Anúncio-
Agradecimento

   Wanderlei, vimos pelo presente em nome do Instituto Fábrica agradecer pelo espaço dedicado ao nosso projeto em O REGIONAL da primeira quinzena de Maio de 2012, com parcerias consolidadas desta forma faremos o mínimo para transformas as pessoas no caminho para um Baixo Guandu melhor.
No mês passado junto com a Secretaria de Educação fizemos algumas ações de conscientização sobre o uso de drogas, mantendo nosso compromisso anual de alertar os jovens sobre este tema.

Muito Obrigado
Fernando Rosa/Vitória


O Regional-  - 2ª Quinzena de  Julho/2012-  - CIDADE- -Página 06

Título
 Edital com vencedor da construção da Escola Técnica de Baixo Guandu será  conhecido em agosto

   Com uma economia voltada para o agronegócio e demanda por formação técnica na área da saúde e tecnologia, o município de Baixo Guandu, receberá em 2014 uma escola técnica com capacidade para 1.200 alunos por ano.
   Serão investidos R$ 7,5 milhões pelo Governo Federal em parceria com o Governo Estadual.
   A parceria inclui a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti) e a Administração Municipal, e a obra está inserida no Programa Brasil Profissionalizado.
   Além da escola de Baixo Guandu, outras 19 unidades de ensino técnico serão construídas no Estado até 2018. A escola técnica de Baixo Guandu terá mais de 5.000m² e o início das obras está previsto para este ano e deverá entrar em funcionamento em 2014. O edital de licitação de concorrência nº 001/2012, para fornecimento de mão de obra e materiais para a construção da escola foi publicado no dia 27 de junho no Diário Oficial do Estado. A abertura e entrega das propostas será dia 14 de agosto, às 14 horas, no auditório da Sectti.
   Para ter acesso ao edital os interessados devem comparecer à Sectti, localizada na Avenida Fernando Ferrari, 1.080, Ed. América Centro Empresarial, Torre Norte, 2.º andar – Mata da Praia – Vitória – ES, no horário de 09h às 12h e de 13h às 17h, mediante fornecimento de mídia eletrônica (CD ou pen drive). Mais informações: (27) 3636-1827, cel@sectti.es.gov.br.


O Regional-  -2ª Quinzena de Julho/2012-  -IFORME-  Página 07


Anúncio-
GRUPO EMPRESARIAL AGROMAIS  COMPLETA  17  ANOS


No dia 30 de junho o grupo empresarial Agromais, Comercial WGM e Giorgette Defensivos comemorou seus 17 anos de atividades e de grande sucesso na região. Foi realizado um almoço com churrasco, no Sítio Westphal. Onde se reuniram todos os funcionários, parceiros e alguns clientes e amigos  para  uma  grande  confraternização  que  marcou a  data.
"Agromais, o braço forte do homen do campo e da cidade."
Comercial WGM, distribuidora exclusiva das Rações Agromais.

Logomarcas……..
Agromais: avenida 10 de abril, 645- centro Tel 27 3732-1104/ 27 3732-1059
Comercial WGM: Rua Dom Pedro I, 1288- Sapucaia Tel 27 3732-3848/ 3732-8791
Giorgette Defensivos Agricola: Avenida 10 de Abril, 647- centro Tel 3732-3987
 


O Regional-  -2ª Quinzena  de Julho/2012-  -MEIO AMBIENTE- Página 08

Título-
Iema capacita docentes de Laranja da Terra em Educação Ambiental  


   O Projeto Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade (Ecoar), do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), deu início, a um curso de capacitação de docentes de escolas de Conceição do Castelo, Brejetuba, Afonso Cláudio e Laranja da Terra. Os quatro municípios formam a ecoárea: Saíra Apunhalada, que participou do curso na primeira fase do projeto, e recebe agora uma nova capacitação, com temas atualizados. Dentre as atividades estão oficinas de arteterapia e palestras sobre educação ambiental, articulação social, polícia e saúde ambiental.
   Também participam os membros do Grupo de Sustentabilidade (GS), formado por gestores das secretarias de Educação, Agricultura, Saúde e Meio Ambiente dos quatro municípios.

