quinta-feira, 15 de março de 2012

JORNAL O REGIONAL 25 ANOS DE MUITA NOTÍCIA

 =============================================
 PASSAGEM BÍBLICA
“ DEUS não  é um DEUS dos  mortos e  sim dos vivos”. Marcos  C. 12V. 27
============================================
EDUCAÇÃO
ESCOLA  TÉCNICA  DE  BAIXO GUANDU  COMEÇA  A  SER  CONSTRUÍDA  ESTE  ANO  E  FUNCIONARÁ  EM  2014
O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), está investindo mais de R$ 22 milhões para construção e reforma de escolas da rede estadual de ensino técnico. Segundo o secretário de Estado responsável pela Pasta, Jadir Péla, o setor receberá este importante impulso para atender à demanda urgente gerada pelo desenvolvimento capixaba.

As cidades de Baixo Guandu, Iúna e Viana tiveram seus projetos aprovados e as obras começarão neste ano. Ainda estão sob avaliação as condições locais e os projetos para construção de escolas técnicas também nas cidades de Afonso Cláudio e Itapemirim. As unidades terão 12 salas de aula, laboratório, auditório e quadra de esportes. Os cursos serão oferecidos de acordo com as demandas apresentadas nas audiências públicas, seguindo a vocação econômica de cada região.

Atualmente, integram a Rede Estadual de Educação Profissional as escolas Vasco Coutinho, em Vila Velha, e a Talmo Luiz Silva, em João Neiva. Ambas serão ampliadas e melhoradas. Em São Gabriel da Palha, a Prefeitura doou ao Estado as instalações do antigo seminário salesiano, que será reformado para adequações ao projeto das escolas técnicas estaduais.

Jadir Péla avalia que as escolas serão a principal referência do Espírito Santo na formação para a atuação profissional dos capixabas. “Vamos atuar para complementar o trabalho da Sedu, valorizando novos setores estratégicos e outros eixos tecnológicos em termos de formação profissional”, afirma.

Nas unidades, serão oferecidos cursos técnicos de forma permanente e cursos de iniciação, a exemplo do Programa de Formação Inicial e Continuada (Profic), que atende principalmente em áreas vulneráveis detectadas pelo Programa Estado Presente.  “Com o Profic, estamos elevando a autoestima de mulheres e melhorando a vida das famílias residentes nos aglomerados urbanos”, considera Jadir.

Outra importante inovação na gestão pública é o Programa Integrado de Formação Profissional. Nesta proposta, o Governo Estadual, por meio da Secretaria, assume a coordenação de toda a oferta de vagas públicas no Espírito Santo, com a meta de atingir a marca de 150 mil vagas disponibilizadas em cursos até 2014.

O programa se estrutura no gerenciamento das vagas gratuitas da rede “S” (Sesi, Senai, Senat e Senar), da rede federal (Ifes e Pronatec) e da rede estadual (Sedu, Sectti e demais Secretarias). Desta forma, os cursos serão oferecidos em diferentes cidades, visando interiorizar o desenvolvimento de acordo com as vocações econômicas de cada região.

Atualmente, o programa está constituindo um comitê gestor, formado por representantes de todas as entidades participantes, além das instituições que tradicionalmente estão vinculadas à educação no Estado.

Para Jadir Péla, a Sectti está trabalhando para executar o plano estratégico do Governo do Estado relacionado no eixo “Produção do Conhecimento, Inovação e Desenvolvimento”.
POLÍTICA

Magno Malta apoia Presidente do TRE/ ES que teme injustiça em casos de ficha limpa


Senador Magno Malta (PR/ES) parabenizou o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, desembargador Sérgio Bizzoto, que teve a coragem de fazer o bservações equilibradas de que o projeto ficha limpa precisa ser revisto, com resalvas, para não prejudicar inocentes.
Senador Magno Malta (PR/ES) usou a tribuna do plenário do Congresso Nacional para reforçar a preocupação do novo presidente do TRE/ES, que nenhum cidadão, político ou não, pode ser considerado culpado e marginal após processo transitado e julgado. “Defendo a idoneidade na política, mas a coragem do desembargador capixaba é de extrema importância para uma reflexão profunda”. Disse Malta, demonstrando total apoio ao magistrado, considerado uma referência moral do poder judiciário

Para o senador Magno Malta, o cidadão é  desonesto até que prove o contrário. Tenho visto muitos homens públicos honestos, pai de família, na vala, por causa de promotores incautos e afoitos. “Quando o Presidente do TRE defende a ficha limpa, mas com ressalva, fico feliz e tranquilo de saber que a justiça não vai entrar no embalo do modismo e da falta de compreensão para separar o joio do trigo”, explicou Malta.

