terça-feira, 20 de dezembro de 2011

EDIÇÃO DO JORNAL O REGIONAL

O Regional
FiliadO  Abrarj
Ano  XXV- Nº 379
1ª Quinzena de Dezembro/2011
Edição de  24 Páginas - R$ 0,90
Baixo Guandu-Espírito Santo
-ESPECIAL FIM DE ANO-

Título-
Carro Capota na BR 259 - sentido a Mascarenhas
        - Foto e texto na página  05 -

Anúncios-
Supermercado Franquini
Faça as suas compras  de Natal e Ano Novo no Spermercado Franquini e concorra   a um Ecosport zero Km em janeiro.
  Um super Natal e um 2012 cheio de esperanças.
  Av. Carlos de Medeiros- centro de Baixo Guandu

Loteamento Ricardo Holz


A RH Construtora e Corretora deseja aos moradores do Loteamento  Ricardo Holz e a todos os moradores, os mais sinceros votos de um natal abençoado e que 2012  seja o ano de novas conquistas.
     RH  Construtora e Corretora Baixo Guandu Tel. (27) 3732-3956

O Regional - 1ª Quinzena de Dezembro/2011- 0PINIÃO- Página 02
Título-
DALMON

Título-
PALANQUE
TRÉGUA

   Com a chegada das festas de fim de ano, Natal/passagem de Ano e depois férias  escolares e carnaval, os partidos políticos em Baixo Guandu deverão dar uma  trégua.  Depois a agitação deverá ser grande por causa das eleições municipais em outubro. Para a Câmara, não serão escolhidos 09 vereadores e sim; 11, também haverá muita especulação quanto a escolha dos candidatos a vice. Para prefeito, deveremos ter Neto Barros do Pc do B e Padre Neil de Almeida do PSB ou ainda, um terceiro candidato.

PADRE NEIL DE ALMEIDA

    Padre Neil não  tem participado  de  reuniões, em decorrência de sua agenda com a igreja, onde, segue normalmente, com as suas celebrações da Paróquia e outras  atividades da igreja Católica. Enquanto isso, um grupo político formado por 13 partidos, tem se reunido, preparando a sua pré-candidatura.
   Uma das próximas reuniões, deverão ocorrer na propriedade de Elson e Sílvia  Abreu  em  Ibituba. Ela  é  presidente  do  PP.

NETO BARROS
  O pré-candidato a prefeito,advogado Neto Barros do Pc do B tem realizado reuniões geralmente, às terças-feiras, como fez em outras campanhas, para incrementar a sua campanha em 2012. A sua candidata a vice poderá ser a ex-vereadora Laídes César Proescholdt do PHS.           

Título-
PARTICIPAÇÃO
A HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE E A POLÍTICA INTERNACIONAL
                                   *Alexandre Sylvio Vieira da  Costa

   Acompanhamos pelas redes sociais e pela televisão o apelo dos artistas da TV contra a construção da usina Hidrelétrica de Belo Monte, a bola da vez dos ambientalistas. A cada dia que passa e com os movimentos contra as ações do país em prol de seu crescimento e desenvolvimento fico cada vez mais convencido que existe caroço embaixo deste angu, e muito caroço! Estamos em uma situação relativamente confortável em relação à crise global. Quando imaginaríamos ter taxas de desemprego menor que dos países da Europa e Estados Unidos e uma taxa de crescimento econômico superior. Somos acusados de desmatamento desenfreado da floresta, justamente por países que já desmataram tudo em seus territórios. Nos acusam também, por conta da produção de biocombustíveis, que seríamos em breve um grande canavial. Plantamos cana em aproximadamente 7 milhões de hectares para produção de açúcar e álcool, enquanto os Estados Unidos cultiva cerca de 50 milhões de hectares de milho para produção de álcool. Nunca li nada dizendo que os Estados Unidos seria um grande milharal! Agora a usina Hidrelétrica de Belo Monte. Produziram filmes afirmando que a Hidrelétrica trabalhará apenas com 30% de sua capacidade já que, em grande parte do ano ela ficará parada pois no período seco o rio seca. O ciclo hidrológico da Amazônia não funciona deste jeito. As chuvas acontecem todos os anos em maior ou menor intensidade e os rios são perenes alterando apenas o seu volume de água, fato minimizado pelo lago formado. Outro foco errado da mídia: O lago terá, segundo informações, 165 quilômetros quadrados, área que atualmente está ocupada pela floresta. Nesta conta devemos descontar a área que já era o leito do rio, ou seja, a área alagada será inferior. Outro ponto importante: a empresa deverá fazer a compensação ambiental, quer dizer, a empresa deverá recuperar uma área de mata igual ou superior a área que está sendo alagada. Outro ponto que caracteriza o foco distorcido: Em outubro a Amazônia sofreu um desmatamento de quase 400 quilômetros quadrados, duas vezes e meia a área que será alagada pelo lago da usina de Belo Monte. Em um ano a Amazônia foi desmatada de aproximadamente 6.000 quilômetros quadrados, sem qualquer tipo de compensação ambiental! Onde estão os artistas? Será que o maior problema está na construção da hidrelétrica?  A energia hidrelétrica aproveita apenas a energia do ciclo natural das águas, energia esta transferida pelo sol durante a evaporação. A água quando desce o rio está liberando energia e apenas aproveitamos esta energia que seria liberada diretamente no meio ambiente. É claro que uma hidrelétrica causa impacto ambiental, mas que são amenizados pelo compromisso de recuperação que as empresas são obrigadas a cumprir.
   A energia é importante para o crescimento de qualquer país, mas acho que interesses  internacionais não querem que isto aconteça no Brasil e estão usado nossos artistas como fantoches para convencer a população. Como não conseguiram travar o crescimento econômico da China querem travar o do Brasil. Vamos deixar?
Alexandre Sylvio Vieira da Costa
    Engenheiro Agrônomo - DSc Produção Vegetal
    Professor Titular - Solos e Meio Ambiente
    Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

Título-
MOMENTO
O PERFIL DO BEM-AVENTURADO
            *Reverendo Ângelo Vieira  da Silva

   “1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, nãose detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dosescarnecedores. 2 Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3 Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido” (Sl 1.1-3).
   O brasileiro já está acostumado com o que se chama de “perfil” em virtude das novidades que a internet proporciona. Nas redes sociais, nos sites de relacionamento, blogs pessoais ou comunidades virtuais, ali serão gerados perfis, isto é, descrições escritas nas quais se salientam os traços característicos de certas pessoas. Creio poder aplicar esta linguagem ao bem-aventurado do Salmo 1. A leitura dos três primeiros versículos claramente apresenta os TRAÇOS do seu perfil. O bem-aventurado nem pode ter certeza de quão bem-aventurado é. Costumeiramente, lhe aplica-se o sentido de muito feliz, felicíssimo. Mas a palavra hebraica é sem tradução na língua portuguesa; é como um grande suspiro que diz: “ó, a felicidade deste homem!”. O bem-aventurado é a felicidade que não pode ser expressa, em pessoa.
   Se o perfil do bem-aventurado pode ser acessado pelo Salmo 1, pergunta-se: quais são os traços característicos que o identificam? Conheça os três traços do perfil:
   1º TRAÇO: O bem-aventurado sabe dizer não ao que contraria suas convicções (v. 1). Se um perfil pergunta “o que nunca faria?”, creio que a resposta é: eu sou o bem aventurado em Cristo, porque sei dizer não aos conselhos dos ímpios, ao caminho dos pecadores e à roda dos escarnecedores. O bem aventurado nunca anda, nem se detém ou se assenta em circunstâncias que contrariam suas convicções.
   2º TRAÇO: O bem-aventurado sabe o que fazer para acentuar suas convicções (v. 2). “O que você gosta de fazer?”, salienta o perfil. O bem-aventurado responde: coloco meu
prazer nas Escrituras Sagradas; na Lei de Deus medito em todo tempo. O amor pela Bíblia fortalece a fé e acentua as convicções pessoais.
3º TRAÇO: O bem-aventurado sabe quem ele é por causa de suas convicções (v. 3)
Perfis online geralmente oferecem a oportunidade de descrever algo mais intimo: “o que
mais gosta?”. O bem-aventurado é uma árvore alimentada pelas águas que saem do Trono de Deus. Ele gosta, ama ser uma árvore que dá fruto.
   Aproveite. Apresente-se para preencher seu perfil online com Deus. Ele quer saber do
bem aventurado. Será que os traços realçados pelo salmista constituem-se o seu perfil?
   Acesse seu cadastro e o atualize. JESUS é a senha. Não se esqueça: “...bem-aventurados sois...” (I Pe 3.14).
   *Rev. Ângelo Vieira da Silva
     Pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Resplendor

EXPEDIENTE

O Regional - 1ª Quinzena de Dezembro/2011- POLÍTICA- Página 03
Título-
DOIS GRUPOS POLÍTICOS SE REÚNEM NO MESMO DIA PARA CONFRATERNIZAÇÃO