Projeto Ecoar

   O Ecoar promove ações de educação ambiental com o objetivo de contribuir para a melhoria do meio ambiente nas regiões do interior do Estado e para o desenvolvimento da Política Estadual de Educação Ambiental. O público-alvo são gestores das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Saúde e Educação dos municípios envolvidos e professores de escolas públicas. O objetivo é incentivar a promoção de ações de educação ambiental, a construção participativa de políticas públicas, a criação de Unidades de Conservação (UCs), e a participação em Comitês de Bacias Hidrográficas, Conselhos de UCs, redes de Educação Ambiental e demais coletivos ambientais.
   Até o momento, o Ecoar contemplou 64 municípios. Também foram promovidos cursos, workshops e seminários com a participação de 213 escolas municipais. Em 2012, o projeto está na terceira fase, capacitando o Grupo Monumentos, que é formado por quatro Ecoáreas: Serra das Torres, Itabira - Forno Grande, Caparaó Sul e Caparaó das Águas.
   O Grupo Corredores, composto pelas ecoáreas: Saíra Apunhalada, Córrego do Veado, Guanandy, Pedra do Elefante e Complexo Centro Norte Serrano, recebeu a capacitação durante a primeira fase do projeto, em 2009 e 2010.
    Em 2011, foi realizada a segunda fase do Ecoar com o Grupo Unidades, formado pelas Ecoáreas Cricaré - Cotaxé, Jequitibá Rosa, Parque de Itaúnas, Pontões Capixabas e Pedra Azul. A previsão é que os municípios da Grande Vitória sejam capacitados a partir de 2013


Título-
Modernização da Gestão das Autarquias de Saneamento Rumo à Sustentabilidade

   Teve início na Superintendência Estadual da Funasa no Espírito Santo, o curso: Modernização da Gestão das Autarquias de Saneamento Rumo à Sustentabilidade.  A capacitação é promovida pelo Consorcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo (CISABES), em parceria com a Assemae e Funasa e, tem como objetivo aprimorara ainda mais a gestão dos serviços municipais de saneamento, visando ofertar serviços de qualidade para a população.
   Participam da iniciativa diretores e técnicos dos 25 municípios capixabas, que tem um Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) como responsável pelas ações de saneamento básico. Ao final do curso, os participantes serão capazes de gerir as autarquias com foco na excelência na gestão, agregando valor às partes interessadas (cliente, titular, colaborador, sociedade e fornecedores), explica o instrutor do curso e engenheiro sanitarista, Mário Augusto Baggio.
   Serão abordados os temas relacionados à construção dos mapas estratégicos das autarquias de saneamento: seus produtos e serviço, além da conceituação do modelo de excelência na gestão – MEG, conceito  de  “Problemas”,  como gerenciar  programas e metas , como diminuir as perdas nos sistemas de abastecimento de água. “Hoje temos o desafio de prestar serviços como abastecimento de água e esgotamento sanitário, com qualidade e excelência. É inadmissível captar água bruta nos rios, gastar dinheiro para tratá-la e ter uma perda de 50% em vazamentos no sistema e fraudes (gatos)”, afirma Baggio.

