quinta-feira, 26 de abril de 2012


OPINIÃO
Girassóis
A amizade entre o Mestre e seus discípulos foi bem sucedida. Foi uma convivência com diferentes, que superou as forças da morte e cujas histórias de vida abalaram o mundo conhecido de então e até o de hoje. [Silvana Pinheiro]


ENTRE  ASPAS

“Não haverá cerca de arame farpado no reino de Deus. E também não haverá lugar para aqueles que se tornaram dependentes do arame farpado”. N. T. Wright

Nova campanha educativa do Detran|ES fala sobre bebida e direção
O bom humor e a descontração marcam a nova campanha sobre bebida e direção lançada pelo Governo do Espírito Santo. Com uma mensagem leve e divertida, o programa Juntos Pela Vida, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES),  aborda o tema da campanha de forma sutil, consciente e responsável.

A ideia não é impor às pessoas que não bebam, e sim, que não dirijam se tiverem ingerido álcool. Diversão e responsabilidade devem andar juntas para que o trânsito se torne mais seguro e, consequentemente, os índices de acidentes sejam reduzidos.

Por isso, o tom impositivo, que destaca aspectos punitivos e retrata consequências físicas, psicológicas ou criminais, foi descartado para dar lugar a um novo conceito e fortalecer a imagem educativa do Governo.

A campanha “Quem sabe viver não dirige depois de beber” utiliza quatro personagens, de fácil identificação popular, que vivenciam situações cotidianas e mostram que a bebida está presente em grande parte dos momentos de descontração e confraternização da sociedade. Sendo assim, a mensagem é a de que esses momentos devem ser aproveitados, mas a volta para casa deve ser feita de maneira segura: de táxi, de ônibus ou com o motorista da rodada.

Os personagens que dão vida à campanha são o “Enólogo de Pinga”, o “Galã dos Bares da Moda”, “Os Peladeiros” e o “Sagaz Piloto da Purrinha”. O enólogo é o especialista em cachaça, mas na hora de ir pra casa vai de ônibus; o galã dos bares só leva suas conquistas pra casa de táxi; os peladeiros alugam uma van para ir e voltar do jogo; e o piloto da purrinha não bebe para poder deixar os amigos em casa e voltar para a paquera. O primeiro VT a ser veiculado será o do “Galã dos Bares da Moda”.

Serão realizadas também ações educativas no interior do Estado, em diversos municípios, durante 17 finais de semana.

Segundo o diretor geral do Detran|ES, Fábio Nielsen, o enfoque inovador da campanha “vai aproximar o órgão e a população com personagens próximos ao cotidiano dos capixabas. Atitudes conscientes, sem deixar de lado a reunião entre amigos e o churrasco do final de semana, refletem em vias mais seguras para todo.
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação do Detran|ES Mônica Luz

  PSB  PROMOVE  SEMINÁRIO NA  REGIÃO NORTE

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) do Espírito Santo promove, neste
sábado (28/04), às 8h, na Câmara Municipal Vereadores de Nova Venécia,
o seu Seminário Região Norte. O evento tem como objetivo preparar o
partido e seus pré-candidatos a prefeito e a vereador, para as
eleições de 2012.

Para o presidente estadual do PSB, Macaciel Breda o seminário será um
das estratégias de preparação para os pré-candidatos socialistas.
“Nossa intenção é instruir os nossos quadros, informando sobre as
regras e prazos eleitorais. Além disso, vamos discutir estratégias
políticas e trocar experiências positivas”.

Hoje o PSB tem pré-candidatos a prefeito em 61 cidades capixabas.
“Temos que garantir a reeleição dos nossos 10 prefeitos e a sucessão
de outros seis. Outra meta estabelecida pelo partido é eleger pelo
menos um vereador, em cada município do Estado”, afirma Macaciel.

Um dos palestrantes do seminário será o prefeito de São Mateus, Amadeu
Boroto (PSB), que irá falar sobre o tema: “Os Desafios da Gestão
Municipal”. Na ocasião o socialista abordará sua experiência de
gestão, destacando os avanços alcançados nos últimos anos à frente do
executivo.

Na reunião também serão debatidas as “Estratégias Políticas do PSB no
Espírito Santo” e “Eleições 2012: Orientações Jurídicas”. O evento
contará com a presença de lideranças e dirigentes partidários de todo
o Norte e Noroeste do Estado.
Só três assembléias divulgam salários de deputados

Desde 2009, as assembleias legislativas são obrigadas a publicar, em tempo real, informações sobre a execução orçamentária e financeira por meios eletrônicos que sejam de acesso público. A regra, estabelecida pela Lei da Transparência (Lei Complementar 131/2009), inclui os salários e os subsídios pagos aos deputados estaduais. No entanto, levantamento feito pelo Congresso em Foco mostrou que aqueles que são eleitos pela sociedade para fazer as leis são os primeiros a descumpri-las. Das 26 Assembleias Legislativas existentes, apenas três prestam informações sobre os vencimentos de seus deputados.