      No Espaço Livre (antigo Manga’s Bar) o grupo político que defende a pré-candidatura de Neto Barros, esteve realizando uma confraternização de fim de ano com um churrasco, isto no dia 04 de dezembro. Enquanto isso, no mesmo  dia, se reuniram para um almoço, no Cerimonial Travessia, presidentes de partidos e pré-candidatos a vereadores, ligados ao prefeito Lastênio Cardoso e ao deputado estadual Dary Pagung.
    No encontro do Travessia estiveram presentes, o secretário Estadual de Turismo  Alexandre Passos (ele foi vereador e presidente da Câmara de Vitória e é do PT), também, o deputado estadual Dary Pagung, prefeito Lastênio Cardoso, secretários: Lu Cardoso, Vinícius Gobbo, Tim da Casa Rossmann. O presidente da Câmara  Juscelino Henck e ainda, os vereadores Lico Bororó e João Rigamonte, representantes do PSB, PT, PMDB, DEM, PPS, PSDB, PP, PTB, PR, PPL e PRP. Padre   Neil de Almeida que está recebendo apoio para candidatar-se a prefeito, não esteve presente em virtude de uma celebração em Palmital.
   Nos discursos o prefeito Lastênio Cardoso, secretaria Lu Cardoso, Deputado Dary Pagung e da presidente do PP Sílvia Abreu foi solicitado a união do grupo e que  Baixo Guandu precisa avançar e não retroceder.
    Já  na  reunião realizada no Espaço Livre,  segundo  o presidente do PSD, Geraldo  Ignácio Rodrigues, o clima foi de confraternização por mais um ano.  Os partidos que deverão estar dando apoio a Neto são: Pc do B, PDT, PSDC, Pt do B, PHS, PSL, PRB, PMN, PSD  e PTN.

Anúncio-
ISMAIL
    Ismail Marcelino Ramos e família deseja a você, o mais Feliz Natal e um 2012 repleto de realizações!
   “Hoje é natal, quero que saiba que todos os momentos são gratificantes, quando temos a companhia de pessoas especiais.
   Neste dia mágico, quero te desejar muitos sonhos, muitos desejos de
amor e felicidade.”
   Votos de Ismail e Família.

Anúncio-
PADARIA  JARDIM
Neste  Natal e  ano  novo e  todos  os  dias  com você.

Título-
Eleições  em Itarana

    Corre nos bastidores da política de Itarana que, os partidos se movimentam para as eleições municipais do próximo ano. O prefeito Nego Meneghel (PMDB) cumpre o seu segundo mandato, portanto, não será candidato. E poderá apoiar para a sua sucessão, o empresário Otávio Mattedi (PRP) e se este não for candidato, então, será o seu pai o Sr. Geraldo Mattedi, filiado no PSB do governador Renato Casagrande.
   Também existem outros nomes que deverão estar na disputa, como o PT, que  deverá lançar um sindicalista, ligado aos trabalhadores rurais. Também, o diretor  do Hospital local, Dr. Braz é outro que, poderá ser lançado. Na realidade,  somente,  em junho do próximo ano, quando ocorrerem as conveções partidárias, é que  serão  oficializados  os  nomes, até  lá  são só meras cogitações.

O Regional -1ª Quinzena de Dezembro/2011- -SERVIÇO- Página 04
Título-
DICAS  DE  CONCURSOS

CÂMARA DE  GOV.LINDEMBERG:  a Câmara Municipal de Governador Lindemberg,  realizará concurso Púiblico, as Inscrições irão até 23 de dezembro - Data da Prova: 29 de janeiro para os Cargo(s): Atendente, Serviços Gerais e Contador. Salários de R$ 545,00 à R$ 1.957,46  Ensino Fundamental, Médio e Superior de R$ 40,00. Veja todos os detalhes no Edital Completo.  Para fazer a sua inscrição, acesse:  www.agoraconsultoria.srv.br.
---------------------------------------------------
SAAE  DE LINHARES:  as inscrições estão abertas  e terminam dia 24 de dezembro - Data da Prova: 29 de janeiro. Os cargo (s) oferecidos são: Biólogo, Engenheiro, Fiscal, Técnico de Manutenção, Auxiliar Administrativo, Operador de ETA/ETE, Pedreiro, Vigia e outros. Os salários são de R$ 552,28 até R$ 2.736,90. Taxa de inscrição: Fundamental, Médio e Superior de R$ 30,00 a R$ 70,00.
   Veja todos os detalhes no Edital Completo. Para fazer a sua inscrição, acesse: www.advise.net.br.
-------------------------------------------------------------
PETROBRAS: a Petrobras Distribuidora publicou edital para realização de processo seletivo. São oferecidas vagas para cargos de nível Médio e Superior com remuneração de até R$ 6.217,19. O concurso será executado pela FUNDAÇÃO CESGRANRIO.
   Técnico de Administração e Controle Júnior, Técnico de Contabilidade Júnior, Técnico de Manutenção Júnior - Ênfase em Elétrica, Técnico de Manutenção Júnior - Ênfase em Mecânica, Técnico de Operação Júnior, Técnico de Química Júnior, Técnico de Segurança Júnior e Técnico de Suprimento e Logística Júnior.
   Profissional Júnior - Administração, Analista de Sistemas - Ênfase em Infraestrutura, Analista de Sistemas - Ênfase em Java, CRM e WEB, Analista de Sistemas - Ênfase em Telecomunicações, Ciências Contábeis, Comunicação/Jornalismo, Comunicação/relações Públicas, Direito, Economia, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Marketing, Medicina, Serviço Social, Profissional Júnior - Ênfase em Vendas a grandes Consumidores - engenharia mecânica, Profissional Júnior - Ênfase em Vendas a Rede Automotiva - Administração, ou em Economia, ou em Engenharia, ou em Marketing.
   A inscrição deverá ser efetuada no período de 14 a 31 de dezembro de 2011, na página da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br).
   O recolhimento da taxa de inscrição, expressa em reais, será nos valores de R$ 35,00 para os cargos de nível médio e de R$ 50,00 para os cargos de nível superior.
   As provas objetivas serão realizadas nas cidades de Açailândia/MA, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Caracaraí/RR, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Guarapuava/PR, Itabuna/BA, Laranjeiras/SE, Londrina/PR, Macapá/AP, Manaus/AM, Marabá/PA, Porto Alegre/RS, Porto Nacional/TO, Porto Velho/RO, Presidente Prudente/SP, Recife/PE, Rio Branco/AC, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, Santarém/PA, São Luis/MA, São Paulo/SP, Uberaba/MG e Vitória/ES, na data provável de 5 de fevereiro de 2012.


CAIXA E. FEDERAL: o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Fontes Hereda, anunciou nesta semana que os preparativos para o próximo concurso do banco já começou. O concurso será de âmbito nacional, para técnico bancário, de nível Médio, e também para as carreiras de nível Superior. Como o prazo de validade das seleções do ano passado vence em junho de 2012, o presidente adiantou que os novos editais deverão sair no início do próximo ano.
   O intuito da Caixa Econômica Federal é fazer os novos concursos pelo menos uns seis meses antes do fim do prazo dos anteriores, para não ter problemas com substituições de funcionários. Assim, a Caixa sempre mantém concursos em validade.
   Atualmente, a remuneração do técnico bancário da Caixa é de R$ 2.310,41, sendo R$ 1.600,00 de vencimentos-base, R$ 311,08 de auxílio-alimentação e R$ 399,33 de auxílio-refeição. Com o anúncio antecipado dos concursos públicos, os futuros candidatos ganham tempo para se prepararem, situação mais importante ainda porque a Caixa costuma atrair milhares de pessoas em todo o país.
   O presidente do banco informa que a equipe da Caixa está trabalhando na elaboração dos concursos, mas ainda não definiu qual edital sairá primeiro. Tradicionalmente, são dois editais para nível médio: um para cadastro nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, e outro, chamado nacional, para os demais estados e o Distrito Federal.
   O objetivo da Caixa é manter um cadastro de aprovados em validade, para as eventuais saídas de funcionários e a reposição dos quadros.


PREVIDÊNCIA SOCIAL: saiu a autorização do concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para preenchimento de 1.500 vagas para Técnico do Seguro Social, de nível Médio e 375 para Perito Médico Previdenciário de nível Superior, totalizando 1.875 vagas.
   De acordo com a portaria, publicada no Diário Oficial, a divulgação do edital deverá ocorrer até janeiro de 2012. Após a autorização, o próximo passo será a definição da instituição organizadora. Ainda de acordo com a publicação, o preenchimento das vagas será feito de forma gradativa, até novembro de 2012.
   A remuneração é de R$ 3.935,29 para os cargos de Técnico do Seguro Social, considerando 80 pontos de gratificação de atividade Executiva e de gratificação de desempenho de atividades do Seguro Social, para carga de trabalho de 40 horas por semana. Aos ganhos já está incluso auxílio-alimentação no valor de R$ 304,00. Os técnicos são responsáveis pelo atendimento direto aos segurados.
   A função de perito médico requer graduação em Medicina e os vencimentos são de R$ 9.080,93. Os peritos são responsáveis por fazer a perícia médica dos candidatos que pleiteiam os benefícios previdenciários.