Título-
Reserva Natural Vale lança Programa de Educação Ambiental

   Instituições de ensino do Norte do Estado contam, a partir de agora, com atividades voltadas à educação ambiental em sua grade escolar. A novidade faz parte do Programa de Educação Ambiental, iniciativa da Vale que está sendo executada na Reserva Natural Vale (RNV), em Linhares, e que tem como objetivo reforçar a importância da conservação do meio ambiente junto às comunidades vizinhas a RNV. Além das escolas do entorno, o programa é estendido também aos demais visitantes do espaço e visa ainda a engajá-los nas ações de conservação ambiental desenvolvidas no local.
   Até o final do ano, cerca de 200 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental participarão dos encontros promovidos pelo Programa. Entre os temas que serão apresentados durante as atividades estão biodiversidade, água, ar, energia e gestão de resíduos. As discussões servirão como base para que os alunos, com o apoio dos professores e pedagogos, desenvolvam, ao longo do ano, um trabalho com um resumo de tudo o que aprenderam no período.
   As escolas que concluírem todos os módulos previstos no programa receberão certificado de participação. 
Reserva Natural Vale
   A Vale mantém em Linhares, ao norte do Espírito Santo, uma das maiores áreas protegidas de Mata Atlântica do país. Com cerca de 23 mil hectares, a Reserva Natural Vale é um dos últimos grandes remanescentes da Floresta de Tabuleiro, uma das formações florestais atualmente mais ameaçadas do bioma Mata Atlântica. Pela sua importância nas atividades de conservação, pesquisa e uso sustentável dos recursos florestais, a Reserva recebeu da UNESCO, em 2008, o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
   Além da conservação da diversidade biológica, são desenvolvidas no local pesquisas científicas de importante repercussão para a sociedade e essenciais para o conhecimento e manejo da Floresta de Tabuleiro. Desde que foi adquirida pela Vale, nos anos 50, até o momento, já foram catalogadas na Reserva mais de 2.800 espécies vegetais, cerca de 1.500 morfoespécies de insetos e mais de 110 espécies de mamíferos, além de 380 espécies de aves, riqueza que corresponde a cerca de 20% das espécies de aves registradas no Brasil.
   A Reserva é aberta ao público, oferecendo caminhadas em trilhas e um Centro de Exposições com informações sobre a Mata Atlântica, contando também com um hotel com total infraestrutura e capacidade para receber grupos em atividades de lazer, além de possuir estrutura para a realização de cursos e eventos.

Título-
A Fibria tem aproximadamente 107 mil hectares de plantio de eucalipto

   A Fibria é a líder global do setor de celulose, com capacidade de produção anual de 5,2 milhões de toneladas de celulose de fibra curta de eucalipto, integralmente baseada em plantios florestais renováveis. A companhia opera com três Unidades Industriais e uma base florestal própria de
974,4 mil hectares, dos quais 352 mil são destinados à conservação ambiental.
   Conta adicionalmente, com aproximadamente 107 mil hectares de plantio de eucalipto de produtores independentes - uma fonte alternativa de madeira para a Empresa além de
diversificação de renda e uso da terra para o produtor rural.
   Atualmente, a Empresa emprega aproximadamente 18.500 profissionais, entre diretos e terceiros permanentes e está presente em 254 municípios em sete estados brasileiros: Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio Grande do Sul.
   A Fibria conta com um terminal marítimo em Caravelas (BA), para o escoamento
de parte da madeira colhida na Bahia e terminal privativo especializado em exportação
de celulose, denominado Portocel, no Espírito Santo, do qual detém 51% das ações em
sociedade com a Cenibra. Além disso, a Empresa mantém 50%  de  participação na
Veracel, empreendimento conjunto com o grupo sueco-finlandês Stora Enso. A Fibria está presente também na América do Norte, Europa e Ásia por meio de centros de distribuição e escritórios comerciais e de representação. Com ações negociadas nas bolsas de valores de São Paulo e Nova York, o controle acionário da Fibria é exercido pelo BNDESPar 30,42%) e pela Votorantim Industrial (29,34%), com 0,07% das ações em
Tesouraria e 40,17% no mercado. Em 2011, as exportações representaram 89,9% das vendas da Empresa, destinadas principalmente aos mercados da Europa (41,44%), Ásia (23,35%) e da América do Norte (25,17%); e a celulose produzida pela Fibria foi utilizada na fabricação de papéis de higiene pessoal (54%), de imprimir e escrever (22%) e especiais (24%), ajudando a satisfazer uma demanda crescente, em todo o mundo, por mais saúde, conforto, educação, cultura e informação.

