domingo, 8 de janeiro de 2012

POLÍCIA INTENSFICA FISCALIZAÇÃO EM CACHOEIRAS

Polícia Militar Ambiental intensifica fiscalização em cachoeiras, rios e lagoas no verão
Com a chegada do verão, a Polícia Militar intensificou o policiamento nos balneários do Estado e também nas Unidades de Conservação, cachoeiras, rios, lagoas, corredeiras e em locais de relevância  ecológica, devido ao aumento significativo de visitantes, que buscam essas áreas para recreação.

Por isso, o Comando do Batalhão estabeleceu um cartão programa de policiamento em diversos turnos, no qual as equipes da Polícia Militar Ambiental realizam constantes fiscalizações.

 
Assessoria de Comunicação/ PMES
Cachoeira da Fumaça, em Alegra.

De acordo com o tenente Roberto Martins, que responde pelo comando da 4ª Companhia do BPMA, com sede em Cachoeiro de Itapemirim, o cartão programa de policiamento ambiental consiste em priorizar locais que, por suas características ambientais, estão propensos a ocorrências de danos, que culminam em crimes.

Um dos locais fiscalizados pela unidade no Sul do Estado é o Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, localizado em Alegre, já na região do Caparaó. “Por conta de suas belezas naturais e a necessidade de prevenir danos ambientais, a Polícia Ambiental realiza fiscalizações no parque rotineiramente”, assegurou o tenente Martins.

O Parque Estadual Cachoeira da Fumaça também oferece variadas opções de lazer, que além do uso público, com atendimento ao visitante, recreação, lazer e educação ambiental, promove outras ações, como o incentivo à geração de renda alternativa e desenvolvimento sustentável das comunidades do entorno, bem como, a proteção ambiental, que conta com o apoio da Polícia Militar Ambiental.

Além da cachoeira, na região Sul, a fiscalização também é realizada em várias represas de quatro usinas que vão desde Guaçuí até Bom Jesus de Itabapoana, e nos Rios Norte, Itabapoana e Veado, que nasce em Divino São Lourenço.

Já no Norte do Estado, a fiscalização é realizada na Lagoa Juparanã, em Linhares; no Parque Municipal do Goiapaba-Açu, entre Fundão e Santa Teresa; na Reserva Biológica de Sooretama, localizada entre Linhares, Jaguaré e Sooretama; no Parque Estadual de Itaúnas, em Itaúnas, dentre outros.

O comandante do BPMA, tenente-coronel Andrey Carlos Rodrigues, enfatizou: “Não podemos ficar aguardando somente denúncias para agirmos. O papel da Polícia Militar Ambiental é a prevenção de crimes, por isso, estamos implementando de forma técnica o cartão programa ambiental em todo o Estado”.

Segundo a analista de Meio Ambiente do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Érica Munaro, “a intensificação das atuações da Polícia Militar Ambiental na região do Parque Cachoeira da Fumaça no último ano, resultou na diminuição do número de ocorrências de caça e pesca, aumentou o número de denúncias atendidas e contribuiu para sensação de segurança dos visitantes em eventos promovidos no parque. Portanto, é uma parceria de sucesso”.

A cada ano o trabalho de vigilância no Parque Cachoeira da Fumaça torna-se mais constante, devido ao aumento de visitantes. Em 2007 foram registrados 9.057 visitantes, em 2008 foram 8.354, em 2009 foram 11.236, em 2010, 17.871 e em 2011 um total de 17.690. Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
=========================================