Título-
OPINIÃO  LIVRE
FIM DE ANO.
*Juarez Alvarenga

   O ano chega no seu final e as pessoas também.É hora da contabilidade vivencial.
   O início dos projetos iniciado com o início do ano se corporificou ou evaporaram.Cabe a nós, como protagonistas principais, analisar se foi um ano digno de nossa permanência com saúde ou se foi raquítico devido nossa inércia no seu decorrer.
   O tempo é fragmentos que constroem nossa maturidade.É capaz de nos moldar, penetrando em nosso figurino com exatidão.Jogar no espaço nossos projetos com inteligência é ter certeza que o tempo nos irá premiar com suas realizações.
   Antes que a magia do final de ano nos contamina é necessários saber se avançamos ou retrocedemos com nossos objetivos.
   Sabemos que todo início é defeituoso e frágil.Por isto sua camuflagem como embrião retido por uma camada resistente.Somente nossa força intima, juntamente com ousadia, será capaz de abortar.E depois de abortado teremos a oportunidade, com o nascer do sol, ver nossa obra aproximar cada vez mais da realidade.
   A timidez do início de nossos projetos como também com o sacrifício que o meio dos projetos exigem só resultará em plena realização com avançar do tempo.
   O presente de fim de ano vem de acordo com nossa idade.Na infância ganhamos brinquedos; na adolescência, sonhos e finalmente, na maturidade independência para nos libertamos dos problemas que  a vida nos impõe.Isto não deve confundir com nossa visão existencial.A infância e adolescência são peças fundamentais para o fechamento com êxito fabricado na maturidade.Como duas colunas fortificadas, são capaz com sonhos e inocências erguerem nossos castelos psicológicos com sustentação sólidas.E nossa morada intima hospedar a felicidade, definitivamente.
   Fim de ano programamos viagem para compras de fim de ano nas cidades pólos que nos cercam. Aqui é Varginha. Perambulando pela principal Avenida de Varginha encontro um pedestre coqueirense.De roupa nova e com um semblante de quem está aliviado da rotina, vejo a transmutação.Do cotidiano marcado por uma vida tosca a abrandura transformadora proporcionada pela magia natalícia; o conterrâneo se sente contaminado pela a imensidão da alegria momentânea.A vida real se transforma em vida aparente.Da realidade cotidiana a magia do fim de ano.Seus sonhos retidos pelos fracassos fazem do forasteiro coqueirense o direito de ter alternância em sua vida.
   Sempre aprendir a ser intimo de mim mesmo.Buscar meus objetivos nas entranhas da subjetividade derivada de minha singular alma.Ser contaminado pela magia sem sofrer resistência para sua penetração.Distingo-me do meu conterrâneo, que sobre sua rústica vida enterrou até as magias momentâneas, dificultando qualquer suavidade existencial.
   Ao contrário do pedestre coqueirense, que não sentiu a vontade no mundo forasteiro, eu mim sinto forasteiro dentro de meu próprio mundo nativo.A suavidade da vida para mim é permanente, e seus grotescos problemas que são transitórios como a atmosfera das cidades estranhas.
   Desejo não só um ano novo, mas também uma vida nova na sua nativa cidade, ou seja, dentro de sua própria realidade.Seja um morador feliz e quando a sensação da magia de fim de ano lhe procurar, sinta-se forasteiro e abra as portas, porque através delas sua permanência nativa será bem mais confortável  e tolerável.
*JUAREZ ALVARENGA
ADVOGADO E ESCRITOR

Anúncio-

INFORMAÇÃO?
Acompanhe pelo blog
oregionalguandu.blogspot.com
Religião, Esporte, Fotos, Meio Ambiente etc.

O Regional-1ª Quinzena de Dezembro/2011--ESPORTE/CIDADE-Página 05
Título-
Bola em Jogo
   RLS

Título-
Rosário  foi o campeão no Campeonato Municipal

   Mesmo com a televisão transmitindo Flamengo e Vasco, Atlético e Cruzeiro e um domingo chuvoso (04 de dezembro), torcendores compareceram ao Estádio Manoel  Carneiro, para prestigiar a final do Campeonato Municipal de Futebol, onde, o time do  Rosário se sagrou campeão e na segunda colocação  ficou a  equipe  do  Sapucaia. A  disputa  foi  na  prorrogação, 2X0. Na  categoria  aspirante, a  disputa  foi nos  Pênaltis, São José 07 X 06 Rosário.
  O campeonato foi organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que  durante o ano de 2011 promoveu diversas competições  esportivas. Para o próximo ano, o secretário de Esportes Tim da Casa Rossmann informa, que estará organizando novos eventos esportivos.

Título-
BOCHA TEM O SEU CAMPEÃO
   Foi encerrado no  domingo dia 11 de dezembro, o 7º campeonato individual de Bocha do Mendonça’s  Bar, depois de 5 meses de competição sagrou-se campeão Edmar Maggioni, que venceu 19 dos 25 jogos que disputou, o vice campãeo ficou com Eliandro, 3º lugar Everton Mendonça e 4º lugar João da Banca.
   Na final foi servido um grande churrasco de confraternização e distribuídos prêmios e brindes aos participantes num total de R$ 1.000,00. O 8º campeonato já tem data marcada para começar: dia 14 de  julho de 2012 com um total de 32 participantes.

                                                                                                         O campeão Edmar com o organizador Bruno Mendonça.
Título-
Campeão em  Corridas

 O  desportista Guanduense, Anjim (Ângelo  Pessanale)  foi  destaque capixaba em corridas, nas  categorias  35-39. Em Linhares  ele  foi  campeão e  ainda,  em Venda  Nova do  Imigrante e  Colatina. Na  foto,  ele  sendo  homenageado pelo prefeito Leonardo  Deptulski.


Título-
Carro capota na estrada de Mascarenhas

    Na manhã de sábado 10 de dezembro, um veículo capotou na BR 259, sentido Baixo Guandu a Mascarenhas, na Fazenda de Álvaro Paiva. O carro um Voayge, ano 2011, placa de Vila Velha MSW 8422, era conduzido por uma mulher M.D.C. Ela deixou  a pista numa grande reta e entrou no meio do mato, quem passava pela estrada, não via o carro no matagal.
   Segundo informação extra-oficial, a motorista foi socorrida e encaminahada para o Hospital Dr. João dos Santos, tendo ferimentos em um dos joelhos e logo em seguida,  foi liberada.

Título-
Operação Policial prende 09 pessoas
   Policiais civis das Delegacias de Polícia de Baixo Guandu, Colatina, Pancas, Itaguaçu, Itarana e Marilândia, em conjunto com policiais militares do Grupo de Apoio Operacional (Gao) realizaram uma operação com o objetivo; de cumprir 10 mandados de busca e apreensão no dia 02 de dezembro, em Baixo Guandu. Foram apreendidas armas, drogas e munições. Quatro adolescentes e mais cinco pessoas adultas foram presos. Uma central suspeita de monitorar rádios das Polícias Civil e Militar também foi descoberta. Uma grande viatura movimentou a cidade logo pelas primeiras horas da manahã.

O Regional- 1ª Quinzena de Dezembro/2011-ESPECIAL FIM DE ANO- Página 06
Anúncios-
Farmarkim-
Feliz  Natal e  aquele  2012  cheio de  saúde!


Darklmeps-
   Aqui temos a sua roupa para festas de fim de ano.

Drogaria Novo Tempo
   Direção e funcionários deseja Boas Festas para você e familiares!

EVC  Cartuchos
   Direção: Esmar da Vitória que deseja a você e família, um Feliz Natal!


Sítio Westphal
   Aos Sábados e domingos, almoço com churrasco. Serviço completo de Buffet, Ornamentação, Festas de Casamento e eventos em geral. Espaço para mais de  300 pessoas. Feliz Natal!

Parada  Obrigatória
   Comemore o aniversário de Cristo. Paz em 2012!

Padaria  Ideal
   A Pioneira  de  Baixo Guandu. Fazendo o melhor pão há 37 anos.
Boas  Festas. Um Feliz Natal e um abençoado 2012!
Av.Carlos de Medeiros, 737- Tel. 3732-3043

Vita Sucos
   Todos os dias lhe atendendo com o melhor lanche.
Feliz  Natal e, que, em 2012 possamos continuar com você!
   Av. Carlos de Medeiros, 343, próximo ao Banco do Brasil - Tel. 3732-1633

Açougue e Mercearia Georgete
   A sua carne para as festas de fim de ano está aqui. Feliz Natal/Feliz 2012!

Mecânica  Detone
Muita Paz e Amor neste Natal e Ano Novo!

Agroforte
   Comemore o seu verdadeiro Natal e, que, a chegada de 2012 seja de Paz!

Camargo
   Nas viagens de verão faça a sua revisão conosco. Feliz Natal!

REY  MOTO BIKE
   Compre a sua bicicleta neste Natal com a Rey Moto Bike. Que lhe deseja Boas  Festas!.