O Regional-  -2ª Quinzena de Julho/2012-  -ESPORTE/POLÍCIA- Página 09

Título-
Santa Rita do Itueto participa da Caravana Mães de Minas

   O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) encerrou as atividades da Caravana Mães de Minas em Governador Valadares, na região do Rio Doce. A iniciativa é parte integrante do programa Mães de Minas - conjunto de ações voltadas para a proteção e cuidado da gestante e da criança, que visa a redução da mortalidade materna e infantil no Estado.
   Foram oferecidas oficinas e palestras de sensibilização para gestantes, mães com filhos até um ano e familiares, sobre temas como parto normal, dicas pra uma gravidez saudável, cuidados com o bebê e aleitamento materno. Durante todo o evento, elas também puderam se cadastrar no Sistema de Identificação da Gravidez, por meio do call center (155), que acompanhará o desenvolvimento da gravidez, o nascimento e o desenvolvimento da criança, através de uma interlocução direta com a gestante, sua família e serviços de saúde.
   Outras atividades que também atraíram mães e familiares foram as oficinas de confecção de brinquedos e objetos para bebê com material reciclável, de registro de momentos  através de cabine de vídeo e foto, de  troca de experiências  com roda de memória e da exposição “Túnel da vida”,  onde foi possível através de painéis luminosos, ver fotos e ouvir áudios explicativos sobre cada fase do período da gestação.
    Durante a Caravana, o superintendente interino da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV), Narcélio Alves Costa, ressaltou o sucesso da iniciativa na cidade. “A Caravana vem se somar às ações do programa Mães de Minas, conscientizando e sensibilizando as mães e familiares com informações preciosas e úteis sobre como se precaver sobre possíveis problemas na gravidez e na a saúde do bebê ”, concluiu.
Participação
   Durante os três dias, o evento contou com a presença de caravanas de cidades da jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares, com destaque para os municípios de Itueta, Santa Rita do Itueto, São José do Safira e  Resplendor. Um ônibus da SES-MG transportou também moradoras dos bairros mais distantes que foram mobilizadas pelas equipes dos postos de Saúde e através de carros de som. Ao todo, 137 mães foram cadastradas no Call Center 155 para receberem acompanhamento.
   O enfermeiro Emanuel Miranda, que trouxe um grande grupo de participantes do Bairro Mãe de Deus, em Governador Valadares, elogiou a iniciativa do Governo de Minas. “O programa possibilita as mães terem um maior conhecimento sobre como cuidar de sua gestação e principalmente de como elas e a família podem  acolher e cuidar  do bebê da melhor forma possível, para que se tenha uma criança saudável, feliz, num ambiente com carinho e amor”, comentou.
   Maria Helena Januth Ortlieb, do município de Itueta, participou das oficinas de cuidados com o bebê, aleitamento materno e da atividade de Roda da Memória, deixando seu depoimento em vídeo. Maria Helena afirmou que, apesar de estar na sua terceira gestação, nunca deixa de se atualizar  sobre os cuidados na gravidez. ”Na caravana, pude aprender muita coisa nova e interessante sobre os cuidados com minha gestação e a saúde do bebê. As oficineiras foram muito prestativas e fomos tratadas com muita atenção”, analisou.
   Os participantes da Caravana, também tiveram acesso a serviços gratuitos que foram oferecidos por instituições parceiras, como a Universidade Vale do Rio Doce (Univale),que  além da participação de seus alunos do curso de Enfermagem nas oficinas, ofereceu aferição  de pressão arterial e de taxa de glicemia e pintura de pele infantil; o Instituto Embelleze de  Governador Valadares, com corte de cabelo, design de sobrancelhas e maquiagem; e a secretaria de Saúde Municipal que disponibilizou técnicos de apoio e ambulância para qualquer situação adversa, além da apresentação especial da Banda da 8ª RPM da Polícia Militar e sorteio de brindes.

Mães de Minas

   O Programa Mães de Minas é um recorte da rede Viva Vida de Atenção Integral à Saúde da Mulher e da Criança que está monitorando e acompanhando gestantes e mães com filhos de até um ano de idade, pelo sistema telefônico. Para ser acompanhada e garantir uma gravidez saudável, a gestante assistida pela rede pública e particular deve ligar para o call center 155 e se cadastrar.
   A equipe de atendentes é formada por avós e mães treinadas para oferecer atendimento humanizado. Elas checam se a gestante foi à consulta agendada; ligam para saber sobre o parecer médico e resultado de exames e se foram diagnosticadas com gravidez de alto risco.  A expectativa é realizar 250 mil cadastros/ano.