Magno Malta frisou que o Brasil mudou. “A coletividade tem consciência de que na democracia representativa tem o voto como instrumento para escolher políticos sérios e com causas importantes. Tem promotor novato que chega ao município achando que é mais importante que o prefeito eleito pela população. Depois o representante do Ministério Público é designado para outra cidade e deixa uma família acusada e sem defesa”.

Senador Magno Malta continuou, “estou aqui defendendo a lisura na política, a ética e a justiça. Por isso estou parabenizando o desembargador Sérgio Bizzoto que assumiu importante missão prometendo agir no silêncio, na paz e na tranquilidade, sem ter que jogar para a torcida”.

Magno lembrou que todos estão sujeitos ao erro, até os promotores. “Por isso podemos recorrer ao Conselho do Ministério Público para frear os abusadores. Pela coragem de afirmar em público a importância de observar o transitado e julgado, quero mais uma vez parabenizar o desembargador Sergio Bizzoto e desejá-lo sucesso e felicidade nesta nova e dura missão no Espírito Santo”, finalizou Malta.

Fonte: Assessoria de Imprensa
JORNADA  DE  TRABALHO
  -Enfermeiros-
   Depois de 12 anos de tramitação no Congresso Nacional e de ser aprovado nas comissões, os enfermeiros de todo o país se mobilizam para colocar em votação, no Plenário, do Projeto de Lei 2.295/2000, que fixa a jornada de trabalho em seis horas diárias e trinta horas semanais.
Em busca de apoio para entrar na ordem do dia, a presidente da Federação Nacional de Enfermagem (FNE), Solange Aparecida Caetano - acompanhada de colegas dos conselhos regionais de vários estados do Brasil -, teve uma audiência com a primeira-vice presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas, na tarde desta quarta-feira (15). “É justo essa reivindicação porque a diminuição da carga horária dará mais alívio aos enfermeiros, que atuarão com maior segurança e sem a tensão que a profissão proporciona”, afirmou Rose de Freitas.
Diante do espelho da tramitação da matéria, a vice-presidente Rose de Freitas pediu ao grupo que recolhessem novamente as assinaturas de líderes, pois alguns deles como Bruno Araújo (PSDB) e Jilmar Tatto (PT) são novos e não acompanharam todo o processo. “Colhida as assinaturas, entro com requerimento para discutirmos a inclusão da matéria na ordem do dia,   na reunião de líderes “, assegurou Rose de Freitas.
Atualmente, existem 1,6 milhão de profissionais (enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem) e representam 58,4% do total dos trabalhadores da saúde. Neste universo, 84% são mulheres. “A categoria vive em regime de servidão e muitas vezes, por causa do estresse, comete erros grosseiros. A regulamentação da carga horária e uma jornada digna de trabalho beneficiarão àqueles que precisam do nosso apoio nestas horas de tensão”, assinala o conselheiro do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Carlos Rinaldi.
MENSAGEM  DE  ESPERANÇA
Nascemos pecadores


O Salmo 51.5 diz que somos maus desde o nascimento, e pecadores desde o dia em que fomos concebidos. Então, alguém pode dizer que não temos chance de nos livrar dos pecados, porque não temos escolha; nascemos já pecadores. De fato a Bíblia é bem específica ao dizer que nascemos pecadores. Mas é específica também sobre o amor de Deus, que enviou seu Filho, concebido pelo Espírito Santo, e nascido da Virgem Maria, para sofrer e morrer na cruz. Ele nasceu sem pecado, e viveu sem pecado. Tudo isso porque não há nada que possamos fazer para salvarmos a nós mesmos do pecado. Nascemos pecadores, sim, mas graças a Jesus, nós renascemos diariamente como filhos de Deus, totalmente perdoados. Através da fé em Jesus Cristo, nós temos uma nova vida.

Oremos: Senhor Jesus, sem ti não tenho esperanças, pois nasci pecador e inimigo de Deus. Mas tu morreste por mim, e agora sou amigo do Pai Celestial novamente. Muito obrigado por tudo. Amém.

Fonte- Hora  Luterana
===========================================