O Regional- 1ª Quinzena deDezembro/2011- ESPECIAL FIM DE ANO-Página 07
Anúncio-




Rua:. Madame Albertina Holz, 170 Loja

           Baixo Guandu/Centro –ES-



           Tel. 27.3732-1435








Fotos- Barragens construídas pela Call Consultoria Ambiental
 




Título-
QUALIDADE DA ÁGUA NA BACIA DO RIO DOCE
                               -Eduardo Lenk-
                                                                               Foto-  Rio  Doce  em período  de longa  estiagem
   Não são novidades os problemas causados pela poluição na Bacia do Rio Doce. O despejo de cargas orgânicas dos esgotos das cidades e indústrias, o carregamento de fertilizantes aplicados na agricultura, juntamente com sedimentos resultantes do processo erosivo do solo, tem provocado a morte lenta do Rio. Por outro lado, a falta de gestão das águas e a ausência de comprometimento político não permitem a adoção de medidas práticas, que sejam eficazes e suficientemente rápidas para sanar os problemas.
   É neste contexto que nas últimas semanas, o velho conhecido problema das algas provocou discussões e alertas para toda a sociedade. Escapando do terrorismo que alguns meios de comunicação quiseram impor, o problema existe e é grave. Não porque representa grande perigo para a saúde da população, pois até onde temos conhecimento, esse grande risco não há.  Mas porque confirma a incapacidade das organizações atuais de reverter o quadro ambiental da bacia.
   Como reverter? Não é nem rápido e nem simples, porém possível. A adoção de práticas mecânicas e de manejo na agricultura, a implantação de artifícios já previstos na legislação ambiental e a coragem política institucional, aliados a boa vontade pública pode representar a saída.
   Como exemplo de práticas mecânicas e de manejo da agricultura, podemos citar: o plantio em curvas de nível; a recuperação de pastagens degradadas; a construção de caixas secas e barragens de contenção de sedimentos; o cascalhamento e manutenção de estradas e carreadores; a adubação e calagem adequadas; o plantio de lavouras respeitando mapas de uso do solo com as devidas recomendações técnicas para cada tipo de sistema de cultivo. Dentre os artifícios previstos na legislação, podemos destacar: a manutenção/implantação da mata ciliar e nas demais áreas consideradas de preservação permanente. Já com relação à boa vontade pública e coragem política institucional, devemos ressaltar a necessidade de tratamento dos esgotos urbanos e industriais.
   O que não é feito diretamente pelas companhias de saneamento provavelmente por não haver coragem institucional e política de cobrar pelo serviço e pelas obras e, por outro lado, por faltar boa vontade pública de pagar pelo serviço.
Não basta apenas apelar do problema, sem reconhecer a co-responsabilidade de cada cidadão pela sua resolução.  Não basta esperar por uma solução distante do governo federal ou do estado, por recursos volumosos que muitas vezes são aplicados em obras ineficazes e corruptíveis, ou fiar-se nas discussões desnecessárias como, por exemplo, a cobrança pelo uso da água.
   Definitivamente, não. Se o problema é regional, a solução é local.
É nesse contexto que interpelamos que as medidas a serem tomadas devem ser adequadas a cada realidade e características de cada cidade ou propriedade. De qualquer modo, contudo, não podem deixar de serem tomadas.
   UM NATAL DE PAZ E UM ANO NOVO DE MUITO VERDE!
O Regional- 1ª Quinzena de Dezembro/2011-ESPECIAL FIM DE ANO-Página 08
ANÚNCIOS-
COMAVEL –
Feliz Natal e Sucesso em 2012!


Mendonça’s  Bar “o Belti”
   Av. Santa Terezinha, 862, em frente à Pracinha do bairro São José
Tel. 3732-3543—Com Campo de Bocha.
Deseja a todos os fregueses, votos de um Abençoado Natal e Feliz 2012!

Fazzolo Farma
Natal de Paz - Ano Novo com muito Trabalho e Saúde!

Gráfica  Guandu

Casa  Rossmann

O REGIONAL- 1ª Quinzena de Dezembro/2011—ESPECIAL FIM DE ANO- Página 09

SAAE DE BAIXO GUANDU

   O  Serviço  Autônomo  de  Água  e  Esgoto (SAAE) através  de  sua  diretoria, envia  os  melhores  votos  de  um  Abençoado Natal  e  um  2012  repleto de  realizações, para  todos  os  seus  funcionários  e  consumidores!
Natal:
sentimento que,
enchendo o abismo do universo,
cabe com seu esplendor,
No olhar de uma criança,
no cálice de uma flor,
Esse Jesus imortal, único, bom e clemente,
de quem sou o mais humilde crente”
Logomarca do SAAE

Anúncio-
SG  Farma
   Natal é época de encontrar antigas amizades, rever familiares e fazer novas  amizades. O ano passa na correria e Natal, é a época de parar e restaurar as forças para mais um ano.

VEREADOR JOÃO RIGAMONTE
   Natal, tempo de acreditarmos que vale a pena viver! Viver rodeado de amigos e fazer de cada instante, um momento de eternas e constantes alegrias, pois, Deus existe e está ao seu lado, te enaltecendo de coisas boas para você e o seu próximo.
  
Feliz Natal e um Esplendoroso 2012!
   Mensagem do Vereador João Rigamonte e Família.

Anúncio
Vereador Wilton Minarine

   Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda, o significado da palavra amor, que traga raios de luz, que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade.
Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz.
Teremos outras 365 novas
oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente felizes.
São  os votos  do  vereador  Wilton Minarine  e  família  para  você  guanduense.


O  Regional - 1ª Quinzena de Dezembro/2011- ESPECIAL FIM DE ANO- Página 10

Título--
Importantes “últimas vezes”

A última execução pública por guilhotina
   Aconteceu na França em 1977. Como monarcas, aristocratas e criminosos do passado, o imigrante tunisiano, Hamida Djandoubi, perdeu a cabeça na lâmina da guilhotina. Ele fora acusado de torturar e assassinar sua namorada, Elizabeth Bousquet, na Marselha.   Djandoubi havia tentado forçar Elizabeth a se prostituir. Ela se negou e prestou queixas. Ele decidiu se vingar. Seu plano maligno envolveu forçar duas prostitutas a assistir, enquanto ele sequestrou, estuprou e queimou os seios e genitais de sua namorada com cigarros. Depois da sessão de tortura, ele a levou para um lugar e a estrangulou até a morte. O criminoso tentou sequestrar outra garota, no mês seguinte, mas, ela conseguiu escapar e o denunciou para a polícia. Hamida Djandoubi foi executado em 10 de setembro de 1977. A França aboliu a pena capital por guilhotina em 1981.
O último homem a pisar na lua
   Em dezembro de 1972, o comandante Eugene Cernan e o piloto Harrison Schmitt deram umas voltinhas durante as 75 horas que ficaram na superfície da lua. Os dois astronautas eram parte da equipe do Apollo 17, sexto e último pouso lunar até agora. Durante a “estadia”, eles coletaram amostras e detonaram alguns explosivos em nome da ciência. Como Schmitt voltou antes para dentro da espaçonave, Cernan é considerado o último homem a pisar na lua.
O último jornal escrito à mão
   Todos os dias, três calígrafos de Chennai, na Índia, escrevem as notícias do dia em sua língua nativa. O nome do veículo de comunicação é “The Musalman”, e tem quatro páginas onde são divulgadas as notícias locais e nacionais, além de uma seção de esportes. Os Katibs, nome dado aos responsáveis pela escrita do jornal, tomam o cuidado de deixar um espacinho no final da primeira página, caso surja uma notícia de última hora. Sua distribuição alcança quase 22 mil pessoas todos os dias.

   Fonte- Hype Science

Anúncio
Cia. de Bichos

‘Meditar sobre o Natal levou-me a Jesus
trazendo-nos a Boa Nova.
"Eu lhes dou um novo mandamento:
Amem uns aos outros, assim como eu os amei."
(Jo,13,34)’
ANÚNCIO-
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Baixo Guandu

O Regional- 1ª Quinzena de Dezembro/2011- -ESPECIAL FIM DE ANO-Página 11

Anúncios-
Padaria Tavares  Coelho
Tenha  um Natal de Paz e Amor!

Lourival Demuner

“Um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas.
É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca.
É momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações.
É sempre tempo de contemplar aquele menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale por aquilo que é e faz, e nunca por aquilo que possui.”
 Mensagem  do Professor  Lourival Demuner  e  Família. Presidente  da  Ong  Amigos  da Pedra  do Souza.



Faça o Seu
Supermercado Mauá
Tem de tudo para as suas compras de Natal e Ano Novo!
Próximo à Ponte Mauá.

Adilson

Moqueca do Baiano

   Em Mascarenhas ao lado do antigo Posto Telefônico.
Venha almoçar com a sua família e amigos as melhores moquecas.  E, neste final de ano, encomende bombons caseiros com a gente.
Telefone 3731-1072- Feliz Natal, é o que desejamos a todos os nossos clientes e amigos!

Bons Lanches
Boas Festas!!!

Açougue Aniceto
   Faça o seu churrasco para o final de ano, comprando carne e carvão no Açougue  Aniceto.

Farmácia Guandu
Feliz Natal e um 2012 cheio de Saúde.

Agência Ekztar
Boas Festas!!!

O Regional-1ª Quinzena de Dezembro/2011- -ESPECIAL FIM DE ANO- Página 12

Anúncios-
   Itueta e Quatituba através das mensagens abaixo envia votos de um Feliz Natal e um 2012 cheio de Progresso/Paz e Felicidades!

MERCEARIA MARIA DAS GRAÇAS
   Tem de tudo para as festas de Natal e Ano Novo!
Rua Santo Antônio, 477- Quatituba/Itueta.

Emacon
Casa Quintaneiro
Bar/Açougue e Hortiffruti Coelho
Mercearia Dois Irmãos
Padaraia  e Confeitaria Quintaneiro
   Rua Santo Antônio 832- Tel. 3266-2364
Atendimento de Segunda a Sábado de 5:30 às 18:30 - Feriados e Domingos de 6 horas às 10:00h - Em Quatituba.
Votos de um abençoado Natal e, que, 2012 seja o ano de suas realizações!
Gilson Café
Compra  e Venda.
Escritório da Rua Santo Antônio, em Quatituba.