Título-
Desportista de  Itueta  reclamam  do prefeito
O Time de Futebol, Bayer Futebol Clube, Fundado em 1.958,única equipe da especialidade do Norte de Itueta, que leva a comunidade  entretenimento, lazer e saúde,  reclama   do descaso do prefeito Nego Baldon, prefeito de Itueta, para com o esporte. Não oferecendo qualquer incentivo, apesar de sua Diretoria, preocupada com a continuidade  do time, pois precisa periodicamente de uniformes, e transporte para disputar o Campeonato Municipal, que está acontecendo no momento.
O Prefeito vem sistematicamente negando.
 É  a  reclamação  da  diretoria, através  de  seu presidente  Lendel Pieper do  Bayer Futebol Clube, equipe  que    existe    53  anos.



O Regional-  -2ª Quinzena de Julho/2012-  -POLÍTICA- Página 10
Título-
Cidade desurbana
     *Orlando Eller

   Já parou para ver e sentir a cidade em que vive, se urbana e se ela se dispõe civilizada; se recebe, abraça e afaga sua gente até enfeitar as almas de alegria? Ou se, já desurbana, passa e repassa arredia e dura, todo dia, aos solavancos, como traiçoeira esfinge que não se deixará jamais interpretar?
   Sabe me dizer se esta cidade é sua por livre escolha ou, como se fez imperiosamente com toda essa sofrida massa ignara, você também é posse absoluta dela; e, deste modo, vítima de talvez evitável predestinação compulsória de viver a angústia em grande solidão comunitária?
   Sua cidade tem aparência?  Tem encanto? Como raras que se conhecem, tem cor? Azul, verde, amarelo, como na terra de um sonho intenso? E sabor, tem? Tem perfume cujo aroma lembre em terna saudade um feliz tempo perdido? Ela é seu aprisco, seu ninho seguro sem medo; sua calçada de caminhar sem tropeço, às vezes de mãos dadas; sua rua de ir e vir, assim, sem agonia nem dor?
   Como é a sua cidade? Um mastodonte sem rosto e sem alma? Chão pontilhado por semelhanças urbanizadas ou por contrastes doídos, feitos de quem pode, de quem manda, de quem faz, de quem tem, de quem sobrevive pendurado no morro ou atolado no brejo? Que é isso de ser e não ser, de ter e não ter, de viver e não viver que se cultiva nela tão intensamente sem reflexão?
   Vi sua cidade passar. Também moro nela. Não sei se sou dela ou se ela é minha. De qualquer modo, ela tem palácio e tem poder; tem gente que vai e que vem, que vive, que morre, que sofre, que ama, que mata e maltrata; tem muita gente, cada vez mais gente que vai se acumulando como cupins enfileirados para disputar o último pedaço de celulose.
   Você não pensa nisso? Por quê? Basta-lhe a lida de pouca esperança e doída angústia que nasce toda manhã e morre noite adentro, todos os dias? Não lhe está por sonho converter as grades em liberdade, os muros em jardim, as calçadas em passeio, os postes em árvore, as praias em água cristalina e o céu em transparente abóbada de um azul refeito, para nela soltar, além de pipas coloridas, imaginação própria para dias de sol e para noites de lua?
   Você faz a cidade em que vive. Porque, por pequeno que seja, você pode ser, pedaço de poder que se esparrama como gota de óleo numa bacia de água. Contamine às avessas sempre que puder, de preferência nas eleições. Imagine-se, ilimitadamente, imolando um político corrupto e desgraçado; imagine-se pendurando-o com prazer, em forca instalada na urna silenciosa, para que morra em inominável solidão, para beneplácito da cidade e dos urbanos que a edificam e a mantém, para que seja, enquanto existir, um lugar muito agradável, bom de se viver.
   Você deve ter seu IDH pessoal, a medida de sua alfabetização, de sua educação, de sua capacidade econômica e de sua esperança de vida na cidade em que habita. Estenda-o como bandeira no transcurso de qualquer eleição, para que seja o obuz, o míssil, a espada e o tacape, vetores da mortalidade que se deve desferir como prêmio contra cada um dos políticos de carreira, maioria desgraçada e nefasta, filhos de índole do mal, corruptos que se espalham por aí, de cara na rua, ostentando-se como os bons da bola, capazes de comandar o cotidiano da nossa cidade e da nossa vida.
   Eleição vem aí, de novo. E se, nesta ou em qualquer outra, você quiser trocar seu voto, coisa que se chama dignidade, por duzentas lajotas, três sacos de cimento ou por uma rodada de cerveja, este será ato voluntário da sua inconsciência política e da sua absoluta falta de compromisso com a nossa cidade. Mas saiba, haverá então um custo que lhe retornará em forma de mazela e lhe será imputado como preço a ser pago compulsoriamente sempre que a indignidade eleita impuser influência na sua vida pessoal ou na de sua família.
*Orlando Eller
Jornalista-Vitória/ES


