sábado, 21 de abril de 2012


JORNAL  O REGIONAL
25  ANOS  DE  MUITA  NOTÍCIA

PRESOS  DO  ESPÍRITO SANTO  É  03  VEZES  MAIOR  QUE  A  MÉDIA  NACIONAL

O deputado federal Givaldo Carimbão (PSB-AL) fez um alerta pelo grande número de presos no ES, três vezes maior do que a média nacional.

Hoje, o estado capixaba tem cerca de 3 milhões de habitantes e 12 mil presos. A média nacional é de mil a 1,5 mil presos para cada um milhão de habitantes. O estado hoje possui 8 mil presos a mais do que o esperado.

Para o deputado, a situação do estado deve ser estudada. De acordo com levantamento feito pelo parlamentar, o ES é o terceiro estado com situação mais preocupante do país, só fica atrás do Acre e Rondônia, estados que fazem fronteira com Bolívia e Peru.

\"Já estive com o governador Renato Casagrande e a situação do ES me chamou atenção, gostaria de estudar os motivos que levaram para a atual situação carcerária do estado. Sabemos que o problema do Acre e Rondônia deve-se a fronteira. Lá os presos são na enorme maioria das vezes por tráfico e não por uso. O fenômeno do ES está fora dos padrões nacionais, o estado era para ter 4 mil presos, 12 mil é muito acima do aceitável\", disse o deputado.

Carimbão falou ainda dos altos custos para se manter um preso no país. De acordo com dados do Ministério da Justiça, a construção de uma penitência custa em torno de R$ 20 milhões e cada preso custa em média R$ 2,5 mil por mês aos cofres públicos.

O deputado diz ainda que, em média, os presos do Brasil ficam quatro anos nas cadeias e 98% deles não se recuperam no período que ficaram nos presídios, ou seja, retornam para o crime após serem soltos.

Para ele, a solução é investimento em políticas públicas de combate as drogas e de acolhimento aos dependentes químicos, já que 80% dos presos no país têm envolvimento com drogas.

O deputado cita o programa \"Acolhe Alagoas\", implementado pela Secretaria da Promoção da Paz, por sua sugestão, que fortalece as ações de inclusão e resgate social de pessoas com dependência química que têm relação direta com a violência do estado.

\"O meu estado criou por minha sugestão uma secretaria de estado só para acolher dependentes químicos, já que no Brasil a cada 10 presos 8 estão envolvidos com drogas. Sei que hoje os estados jogam 90% do dinheiro pelos ralos. Temos que ter uma nova forma de resolver o problema da criminalidade, com justiça terapêutica. Quem deve assumir essa responsabilidade é o estado e não o governo federal\", disse o deputado.

Carimbão faz um alerta para o aumento dos usuários de crack, o Brasil possui hoje 2 milhões de usuários da droga, que, em tese, serão futuros presos do país.

Ele acaba de lançar o livro \"Crack, leva a segurança pública a jogas dinheiro pelo ralo\", que faz um alerta aos governos estaduais para o investimento em políticas de enfrentamento das drogas e nas ações punitivas mais rigorosas.

Além de investimento maciço em programas específicos de saúde para usuários. O deputado visitou 18 países e 27 capitais para elaboração do estudo.

\"Os estados têm que ter um novo olhar depois da entrada do crack no Brasil. A maconha você pode ter uso recreativo, assim como o álcool. Agora o crack é compulsivo. Não tem no mundo crack recreativo, seus efeitos físicos e sociais são devastadores. Ela incentiva o roubo, a violência, por esse motivo estratégias de prevenção e tratamento de usuários têm impacto direto na melhoria dos indicadores da segurança pública. Legislação mais eficiente na repressão do tráfico também é essencial\", afirma o deputado.

Situação carcerária dos estados:

ES - população: 3 milhões
presos: 12 mil

Acre - população: 710 mil
presos: 3,2 mil

Alagoas - população: 3 milhões
presos: 3 mil

Ceará - população: 8 milhões
presos: 17 mil

Minas Gerais - população: 19 milhões
presos - 50 mil
Fonte- Agência  Congresso
===========================================

Museu Vale: maquete ferroviária e píer em manutenção

A Vale informa o píer e a maquete ferroviária do Museu Vale, que faz uma representação lúdica da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), estão em processo de manutenção e, por isso, as visitas a essas áreas só voltarão a ocorrer após o dia 30 de abril.

Em termos de maquete projetada para representar uma ferrovia específica, essa é a maior do Brasil, com 34m² de área construída. Nela são encontrados elementos identificados com a Vale, tais como mina e porto, além de instalações industriais da Cenibra e da Usiminas, ambas localizadas ao longo da via férrea. 

Sobre 101 metros lineares de trilhos correm vagões de cargas diversas, puxados por algumas das máquinas mais representativas da EFVM: DDM, DASH-8, G-12 e G-16. Na construção da maquete, em 1997, três ferromodelistas da Associação Mineira de Ferromodelismo trabalharam cerca de 2 mil horas utilizando os mais diferentes materiais, tais como fios, cimento, argamassa, gesso, pó de brita, cola, serragem, isopor e outros improvisados.