GUEGUE  NICOLI
   O vereador Guegue Nicoli e família deseja todos os moradores de Itueta, votos  de abençoado Natal e, que, 2012 seja um ano de grande importância na sua vida  profissional e familiar1
   Vereador Guegue Nicoli e Família.

Derli Garcia
   O ex-vereador  e  ex-Presidente da Câmara Municipal de Itueta, Derli, vem, através deste espaço,  externar os seus votos aos amigos de um Feliz  Natal e 2012 com Alegria, Trabalho  e Saúde!
   Votos de Derli Garcia

Vereador  Paulinho  Fiscal
    Durante  o ano de  2011, estivemos  trabalhando em prol de  nossa comunidade. E  em 2012, qerendo  o pai  eterno, estaremos  novamente  imbuídos em contribuir com os  moradores  de  Itueta, em ações voltadas  para  o crescimento de nosso município.
   Feliz  Natal/Feliz  Ano Novo!
  Votos  do vereador  Paulinho Fiscal e  Família

Alcino Nicoli
Que o nascimento de Cristo na manjedoura
Seja relembrado com o sentimento de
alegria e  paz.
Que as estrelas brilhando a vinda de JESUS,
Possam brilhar os nossos caminhos
Trazendo-nos a paz.
FELIZ  NATAL/ FELIZ  2012, MORADORES  DE  ITUETA.
Votos  do  Ex-prefeito Alcino Nicoli, Vera, Matheus e  Danilo.

O Regional-1ªQuinzena de Dezembro/2011- -ESPECIAL FIM DE ANO- Página 13

Anúncios-
QUE NESTE NATAL, O ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DE CRISTO ESTEJA EM  SEU CORAÇÃO E QUE 2012 SEJA UM ANO DE REALIZAÇÕES, SÃO OS VOTOS DE:
Farma Vida
Bixu de pé

O GAUCHÃO- CHURRASCARIA E LANCHONETE
   A sua nova opção em refeições e lanches.
Rodovia BR 259, Próximo ao Laticínio  da Capel em Resplendor
Atendendo você com a melhor comida.
            Boas Festas  neste  fim de  ano.

Farmácia  Líder
Gilmar  Hotel

Caús  Móveis
   Nas suas compras de fim de ano. Venha conhecer nossos preços, promoções e  qualidades de móveis e eletrodomésticos.

O Regional- 1ª Quinzena de Dezembro/2011- -ESPECIAL  FIM DE ANO- Página 14



Anúncios-
Vereador Biriba

   “O Natal é um dia festivo e espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo dentro de seu coração.
   Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade.”
   Votos do vereador Biriba e Família
Vereador  Marquinhos  Stein

“"Natal é tempo...
de dar um toque na vida com as cores da esperança,
da fé, da paz e do amor.
Também é tempo de preparar,
em nosso coração e em nosso lar,
um espaço para acolher
as sublimes lições da
Sagrada Família de Nazaré
e aceitar as inevitáveis
surpresas da vida.”
Feliz Natal/Feliz Ano Novo 
Votos  do vereador  Marquinho  Stein

Rádio Aimorés  AM

O Regional-1ª Quinzena de Dezembro/2011—ESPECIAL FIM DE ANO- Página 15

Título-
Sindicato dos Trabalhadores Rurais Promove Prestação de Contas


    O  Sindicato dos  Trabalhadores  Rurais  de  Baixo Guandu,  como  realiza anualmente, mais  uma vez  realizou a  Prestação de  Contas  da  entidade, no Canaan Social  Clube, com  a  presença  da  diretoria  e  de  filiados. O  evento  foi realizado dia  16 de  dezembro.
   Está  atitude  do  presidente  Otamar  Bichi e  demais  diretores  do  Sindicato  dos  Trabalhadores  Rurais, visa  manter  os  filiados informados  do que  acontece  na  entidade, bem como dar  transparência  dos atos  praticados. O  sindicato  tem trabalhado também no sentido  de  aumentar o  número de  filiados e  manter  atualizada  as  mensalidades  para  assim  prestar  um melhor  serviço.
  Nesta  Prestação de  Contas,  também  ocorreu  o sorteio de  26   prêmios  de  utilidades  do lar,  entre  eles  fogões, liquidificadores, Tv, rádio, ventiladores, dvd etc.  para  os  associados. Para  o próximo  ano será  sorteado  no estado um carro zero km.
   
Título-
Evento evangélico no Poliesportivo

FOTO 2- Pastor Nilton Jorge foi o pregador. Ele é conferencista, Bacharel em Teologia pelo instituto Biblico Betel Brasileiro, presidente do MEEB - Ministério de Ensino e Evangelização Betel.

    Aconteceu no dia 17 de Dezembro, no Ginásio Poliesportivo de Baixo Guandu, o  evento envagélico denominado: “A Marca do Avivamento” com muito louvor/adoração/oração e mensagens de salvação eterna, com o pastor Nilton Jorge, convidado especial desse acontecimento do meio evangélico e as presenças  de inúmeras lideranças religiosas e participantes.
   O encontro teve o apoio da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Baixo Guandu, com a organização de João Batista de Souza.
Apoio:
LANCHONETE NOVO AMANHECER
Servindo os melhores  salgados, sucos e  caldo de  cana da  cidade.
DESEJANDO A VOCÊ E FAMÍLIA, UM VERDADEIRO NATAL E FELICIDADES EM  2012!
Lanchonete Novo Amanhecer, no prédio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na  Av. Dez de Abril, em frente ao Mercado Municipal.

ANÚNCIO-
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA RITA DO ITUETO

Período chuvoso exige cuidados para evitar doenças como leptospirose e dengue


   O verão se aproxima e com ele vem as chuvas, que podem trazer doenças como a leptospirose e a dengue. Em Minas Gerais, os maiores números de casos de leptospirose ocorrem em dezembro e janeiro. Causada pela bactéria Leptospira, presente na urina de ratos e transmitida ao homem através do contato com a pele, a leptospirose provocou a morte de 12 pessoas no ano passado, quatro delas em janeiro.
De acordo com o médico infectologista da Superintendência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Frederico Figueiredo, a melhor forma de se prevenir contra a doença é evitar o contato com águas de inundação, lama e outros resíduos que ficam nas casas depois de enchentes ou inundações. “Quando for inevitável entrar em contato com essa água, é importante usar luvas e botas. Se a pessoa não tiver, é possível improvisar com sacos plásticos, colocando dois sacos nas mãos e dois nos pés”, completa. 
A leptospirose apresenta sintomas semelhantes aos da gripe e da dengue, ou seja, é comum os pacientes apresentarem febre, dor de cabeça e dores pelo corpo (principalmente na panturrilha). Também podem aparecer sintomas como vômitos, diarreia e tosse. 
   Para evitar consequências graves, é fundamental procurar atendimento especializado. “Aos primeiros sintomas, a pessoa deve procurar os Postos de Saúde de  Santa  Rita  do Itueto. Tanto a leptospirose, quanto a dengue têm sintomas iniciais muito parecidos, porém o tratamento é diferente para cada caso. Enquanto a dengue é tratada basicamente com hidratação, para a leptospirose é fundamental  que haja a introdução do antibiótico de forma rápida. É essa agilidade que vai fazer, muitas vezes, diminuir a letalidade dessas doenças”, alerta Frederico.
   A Leptospira penetra na pele através de pequenos ferimentos e até mesmo pela pele, se houver um contato prolongado com a água e com a lama. “Sempre que houver alguma lesão na pele, é importante lavar bem o ferimento com água e sabão e procurar assistência médica para que seja feita uma avaliação do caso. Pode ser que seja necessário tomar vacinas ou fazer algum procedimento específico para aquele tipo de ferimento, como uma sutura, por exemplo”, completa o médico.
   Os ferimentos presentes na pele, além de facilitar a infecção pela Leptospira, ainda podem ser fonte de entrada para a bactéria Clostridium tetani, causadora do tétano. Ela está presente nas fezes humanas e de animais, na terra, nas plantas e até em objetos, podendo infectar pessoas de qualquer idade.



PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA RITA DO ITUETO
  -ADMINISTRAÇÃO 2009/2012-

O Regional- 1ª Quinzena de Dezembro/2011-ESPECIAL FIM DE ANO- Página 16

Anúncio-
CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA RITA DO ITUETO
   -Rua- São José, 41-Centro – Cep. 35.225-000- Tel. 0….33.3265.1155-

Um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas. É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca. É momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações. É sempre tempo de contemplar aquele menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale por aquilo que é e faz, e nunca por aquilo que possui. Noite cristã, onde a alegria invade nossos corações trazendo a paz e a harmonia.
FELIZ  NATAL! -  FELIZ 2012!
  Esta é a mensagem da Câmara Municipal, a todos os funcionários e moradores de Santa Rita do Itueto.
Vereadores:Presidente - José Campos de Oliveira, Vice-Presidente - Joaquim Campos de Oliveira, Secretário - Jonadir Dias Ferreira Dias Ferreira, Demais vereadores: Afonso José Calvin, Geraldo Ferreira Reis, Robson Rodrigues Falcão, José Alonso Benicá,  Cláudio Neves  da Silva e Odenir Raposo de Oliveira.

