sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

NOTÍCIA

Prazo de inscrição para CNH Social é ampliado no interior do Estado
O prazo de inscrições para o programa CNH Social no interior do Espírito Santo foi estendido por mais uma semana: os interessados terão até a próxima sexta-feira (09) para se cadastrar. A ampliação do prazo tem como objetivo dar aos candidatos mais tempo para a obtenção dos documentos exigidos no ato da inscrição e para o acesso à Internet. As inscrições devem ser feitas por meio do site www.cnhsocial.es.gov.br.
“Percebemos que a logística da inscrição no interior é diferenciada da Grande Vitória. Existem menos pontos de acesso à Internet e muitas vezes o candidato acredita que conseguirá fazer a inscrição de imediato, mas após entrar no site percebe que precisará do número de determinado documento. Por isso, avaliamos ser necessário aumentar o prazo, para permitir que todos preencham os campos de inscrição corretamente, sem faltar números de documentos obrigatórios”, informou o assessor especial e coordenador do programa no Detran|ES, Josias Coelho Matos.
Categorias
Para participar, os candidatos devem pertencer a uma das seguintes categorias: desempregados há mais de dois anos, beneficiários do Programa Bolsa Família, egressos do sistema prisional ou alunos da rede pública de ensino que comprovem bom desempenho escolar. Além disso, devem ter renda familiar de até dois salários mínimos.
Também são requisitos estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para participar do programa: ser maior de 18 anos e legalmente capaz de responder por atos ou crimes, saber ler e escrever, possuir Carteira de Trabalho, CPF, Carteira de Identidade ou equivalente, comprovar domicílio ou residência no Estado do Espírito Santo e não estar judicialmente impedido de possuir a CNH.
Como se inscrever
Os candidatos deverão acessar o site  www.cnhsocial.es.gov.br e preencher um formulário com seus dados de acordo com a categoria escolhida. O sistema vai selecionar os candidatos inscritos, que serão chamados para comprovar os dados fornecidos.
Atenção
Ao preencher o formulário, os candidatos devem ficar atentos à categoria escolhida e ao número de CPF. Estas informações não poderão ser trocadas caso o candidato encerre sua inscrição. Já os demais dados do formulário podem ser alterados posteriormente, no campo de acompanhamento da inscrição, na página do programa.
Uma equipe de técnicos do Detran|ES ficará responsável pela verificação dos documentos apresentados com os dados declarados. Por fim, os selecionados receberão uma autorização para procurar um Centro de Formação de Condutores e efetuar a matrícula. Caso o candidato fique reprovado ele terá direito a fazer uma nova prova. Se ficar novamente reprovado, ele só poderá entrar no programa outra vez depois de três anos.
Com a ampliação do prazo de inscrição, a lista dos selecionados sairá na data provável de 15 de dezembro e a comprovação da documentação exigida será feita no período de 9 a 20 de janeiro.
Distribuição
Do total de vagas para o interior, 30% serão destinadas a desempregados há mais de dois anos, 40% aos beneficiários do Programa Bolsa Família, 20% aos alunos da rede pública de ensino que comprovem bom desempenho escolar e 10% para egressos do sistema penitenciário.
Das vagas oferecidas, 50% serão para a primeira habilitação e as demais 50% para mudança de categoria. Neste último caso, 80% serão para quem quiser obter a categoria "D" (ônibus) e 20% para categoria "E" (carreta).
A CNH Social será fornecida, gratuitamente, para cerca de 10 mil motoristas até 2014. O custo das carteiras será pago pelo Governo do Estado, por meio do Detran|ES, autarquia vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop). Nos quatro anos de programa, o investimento no CNH Social será de, aproximadamente, R$ 17 milhões.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
------------------------------------------------------------------