Da maquete ainda fazem parte 740 árvores, 370 bonecos, 103 postes de iluminação, 80 casas, 30 sinais ferroviários, tudo na escala 1:87 HO. A maquete fez sua primeira parada para reforma em 2007, passando a contar com novas peças - como a locomotiva Dash-9, bonecos, carros e outros. Nela são feitas manutenções periódicas semanais. Atualmente o Museu Vale está realizando uma manutenção geral, mais detalhada, na maquete.
============================================


MENSAGEM  DE  ESPERANÇA

Noites de insônia são mais comuns do que pensamos. Elas podem ter várias causas: físicas, emocionais ou espirituais. O problema é que no dia seguinte a uma noite mal dormida ou não dormida, as horas parecem não passar, nos movemos como se cada movimento fosse dez vezes mais difícil de ser realizado e nos sentimos “acabados”. Por isso, é importantíssimo que você procure as causas e faça algo para eliminá-las. Vá ao médico e ele provavelmente receitará exercícios físicos, mudança de dieta, pedirá exames, talvez oriente você a consultar um psicólogo ou a usar algum medicamento. Mas antes de qualquer coisa conte para Deus o seu sofrimento, aconselhe-se com ele. O salmista fez isso, e mesmo perseguido, preocupado com suas dificuldades, vendo outros terem mais sucesso financeiro, disse: “Quando me deito, durmo em paz, pois só tu, ó Senhor, me fazes viver em segurança.”


Oração: Jesus Cristo, entrego minha vida em suas mãos. Toda a culpa que poderia causar-me insônia já foi perdoada por causa do seu amor. Dê-me boas noites de sono. Amém.

Leia em sua Bíblia o Salmo 4

Fonte- Hora  Luterana
=========================================




HUMOR
A sala de espera estava lotada de passageiros para o vôo 171, da Gaivota's Airlines, que já estava meia hora atrasado. As aeromoças tentavam tranqüilizar os passageiros, dizendo que a equipe de vôo ainda estava a caminho, quando de repente aparece o co-piloto, todo uniformizado, de óculos escuros e de bengala branca, tateando pelo caminho. Uma das aeromoças da companhia o encaminha até o avião enquanto os passageiros não acreditam no que vêem. Ela logo trata de se explicar:

- Sei que pode parecer estranho, mas apesar do Comandante Walter Bengala ser cego, ele é o melhor co-piloto da companhia!

Os passageiros ficam apreensivos e, alguns minutos depois, chega um outro funcionário, também uniformizado, de óculos escuros e de bengala branca, amparado por uma prestativa aeromoça, que toma a frente e diz, cheia de convicção:

- Senhores passageiros, apesar do piloto Inácio Bengala ser cego, ele é o melhor co-piloto da companhia e, juntamente com o seu irmão, formam a melhor dupla que esta empresa já teve!

Todos os passageiros ficam chocados e surpresos com a cena, mas mesmo assim embarcam no avião. O comandante avisa que o avião vai levantar vôo ele começa a correr pela pista, cada vez mais rápido. Todos os passageiros se olham, suando e com muito medo da situação. O avião vai aumentando a velocidade e nada de levantar vôo. A pista está quase acabando o avião nem dá sinal de sair do chão. Todos começam a ficar cada vez mais apavorados. O desespero toma conta dos mais medrosos, enquanto alguns ainda ficam firmes, confiando na competência cega dos pilotos. Alguns segundos depois nem esses se seguram e todos começam a gritar histericamente e só se acalmam quando o avião decola, ganhando o céu, subindo suavemente e provando a competência dos pilotos cegos.

Todos ficam aliviados até que o piloto, que ainda não havia desligado o micr! ofone, vira-se para o co-piloto e iz:

- Já pensou se algum dia o pessoal não gritar?
=================================================
Estudo vai realizar organização territorial nos municípios capixabas

Técnicos da Unidade Central do Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases) realizaram, nesta quinta-feira (19), uma reunião para implementação dos primeiros trabalhos da “Organização Territorial”. Essa interface geográfica, que é on line, visa auxiliar os municípios no cumprimento de seu dever de delimitar 100% de sua superfície territorial, com delimitações de áreas menores que sejam reconhecidas como comunidades e bairros.

A reunião, realizada na sede do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), contou com a participação dos técnicos da Unidade Central do Geobases, representantes do Ministério Público Estadual, do prefeito de Itaguaçú, Romário Bazilio, e dos técnicos municipais de Boa Esperança, Guarapari, Iconha, Itaguaçú e Vargem Alta, designados para coordenar esse trabalho em seus municípios.

“Esses são os primeiros dentre os demais municípios capixabas que utilizarão a interface geográfica para execução de trabalhos online através do Geobases. O trabalho é referendado pelo poder público municipal por meio de legislações específicas, conforme solicitado pelo Ministério Público Estadual pelos Ofícios/CAOA Nº 610/2011 a 751/2011”, apontou o coordenador da Unidade Central do Geobases, Leandro Feitoza.

As delimitações e denominações do território, bem como sua formalização por instrumentos legais são importantes para organização do território e fundamentais para a gestão pública, além de contribuir diretamente para a gestão das demais áreas como segurança e saúde pública e endereçamento postal. A ação também contribui no fortalecimento da cidadania e sentimento de pertencimento e reconhecimento do território.
=======================================