ANÚNCIO-
CÂMARA  MUNICIPAL DE  ITUETA
A CÂMARA MUNICIPAL DE ITUETA - MG, DESEJA A TODOS UM FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO, REPLETO DE ESPERANÇAS E REALIZAÇÔES.

FELIZ NATAL
Pra vocês, que tiveram um gesto amigo:
Um papo, um alento e deram abrigo
E estenderam suas mãos!

FELIZ NATAL
Pra vocês, que fizeram da dor a esperança;
Que fizeram sorrir uma criança
E que amaram de coração!

FELIZ NATAL
Pra vocês, que viveram a pobreza a fundo
Nas manjedouras do mundo
E não deixaram o tempo ir em vão!

CÂMARA  MUNICIPAL DE  ITUETA



SAAE DE  AIMORÉS

O Regional- 1ª Quinzena de Dezembro/2011- ESPECIAL FIM DE ANO- Página 17

Anúncio-
CAPEL

Anúncio-
PREFEITURA  MUNICIPAL DE  SANTA  RITA  DO  ITUETO
 Na passagem da maior festa da Cristandade, o aniversário do Nascimento de Jesus Cristo e a chegada do ano novo, a Prefeitura Municipal de Santa Rita do Itueto, envia votos à sua população de muita Paz/Saúde e Trabalho!






Bate o sino pequenino em
nossos corações!
Afinal de contas: É Natal!
De todas as datas, com certeza,
esta é a mais
bela.

No Natal o ser humano esquece
de suas dificuldades e se enche
de bondade e esperança.
Que maravilha seria viver num
mundo onde o espírito do Natal
estivesse sempre
presente no
coração dos homens.
Prefeitura Municipal de Santa Rita do Itueto
    -Administração: 2009/2012

O Regional- 1ª Quinzena de Dezembro/2011- ESPECIAL FIM DE ANO- Página 18

Anúncio
Belle
Saia de carro novo neste Natal e Ano Novo. Fale com a Belle!

Farmácia  Brasil
Feliz  Natal  na presença  de  Cristo e  que  o mesmo seja  o seu companheiro  em 2012.

Logos Net
Agradece a sua preferência em 2011 e, mantém, o compromisso de atendê-lo melhor em 2012!

 Super  Money
   Feliz  Natal!
Empréstimos para aposentados e  pensionistas do INSS  em até 60  vezes. Sem consulta  ao  SPC  e  SERASA. Compramos sua  dívida com  outros  Bancos.
Empréstimos  para  Servidor  Federal, Exército, Marinha  e  Aeronáutica.  Ainda  seguro  para  o seu  veículo.
Atendemos  em domícilio, é  só ligar  ou passar  em nosso escritório: Tel, 3732.3522- 8146.6812- Av. 10 de  Abril, 379- En frente  ao SAAE  de  Baixo Guandu

Casa do Cartucho
   Boas  Festas!!!

Restaurante Rodrigo Barbosa
   Feliz Natal/Feliz 2012!

Supermercado Palvimar
   Faça suas compras de Natal e Ano  novo com a gente.
   Amilton Kazarão e família deseja a você e família, um Abençoado Natal.
   Atendendo você na Vila Kennedy.

Restaurante  do Guzzo
   Com aquele PF tradicional, de segunda a sexta-feira e aquele suco natural. E  ainda, lanches e bebidas. Tradição em atender  bem.
   Boas Festas!!!
 Em frente ao Banestes de Baixo Guandu.

GERALDO IGNÁCIO  RODRIGUES
   Que neste Natal e Ano Novo você possa encontrar a paz. Que a Saúde e a  Prosperidade esteja com você nos próximos 365 dias do ano vindouro.
Feliz  Natal e Feliz próximo ano Novo!
Votos do ex-vereador Geraldo Ignácio Rodrigues e Família

FABIANO  DA  FARMÁCIA
   O presidente da Associação de Moradores do bairro Alto Guandu, com as  proximidades dos festejos natalino e de ano novo, aproveita  para externar  votos  de felicidades a todos os moradores da comunidades e demais moradores do  município.
   Votos de Fabiano da Farmácia e Famíliares.



Madeireira Piske
   Boas Festas neste Natal e Ano Novo!

JB Financeira
   Natal e Ano Novo de muita Paz!

Padaria  Belém
   Cumprimentos  de um Feliz Natal e, que,  2012 seja o seu ano!



O Regional- 1ª Quinzena de Dezembro/2012- ESPECIAL FIM DE  ANO- Página 19

Anúncios-
Construtora Mattedi
Pelo muito que você tem representado para nós, queremos dedicar a você os melhores votos de um Natal cheio de paz, que nós possamos continuar na emoção de levar emoção, de desejar felicidades, de reconciliar sentimentos, de encurtar distâncias através das palavras que juntas formam mensagens que agora dedicamos a você. E  que  o  ano de  2012, seja  o ano de  realizações
Construtora  Mattedi – Itarana- ES- Tel.  27.3720.1202
--------------------------------

Laboratório Dr. Décio
   Um Natal de Paz e Um 2012 com muita Saúde!

Sindicato dos Trabalhadores Rurais
   O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Baixo Guandu, senhor Otomar Bichi, demais diretores e funcionários deseja aos seus filiados um Natal  rico em Harmonia e, que,  2012 seja um ano de conquistas!

Márcia Sperandio

   Márcia , Charlinho  Sperandio e  demais  familiares, aproveita este período de  festas (Natal e Ano novo) para lhe desejar as mais ricas bençãos a comunidade  guanduense.
Não permitas que o júbilo do Natal vibre em
teu
coração à maneira de uma lâmpada
encarcerada...
Toma o facho de luz,
que a
mensagem do Céu
acende ao redor de teus passos
e estende-lhe a claridade sublime.
Mensagem de Márcia Sperandio e Charlinho

O Regional-1ª Quinzena de Dezembro/2011- -ESPECIAL FIM DE Ano- Página 20

Título-
UMA OPINIÃO SOBRE ÁRVORES DE NATAL
por Rev. Ângelo Vieira da Silva



   Por um lado, muitos defendem que, a árvore de Natal ou o pinheiro enfeitado
desempenha um papel importante na data comemorativa do nascimento de Jesus. Citam os cristãos da antiga Europa que ornamentavam suas casas com pinheiros no dia no Natal, a única árvore que nas imensidões da neve permanecem verde. Referem-se ao século XVI, na antiga Alemanha, a certo costume de famílias ricas e pobres em decorar árvores com papel colorido, frutas e doces, tradição que se espalhou pela Europa e chegou aos Estados Unidos pelos colonizadores alemães. Também mencionam uma história de Martinho Lutero que, caminhando à noite olhou para o céu estrelado atrás de um pinheiro. Pensava em uma forma de celebrar o Natal com a família. De repente, ao olhar aquele pinheiro com as estrelas brilhando ao fundo, pensou em uma árvore com velas brilhando, imitando estrelas. Lutero, então, cortou um pinheiro, levou-o para casa e, juntamente com os filhos foi decorando com frutas, laços coloridos e finalmente, com velas que acendia as noites enquanto falavam sobre a vinda de Jesus, que trouxe luz às nossas trevas.
   Por outro lado, muitos sugerem um contexto ainda mais distante, anterior ao próprio
Cristianismo. Referem-se à árvore do natal como um símbolo da vida e não como exclusividade de uma só religião. Citam os egípcios (a.C.) que traziam galhos verdes de palmeiras para dentro de suas casas no dia mais curto do ano em dezembro como um símbolo de triunfo da vida sobre a morte. Mencionam os druidas como os primeiros a terem o costume de ornamentar a árvore, hábito derivado de outro, o decorar velhos carvalhos com maçãs douradas para as festividades deste mesmo dia do ano.
   Já dentro de uma visão intolerante, muitos asseveram a ilegitimidade deste símbolo
no natal. Dirão: “a árvore de Natal é de origem germânica, datando do tempo de São Bonifácio. Foi adotada para substituir os sacrifícios ao carvalho sagrado de ODIN, adorando-se uma árvore, em homenagem ao Deus-menino”. Outros se lembrarão de uma lenda babilônica em que um pinheiro nasceu de um velho tronco. O velho tronco morto era Ninrod, que a Bíblia descreve como um neto de Ham (Cam), filho de Noé, "um poderoso caçador contra o Senhor" (Gn 10.9), isto é, em posição contrária a Deus, e fundador de Babel.
   Bom, primeiramente não creio que as Escrituras condenem o uso da árvore de Natal,
como alguns gostam de afirmar. Empregar Jr 10.2-4 para demonstrar que Deus explicitamente condena árvores de Natal é de uma hermenêutica simplista demais. A descrição é de um ídolo, não de uma árvore de natal. É o que afirma o v. 5. O profeta Isaías (Is 40.18-20) ajuda-nos nesta compreensão. Também não creio que as Escrituras aprovem claramente o uso da árvore de Natal. Usar a "cipreste" de Os 14.8 ou o ”tronco/renovo” de Is 11.1, Is 53.2 e Jr 33.15 para aprovar o uso deste símbolo é forçar o texto. Obviamente os autores inspirados não tinham em mente a árvore de
natal. Acredito que o uso ou não da Árvore de Natal deve ser avaliado na premissa individual do cristão frente à Palavra de Deus. Não a teremos como símbolo pagão, mas de um dia muito especial em nossas vidas. Ela simplesmente marcará um tempo: a chegada do natal. Não vejo mal algum neste símbolo. Inclusive, uma árvore de natal bem enfeitada é muito especial. Ora, se este símbolo tão antigo não fora objeto de profundas discussões ao longo dos séculos, por que seria agora? O silêncio dos reformadores parece-nos direcionador.
Rev. Ângelo Vieira da Silva
Pastor da 1ª Igreja Presbiteriana de Resplendor

Anúncio-
Juscelino Henck

   Hoje é natal, quero que saiba que todos os momentos são gratificantes, quando temos a companhia de pessoas especiais.
   Neste dia mágico, quero te
desejar muitos sonhos, muitos desejos de amor e felicidade.
   Tenha um Feliz Natal e muita Paz em 2012! São os votos de Juscelino Henck (Presidente da Câmara Municipal) e familiares.