Título-
O SONHO E A REALIDADE: REFLETINDO SOBRE AS ELEIÇÕES
                                                *Reverendo Ângelo Vieira da Silva

   Sem dúvida, o desejo humano de alçar voos maiores, de sonhar com um mundo e uma sociedade melhores é plenamente justificável em um contexto repleto de desigualdades. Esse anseio aumenta na época das eleições, apesar da população brasileira não acreditar tanto (será?) nos candidatos que se apresentam com propostas repletas de promessas, palavras que as pessoas querem e/ou precisam ouvir.
   Para tanto, creio que, esta reflexão é extremamente necessária nos momentos que antecedem o pleito. Tenho visto, ouvido e lido sobre os candidatos que estarão concorrendo às funções de vereadores e prefeito da cidade. Minha proposta é refletir sobre os sonhos transformados em propostas em contraste com a realidade quase imutável do modus operandi do processo democrático. Eis a relação entre o sonho e a realidade no pensamento político.
   A premissa do candidato, via de regra, ou é a insatisfação com o governo atual ou o apoio. É um jogo partidário. Não há como negar. Por isso, sonhar em construir uma administração política que mudará os rumos da cidade sem o conhecimento desse jogo beira a utopia. A realidade é outra. Muitos pensam mudar tudo, como pudessem. Outros reflexionam em não mudar nada, como se fosse possível. Entre o tudo e o nada sempre haverá alguma reação fundamental na sociedade; em qualquer situação acontecerá uma ou mais consequências. A realidade? Só administrará bem aquele que entender que não se governa sozinho. Pode-se até sonhar individualmente, mas parte de um pequeno sucesso no governo virá de fazer outros sonharem em conjunto. Esse é o jogo. É real. Se alguém acha que não precisa conhecê-lo, é sonhador irresponsável e não merece representar o cidadão de bem.
   Uma segunda reflexão é essencial: a aptidão. Pessoalmente, sou defensor que políticos deveriam ter uma formação superior e serem bons profissionais no exercício desta formação. Porém, é a minha opinião. Dentro da realidade, como a legislação permite que os candidatos tenham o mínimo de conhecimento, a relação entre o sonho e a realidade foca-se na aptidão. Independentemente do nível escolar, devem ser votados, aqueles que já provaram sua disposição inata em administração. É necessário olhar paradigmalmente para a vida familiar, pessoal, social e verificar se tais pessoas podem bem representar o município, administrá-lo com propriedade. O que não se deve aprovar, são pessoas que, só buscam o retorno financeiro que essa função confere. E são muitos que só enxergam os cifrões.
   Finalmente, creio na necessidade de refletir sobre o prisma religioso – ético - filosófico. Alguém poderia pensar que, por ser pastor, defenda que apenas evangélicos devam ser eleitos. Não sou desnorteado. Devem ser eleitos homens e mulheres capazes. Naturalmente, essa precisa ser a primeira opinião do eleitor. A seguir, o cidadão conseguirá observar o processo eletivo em sua perspectiva religiosa, ética e filosófica.   Tais aspectos do modus vivendi do candidato corroborarão pela escolha do mesmo por parte do eleitor. Esse é o chamado voto consciente.
   Já vi muitos candidatos sonharem com a vitória nas eleições por pensarem que a Igreja, o clube, a família, a empresa, o partido, etc., lhe dariam aquele apoio infalível. E, como isto pode não acontecer, o candidato se revolta.
   A realidade é assim. Vota-se por interesses que, muitas vezes, superam o campo religioso, ético e filosófico. Até hoje, no exercício democrático cidadãos se sujeitam na venda de votos e candidatos se corrompem na compra dos mesmos. Um absurdo real que persiste.
   Enfim, meu desejo é que os candidatos e cidadãos de nossa amada cidade possam sonhar, sim, mas não se esqueçam de se preparar para a dura e maculada realidade política do Brasil. Na alegoria partidária, para aqueles que assistem ao jogo, atenção aos jogadores; para os que jogam e querem entrar na partida, sejam dignos.
Por uma Resplendor mais cidadã.
*Rev. Ângelo Vieira da Silva
Pastor da 1ª Igreja Presbiteriana de Resplendor
O Regional-   -2ª Quinzena  de  Julho/2012-  -VARIEDADES- Página 11
Título-
Hora do Recreio
 -Ria de Graça-