“Se alguém é rico e vê o seu irmão passando necessidade, mas fecha o seu coração para essa pessoa, como pode afirmar que, de fato, ama a Deus?” Esta frase, que soa dura para uma sociedade tão focada no acúmulo de riquezas, no sucesso material, é a simples constatação de que o amor de Deus é muito, mas muito maior do que podemos imaginar. É um amor que providencia não apenas sustento espiritual, paz de mente e consciência, mas também o pão nosso de cada dia. É este amor que, através de você, pode mudar uma sociedade, criar projetos políticos que melhorem a vida de todos, “consertar” vidas. Um amor “não só de palavras e de conversa, um amor que se mostra por meio de ações”. Um amor como o de Deus em Jesus: que se coloca na “pele” do outro para transformar a realidade.


Oração: Jesus, você se colocou em meu lugar para que eu tenha vida! Ajude-me a viver este amor para mudar para melhor a vida de muitas pessoas. Em seu amor. Amém.

Leia em sua Bíblia 1 João 3.16-24
Fonte- Mensageiro Luterano

Crianças bebiam água do gado em fazenda de deputado flagrada com escravos
Propriedade em que sete pessoas foram libertadas pertence ao deputado estadual Camilo Figueiredo, filho do ex-prefeito de Codó (MA), Biné Figueiredo
Por Bianca Pyl
Crianças e adultos bebiam a mesma água que o gado na Fazenda Bonfim, zona rural de Codó (MA), onde foram resgatadas sete pessoas de condições análogas às de escravos após denúncia de trabalhadores que não quiseram se identificar. A libertação aconteceu no início de março e foi realizada por ação conjunta de Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão (SRTE/MA), Ministério Público do Trabalho e Polícia Federal. 
A propriedade em que foram flagradas condições degradantes pertence à Líder Agropecuária Ltda., empresa da família Figueiredo, que tem como sócios o deputado estadual Camilo de Lellis Carneiro Figueiredo (PSD/MA), além de Rogério Carneiro Figueiredo, Rodrigo De Lellis Salem Figueiredo e Camilo De Lellis Carneiro Figueiredo Filho. À Repórter Brasil, o deputado Camilo afirmou desconhecer as denúncias e disse que a fazenda é administrada por seu pai, Benedito Francisco da Silveira Figueiredo, o Biné Figueiredo, ex-prefeito de Codó. Biné, por sua vez, nega que seja administrador e alega que não há trabalhadores na propriedade, "apenas moradores". 

A água consumida no local era a mesma que a utilizada pelos animais da fazenda. Retirada de uma lagoa imunda, repleta de girinos, ela era acondicionada em pequenos potes de barro e consumida sem qualquer tratamento ou filtragem. Os empregados tomavam banho nesta lagoa, e, como não havia instalações sanitárias, utilizavam o mato como banheiro. De acordo com o auditor fiscal Carlos Henrique da Silveira Oliveira, que coordenou a ação, todos estavam submetidos às mesmas condições degradantes, incluindo as crianças pequenas.
Pecuária
A propriedade da família Figueiredo era utilizada para criação de gado para corte. Os trabalhadores resgatados cuidavam da limpeza do pasto com a retirada de ervas daninhas e arbustos, atividade conhecida como roço da juquira, e ficavam alojados em barracos feitos com palha. Os abrigos não tinham sequer proteção lateral, apesar de serem habitados por famílias inteiras, incluindo crianças. Os resgatados declararam aos auditores fiscais que em noites de chuva as redes onde dormiam ficavam molhadas e que todos sofriam com o frio.


A maioria dos trabalhadores era de Codó (MA), a 30 km de distância, e estava há cerca de dois meses na fazenda. Os resgatados não tinham Carteira de Trabalho e da Previdência Social (CTPS) assinada e não contavam com nenhum equipamento de proteção individual no roço da juquira. "Todas as irregularidades e ilegalidades constatadas constituíram total desrespeito a condições mínimas de dignidade da pessoa humana, distanciando-se da função social da propriedade e ferindo assim, além dos interesses dos trabalhadores atingidos, também o interesse público", explica o coordenador da ação.
Responsabilidade
A empresa Líder Agropecuária consta na declaração de bens do deputado estadual Camilo Figueiredo. Por telefone, ele se disse surpreso ao ser informado pela reportagem sobre a libertação na Fazenda Bonfim. "Isso de trabalho escravo é novidade para mim. Até agora não tomei conhecimento desta situação, vou entrar em contato agora para saber o que houve", disse. Ele confirmou que seu pai, Biné Figueiredo, é o responsável por administrar a propriedade.
Biné, que foi prefeito do município de Codó em duas ocasiões, de 1993 a 1996 e de 2005 a 2008, negou, por telefone, qualquer responsabilidade. Ele alega que não é administrador da propriedade, e, questionado, disse não saber nem a quem a terra pertence. "Eu não acompanhei a fiscalização e não sei se a situação foi solucionada, mas acredito que sim", afirmou.
Não é a primeira libertação de escravos envolvendo políticos na região. Em 2009, equipes de fiscalização libertaram 24 pessoas na fazenda do então prefeito de Codó, José Rolim Filho (PV), o Zito Rolim
Fonte- Repórter  Brasil.
=========================================