 Título-

   Segundo a tradição católica, o presépio foi criado por São Francisco de Assis, no século XIII, em 1223, na região da Úmbria. Com a permissão do Papa, montou um presépio de palha que representava o ambiente do nascimento de Jesus, com pessoas e animais reais e não bonecos. Neste cenário foi celebrada a missa de Natal e o sucesso foi tamanho que rapidamente se estendeu por toda a Itália. As esculturas e quadros que enfeitavam os templos para ensinar os fiéis serviram de inspiração para que se criasse o presépio, que hoje é uma tradição na Itália, na Espanha (a tradição chegou com o rei Carlos III, que a importou de Nápoles, no século XVIII), na França (inícios do século XX), no Tirol austríaco, na Alemanha, na República Checa, na América Latina e nos Estados Unidos. Fonte  Ilove.
O Regional- 1ªQuinzena de Dezembro/2011- -ESPECIAL FIM DE ANO-Página  21

Título-
Procon Estadual orienta consumidores para as compras de fim de ano

   Com a proximidade das festas de fim de ano, tanto o comércio quanto os consumidores se preparam para um intenso período de compras e vendas. No entanto, quem quiser  prevenir aborrecimentos deve tomar alguns cuidados. Segundo o diretor presidente do Procon Estadual, Ademir Cardoso, é preciso prestar muita atenção para não ser “fisgado” pelas falsas promoções e preços anunciados como vantajosos. “O consumidor tem que pesquisar o preço, sempre observando a qualidade e a real necessidade do produto”, observa.
   Ademir Cardoso destaca que a compra ideal é aquela que, além de agradar, não desequilibra o orçamento mensal do consumidor. “É fundamental ter um equilíbrio entre o valor do presente e os gastos previstos para o mês, sem esquecer que o ano de 2012 já começa com várias contas extras, como material escolar, IPTU, IPVA, entre outros”, afirma o diretor.
   As dúvidas de consumo podem ser solucionadas por meio do telefone 151 ou ainda pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br). 
É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, nota fiscal e contrato, entre outros.
    Informações à Imprensa:
   Assessoria de Comunicação do Procon-ES
   Amanda Ribeiro / Marcela Pedroni

Título-
Ceia de Natal e Ano Novo

-Salpicão bem diferente-
- 2 cenouras médias cortadas em tirinhas bem finas (têm de ser bem fininhas mesmo);
- 150 g de salsão picado;
- 150 g de erva doce picada;
- 100 g de passas brancas;
- 100 g de abacaxi picado;
- 2 maçãs verdes bem picadas;
- 1 maçã tipo gala bem picada;
- Ervas frescas picadas;
- 5 colheres (sopa) de azeite extravirgem;
- sal a gosto.
- 500 ml de creme de leite fresco bem gelado;
- 2 colheres (chá) (aproximadamente) de flor de sal.
Corte todos os ingredientes de uma forma bem caprichada. Para fazer as tirinhas de cenoura, utilizei um lado do meu descascador que tem um pequeno “ralador”. Basta apoiar bem essa parte na cenoura e deslizá-lo no sentido do comprimento que as tirinhas saem já prontas.
Misture tudo, tempere com um pouco de sal e regue com o azeite. Reserve. Provavelmente, essa mistura vai soltar um pouco de água, porque os ingredientes vão desidratar. Fonte - Cozinha  Pequena.

Título-
De cada cem brasileiras, 13 se chamam Maria. Saiba quais são os 50 nomes mais comuns no país

   Maria e José são os nomes mais comuns do país, segundo um levantamento divulgado, pela consultoria de análise de crédito ProScore. O estudo foi baseado em cadastros de CPFs e traz uma listagem com os 50 nomes mais populares entre os brasileiros.
   Segundo a ProScore, são pelo menos 13 milhões de Marias no país - o que representa 13% da população feminina brasileira. Os Josés registrados chegam a 8 milhões. Uma outra curiosidade da pesquisa é o nome Luiz, três vezes mais comum com “z” do que Luis, com “s”.
   Veja a listagem dos 50 nomes mais comuns no Brasil, segundo o levantamento:
1.      MARIA (13.356.965 de pessoas), 2. JOSÉ (7.781.515), 3. ANTONIO (3.550.752), 4. JOÃO (2.988.744), 5. FRANCISCO (2.242.146), 6. ANA (1.996.377),7. LUIZ (1.541.895), 8. PAULO (1.416.768), 9. CARLOS (1.384.201),10. MANOEL (1.334.182), 11. PEDRO (995.254),12. FRANCISCA (853.590), 13. MARCOS (823.738),14. RAIMUNDO (821.242)15. SEBASTIÃO (798.627)16. ANTONIA (672.400)17. MARCELO (628.138)18. JORGE (587.670)19. MÁRCIA (557.347)20. GERALDO (530.050)21. ADRIANA (529.778)22. SANDRA (497.971)23. LUIS (492.208)24. FERNANDO (489.142)25. FÁBIO (481.790)26. ROBERTO (480.695)27. MÁRCIO (471.906)28. EDSON (467.806)29. ANDRE (465.484)30. SÉRGIO (462.397)31. JOSEFA (453.636)32. PATRÍCIA (446.00)33. DANIEL (439.826)34. RODRIGO (438.083)35. RAFAEL (432.356)36. JOAQUIM (431.594)37. VERA (430.683)38. RICARDO (423.616)39. EDUARDO (417.277)40. TEREZINHA (409.120)41. SONIA (403.702)42. ALEXANDRE (403.114)43. RITA (396.901)44. LUCIANA (390.507)45. CLAUDIO (390.104)46. ROSA (385.634)47. BENEDITO (378.680)48. LEANDRO (378.136)49. RAIMUNDA (372.672)50. MARIO (364.589).Fonte- Extra on line
Anúncio-
Instituto Fábrica


O Regional- 1ª Quinzena de Dezembro/2011- -REGIÃO- Página 22

Título-
Polícia prende homem foragido de Resplendor

   Policiais civis da Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) prenderam nesta D.G.B., 35 anos, foragido da Justiça de Minas Gerais. Ao tentar resgatar uma moto apreendida na delegacia, os policiais constataram que, contra ele, havia um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas.
   A moto que o homem foragido queria resgatar, foi apreendida, em uma operação realizada pelo Núcleo de Gerenciamento de Operações Táticas e Instrução (Nugoti) e pelo Núcleo de Investigações Especiais da DHHP. O homem estaria envolvido em uma tentativa de homicídio em Rio Marinho, Vila Velha.
   Ele havia fugido em agosto deste ano de uma delegacia de polícia em Resplendor,  e foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana na grande Vitória.
Título-

Quatituba em destaque na Mostra Juventude de Atitude



    Será  apresentado  aos, moradores de Quatituba, em Itueta (MG), um pouco mais sobre a história e a cultura locais a partir do olhar de 40 jovens da região impressos na série “Cultura e Belezas de Quatituba”, trabalho que será lançado na “Mostra Juventude de Atitude”. A apresentação seria  dia  16 de  dezembro, mas  em virtudes das  chuvas  foi adiado para  uma  data, que  será  comunicada  aos  moradores. O evento faz parte das comemorações de Natal na região e representa a terceira e última etapa do Projeto Rede Juventude de Atitude, iniciativa que tem como objetivo capacitar 300 jovens agentes culturais, entre 14 e 24 anos, em diferentes comunidades localizadas ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) até o final do ano. Desenvolvido pela Ação Imagem Comunitária (AIC) em parceria com o Ministério da Cultura, o Rede Juventude de Atitude conta com patrocínio da Vale e beneficiou também jovens de outras cidades localizadas no interior de Minas Gerais e no Espírito Santo.
  Desenvolvida ao longo dos últimos três meses, a série “Cultura e Belezas de Quatituba” reúne cartões postais com fotos e informações sobre as diferentes paisagens da cidade, edifícios históricos e práticas tradicionais de lazer da juventude local. Para produzi-la, primeiramente os jovens participaram da elaboração de um diagnóstico local e da criação de um plano de ação para incrementar as ações culturais em suas localidades, atividades que corresponderam à primeira etapa do Rede Juventude de Atitude. Já a segunda fase do projeto envolveu a realização oficinas temáticas escolhidas pelos próprios participantes como forma de trabalharem diferentes questões relacionadas à realidade da região.
Além do lançamento da série “Cultura e Belezas de Quatituba”, a programação da Mostra Juventude de Atitude contará ainda com a realização de diversas atividades culturais, como apresentação de capoeira, hip hop e dança italiana, da chegada do Papai Noel e de show com artista local. Haverá ainda uma feira de arte e cultura com barracas de artesanato e comidas típicas da região, além da Cantata de Natal com a participação de idosos e crianças.
   O Projeto Rede Juventude de Atitude tem como foco a realização de encontros e oficinas com temáticas culturais voltadas a capacitar jovens para que estejam à frente de ações de cultura e cidadania nos municípios onde residem. Realizado pela Ação Imagem Comunitária (AIC) em parceria com o Ministério da Cultura, o projeto conta com patrocínio da Vale e aposta no protagonismo juvenil para promoção do desenvolvimento local.
   A Associação Imagem Comunitária (AIC) atua desde 1993 na promoção do acesso público aos meios de comunicação com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável e da cidadania. A AIC possui longa experiência em articulação, formação e empoderamento de coletivos juvenis, bem como de grupos e movimentos sociais e culturais os mais diversos.