Tolerância zero

Quando te vêem deitado, de olhos fechados, na sua cama, com a luz apagada e te perguntam:
- Você tá dormindo?
- Não. - Tô treinando prá morrer!

Quando a gente leva um aparelho eletrônico para a manutenção e o técnico pergunta:
- Tá com defeito ?
- Não é que ele estava cansado de ficar em casa e eu o trouxe para passear.

Quando está chovendo e percebem que você vai encarar a chuva, perguntam:
- Vai sair nesta chuva???
- Não, vou sair na próxima...

Quando você acaba de levantar, aí vem um idiota (sempre) e pergunta:
- Acordou?
- Não. Sou sonâmbulo!

Seu
amigo liga para sua casa e pergunta:
- Onde você está ?
- No Pólo Norte! Um furacão levou a minha casa prá lá!

Você acaba de tomar
banho e alguém pergunta:
- Você tomou banho?
- Não! Dei um mergulho no vaso sanitário!

Você está pescando quando alguém passa
e questiona:
- Você pescou todos esses peixes?
- Não! Esses são peixes suicidas que se atiraram no barco.

Cena: Sujeito entrando em uma agropecuária.

-Tem veneno pra rato?
-Tem! Vai levar? - pergunta o balconista.
-Não, vou trazer os ratos pra comer aqui!!!

Cena:No caixa do banco, o sujeito vai descontar um cheque.

A pergunta:- Vai levar em dinheiro???
-Não!!! Me dá em clipes e borrachinhas!!!

Cena: Casal abraçadinho, entrando no barzinho romântico.

A pergunta:- Mesa para dois?
- Não, mesa para quatro, duas são pra colocar os pés.

Cena: O sujeito apanhando o talão de cheques e uma caneta.

A pergunta:- Vai pagar com cheque?
- Não, vou fazer um poema
pra você nesta folhinha!

Cena: Sujeito no elevador (no subsolo-garagem).
A pergunta:- Sobe?
- Não, esse elevador anda de lado.

Cena: um sujeito voltando do rio com um balde cheio de peixes.
A pergunta:- Você pescou todos?
- Não, alguns são peixes suicidas e se atiraram no meu balde.

Cena:Homem com vara de pescar na mão, linha na água, sentado.
A pergunta:- Aqui dá peixe?
- Não, dá coelhos, gatos, ratos... Peixe costuma dar no meio do mato...

Cena:Edifício pegando fogo, funcionários saindo correndo.
A pergunta:- É incêndio?
- Não, é uma cena de apanhados!!!!!!

Cena: Sujeito no caixa do cinema.
A pergunta:- Quer uma entrada?
- Não, é que eu vi essa fila imensa e queria saber onde ia chegar.

Fonte –Humor  Babaca


Título-
Frase de Pára-Choque:
“Você não é pescoço mais mexeu com a minha cabeça!”.

