terça-feira, 13 de março de 2012



POLÍCIA
Novos investigadores vão reforçar policiamento no interior do Estado
Mais de 60% dos 312 novos investigadores foram localizados em municípios do interior do Estado. Ao todo, são 191 policiais que vão reforçar o efetivo nas regiões. Os locais de trabalho foram divulgados na última sexta-feira (09) no auditório da Chefatura de Polícia, em Vitória.

A reunião contou com a presença do chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, do diretor da Academia de Polícia (Acadepol), Heli Scimittel, e também dos superintendentes Danilo Bahiense, José Monteiro Junior, André Neves e Guilherme Daré.

De acordo com o chefe de Polícia, as novas localizações dão continuidade ao processo de reforço do efetivo no interior do Estado.  Lembrou ainda que essa nova turma chegará ao interior e encontrará algumas delegacias novas, outras reformadas e sem a presença de presos, além de veículos novos, ou seja, com toda a estrutura reformada.

Para a Superintendência de Polícia Especializada (SPE) foram destinados 75 policiais, em sua maioria para as Delegacias de Crimes contra a Vida (DCVV).  Já a Superintendência de Polícia Metropolitana (SPM) vai receber 26 novos policiais. Vinte foram localizados em outros setores da Polícia Civil.

A distribuição do efetivo seguiu três critérios: o perfil de cada servidor, a proximidade com a residência e a classificação final no curso de atualização. Para distribuir os novos servidores foi necessário fazer movimentações entre policiais que estavam em cidades do interior.
 Formatura
Na última terça-feira (06), foi realizada no salão nobre do Clube Álvares Cabral a solenidade de formatura dos 312 novos investigadores da Polícia Civil. A turma é do concurso do ano de 1993. No evento, estiveram presentes o governador Renato Casagrande, o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social Henrique Herkenhoff, e também o chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio.
Curso
O curso de atualização teve início em janeiro e terminou na última sexta-feira (02). Os investigadores tiveram aulas de Relações Interpessoais, Língua e Comunicação, Telecomunicações Policiais, Sistemas Informatizados e Cadastros Policiais, AFIS - Sistema de Impressão Digital, Saúde e Segurança no Trabalho, Preservação e Valorização da Prova, Uso Diferenciado da Força, Qualidade no Atendimento ao Cidadão, Gerenciamento de Crise, Armamento e Tiro, entre outras disciplinas.
Trabalho
Os novos profissionais irão executar trabalhos de investigação e diligências policiais visando à elucidação de infrações penais; cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão; realizar investigações e sindicâncias para elucidar crimes e descobrir os seus autores; coletar informações sobre atividades e fatos de natureza policial e de segurança; lavrar autos de resistência e executar intimações, e demais atividades.
SAÚDE

Diagnóstico, prevenção e tratamento da tuberculose vão ser temas de palestra

Texto: Paulo Borges Filho - Comunicação PMVV
Descrição: E-mailDescrição: ImprimirO dia 24 de março é marcado pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Para lembrar a data, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento da doença vão ser temas abordados em uma palestra ministrada para profissionais das unidades de saúde pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através da Vigilância Epidemiológica. O encontro será realizado nesta terça (13) e quarta-feira (14) no auditório da secretaria, no Centro.
Valesca Trés Regina Wehbe, referência técnica da tuberculose da Semsa, explicou que a tuberculose é uma doença contagiosa, transmitida de uma pessoa doente para outra sadia pelo ar, através da tosse, espirro, fala ou da saliva. Causada pelo bacilo de Koch, ataca, principalmente, os pulmões e outras partes do corpo, como rins, olhos e ossos. Estima-se que anualmente ocorram 90 mil casos da doença no Brasil resultando em, aproximadamente, cinco mil mortes, segundo dados do Ministério da Saúde.
Os sintomas da infecção são: tosse com escarro por três semanas ou mais, às vezes com sangue, perda de apetite, emagrecimento, cansaço fácil, dor no peito e nas costas, além de febre baixa, geralmente à tarde.
Números da doença em Vila Velha
Em 2011 a Secretaria Municipal de Saúde notificou 181 casos de tuberculose no município, destes 134 são casos novos. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, além dos 181 registrados, mais 53 casos de tuberculose de pessoas residentes em outros municípios foram registrados em Vila Velha totalizando 234 casos.
Segundo Valesca Wehbe, 76 pessoas iniciaram o tratamento preventivo. “Estas pessoas tiveram algum tipo de contato com pessoas infectadas e, por isso, é necessário fazer o tratamento”, contou. No total, foram 310 pessoas em tratamento em 2011 nas Unidades de Saúde e Hospitais de Vila Velha.
Prevenção
A prevenção à tuberculose é feita com a vacina BCG, aplicada nas crianças quando nascem, e com tratamento correto para todas as pessoas doentes. O tratamento é gratuito e deve ser seguido durante seis meses, no mínimo. “O paciente não pode abandonar o tratamento, mesmo quando os sintomas desaparecem”, finalizou Valesca Trés.
As unidades de saúde oferecem tratamento para a doença, com medicamentos, consultas e exames.
Todas as Unidades de Saúde de Vila Velha estão preparadas para acolher o paciente com sintomas de tuberculose e realizar o exame do escarro. As unidades de Jardim Marilândia, Glória, Ulisses Guimarães e Santa Rita possuem especialistas para o tratamento.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Semsa
===============================================