 “Crack, é possível vencer”

 A presidenta Dilma Rousseff lançou um conjunto de ações que, visam, enfrentar o crack em todo o país, com investimento de R$ 4 bilhões da União e articulação com estados, Distrito Federal, municípios e sociedade civil. A campanha tem como tema “Crack, é possível vencer” e é estruturada com ações em três eixos: Cuidado, Autoridade e Prevenção.
   O primeiro eixo, de Cuidado, inclui a ampliação e qualificação da rede de atenção aos usuários, com criação da rede de atendimento Conte com a Gente, bem como implantação de enfermarias especializadas nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) e mais 2.462 leitos para tratamento de usuários.
   O eixo Autoridade tem como foco: a integração das ações de inteligência e cooperação entre a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e as Polícias Estaduais, com ações concentradas nas fronteiras e nas áreas de uso de drogas.
   O eixo Prevenção engloba ações nas escolas, nas comunidades e junto à população para esclarecer e alertar sobre o problema. O Programa de Prevenção do Uso de Drogas na Escola deve capacitar 210 mil educadores e 3,3 mil policiais militares do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) para a prevenção do uso de drogas em 42 mil escolas públicas. Além disso, o atendimento telefônico gratuito de orientação e informação sobre drogas VivaVoz passará a ter três dígitos, 132, para facilitar o acesso do cidadão ao serviço.




Título-
Carlos Fialho comenta  situação  política  de  Resplendor
À Pedido

De: Carlos Fialho, Sempre Presente

   Durante Anos foi citado ou lembrado por grupos e  pessoas amigas como Prefeitável de Resplendor-MG para o Ano de 2012, Quero informar que, na edição passada deste respeitoso jornal '' O REGIONAL '', foi publicada matéria de pesquisa do mesmo, informando que, Eu Carlos Fialho havia migrado para o Partido de Mobilização Nacional-PMN de número 33, e que não almejana ou pleiteiava tal cargo de chefe do Executivo local de Resplendor-MG, e sim; a Vereador da mesma cidade. Quero informar aos ilustres amigos e aos simpatizantes de vista, que estou aberto a ouvir e ser ouvido para tal, mas, nada poderá ser dito antes da Coligação. Sendo assim, informo que, posso sair candidato em quaquer nível, e até simplesmente, ser um verdadeiro eleitor somente e esta última, me alegraria muito a esta Falsa Burguesa Política de Resplendor-MG, pois, são sabidos que, no eventual governo SEMPRE PRESENTE, a Bezerrada irá perder a Teta.
PS:Qualquer Fuxico que houver antes das coligações será mera especulação do oponente.
   "A vida pode ser um desafio. A vida pode parecer impossível. Nunca é fácil quando há tanta coisa em jogo. Mas você e eu podemos fazer a diferença''
    Pensando assim, vamos juntos impulsionar mudanças de hábito de VOTO e aí, criaremos e trabalharemos, para proporcionar um nome fora dessa esfera habitual atual e usual, já que, esses estão obsoletos, em outras palavras, são passado ( bananeira que já deu cacho ) e possuem várias observações negativas em seus currículos politcos e pessoais tragamos gente nova com idéias novas ,e assim nasce um novo grupo e obvio outra forma de ver e Administrar com Ética e em especial a Renovação de Hábito para com as coisas públicas a bem da comunidade, e não de grupos já alicerçados ou melhor sem nenhum  RANÇO DE CORONÉl DOMINANTE DO PRESENTE OU MESMO DA OUTRORA , e em especial criar ou Planejar uma grande Inovação capaz de impulsionar fatos relevantes a favor da comunidade em Geral e em especial a esta linda juventude que aflora, como também aos menos benéficiados de fatos e atos a seu favor, '' VAMOS JUNTOS CONSTRUIR UMA NOVA RESPLENDOR,DIGO NOVA DIGO NOVOS HÁBITOS DE VER A COISA PÚBLICA, SIM CRECER MAS NO VERTICAL, PÓIS O HOPRIZONTE É PLANICIE.

FELIZ NATAL E UM 2012 CHEIO DE SAÚDE, PAZ, AMOR E MUITO CRECIMENTO NA VERTICAL NA SUA VIDA FAMILIAR, DIGO, $$$$!!!
Carlos Fialho,Sempre Presente.


O Regional-1ª Quinzena de Dezembro/2011- -ESPECIAL FIM DE ANO- Página 23

Título-
HORA DO RECREIO

-Ria de Graça-
Provas de um Vestibular

Geografia

* A capital de Portugal é Luiz Boa.
* A Geografia Humana estuda o homem em que vivemos.
* O Brasil é um país muito aguado pela chuva.
* Na América do Norte tem mais de 100.000 Km de estradas de ferro cimentadas.
* Oceano é onde nasce o Sol; onde ele nasce é o nascente e onde desce decente.
* Na América Central há países como a República do Minicana.
* A Terra é um dos planetas mais conhecidos no mundo.
* As constelações servem para esclarecer a noite.
* As principais cidades da América do Norte são Argentina e Estados Unidos.
* Expansivas são as pessoas tangarelas.
* O clima de São Paulo é assim: quando faz frio é inverno; quando faz calor é verão; quando tem flores é primavera; quando tem frutas é outono e quando chove é inundação.
* Os plantetas são 9: Mercúrio, Venus,Terra, Marte. Os outros 5 eu sabia mas como esqueci agora e está na hora de entregar a prova, o sr. não vai esperar eu lembrar, vai? (e espero que não vai abaixar a nota por causa disso).

MENSAGEM-
Laurides

Título-
FRASE  DE  PÁRA-CHOQUE:
"A velocidade do meu carro é controlada... pelos buracos!"

Título-
CURIOSIDADES

Origem e Curiosidades sobre o Ano Novo

   Você sabia que o ano-novo se consolidou na maioria dos países há 500 anos? Desde os calendários babilônicos (2.800 a.C.) até o calendário gregoriano, o réveillon mudou muitas vezes de data. A primeira comemoração, chamada de "Festival de ano-novo" ocorreu na Mesopotâmia por volta de 2.000 a. C. Na Babilônia, a festa começava na ocasião da lua nova indicando o equinócio da primavera, ou seja, um dos momentos em que o Sol se aproxima da linha do Equador onde os dias e noites tem a mesma duração. No calendário atual, isto ocorre em meados de março (mais precisamente em 19 de março, data que os espiritualistas comemoram o ano-novo esotérico). Os assírios, persas, fenícios e egípcios comemoravam o ano-novo no mês de setembro (dia 23). Já os gregos, celebravam o início de um novo ciclo entre os dias 21 ou 22 do mês de dezembro.      Os romanos foram os primeiros a estabelecerem um dia no calendário para a comemoração desta grande festa (753 a.C. - 476 d.C.) O ano começava em 1º de março, mas foi trocado em 153 a. C. para 1º de janeiro e mantido no calendário juliano, adotado em 46 a. C. Em 1582 a Igreja consolidou a comemoração, quando adotou o calendário gregoriano. Alguns povos e países comemoram em datas diferentes. Ainda hoje, na China, a festa da passagem do ano começa em fins de janeiro ou princípio de fevereiro. Durante os festejos, os chineses realizam desfiles e shows pirotécnicos. No Japão, o ano-novo é comemorado do dia 1º de janeiro ao dia 3 de janeiro.  A comunidade judaica tem um calendário próprio e sua festa de ano-novo ou Rosh Hashaná, - "A festa das trombetas" -, dura dois dias do mês Tishrê, que ocorre em meados de setembro ao início de outubro do calendário gregoriano. Para os islâmicos, o ano-novo é celebrado em meados de maio, marcando um novo início. Fonte- Mini Web
Título-
CONTO- CRÔNICAS E POESIAS
   Feliz Natal/Feliz  2012! São os votos do Professor Elizeu Alves Pereira.

Anúncio-
   Já inaugurou a Franquini Modas!
   Aqui você encontra as melhores marcas de roupas para as festas de fim de ano.
   Feliz Natal e aquele 2012 cheio de Surpresas!!!

O Regional- -1ª Quinzena de Dezembro/2011- -ESPECIAL FIM DE ANO- Página 24

Anúncio-
UHE
========================