Título-
Curiosidades
A história do gravador de cassetes

   Thomas Alva Edison (1847-1931) esboçou em 1877 uma máquina com um cilindro recoberto de estanho, movido a manivela e com um bocal, no qual se falava fazendo vibrar uma agulha. A agulha arranhava o estanho e depois, passada pelos mesmos sulcos, reproduzia o som. O próprio Edison inaugurou o seu fonógrafo ou "máquina de falar" recitando os versos da canção infantil Mary had a little lamb.
   Foram feitas muitas tentativas para se chegar a um gravador. Nada muito prático  até 1935, ano em que a empresa alemã I.G. Farben produziu uma fita magnética de rolo. Pouco tempo depois, a também alemã AEG Telefunken criou o "Magnetofone", que podia gravar e reproduzir o som. Durante a Segunda Guerra Mundial, as emissoras de rádio da Alemanha usaram a nova máquina para gravar os discursos de Adolf Hitler e depois colocá-los no ar.
O gravador de cassetes foi uma criação da Philips, na Holanda, em 1963. A empresa liberou a patente a todos os interessados para encorajar a sua adoção em todo o mundo.

A História do Mouse de Computador
   O mouse de computador foi criado por Douglas Engelbart, em 1968, resultado de um projeto que durou cinco anos.
   Engelbart, nascido em 30 de janeiro de 1925, no Oregon, EUA, trabalhou no Instituto de Pesquisa de Stanford, onde desenvolveu o "ratinho de mesa".
Sua primeira versão era feita de madeira, movia-se sobre pequenas rodas e tinha apenas um botão.
   A popularização do equipamento, tão indispensável hoje, começou bastante tarde, quando em 1982 a Appel
lançou o sistema de "apontar e clicar", mesmo ano em que ganhou mais uma tecla.
Título-
Perseguição Religiosa

 70 mil cristãos presos em campos de concentração

   Com a morte do ditador Kim Jong II, da Coréia do Norte, os olhos da comunidade
internacional se voltaram para o país, esperando que seu sucessor, seu filho Kim Jong Un, iniciasse um processo de abertura política. A esperança de que o novo comandante de país diminuísse, ou eliminasse de vez, uma série de restrições para os cidadãos foi reforçada quando proibições sobre alimentos ocidentais, como pizza e batatas fritas, e as restrições ao uso de telefones celulares, por exemplo, chegaram ao fim.
   - O novo governante foi mostrado na televisão estatal, sorrindo estranhamente e visitando um parque de diversões – explica Ryan Morgan, analista do International Christian Concern, sobre a postura exibida por Kim Jong Un.
   Porém, apesar da mensagem de esperança de um futuro de tolerância no país, Morgam afirma que, nenhuma melhoria foi notada na condição da igreja cristã perseguida no país comunista. De acordo com o analista, um cristão fiel e toda sua família ainda, podem ir para a prisão no país, pelo crime de possuir uma Bíblia.
- Não ouvimos qualquer relato de melhora para os cristãos no país e não temos motivos para acreditar que alguma coisa mudou – afirma.
   De acordo com o WND, o analista comentou sobre o recente relatório da Comissão Sobre a Liberdade Religiosa Internacional, que afirma que o regime norte-coreano está cada vez mais tratando as religiões como “ameaças potenciais à segurança do país”. Ele falou também sobre os campos de concentração, para onde esses religiosos acabam sendo enviados.
    - O regime norte-coreano ainda tem mais de 70.000 cristãos aprisionados em campos de concentração – detalha.
Segundo o ministério Portas Abertas, a Coreia do Norte ainda está em primeiro lugar na lista dos maiores perseguidores dos cristãos no mundo. No país, qualquer forma de adoração à outra pessoa além do ‘Grande Líder’ (Kim II - Sung) e do “líder supremo” (Kim Jong-II) é vista como traição.
   - Acredita-se que pelo menos 25% dos cristãos esteja definhando em campos de trabalho forçados por que se recusaram a adorar o fundador da Coreia do Norte, Kim II-Sung (avô do atual líder )– afirma ainda o ministério, que ressalta também que, cerca de dez milhões de habitantes do país estão desnutridos, e milhares de pessoas estão sobrevivendo apenas comendo grama e cascas de árvores.


O Regional-   -2ª Quinzena de Julho/2012- INFORME- Página 12

Título-
Coluna  Instantânea

ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR DEUS, COMO SEMPRE O FEZ.
======================================================